Conta a lenda que havia na região do distrito de Manhoso, na cidade de Viçosa do Ceará, uma moça muito bela, dessas formosuras próprias das princesas dos contos de fada.
Ocorre que um certo dia ela saiu para passear na floresta e nunca mais voltou para casa. A linda donzela ficou encantada no Poço da Princesa. A esse respeito são muitos os relatos de turistas e nativos que afirmam terem testemunhado a sua extasiante aparição naquele local. Pelo seu bucolismo e por todas essas estórias de mistério, o Poço da Princesa se apresenta como um ponto turístico deveras encantador. É ideal para o ecoturismo e turismo contemplativo. Partindo da sede, (distante 17,3 km), segue-se pela estrada do Itaragussu. Depois de 5,7 km, na bifurcação, segue-se em frente na estrada do Coité. Percorrem-se 7 km, onde há outra bifurcação. Novamente segue-se em frente, no sentido localidade de Corante. Após 1500m, chega-se no cruzamento de vias. Nesse ponto, vira-se à esquerda. Daí percorre-se apenas 1 km, onde existe uma estrada à direita dando acesso à localidade de Cipoal. Aproximadamente 1500 m, está a entrada para o Poço da Princesa, à esquerda, o lado da residência do Sr. Edvar Bezerra de Sousa. A trilha mede aproximadamente 600 m. A trilha apresenta grau de dificuldade variando entre médio e difícil, incluindo trechos íngremes e com muitas pedras. De propriedade particular, a lenda do encantamento da princesa e o bucolismo do local fazem do Poço da Princesa um ambiente sobremaneira atraente e encantador, ideal para o ecoturismo e o turismo contemplativo.
O Solar da Marcela, antiga morada da família Fontenele, de descendência francesa está localizado na Praça Clóvis Bevilaqua e abriga atualmente o prédio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.
Este casarão pelos mais novos é conhecido como casarão de José Terceiro Fontenele, construído aproximadamente no ano de 1890. Fica na Rua Silva Jardim, chamada de "Rua de Trás", em cuja esquina encontrava-se enorme armazém de gêneros de exportação (cera de carnaúba, mamona, couros e peles, etc).
O edifício-sede do Gabinete Viçosense de Leitura foi solenemente inaugurado em 13 de maio de 1920, pelo seu Presidente Reverendíssimo Pe. José Carneiro da Cunha, durante a Magna Sessão iniciada às 18h30min, na qual salientou, em seu eloquente discurso que o prédio fora totalmente construído durante sua administração.
O Memorial Pe. Antônio Vieira S.J. nasceu da necessidade de se desenvolver no presente, para o presente e para o futuro, como centro envolvido com a criação, comunicação, produção de conhecimento e preservação dos bens e manifestações culturais.
Qual o seu nível de satisfação com essa informação?
O Portal da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.