Itarumã está, indubitavelmente, entre as cachoeiras mais belas do Brasil. A imponente queda d'água desce de uma altura de aproximadamente 65 metros, num formato que mais se parece com um enorme véu de noiva. Do alto dos paredões de pedra estão os mirantes naturais, de onde podem ser vistos o sertão e as montanhas.
Uma paisagem impressionante. Como que num casamento perfeito, os biomas caatinga arbórea e mata atlântica se encontram e se harmonizam, dando um realce todo singular àquele maravilhoso cenário caprichosamente desenhado pela natureza. Além de proporcionar um reviigorante banho de cachoeira que, convenhamos, já seria um prêmio inesquecível para qualquer turista, Itarumã é o local ideal para os praticantes de rapel, um dos esportes radicais mais requisitados pelos turistas mundo afora. De propriedade particular, fica distante da sede, 5,7 km. Saindo do Centro de Viçosa do Ceará, segue-se pela estrada que dá acesso à villa Oiticias. Percorre-se um trecho de aproximadamente 4,5 km até a localidade de Volta Redonda. Nesse ponto, deixa-se o asfalto e vira-se à direita. Segue-se pelo caminho que passa na frente da residência do Sr. Raimundo Gomes. Saindo do asfalto até a casa do Sr. Francisco Antônio da Silva (Chico Caboclo), onde começa a trilha para a cachoeira, é somente 1 km. A trilha mede apenas 200 m, sendo que metade dela apresenta grau de dificuldade bem alto. Se aprecia uma flora diversificada como ipê amarelo, cunduru, mutamba preta, sabiá, angico, algodoeiro, aroeira, gameleira, cedro, macaúba, coco babaçu, tuturubá, jatobá, etc.
O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.
Este casarão pelos mais novos é conhecido como casarão de José Terceiro Fontenele, construído aproximadamente no ano de 1890. Fica na Rua Silva Jardim, chamada de "Rua de Trás", em cuja esquina encontrava-se enorme armazém de gêneros de exportação (cera de carnaúba, mamona, couros e peles, etc).
O edifício-sede do Gabinete Viçosense de Leitura foi solenemente inaugurado em 13 de maio de 1920, pelo seu Presidente Reverendíssimo Pe. José Carneiro da Cunha, durante a Magna Sessão iniciada às 18h30min, na qual salientou, em seu eloquente discurso que o prédio fora totalmente construído durante sua administração.
O Memorial Pe. Antônio Vieira S.J. nasceu da necessidade de se desenvolver no presente, para o presente e para o futuro, como centro envolvido com a criação, comunicação, produção de conhecimento e preservação dos bens e manifestações culturais.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.