Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

GABINETE VIÇOSENSE DE LEITURA / CÂMARA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ

O edifício-sede do Gabinete Viçosense de Leitura foi solenemente inaugurado em 13 de maio de 1920, pelo seu Presidente Reverendíssimo Pe. José Carneiro da Cunha, durante a Magna Sessão iniciada às 18h30min, na qual salientou, em seu eloquente discurso que o prédio fora totalmente construído durante sua administração.
Foi construído com um pronunciado gosto artístico e paulatinamente foi se combatendo o analfabetismo, que foi um dos maiores entraves do nosso progresso. De uma beleza arquitetônica, possuiu um importante acervo bibliográfico, ampliando assim os conhecimentos de seus associados, merecedor de todos os aplausos, pela elevação cultural da cidade. O Gabinete Viçosense de Leitura serviu como uma espécie de laboratório onde os intelectuais viçosenses iniciavam seus trabalhos, configurando como um espaço iniciativo para a vida pública, onde muito de obras literárias que se encontravam em suas estantes, eram de doações aleatórias. Tinha como lema em sua bandeira e empregada por seus associados a Instrução e o Civismo, exaltando o pensamento e o bem-estar da sociedade. Teve várias sedes temporárias que funcionaram em casas situadas hoje no centro histórico e pertenciam a seus associados, esses que passavam horas esquecidas, a escolher brochuras, a consultar livros e revistas, a farejar estantes. Era uma sociedade Lítero-recreativa que tinha o fim de promover sessões nas grandes datas históricas, realizar festas cívicas, brilhantemente sempre decorado para os eventos, cheios das principais famílias e cavaleiros; organizar uma biblioteca, repleta de tomos dos maiores e melhores escritores naconais e estrangeiros, onde estavam à disposição de todos os associados, como uma fonte de instrução para mocidade com a necessidade de instruir o povo para a formação de bons cidadãos. De todos os gabinetes de leitura fundados no Ceará, apenas Viçosa do Ceará, em comemoração ao aniversário de seu Gabinete, confeccionou um jornal. O Gabinete Viçosense de Leitura encerra suas atividades, passando seu acervo à Câmara Municipal de Viçosa do Ceará, através de um Termo de Comodato datado de 05 de julho de 1985. O prédio do Gabinete Viçosense de Leitura tem uma área construída de 343,26m2, possui uma planta simétrica e quadrada, os ambientes da Câmara Municipal se desenvolvem seguindo o eixo de sua entrada principal sentido frente/fundos. Desta tem-se acesso ao plenário no centro do imóvel que se articula com os demais ambientes de acesso público. Não obstante, ficam reservados, no fundo do imóvel, os escritórios, a secretaria e o gabinete do presidente, de entrada mais restrita. Nas suas fachadas se destacam balcões, terraços e platibanda com desenhos simples. Funcionou como Gabinete de leitura e clube.

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS
#turismo

SOBRADO DA MARCELA / CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL

O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

#turismo

SOBRADO FONTENELE SOBRINHO

Este casarão pelos mais novos é conhecido como casarão de José Terceiro Fontenele, construído aproximadamente no ano de 1890. Fica na Rua Silva Jardim, chamada de "Rua de Trás", em cuja esquina encontrava-se enorme armazém de gêneros de exportação (cera de carnaúba, mamona, couros e peles, etc).

#turismo

CASA DOS LICORES (SR. ALFREDO MIRANDA)

A Casa dos Licores fica situada na Rua Francisco Caldas da Silveira e está localizada no centro da cidade de Viçosa do Ceará.

#turismo

MEMORIAL PE. ANTÔNIO VIEIRA S.J.

O Memorial Pe. Antônio Vieira S.J. nasceu da necessidade de se desenvolver no presente, para o presente e para o futuro, como centro envolvido com a criação, comunicação, produção de conhecimento e preservação dos bens e manifestações culturais.

#turismo

MEMORIAL CLÓVIS BEVILAQUA

Inaugurado em 29 de janeiro de 1999 pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Memorial Clóvis Bevilaqua expõe em seu recinto, documentos, pertences, livros, jornais e até cartas de amor do jurista para a esposa Amélia de Freitas Bevilaqua, datadas de 1882 e 1883, quando ainda eram namorados.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito