CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 15/04/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Boas notícias para Viçosa do Ceará!

O programa Vale Gás Social está beneficiando 2.899 famílias em nossa cidade. Confira agora o cronograma completo, já para conferir a lista de beneficiários, basta acessar o link abaixo:

https://www.vicosa.ce.gov.br/publicacoes.php?id=3109

Juntos, seguimos trabalhando para o bem-estar de todos!

#AssistênciaSocial 05/04/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social (SECIPS), alcançou um marco incrível no mês de fevereiro, com mais de 8 mil atendimentos realizados!

Nossa equipe está empenhada em oferecer serviços de qualidade e atendimento humanizado para toda a população. Agradecemos a confiança de todos os cidadãos!

#AssistênciaSocial 04/04/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nesta quinta-feira (04/04), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão do novo modelo de identidade será gratuita para todos os cidadãos, embora não seja obrigatória.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso à documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 02/04/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamento para Emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Viçosa do Ceará!

Agendamento para Emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estará realizando o agendamento para emissão de RG no dia 04 de abril, a partir das 7h30, no Ginásio Municipal.

Realize o seu agendamento para garantir o seu RG. Lembrando que para realizar o agendamento, é necessário a Certidão de Nascimento ou de Casamento.

As vagas são limitadas, então não deixe para a última hora! Manter seus documentos atualizados é garantir sua cidadania em dia.

#Info 20/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ação de prevenção contra o Mosquito da Dengue

Durante toda a semana, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma ação de prevenção contra o Mosquito da Dengue.

A ação contou com panfletagem e orientações sobre como prevenir o mosquito e não deixar água parada.

Agradecemos a todos as equipes da Secretaria de Assistência Social e à população pelo trabalho em conjunto no combate à dengue.

#AssistênciaSocial 11/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem o prazer de compartilhar os atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social no mês de janeiro/24.

Realizamos um total de 10.211 atendimentos, uma conquista que reflete nosso compromisso em servir nossa comunidade com excelência e cuidado.

Estamos aqui para apoiar e promover o bem-estar de todos os cidadãos.

Juntos, continuaremos a construir uma cidade mais inclusiva e igualitária.

#AssistênciaSocial 09/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Ceará Sem Fome!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa que a parcela do mês de março já está disponível para os beneficiários.

Se você faz parte do programa, fique atento e garanta seu auxílio alimentação.

Juntos, combatemos a fome e construímos um futuro mais justo para todos.

#AssistênciaSocial 08/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vidas Protegidas

Na última quarta-feira, dia 06 de março, a Secretária de Cidadania e Proteção Social Rosenilda, a Técnica de Gestão Raimunda Pierre e a Coordenadora da Proteção Social Lidiane Feitosa, estiveram na Secretaria de Proteção Social.

A visita aconteceu objetivando a busca de orientações para financiamento a nível federal e estadual do acolhimento Municipal "Vidas Protegidas" e também orientações sobre os novos alinhamentos do Programa Criança Feliz.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para levar mais dignidade para as famílias da nossa cidade.

#AssistênciaSocial 07/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão

Nos dias 04, 05 e 06 de março, recebemos em nosso município o Caminhão do Cidadão, que esteve na Praça General Tibúrcio realizando serviços em prol da cidadania.

Na ocasião, foram realizados serviços como: emissão da CIN (Identidade), emissão de atestado de antecedentes criminais e carteira de trabalho digital.

Esta é uma ação da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, que visa facilitar o acesso de nossa população à documentos essenciais e proporcionar mais dignidade para todos.

#AssistênciaSocial 01/03/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nesta sexta-feira (01/03), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão do novo modelo de identidade será gratuita para todos os cidadãos, embora não seja obrigatória.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso à documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 28/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamento para Emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional) em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estará realizando o agendamento para emissão de RG no dia 01 de março, a partir das 7h30, no Ginásio Municipal.

Realize o seu agendamento para garantir o seu RG. Lembrando que para realizar o agendamento, é necessário a Certidão de Nascimento ou de Casamento.

As vagas são limitadas, então não deixe para a última hora! Manter seus documentos atualizados é garantir sua cidadania em dia.

#AssistênciaSocial 23/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atenção, cidadãos de Viçosa do Ceará!

O Caminhão do Cidadão está de volta à nossa cidade para oferecer serviços essenciais à população. Anote na agenda: de 04 a 06 de março, das 8h às 16h, estaremos na Praça General Tibúrcio prontos para atendê-los.

Confira os serviços gratuitos disponíveis:

Atendimento ao público:

Emissão da CIN (identidade);

Emissão de atestado de antecedentes criminais;

Carteira de trabalho digital.

Entrega de documentos:

CIN (identidade) - prazo de 30 dias úteis;

Antecedentes criminais - entregues na hora;

Carteira de Trabalho - entregue na hora.

Não perca essa oportunidade de garantir seus documentos e serviços de forma rápida e acessível.

#AssistênciaSocial 20/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega dos Cartões Ceará Sem Fome

Na manhã desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, na Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha - Escola Modelo, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou a entrega dos Cartões Ceará Sem Fome para a população. Ao todo, foram 486 novas famílias beneficiadas com o cartão.

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no estado do Ceará, que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil.

É a prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando por uma cidade mais igualitária e melhor para todos.

#AssistênciaSocial 16/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Mais uma conquista para as famílias de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em anunciar que 486 novas famílias foram beneficiadas com o Cartão Ceará Sem Fome. Esse programa é uma importante iniciativa do Governo do Estado para garantir alimentação e dignidade às pessoas

que mais precisam.

A entrega dos cartões acontecerá no dia 20 de fevereiro, às 8h30, no Auditório da Escola Modelo. É um momento de grande alegria e solidariedade, onde juntos fortalecemos os laços comunitários e promovemos o bem-estar de todos.

Confira os nomes dos beneficiados através do link abaixo:

#AssistênciaSocial 09/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Blitz Educativa com o tema “Pule, Brinque e Cuide”

No período de grandes eventos e festas, infelizmente são comuns situações de violações de direitos de crianças e adolescentes, em decorrência da ação ou omissão dos pais ou responsáveis, da sociedade ou do Estado.

Nesse sentido, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou uma Blitz Educativa com o tema "Pule, Brinque e Cuide", na manhã desta sexta-feira (09), no Centro da nossa cidade.

Neste carnaval, Pule, Brinque e Cuide. Faça parte do Bloco da Proteção de Crianças e Adolescentes. Faça bonito e proteja crianças e adolescentes da violência sexual.

#AssistênciaSocial 08/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cerimônia de Entrega do Cartão Ceará sem Fome

Nessa quarta-feira, 7 de fevereiro, aconteceu em Fortaleza a Cerimônia de Entrega do Cartão Ceará sem Fome, onde Viçosa do Ceará foi beneficiada com 486 cartões.

Estiveram presentes no evento a Secretária de Cidadania e Promoção Social Rosenilda Olivindo, a Secretaria de Educação Willia Andrade, a Líder Política Silvia Helena, a Primeira-dama Ana Vieira, a Segunda-dama Livânia Alves, a Vice-governadora Jade Romero, a Secretária de Proteção Social do Estado Onélia Santana, a Primeira-dama do Estado Lia de Freitas, entre outros.

O Ceará sem Fome é um programa do Governo do Ceará, em parceria com as prefeituras, para levar comida saudável à mesa de cearenses em situação de vulnerabilidade social, com uma ajuda mensal de R$ 300,00, durante 12 meses. Em Viçosa, já temos 405 beneficiados, totalizando, agora, 891.

Nos próximos dias, divulgaremos a lista dos novos beneficiados e as informações para a data da retirada do cartão. Fique atento!

#AssistênciaSocial 05/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Foram 5.021 atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Foram 5.021 atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em compartilhar o impacto positivo de nossos serviços, que alcançaram essa marca de atendimentos no mês de dezembro de 2023.

Entre as diversas frentes de apoio oferecidas, destacamos alguns dos principais serviços prestados:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteira do idoso;

- Acompanhamento do PAIF e PAEFI;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivência;

- Emissão de documento;

- Entrega de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a confiança de todos os cidadãos de Viçosa do Ceará. Continuaremos empenhados em construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e inclusiva. Juntos, somos mais fortes!

#AssistênciaSocial 01/02/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Nesta quinta-feira (01/02), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão do novo modelo de identidade será gratuita para todos os cidadãos, embora não seja obrigatória.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso à documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 31/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estaremos realizando o agendamento para a emissão de identidades no dia 01 de fevereiro.

Para realizar o agendamento, basta comparecer ao Ginásio Municipal no dia 01 de fevereiro, às 7h30, munido da sua certidão de nascimento ou de casamento.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, recomendamos que os interessados não deixem para fazer o agendamento de última hora.

A identidade é um documento de extrema importância, sendo essencial. Não deixe de regularizar sua situação e obter esse documento fundamental para o exercício da cidadania.

Juntos, construímos uma cidade mais cidadã e preparada para atender às necessidades de nossa população.

#AssistênciaSocial 29/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ATENÇÃO, CIDADÃOS DE VIÇOSA DO CEARÁ!

A entrega do Vale Gás Social para aqueles que ainda não receberam acontecerá no dia 30 de janeiro, das 7h30 às 15h, no Ginásio Honório Passos. É uma oportunidade importante para garantir o benefício e ajudar nas despesas domésticas.

Acesse o link a seguir e confira se o seu nome consta na lista dos faltosos: https://www.vicosa.ce.gov.br/.../VALE%20GAS__2024_0000001....

Não deixe de comparecer e garantir o seu benefício. Contamos com a sua presença.

#Info 25/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Aviso de Manutenção

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa que o Sistema do Cadastro Único passará por uma manutenção, visando melhorias, e ficará indisponível no período de 26 a 29 de janeiro de 2024.

Fiquem atentos ao período de indisponibilidade e para mais dúvidas, procure a Secretaria de Promoção Social.

#AssistênciaSocial 18/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cartão Mais Infância Ceará

Pagamento realizado!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem o prazer de informar que o pagamento para os beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará foi liberado no dia 17 de janeiro!

Essa iniciativa visa garantir o apoio às famílias mais vulneráveis, promovendo o acesso a recursos essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

Reiteramos nosso compromisso em construir uma cidade mais justa e acolhedora para todos.

#AssistênciaSocial 15/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Mais Infância Ceará

Viçosa do Ceará, é com alegria que informamos a nova lista de famílias beneficiadas pelo Programa Mais Infância Ceará.

O CMIC (Cartão Mais Infância) já atende 1.768 famílias no município, movimentando a economia com o valor mensal de R$ 176.800,00. Com os novos 520 beneficiários, teremos uma movimentação mensal de R$ 228.800,00. Isso significa não apenas apoio às famílias, mas também um impulso significativo para a economia local.

Esse programa reforça nosso compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças, fortalecendo os laços familiares e comunitários. Parabéns às famílias contempladas!

Verifique se seu nome ou o nome do responsável consta na lista através do link:

#AssistênciaSocial 10/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Posse das Conselheiras Tutelares Eleitas para o Período de 2024/2028 em Viçosa do Ceará!

Posse das Conselheiras Tutelares Eleitas para o Período de 2024/2028 em Viçosa do Ceará!

Hoje celebramos a posse das 05 conselheiras tutelares eleitas, juntamente com as 05 suplentes, que dedicarão seus esforços na defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Viçosa do Ceará. É um compromisso fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e segura para nossos jovens.

Parabéns às eleitas. Que essa jornada seja repleta de sabedoria, sensibilidade e impacto positivo na vida da nossa juventude.

#AssistênciaSocial 05/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Vale Gás Social

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, vai realizar a entrega de mais um benefício para a população. Trata-se do Vale Gás Social, que irá beneficiar 2.649 famílias.

Fique atento também ao dia da entrega em cada localidade e venha retirar o seu Vale Gás.

Obs:. Se a sua localidade não foi mencionada, dirija-se ao local mais próximo da sua casa para receber o vale-gás.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará levando mais dignidade e qualidade de vida para a população.

#AssistênciaSocial 03/01/2024 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Calendário de pagamento do Bolsa Família de 2024

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Govermo Federal, divulga o calendário de pagamento do Bolsa Família de 2024.

Veja qual é o final do NIS que está no seu cartão e confira a data de pagamento no calendário.

O Programa Bolsa Família tem o objetivo de garantir renda básica para as famílias em situação de vulnerabilidade, bem como fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.

É a Prefeitura trabalhando para oferecer mais dignidade para aqueles que mais precisam.

#AssistênciaSocial 20/12/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Confraternização do Grupo de Idosos, no Cras SEDE I

Na manhã desta quarta-feira, em clima de festas de fim de ano, foi realizado a confraternização do Grupo de Idosos, no Cras SEDE I.

Foi uma oportunidade para comemorarmos mais um ano de muitas conquistas e dividir expectativas para o ano que está se aproximando.

A confraternização contou com momentos de descontração com música ao vivo, dança, serviços de beleza, com corte masculino e feminino, escova, chapinha e distribuição de brindes.

Que em 2024, tenhamos outros muitos momentos de alegria e lazer com nossos idosos.

#AssistênciaSocial 15/12/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vouchers do Projeto Vale Gás Social

Na última quinta-feira (14/12), tivemos a honra de receber os Vouchers do Projeto Vale Gás Social em uma cerimônia marcada pela presença da Vice-Governadora Jade Romero e da Secretária da Proteção Social do Estado, Onélia Santana. Representando Viçosa do Ceará, o Coordenador da Proteção Social Básica, Giovanni Oliveira, esteve presente nesse momento significativo.

Os Vouchers serão entregues à população no mês de janeiro de 2024, contribuindo para garantir acesso a esse recurso essencial. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto que visa promover bem-estar e qualidade de vida para nossos munícipes.

#AssistênciaSocial 14/12/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 7110 atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Foram 7110 atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em compartilhar o impacto positivo de nossos serviços, que alcançaram essa marca de atendimentos no mês de novembro de 2023!

Entre as diversas frentes de apoio oferecidas, destacamos alguns dos principais serviços prestados:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteira do idoso;

- Acompanhamento do PAIF e PAEFI;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivência;

- Emissão de documento;

- Entrega de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a confiança de todos os cidadãos de Viçosa do Ceará. Continuaremos empenhados em construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e inclusiva. Juntos, somos mais fortes!

#AssistênciaSocial 08/12/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Produção Artesanal de Pães

Na última quinta-feira (07/12), realizamos o Curso de Produção Artesanal de Pães em nosso município! Essa iniciativa proporcionou às mulheres da nossa comunidade a oportunidade de adquirir novas habilidades, promovendo meios adicionais para obtenção de renda e contribuindo para o desenvolvimento social de suas famílias.

Agradecemos a participação de todas as envolvidas e esperamos que as habilidades adquiridas abram portas para oportunidades econômicas e empoderamento. Este é apenas o primeiro passo para um futuro mais promissor e cheio de realizações. Juntos, construímos uma Viçosa do Ceará mais forte e unida!

#AssistênciaSocial 05/12/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 13º Conferência Nacional de Assistência Social

De 05 a 08 de dezembro, o município de Viçosa do Ceará está marcando presença e representando o Estado do Ceará e a Serra da Ibiapaba na 13º Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em Brasília-DF.

A Secretária Rosenilda Olivindo e a técnica Laís Leal, ambas delegadas eleitas nas Conferências Municipal e Estadual, têm a importante missão de representar Viçosa do Ceará nesse evento de grande relevância. Com mais de 2.500 participantes de diversos cantos do país, Viçosa do Ceará destaca-se como um município que avança no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Estamos unidos, trocando experiências e contribuindo para o aprimoramento das políticas sociais em nosso município. Juntos, construímos um caminho de progresso e inclusão!

#AssistênciaSocial 28/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Foram 8529 atendimentos realizados pela Secretaria de Proteção Social de Viçosa do Ceará!

Foram 8529 atendimentos realizados pela Secretaria de Proteção Social de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em compartilhar o impacto positivo de nossos serviços, que alcançaram a marca de quase 9 mil atendimentos no mês de outubro de 2023!

Entre as diversas frentes de apoio oferecidas, destacamos alguns dos principais serviços prestados:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteira do idoso;

- Acompanhamento do PAIF e PAEFI;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivência;

- Emissão de documento;

- Entrega de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a confiança de todos os cidadãos de Viçosa do Ceará. Continuaremos empenhados em construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e inclusiva. Juntos, somos mais fortes!

#AssistênciaSocial 25/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Nacional de Luta contra á Mulher

Hoje, e todos os dias, levantamos nossas vozes contra a violência de gênero, reafirmando nosso compromisso com um futuro onde todas as mulheres possam viver livres de medo e violência.

Em Viçosa do Ceará, reconhecemos o papel fundamental das mulheres em todos os aspectos da vida, e nos empenhamos em construir um ambiente seguro e inclusivo para todas.

Vamos juntos, como uma comunidade unida, trabalhar para eliminar a violência contra as mulheres e criar um mundo onde cada mulher seja empoderada, respeitada e livre para seguir seus sonhos.

#AssistênciaSocial 24/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Foram 6.873 atendimentos realizados pela Secretaria de Proteção Social de Viçosa do Ceará!

Foram 6.873 atendimentos realizados pela Secretaria de Proteção Social de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em compartilhar o impacto positivo de nossos serviços, que alcançaram a marca de quase 7 mil atendimentos no mês de setembro de 2023!

Entre as diversas frentes de apoio oferecidas, destacamos alguns dos principais serviços prestados:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteira do idoso;

- Acompanhamento do PAIF e PAEFI;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivência;

- Emissão de documento;

- Entrega de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a confiança de todos os cidadãos de Viçosa do Ceará. Continuaremos empenhados em construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e inclusiva. Juntos, somos mais fortes

#Info 24/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Produção Artesanal de Pães no CRAS do distrito de Quatiguaba

Neste mês de novembro, a Secretaria de Cidadania e Promoção Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, promoveu o curso de Produção Artesanal de Pães no CRAS do distrito de Quatiguaba, ministrado pelo Senar.

A capacitação contou com a participação de 15 mulheres beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Quatiguaba.

Essa iniciativa visa não apenas proporcionar novos conhecimentos, mas também fomentar a geração de renda e fortalecer a autonomia das mulheres da comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos e parabenizamos as participantes pela dedicação!

#AssistênciaSocial 22/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Social Dance no Sítio Tabatinga!

Na última terça-feira (21/11), celebramos um momento especial com o lançamento do Projeto Social Dance no Sítio Tabatinga!

Foi uma tarde repleta de alegria, música e movimento, marcando o início de uma iniciativa que promete levar mais arte e integração para a nossa população. O Projeto Social Dance visa proporcionar momentos de descontração, aprendizado e fortalecimento dos laços comunitários através da dança.

Agradecemos a todos que estiveram presentes e compartilharam desse momento único. Juntos, estamos construindo um espaço de cultura e diversão para todos.

#Info 22/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Mais de 7 mil atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Mais de 7 mil atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em compartilhar o impacto positivo de nossos serviços, que alcançaram a marca de mais de 7 mil atendimentos no mês de agosto de 2023!

Entre as diversas frentes de apoio oferecidas, destacamos alguns dos principais serviços prestados:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteira do idoso;

- Acompanhamento do PAIF e PAEFI;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivência;

- Emissão de documento;

- Entrega de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a confiança de todos os cidadãos de Viçosa do Ceará. Continuaremos empenhados em construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e inclusiva. Juntos, somos mais fortes!

#Info 18/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia do Conselheiro Tutelar

Hoje é o dia de reconhecer e homenagear aqueles que dedicam suas vidas para proteger e promover os direitos das nossas crianças e adolescentes. Os Conselheiros Tutelares de Viçosa do Ceará desempenham um papel crucial em nossa comunidade, trabalhando incansavelmente para garantir um ambiente seguro e saudável para nossos pequenos cidadãos.

Hoje, mais do que nunca, é hora de reconhecer a importância do trabalho dos Conselheiros Tutelares de Viçosa do Ceará. Juntos, podemos construir uma comunidade mais justa e segura para nossas futuras gerações.

#AssistênciaSocial 06/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos para a solicitação de novas identidades

Nesta segunda-feira (06/11), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 03/11/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estaremos realizando o agendamento para a emissão de identidades no dia 06 de novembro, para atendimentos ao longo do mês.

Para realizar o agendamento, basta comparecer ao Ginásio Municipal no dia 06 de novembro, às 7h30, munido da sua certidão de nascimento ou de casamento.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, recomendamos que os interessados não deixem para fazer o agendamento de última hora.

A identidade é um documento de extrema importância, sendo essencial. Não deixe de regularizar sua situação e obter esse documento fundamental para o exercício da cidadania.

Juntos, construímos uma cidade mais cidadã e preparada para atender às necessidades de nossa população.

#AssistênciaSocial 27/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1ª Formação da Rede SUAS dos Municípios da Serra da Ibiapaba

Durante essa semana, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na Escola Modelo, o nosso município sediou a 1ª Formação da Rede SUAS dos Municípios da Serra da Ibiapaba.

O evento teve como objetivo capacitar os colaboradores da assistência social da Serra da Ibiapaba, com os temas "Serviços de Proteção Integral e Atendimento à família - PAIF" e "Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV".

Na ocasião, participaram da formação Secretários de assistência social das 9 cidades da serra, sendo elas: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba, Carnaubal, Croatá e Ipu.

Agradecemos a todos que participaram e que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária.

#AssistênciaSocial 23/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial do Idoso!

No último sábado, 21 de outubro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma programação dedicada aos nossos idosos.

Foram realizadas atividades recreativas, danças, cuidados com a beleza, serviços rápidos de saúde e muito mais.

A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Idoso, objetivando ofertar um dia de entretenimento, interação e cuidados para os nossos idosos.

É a Prefeitura trabalhando e assegurando direitos aos idosos.

#AssistênciaSocial 23/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A Festa das Crianças realizada na creche do distrito de Quatiguaba.

Na última sexta-feira, 20 de outubro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma linda festa para as crianças.

Um momento mágico e encantador preparado especialmente para nossos pequenos, com muitas brincadeiras, personagens, algodão, pipoca e muito mais.

A Festa das Crianças foi realizada na creche do distrito de Quatiguaba.

É a prefeitura proporcionando uma infância mais feliz e saudável para nossas crianças.

#AssistênciaSocial 20/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vem aí a 1ª Formação da Rede SUAS dos Municípios da Serra da Ibiapaba!

É com grande alegria que a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizará a 1ª Formação da Rede SUAS dos Municípios da Serra da Ibiapaba que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, das 08h às 17h, na Escola Modelo.

O que esperar deste encontro? Será um evento que levará capacitação para os Secretários de Assistência Social das 9 cidades da Serra da Ibiapaba: Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba, Carnaubal, Croatá e Ipu.

Este é um momento único para fortalecermos nossa rede de apoio e aprimorarmos as políticas de assistência social em nossa região. Juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitos!

#AssistênciaSocial 18/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programação Especial para o Dia Mundial do Idoso em Viçosa do Ceará!

No dia 21 de outubro, às 16h, a Prefeitura de Viçosa do Ceará preparou um evento imperdível para celebrar o Dia Mundial do Idoso. Venha se juntar a nós no Polo Turístico Igreja do Céu, e vamos honrar nossos queridos idosos com um dia repleto de carinho e atividades especiais.

Teremos dança, atividades recreativas, cuidados com a beleza e serviços rápidos de saúde.

Convidem seus avós, tios, vizinhos e amigos para participar deste momento único. Vamos fazer deste Dia Mundial do Idoso uma data inesquecível, com muito amor e reconhecimento.

#AssistênciaSocial 11/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Festa das Crianças

Nesta véspera de feriado, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma linda festa para as crianças da nossa cidade.

Um momento mágico e encantador preparado especialmente para nossos pequenos, com muitas brincadeiras, personagens, danças, turma do Chaves, palhaços, pintura de rosto, algodão doce, pipoca doce e muito mais.

A Festa das Crianças foi realizada na Praça Clóvis Beviláqua.

É a prefeitura proporcionando uma infância mais feliz e saudável para nossas crianças.

#AssistênciaSocial 10/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Festa das Crianças em Viçosa do Ceará!

Venha se juntar a nós para celebrar o Dia das Crianças em grande estilo! Será amanhã, 11 de outubro, às 17h, na Praça Matriz. Prepare-se para uma tarde incrível repleta de diversão e alegria para os pequenos e toda a família. Teremos diversas atividades recreativas, incluindo:

Personagens

Social Dance Kids

Brinquedos para a criançada

Turma do Chaves

Palhaços divertidos

Pintura de rosto

Algodão doce

Pipoca

E uma atração SURPRESA que vai fazer essa festa ainda mais especial!

Traga seus filhos, netos, sobrinhos e amigos para uma tarde de pura diversão e celebração na Praça Matriz de Viçosa do Ceará. Juntos, vamos criar memórias incríveis para as nossas crianças!

#AssistênciaSocial 06/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Emissão da 1ª e 2ª Via do RG

No dia 26 de setembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará levou mais serviços essenciais até a comunidade de Araticum.

Durante o evento, a população teve a oportunidade de emitir a 1ª e 2ª Via do RG, além de receber declarações do Cadastro Único para isenção de taxa. Tudo isso pertinho de casa, facilitando a vida de nossos cidadãos.

Acreditamos que levar serviços até você é uma forma de promover comodidade e acessibilidade, e vamos continuar trabalhando para atender às necessidades de toda a nossa população.

#AssistênciaSocial 05/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Meu 1º RG na Escola

O projeto "Meu 1º RG na Escola" tem em vista a importância do RG na vida estudantil do aluno, e tem como objetivo o incentivo ao documento.

Além do 1º RG, foram realizadas outras ações como declarações do CadÚnico para isenção de taxas. A ação foi realizada na Escola Isaac Vieira do Espírito Santo, no sítio Passagem Florida.

É a Prefeitura levando mais cidadania para nossa gente desde a infância.

#Info 03/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Resultado Preliminar das Eleições para o Conselho Tutelar 2023 em Viçosa do Ceará!

É com grande satisfação que anunciamos os membros eleitos para o Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará. Agradecemos a todos que participaram desse importante processo de escolha.

Os eleitos para representar e proteger os direitos de nossas crianças e adolescentes são:

1. Erilaine Carvalho

2. Dayane Fontenele

3. Adinaíla Félix

4. Fernanda Nascimento

5. Luziane Gomes

Desejamos a vocês muito sucesso nessa missão tão fundamental para nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 03/10/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamento de RG

Nesta terça-feira (03/10), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 30/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vamos todos participar da escolha dos novos Conselheiros Tutelares

Vamos todos participar da escolha dos novos conselheiros tutelares neste domingo, 1º de outubro!

Lembre-se de levar seu título de eleitor e documento com foto para poder votar.

O pleito será realizado das 8h às 17h!! Participe.

Afinal, proteger as crianças e adolescentes da nossa cidade é um compromisso de todos nós.

#AssistênciaSocial 29/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estaremos realizando o agendamento para a emissão de identidades no dia 03 de outubro, para atendimentos ao longo do mês.

Para realizar o agendamento, basta comparecer ao Ginásio Municipal no dia 03 de outubro, às 7h30, munido da sua certidão de nascimento ou de casamento.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, recomendamos que os interessados não deixem para fazer o agendamento de última hora.

A identidade é um documento de extrema importância, sendo essencial. Não deixe de regularizar sua situação e obter esse documento fundamental para o exercício da cidadania.

Juntos, construímos uma cidade mais cidadã e preparada para atender às necessidades de nossa população.

#Info 28/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Importante: Eleições do Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará!

No dia 01 de outubro, teremos a eleição para o Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará. É fundamental que todos os cidadãos participem desse processo democrático para escolher os representantes que zelarão pelos direitos das nossas crianças e adolescentes.

Para votar, é necessário levar os seguintes documentos:

Documento de Identidade com foto;

Título Eleitoral ou e-Título

Número do seu candidato

Seu voto é a voz que influenciará nas decisões em prol do bem-estar de nossas crianças e adolescentes. Participe ativamente desse processo e ajude a construir um futuro melhor para Viçosa do Ceará!

#Info 27/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Hoje é o Dia Nacional do Idoso!

Vamos celebrar e honrar a sabedoria e experiência da nossa comunidade idosa em Viçosa do Ceará.

A prefeitura está empenhada em promover o bem-estar e a inclusão dos nossos idosos.

Juntos, construímos um futuro melhor para todas as gerações.

#AssistênciaSocial 22/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Social Dance

Na última quinta-feira dia (21/09), o Projeto Social Dance brilhou no Anfiteatro da Praça da Matriz com um animado Aulão de dança!

Foi uma oportunidade perfeita para a população de Viçosa do Ceará se divertir com a família e amigos, interagir e se exercitar através da dança.

A dança tem o poder de unir as pessoas e promover alegria, saúde e bem-estar. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para essa tarde incrível!

#Info 20/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1º Encontro da Pessoa com Deficiência em Viçosa do Ceará!

Junte-se a nós no dia 21 de setembro, às 14h, no Ginásio Municipal, para celebrarmos a inclusão e a diversidade em nossa querida cidade de Viçosa do Ceará.

Neste evento especial, teremos atividades recreativas, brincadeiras, uma roda de conversa enriquecedora e a emocionante entrega de carteirinhas de pessoa com deficiência.

Acreditamos que a verdadeira inclusão começa quando todos caminham juntos. Afinal, quanto mais longe uma criança com deficiência caminha, mais difícil fica de alcançá-la. E é por isso que estamos aqui, unidos, para tornar cada passo uma conquista, cada obstáculo uma superação e cada sorriso uma vitória.

Vamos juntos construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

#Saúde 20/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL "Programa Bolsa Família e o Cadastro Único/Procad Suas - Atualizações, Avanços e Desafios no Brasil e no Ceará"

Ontem, 19 de setembro, nossos Secretários Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, juntamente com suas equipes técnicas, participaram ativamente do Seminário Estadual: "Programa Bolsa Família e o Cadastro Único/Procad Suas - Atualizações, Avanços e Desafios no Brasil e no Ceará".

Este evento tem um propósito fundamental: fortalecer a articulação e a pactuação entre os diferentes níveis de governo e orientar sobre as normas vigentes, suas atualizações e os desafios que enfrentamos. Tudo isso em busca da otimização da qualificação da gestão e operacionalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

É por meio dessas iniciativas que garantimos que nossos programas sociais atendam cada vez melhor àqueles que mais precisam. Parabéns a todos os envolvidos por dedicarem seu tempo e conhecimento a esse importante evento!

#AssistênciaSocial 20/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vem aí o Projeto Social Dance de Viçosa do Ceará!

Vem aí o Projeto Social Dance de Viçosa do Ceará!

No dia 21 de setembro, às 18h, o anfiteatro da Praça Matriz se transformará em um palco de muita música e dança. Prepare-se para uma noite cheia de energia e alegria, porque a Prefeitura de Viçosa do Ceará traz para você um evento imperdível, aberto a todos!

Será uma oportunidade perfeita para se divertir com a família e amigos, interagir e se exercitar através da dança.

Lembrando: o evento é aberto ao público, então convide todo mundo que você conhece!

Obs.: Se possível usar blusa amarela.

#AssistênciaSocial 19/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Capacitação para os profisssionais da Assistência Social

O município de Viçosa do Ceará solicitou ao Governo do Estado do Ceará, onde foi prontamente atendido e irá sediar uma capacitação para as equipes dos Centros de Referência.

Além dos profissionais de Viçosa do Ceará, participarão também da capacitação os profissionais dos municípios de Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Croata e Ubajara.

A capacitação acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro e tem como objetivo fortalecer o SUAS da região da Ibiapaba.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará buscando sempre capacitação para os nossos profissionais e interação entre as cidades da Serra da Ibiapaba.

#AssistênciaSocial 15/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL II Torneio de Futsal Integração do Bairro

Nesta quinta-feira, dia 14 de setembro, tivemos o encerramento do II Torneio de Futsal Integração do Bairro, no CRAS Sede II (antigo Polo de Convivência), no Bairro Escola Normal.

O evento teve como objetivo fortalecer os laços entre os moradores, promovendo momentos de lazer, diversão e convívio comunitário.

A disputa ficou os times femininos, Ousadas x Ben futsal, com a vitória de ousadas, e a final dos times masculinos Ceará x Palmeirinha, com a vitória do Ceará. Ainda tivemos uma emocionante apresentação do grupo de mulheres SCFV Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

#AssistênciaSocial 11/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Conheça os candidatos aptos ao processo de escolha para o Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará!

Viçosa do Ceará está prestes a escolher os representantes que zelarão pelos direitos das nossas crianças e adolescentes. Conheça os candidatos que se dedicam a essa importante missão de proteger e promover o bem-estar de nossa juventude.

Acompanhe o processo de escolha, informe-se sobre as propostas de cada candidato e, mais importante, participe ativamente desse processo democrático que definirá quem será o próximo Conselheiro Tutelar de Viçosa do Ceará!

Junte-se a nós na construção de uma cidade mais justa e segura para nossas crianças e adolescentes.

#AssistênciaSocial 01/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos para a solicitação de novas identidades

Nesta sexta-feira (01/09), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 01/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agosto é o Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Agosto é o Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Dessa forma, no dia 31 de agosto, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou um evento com o tema "Celebre sua força, beleza e inteligência" no CRAS Passagem da Onça.

Na ocasião, foi realizado um momento bem especial, com acolhida às mulheres, entrega de rosas, camisas, momento de beleza com corte de cabelo e unha, bem como uma palestra com a Dra. Josilene e um delicioso café da tarde.

É a Prefeitura acolhendo e cuidando das mulheres viçosenses.

#Info 01/09/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha do Setembro Amarelo

Chega o mês de setembro e com ele a importante campanha do Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Em Viçosa do Ceará, unimos nossas vozes em apoio a essa causa crucial.

A vida é um presente precioso, e todos merecem viver com esperança, amor e apoio. Junte-se a nós neste Setembro Amarelo, porque juntos somos mais fortes. Você não está sozinho!

#AssistênciaSocial 31/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estaremos realizando o agendamento para a emissão de identidades no dia 01 de setembro, para atendimentos ao longo do mês.

Para realizar o agendamento, basta comparecer ao Ginásio Municipal no dia 01 de setembro, às 7h30, munido da sua certidão de nascimento ou de casamento.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, recomendamos que os interessados não deixem para fazer o agendamento de última hora.

A identidade é um documento de extrema importância, sendo essencial. Não deixe de regularizar sua situação e obter esse documento fundamental para o exercício da cidadania.

Juntos, construímos uma cidade mais cidadã e preparada para atender às necessidades de nossa população.

#AssistênciaSocial 31/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atenção, Beneficiários do Vale Gás Social!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que aqueles que não puderam comparecer anteriormente deverão comparecer à Secretaria de Cidadania e Promoção Social no dia 01 de setembro, das 7h30 às 12h, na Avenida Lamartine Nogueira, próximo à Praça do General Tibúrcio.

Sabemos da importância desse benefício para muitas famílias, por isso, pedimos que todos os beneficiários faltosos se façam presentes. Contamos com sua colaboração para garantir que todos recebam o auxílio.

Juntos, construímos uma Viçosa do Ceará mais justa e solidária!

#Info 29/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Participe ativamente da nossa comunidade em Viçosa do Ceará!

Participe ativamente da nossa comunidade em Viçosa do Ceará! É hora de escolher os novos conselheiros tutelares, que desempenharão um papel fundamental em nossa cidade.

Descubra o seu local de votação agora mesmo! Acesse o site https://www.tre-ce.jus.br/.../consulta-local-de-votacao e encontre todas as informações necessárias para exercer o seu direito democrático.

Sua voz é importante para construirmos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Não deixe de participar!

#AssistênciaSocial 28/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Vendedor de Comércio de Mercadorias

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho? O Curso de Vendedor de Comércio de Mercadorias é a sua chance de adquirir conhecimentos valiosos.

As aulas estão programadas para iniciar na segunda-feira, dia 11 de setembro, na E.E.F Pequeno Polegar (Próximo a antiga Prefeitura ). Mas atenção, o período de inscrição acontece até o dia 08 de setembro.

Para se inscrever, basta levar a ficha de inscrição preenchida e a documentação exigida até a Secretaria da Cidadania e Promoção Social. Não perca essa oportunidade de investir em seu futuro profissional!

Você pode fazer o download da ficha de inscrição através do link abaixo:

https://shre.ink/CursodeVendasComercioeMer

#AssistênciaSocial 24/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Vendedor de Comércio de Mercadorias

Está em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho? O Curso de Vendedor de Comércio de Mercadorias é a sua chance de adquirir conhecimentos valiosos.

As aulas estão programadas para iniciar na segunda-feira, dia 28 de agosto, no CRAS SEDE 2 (Antigo Polo de Convivência). Mas atenção, o período de inscrição acontece nos dias 24 e 25 de agosto.

Para se inscrever, basta levar a ficha de inscrição preenchida e a documentação exigida até a Secretaria da Cidadania e Promoção Social. Não perca essa oportunidade de investir em seu futuro profissional!

Você pode fazer o download da ficha de inscrição abaixo:

https://shre.ink/CursodeVendasComercioeMer

#AssistênciaSocial 24/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto “Meu 1º RG na Escola”

O projeto "Meu 1º RG na Escola" tem em vista a importância do RG na vida estudantil do aluno, e tem como objetivo o incentivo ao documento.

Além do 1º RG, foram realizadas outras ações como declarações do CadÚnico para isenção de taxas. A ação foi realizada na Escola Francisco Roque de Almeida, no sítio Assemim.

É a Prefeitura levando mais cidadania para nossa gente desde a infância.

#Info 21/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Participe do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar!

Participe do Processo de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar!

A voz da população é fundamental para a escolha dos representantes que zelarão pelos direitos das crianças e adolescentes de Viçosa do Ceará.

A votação ocorrerá no dia 01 de outubro, das 7h às 17h. Confira os locais de votação através do link https://shre.ink/VotacaoConselho , e faça parte desse importante processo democrático.

Juntos, construímos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes!

#AssistênciaSocial 17/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social no mês de Julho

Em julho de 2023, a Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará alcançou um incrível marco de 7.102 atendimentos!

Entre eles, destacam-se:

- Atendimentos especializados;

- Visitas domiciliares;

- Benefícios eventuais concedidos;

- Carteiras dos idosos;

- Acompanhamentos do PAIF e PAEF;

- Concessões de BPC;

- Encaminhamentos para o CRAS e CREAS;

- Participantes dos grupos de convivências;

- Emissões de documentos;

- Entregas de RG;

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família.

Agradecemos a todos os envolvidos por contribuírem para o bem-estar de nossa comunidade. Juntos, continuamos construindo um futuro mais inclusivo e solidário.

#AssistênciaSocial 11/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A Praça do General Tibúrcio está sendo palco de diversos benefícios e eventos para a população.

A Praça do General Tibúrcio está sendo palco de diversos benefícios e eventos para a população.

Neste mês de agosto, foram realizados diversos eventos como o Caminhão do Cidadão que está na praça até o dia 12, ofertando 60 fichas por dia para atendimentos de emissão de RG 1ª e 2ª via, emissão de CPF 1ª via, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital e Consulta da Declaração de NIS.

Tivemos também o Lançamento Oficial do Projeto SocialDance, no dia 11 de agosto, com aulão gratuito na Praça para mais de 200 mulheres, objetivando levar mais entretenimento e bem-estar através da dança.

Além disso, o mês de agosto é o mês alusivo à Primeira Infância, onde estamos ofertando diversas atividades para todas as crianças do município como pintura de rosto, escultura de balão, pula corda, amarelinha, pula pula, corrida de saco, cabo de guerra e muito mais.

Traga toda a família e venha para a praça se divertir e desfrutar dos benefícios que a Prefeitura de Viçosa do Ceará preparou para a população.

#AssistênciaSocial 10/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Social Dance

Vem aí o lançamento do Projeto Social Dance, um projeto que objetiva levar mais qualidade de vida e saúde por meio da dança.

A aula inaugural será no dia 11 de agosto, sexta-feira, às 16h30, na Praça General Tibúrcio.

Traga a família e venha você também participar desse momento de animação e muita dança.

#AssistênciaSocial 10/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Viçosa do Ceará foi mais uma vez contemplada com o Vale Gás Social!

Viçosa do Ceará foi mais uma vez contemplada com o Vale Gás Social!

A ação é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por maio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, com o objetivo de prover suporte para que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao gás de cozinha.

A entrega do Vale Gás Social será realizada de 07 a 28 de agosto. Confira o cronograma de entrega e a lista dos beneficiários através do link https://shre.ink/ListaValeGasSocial.

#AssistênciaSocial 10/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vem aí a abertura do mês da Primeira Infância!

Vem aí a abertura do mês da Primeira Infância

No dia 11 de agosto, a Praça General Tibúrcio será o cenário de um dia incrível para celebrarmos a alegria, a curiosidade e o sorriso das nossas crianças! Venha participar desta festa cheia de brincadeiras, diversão e aprendizado.

Será no dia 11 de agosto, às 16h30, na Praça General Tibúrcio.

Preparamos uma programação especial para as nossas crianças. Venha fazer parte desse momento de carinho e união, construindo memórias que durarão para sempre.

#AssistênciaSocial 07/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Lei Maria da Penha

Hoje é um dia de conscientização e de reafirmar a importância de combater qualquer forma de agressão e garantir a segurança e dignidade de todas as mulheres.

A Lei Maria da Penha é um marco na defesa dos direitos das mulheres e um instrumento crucial para promover a igualdade de gênero.

Denuncie, apoie e esteja ao lado daquelas que precisam. Juntos, construímos um futuro de respeito, igualdade e justiça.

#Info 02/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher

Agosto Lilás: mês de conscientização no combate à violência contra a mulher.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará apoia essa importante campanha, que busca conscientizar e combater a violência doméstica. Vamos unir forças por uma sociedade mais justa e segura para todas, promovendo o respeito e a igualdade de gêneros. Diga não à violência contra a mulher! Junte-se a nós nessa luta!

#AssistênciaSocial 02/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Avisa que o Caminhão do Cidadão tá na área!

Do dia 09 a 12 de agosto, o Caminhão do Cidadão estará em Viçosa do Ceará, a partir das 8h até 16:30, na Praça General Tibúrcio.

Chegue cedinho e garanta a sua vaga porque serão apenas 60 fichas por dia para os atendimentos de emissão de RG 1ª e 2ª via, emissão de CPF 1ª via, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho Digital e Consulta da Declaração de NIS.

E você sabia? O Caminha do Cidadão agora atende com biometria, assinatura e fotos digitais feitas na hora.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará levando mais cidadania para todos.

#AssistênciaSocial 02/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos para a solicitação de novas identidades

Nesta quarta-feira (02/08), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 01/08/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Investimento de 400 mil reais para a Assistência Social para o ano de 2024

Ótima notícia para Viçosa do Ceará!

Recebemos um investimento de 400 mil reais para a Assistência Social para o ano de 2024, dividido entre os Projetos Esperançar e Vidas Protegidas.

Viçosa foi selecionada como um dos 64 municípios do Brasil para a renovação do Programa Amigo de Valor, que contempla esses dois importantes projetos.

Com esse recurso, estamos fortalecendo a assistência social em nossa cidade, proporcionando suporte e proteção às famílias mais vulneráveis.

#AssistênciaSocial 31/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agende seu RG em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que estaremos realizando o agendamento para a emissão de identidades no dia 02 de agosto, para atendimentos ao longo do mês.

Para realizar o agendamento, basta comparecer ao Ginásio Municipal no dia 02 de agosto, às 7h30, munido da sua certidão de nascimento ou de casamento.

Vale ressaltar que as vagas são limitadas, portanto, recomendamos que os interessados não deixem para fazer o agendamento de última hora.

A identidade é um documento de extrema importância, sendo essencial. Não deixe de regularizar sua situação e obter esse documento fundamental para o exercício da cidadania.

Juntos, construímos uma cidade mais cidadã e preparada para atender às necessidades de nossa população.

#AssistênciaSocial 28/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ótima notícia para Viçosa do Ceará!

Recebemos um investimento de 400 mil reais para a Assistência Social para o ano de 2024, dividido entre os Projetos Esperançar e Vidas Protegidas.

Viçosa foi selecionada como um dos 64 municípios do Brasil para a renovação do Programa Amigo de Valor, que contempla esses dois importantes projetos.

Com esse recurso, estamos fortalecendo a assistência social em nossa cidade, proporcionando suporte e proteção às famílias mais vulneráveis.

#AssistênciaSocial 27/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto “Meu 1º RG na Escola”

O projeto "Meu 1º RG na Escola" tem em vista a importância do RG na vida estudantil do aluno, e tem como objetivo o incentivo ao documento.

Além do 1º RG, foram realizadas outras ações como declarações do CadÚnico para isenção de taxas. A ação foi realizada na Escola FRANCISCO ALDERICO NOGUEIRA - OITICICAS .

É a Prefeitura levando mais cidadania para nossa gente desde a infância.

#AssistênciaSocial 21/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Colônia de Férias com a equipe de Quatigaba, no Parque Nacional de Ubajara

As férias estão ON!

Para tornar o mês de férias mais animado e divertido, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma Colônia de Férias com a equipe de Quatigaba, no Parque Nacional de Ubajara.

A Colônia de Férias foi um momento proporcionado para as crianças que nunca conheceram o parque e que vivenciaram um momento mágico, de lazer e convivência.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará proporcionando um momento de alegria para nossas crianças.

#AssistênciaSocial 20/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Queremos compartilhar o sucesso da Colônia de Férias do CRAS Passagem da Onça!

Está sendo dias de diversão, aprendizado e momentos inesquecíveis, proporcionamos às crianças, adolescentes e suas famílias experiências enriquecedoras. Nossa colônia de férias foi preparada com carinho e cuidado, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro.

Juntos, vivenciamos atividades recreativas, brincadeiras de roda, pula-pula, pintura de rosto e muitas outras surpresas que arrancaram sorrisos e criaram laços especiais entre todos os participantes.

#Info 18/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Tivemos o atendimento móvel da Enel, Assistência Social e Saúde em diversas localidades do nosso município

Durante os dias 10 a 14 de julho, tivemos o atendimento móvel da Enel, Assistência Social e Saúde em diversas localidades do nosso município.

Foi uma ótima oportunidade para atualizar o cadastro, obter orientações sobre programas sociais como o Ceará Sem Fome e o Mais Infância Ceará, além de fortalecer vínculos e aproveitar serviços como corte de cabelo, unha e sobrancelha.

A Secretaria de Saúde também marcou presença, realizando aferição de pressão arterial e glicemia, cuidando da sua saúde e bem-estar.

É a Prefeitura trabalhando para levar mais qualidade de vida para nossa população!

#AssistênciaSocial 17/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto “Meu 1º RG na Escola”

O projeto "Meu 1º RG na Escola" tem em vista a importância do RG na vida estudantil do aluno, e tem como objetivo o incentivo ao documento.

Além do 1º RG, foram realizadas outras ações como declarações do CadÚnico para isenção de taxas. A ação foi realizada na Escola do Sítio Matão.

É a Prefeitura levando mais cidadania para nossa gente desde a infância.

#AssistênciaSocial 14/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Colônia de Férias dos ciclos de vida dos CRAS em Viçosa do Ceará

Temos um convite especial! Durante todo o mês de julho, está sendo realizada a Colônia de Férias dos ciclos de vida dos CRAS em Viçosa do Ceará.

Estamos animados em convidar a população para a tão esperada Colônia de Férias do CRAS em Viçosa do Ceará! A programação está repleta de diversão, aprendizado e momentos inesquecíveis para as crianças, adolescentes e suas famílias.

Nossa colônia de férias é um ambiente acolhedor e seguro, preparado com muito carinho para garantir experiências enriquecedoras a todos os participantes.

Juntos, vamos vivenciar atividades recreativas, brincadeiras de roda, brincadeiras com pula-pula, pintura de rosto e muitas surpresas!

Traga a sua criança para participar!

#AssistênciaSocial 12/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Convênio entre os municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara

No dia 06 de julho, o Prefeito Franci Rocha juntamente com o prefeito de Ubajara Renê Vasconcelos assinou um convênio entre os municípios para garantir um local adequado e seguro para crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O convênio garante a permanência de ubajarenses no acolhimento institucional de Viçosa do Ceará, com o objetivo de proporcioná-los um ambiente mais seguro e com o apoio que necessitam, fortalecendo assim a parceria entre os municípios e a rede SUAS na Ibiapaba.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando pelo futuro das nossas crianças e jovens.

#AssistênciaSocial 11/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 12ª Conferência Municipal de Assistência Social em Viçosa do Ceará

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social em Viçosa do Ceará, realizada nesta terça-feira (11/07), foi um sucesso! Durante o evento, foram debatidas propostas de melhorias para as políticas de assistência social em nosso município, com o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".

Contamos com uma palestra inspiradora de Roseli Ferreira da Silva, Assistente Social do CEAS, Especialista em Gestão Social e Diretora do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará - SASEC.

A troca de ideias e a participação ativa dos profissionais e representantes da área fortaleceram nossos esforços em busca de uma assistência social mais eficiente e inclusiva em Viçosa do Ceará.

Agradecemos a todos que estiveram presentes e contribuíram para o sucesso da conferência. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para nossa cidade!

#AssistênciaSocial 10/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Segunda parcela do Cartão Ceará Sem Fome foi devidamente paga!

Boas notícias, Viçosenses! A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem o prazer de anunciar que a segunda parcela do Cartão Ceará Sem Fome foi devidamente paga!

O programa Cartão Ceará Sem Fome tem como objetivo principal garantir alimentação digna para as famílias em situação de vulnerabilidade, e estamos comprometidos em cumprir essa missão.

Essa iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Ceará, visando assegurar a segurança alimentar de todos os viçosenses que mais precisam.

Juntos, estamos construindo um futuro mais justo e igualitário para nossa amada cidade de Viçosa do Ceará!

#AssistênciaSocial 06/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Mais Infância

Confira a nova lista de famílias beneficiadas pelo Programa Mais Infância Ceará em Viçosa do Ceará.

O programa tem como objetivo auxiliar financeiramente famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social, proporcionando mais dignidade e melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiadas.

#AssistênciaSocial 05/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Social Dance

Vem pra dança, vem pra diversão, vem pra Social Dance!

Nesta quarta-feira (05/07), às 17h30, na Lagoa Pedro II, serão realizadas aulas de dança, de todos os estilo e para todas as idades.

Além de ser uma atividade física divertida, a dança também traz inúmeros benefícios para a saúde, como melhoria da coordenação motora, fortalecimento dos músculos e alívio do estresse.

Então não perca essa chance de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. Vem dançar com a gente! ??

#AssistênciaSocial 05/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Você é nosso convidado especial para participar da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que será realizada no dia 11 de julho, de 8h às 16h, no Teatro Pedro II.

?

Neste importante encontro, reuniremos representantes da sociedade civil, órgãos governamentais e a comunidade em geral para debatermos o futuro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Vamos refletir sobre os desafios enfrentados e traçar estratégias para construir o SUAS que queremos e que faz a diferença na vida de todos.

?

A Conferência, que tem como tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", contará com uma palestra inspiradora da Roseli Ferreira da Silva, Assistente Social do Ceas, Especialista em Gestão Social e Diretora do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará - SASEC.

?

Participe, sua opinião é fundamental! Juntos, podemos fortalecer as políticas sociais em nossa cidade e garantir uma assistência social de qualidade para todos os cidadãos.

#AssistênciaSocial 04/07/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades

Nesta terça-feira (04/07), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos para a solicitação de novas identidades.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#Info 30/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

Mais de 7 mil atendimentos foram realizados no mês de maio através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social.

Isso mostra o comprometimento da Prefeitura em cuidar da população e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos.

Os atendimentos foram:

- Atendimentos especializados: 358

- Visitas Domiciliares: 164

- Benefícios eventuais concedidos: 55

- Carteiras dos Idosos: 158

- Total de acompanhamentos do PAIF e PAEFI: 756

- Concessões de BPC: 9

- Encaminhamentos para o CRAS e CREAS: 704

- Participantes dos grupos de convivência: 1.570

- Emissões de documentos: 484

- Entregas de RG: 405

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família: 2.700

É a prefeitura trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor!

#AssistênciaSocial 29/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1º Arraiá do Ciclo de Vida 60 +

Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, aconteceu o 1º Arraiá do Ciclo de Vida 60 +, realizado pela Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social.

O arraiá foi um momento de muita animação, forró, interação e muito mais, onde contou com apresentações de dança e o desfile da rainha e do rei com idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

É a Prefeitura trabalhando para o bem-estar dos nossos idosos.

#AssistênciaSocial 28/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Encontro com as mulheres que fazem parte do CRAS Sede I

Foi realizado um encontro com as mulheres que fazem parte do CRAS Sede I, trabalhando o tema Junho Violeta, campanha em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

A ação teve como objetivo conscientizá-las e combater a violência contra a pessoa idosa, onde puderam opinar, perguntar e compreender a respeito do tema abordado.

Foi um momento de cuidado e proteção com os nossos idosos.

#AssistênciaSocial 28/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha Junho Violeta

Neste mês de junho, aderimos à campanha Junho Violeta, em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

Dessa forma, estão sendo realizadas diversas ações de combate à violência contra o idoso.

Uma roda de conversa foi realizada com as técnicas de referência do Cras Quatiguaba, com a Psicóloga Laís, a Assistente social Clecivanea e as idosas que participam do Grupo de Convivência, onde puderam opinar, perguntar e compreender a respeito do tema abordado: 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

Na atividade, estiveram presentes participantes do grupo e a Orientadora Débora Sá.

É a Prefeitura trabalhando pelo cuidado e proteção com os direitos dos nossos idosos.

#AssistênciaSocial 26/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Cartão Ceará sem Fome

Mais uma grande conquista para os viçosenses!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, realizou a entrega do Cartão Ceará sem Fome nesta segunda-feira, dia 26 de junho.

O Cartão Ceará Sem Fome é uma iniciativa do Governo do Estado, que visa garantir o direito básico à alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade, com um auxílio de R$ 300.

Viçosa do Ceará foi contemplada com 576 famílias beneficiadas, um momento de muita emoção para todos.

O evento contou com a participação da Primeira-Dama do Ceará, Lia de Freitas, do Secretário Executivo de Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcanti, de líderes políticos de Viçosa e da população.

#AssistênciaSocial 26/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Novo agendamento para a solicitação de novas identidades no mês de julho

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, vai realizar um novo agendamento para a solicitação de novas identidades no mês de julho.

A ação acontecerá no dia 04 de julho, a partir das 8h, no Ginásio Municipal (próximo à praça da Igreja Matriz).

Se você vai quer solicitar uma nova identidade, compareça ao Ginásio levando a certidão de nascimento ou casamento civil para realizar o agendamento.

#Info 23/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Arraiá do Ciclo de Vida 60+

Puxa o fole, vem dançar com a gente porque vai ter Arraiá do Ciclo de Vida 60+!

Será no dia 28 de junho, quarta-feira, às 18h, no Ginásio Municipal.

Venha conosco dançar muito forró, se divertir e aproveitar o Arraiá dos Idosos de Viçosa do Ceará.

#Info 22/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Vamos Falar de Nós - Grupo de Reflexão para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Nessa quarta-feira, dia 21 de junho, aconteceu em nosso município uma palestra de prevenção com a Justiça e o Ministério Público para adolescentes, com o tema - Projeto Vamos Falar de Nós - Grupo de Reflexão para Autores de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

A palestra foi realizada na Quadra da EEF Isaac Vieira, na Passagem Florida, e contou com a presença do prefeito municipal, secretários, vereadores e população em geral.

É a Prefeitura em parceria com o Ministério Público trabalhando para proteger os direitos das crianças e adolescentes.

#Info 21/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Cartão Ceará Sem Fome

No dia 26 de junho, às 8h30, no auditório da Escola Modelo, acontecerá a entrega do Cartão Ceará Sem Fome para 576 famílias viçosenses.

Essa é uma iniciativa importante da Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado, no combate à insegurança alimentar em nosso município.

Cada família beneficiária receberá um auxílio mensal de 300 reais, destinado exclusivamente para a compra de alimentos. É um apoio significativo que irá proporcionar uma alimentação mais digna e saudável para todas essas famílias.

Confira se você é um dos beneficiários no link abaixo e participe desse momento tão importante!

#AssistênciaSocial 19/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Ceará Sem fome

É com grande satisfação que anunciamos que 572 famílias de Viçosa do Ceará foram contempladas com o cartão Ceará Sem Fome. Esse programa é uma importante iniciativa da Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado, que visa combater a insegurança alimentar em nosso município.

Cada família beneficiária recebe um auxílio no valor de 300 reais mensais, que deverá ser utilizado para a compra de alimentos, garantindo uma alimentação mais digna e saudável.

Essa é uma medida fundamental para assegurar o bem-estar de nossos cidadãos e fortalecer a segurança alimentar em Viçosa do Ceará.

#AssistênciaSocial 18/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cartão Ceará Sem Fome

O município de Viçosa do Ceará foi contemplado com 572 famílias beneficiárias do cartão Ceará Sem Fome, programa do Governo Estadual, que objetiva contribuir com a redução da fome e insegurança alimentar no estado do Ceará.

O programa disponibiliza um cartão no valor de R$ 300 reais, com o período de execução durante 8 meses (maio até dezembro de 2023), para complementar a alimentação básica, tendo como referência uma família com 5 membros.

É importante ressaltar que o programa injetará na economia do município R$ 171.600,00 durante 8 meses, num total de 1.372.800,00 só neste ano de 2023.

#AssistênciaSocial 15/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Objetivando buscar mais proteção e cuidado, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou um trabalho com o Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, orientado pela Débora Sá.

O projeto foi realizado no Cras de Quatiguaba, em que os participantes do grupo de 7 a 14 anos elaboraram juntos um jornal, onde foi tratado o tema Trabalho Infantil. Nesta atividade, eles puderem debater opiniões e saber mais a respeito das leis que protegem crianças e adolescentes contra o Trabalho Infantil.

É a Prefeitura trabalhando por uma infância mais saudável e protegida.

#Info 12/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

É essencial garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, saúde, proteção e uma infância livre de exploração.

Por isso, neste dia de conscientização, reafirmamos nosso compromisso em proteger os direitos das crianças e combater o trabalho infantil em todas as suas formas.

#Mel, Chorinho e Cachaça 10/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Tarde Recreativa da Primeira Infância do SUAS

O Festival Mel, Chorinho e Cachaça é um evento para todas as idades, e a criançada também tem programação garantida!

Na tarde de ontem, dia 09 de junho, foi realizada a Tarde Recreativa da Primeira Infância do SUAS, na Brinquedopraça do Polo Turístico, Artesanal e Cultural - Igreja do Céu.

Foram realizadas diversas atividades, incluindo pintura de rosto, pula corda, bambolear, escultura de balões, brincadeiras de roda, corrida de saco e muitas outras surpresas.

Traga a criançada e venha viver o Festival com toda sua família.

#Info 08/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Tarde Recreativa da Primeira Infância do SUAS

Venha participar da Tarde Recreativa da Primeira Infância do SUAS, que acontecerá nesta sexta (09/06), a partir das 16h, na Brinquedopraça do Polo Turístico, Artesanal e Cultural - Igreja do Céu, onde faz parte do 11º Festival Nacional de Mel, Chorinho e Cachaça.

Serão diversas atividades preparadas especialmente para os pequenos, incluindo pintura de rosto, pula corda, bambolear, escultura de balões, brincadeiras de roda, corrida de saco e muitas outras surpresas!

Traga seu filho e venha desfrutar dessa tarde incrível, onde a primeira infância será comemorada com muita animação.

#AssistênciaSocial 05/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

Mais de 7 mil atendimentos foram realizados no mês de abril através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social.

Isso mostra o comprometimento da Prefeitura em cuidar da população e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos.

Os atendimentos foram:

- Atendimentos especializados: 546

- Visitas Domiciliares: 1.607

- Benefícios eventuais concedidos: 119

- Carteiras dos Idosos: 30

- Total de acompanhamentos do PAIF e PAEF: 841

- Concessões de BPC: 11

- Encaminhamentos para o CRAS e CREAS: 222

- Participantes dos grupos de convivência: 982

- Emissões de documentos: 392

- Entregas de RG: 408

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família: 2.859

É a prefeitura trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor!

#AssistênciaSocial 01/06/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Alusão ao Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães, que ocorreu no dia 14 de maio, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promoveu um momento especial para nossas mamães, com as seguintes ações:

- Emissão de RG (agendados);

- Atualização do CADÚNICO;

- Cadastro para carteira do autista;

- Carteira do Idoso;

- Atendimento individual (equipe técnica);

- Concessão de benefício;

- Dinâmicas para as mães;

- Tenda de empoderamento feminino (Corte de cabelo, unha e sobrancelha).

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 31 de maio, no CRAS Sede II.

É a Prefeitura levando mais qualidade de vida e cidadania para nossas mamães.

#AssistênciaSocial 26/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamentos de identidades para o mês de junho

Nesta sexta-feira (26/05), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram realizados agendamentos de identidades para o mês de junho.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 25/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Alusão ao Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães, que ocorreu no dia 14 de maio, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promoveu um momento especial para nossas mamães, com as seguintes ações:

- Emissão de RG (agendados);

- Atualização do CADÚNICO;

- Cadastro para carteira do autista;

- Carteira do Idoso;

- Atendimento individual (equipe técnica);

- Concessão de benefício;

- Dinâmicas para as mães;

- Tenda de empoderamento feminino (Corte de cabelo, unha e sobrancelha).

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 24 de maio, no CRAS da Passagem da Onça.

É a Prefeitura levando mais qualidade de vida e cidadania para nossas mamães.

#Info 23/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Confira a lista dos candidatos da eleição para novos conselheiros tutelares!

Os candidatos passarão por uma prova e, posteriormente, os aprovados participarão da eleição, uma importante oportunidade para a população escolher os futuros conselheiros.

Serão 5 conselheiros titulares e 5 suplentes, prontos para representar e zelar pelos direitos e bem-estar das crianças e adolescentes do nosso município.

#Info 22/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Agendamento para a solicitação de novas identidades para o mês de junho

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, vai realizar um novo agendamento para a solicitação de novas identidades para o mês de junho.

A ação acontecerá no dia 26 de maio, a partir das 8h, no Ginásio Municipal (próximo à praça da Igreja Matriz).

Se você vai quer solicitar uma nova identidade, compareça ao Ginásio levando a certidão de nascimento ou casamento civil para realizar o agendamento.

#AssistênciaSocial 19/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Palestra com o tema “Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”

Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de maio, no Auditório da Escola Modelo, aconteceu uma palestra com o tema "Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes".

A ação faz alusão à campanha Faça Bonito e tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A palestra foi ministrada pelo Jheymison de Lima Silva, Técnico da célula de Proteção Especial do Estado do Ceará, onde foi também realizada a apresentação da rede de proteção especial do Município.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando pela proteção das nossas crianças e adolescentes.

#AssistênciaSocial 18/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data é de extrema importância para reforçar a importância da proteção e garantia dos direitos dos nossos pequenos.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará se une a essa causa e reafirma o compromisso de combater qualquer forma de violência e abuso. É fundamental que toda a sociedade esteja atenta, denuncie e promova a conscientização sobre esse tema tão sensível.

Para realizar denuncias, disque 100.

#Info 18/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Alusão ao Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães, que ocorreu no dia 14 de maio, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promoveu um momento especial para nossas mamães, com as seguintes ações:

- Emissão de RG (agendados);

- Atualização do CADÚNICO;

- Cadastro para carteira do autista;

- Carteira do Idoso;

- Atendimento individual (equipe técnica);

- Concessão de benefício;

- Dinâmicas para as mães;

- Tenda de empoderamento feminino (Corte de cabelo, unha e sobrancelha).

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 17 de maio, no CRAS de Juá dos Vieiras.

É a Prefeitura levando mais qualidade de vida e cidadania para nossas mamães.

#AssistênciaSocial 17/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Palestra em alusão à campanha Faça Bonito, de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, vai realizar uma palestra em alusão à campanha Faça Bonito, de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A campanha tem como princípio mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A palestra será realizada no dia 18 de maio, às 14h30, no Auditório da Escola Modelo. Participe!

#Info 15/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia do Assistente Social

Hoje é o Dia do Assistente Social e queremos parabenizar todos os profissionais que dedicam suas vidas em prol do bem-estar e da transformação social.

Vocês são verdadeiros agentes de mudança, promovendo o acesso aos direitos, a inclusão social e a igualdade de oportunidades, construindo uma sociedade mais justa e solidária.

#AssistênciaSocial 11/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Alusão ao Dia das Mães

Em alusão ao Dia das Mães que está se aproximando, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promoveu um momento especial para nossas mamães, com as seguintes ações:

Emissão de RG (agendados);

Atualização do CADÚNICO;

Cadastro para carteira do autista;

Carteira do Idoso;

Atendimento individual (equipe técnica);

Concessão de benefício;

Dinâmicas para as mães;

Tenda de empoderamento feminino (Corte de cabelo, unha e sobrancelha).

A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 10 de maio, no CRAS Quatiguaba.

É a Prefeitura levando mais qualidade de vida e cidadania para nossas mamães.

#Info 03/05/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Maio Laranja

O Maio Laranja é um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. É um tema delicado, porém extremamente importante, que precisa ser debatido e enfrentado de forma efetiva.

Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. Vamos nos unir em prol dessa causa e lutar contra a violência sexual. Denuncie, disque 100!

#AssistênciaSocial 28/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de RGs e agendamentos de novas Emissões

Nesta sexta-feira (28/04), a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou mais uma importante ação para a população. Foram entregues RGs e realizados agendamentos para novas emissões.

Sabemos o quanto é fundamental ter acesso a documentos de identificação e por isso, estamos comprometidos em oferecer cada vez mais serviços e benefícios para a nossa comunidade.

#AssistênciaSocial 27/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único

Nesta quinta-feira (27/04) foi realizada a emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único, na Escola Salustiano da Costa Cardoso, sítio Macajetuba.

Esta é uma ação muito importante para a população e, por isso, a prefeitura continuará trabalhando para disponibilizar cada vez mais serviços e benefícios para todos.

#Lazer 27/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vem pra dança, vem pra diversão, vem pra Social Dance!

Vem pra dança, vem pra diversão, vem pra Social Dance!

Nesta sexta-feira (28/04), das 17h30 às 18h30, no CRAS em Quatiguaba, serão realizadas aulas de dança, de todos os estilo e para todas as idades.

Além de ser uma atividade física divertida, a dança também traz inúmeros benefícios para a saúde, como melhoria da coordenação motora, fortalecimento dos músculos e alívio do estresse.

Então não perca essa chance de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. Vem dançar com a gente! ??

#AssistênciaSocial 26/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único

No dia 27 de abril, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizará a emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único.

Na escola Salustiano da Costa Cardoso (Macajetuba), a partir das 8h, na próxima quinta-feira.

Com o objetivo de garantir acesso aos documentos à população.

#AssistênciaSocial 26/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos foram realizados no mês de março através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

Mais de 9 mil atendimentos foram realizados no mês de março através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social.

Isso mostra o comprometimento da Prefeitura em cuidar da população e garantir que todos tenham acesso aos serviços públicos.

Os atendimentos foram:

- Atendimentos especializados: 413

- Benefícios eventuais concedidos: 1.423

- Carteiras dos Idosos: 43

- Total de acompanhamentos do PAIF e PAEF: 952

- Concessões de BPC: 22

- Encaminhamentos para o CRAS e CREAS: 215

- Participantes dos grupos de convivência: 1.105

- Emissões de documentos: 456

- Entregas de RG: 215

- Atendimentos referentes ao Bolsa Família: 4.043

É a prefeitura trabalhando para construir uma cidade cada vez melhor!

#Lazer 26/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vem pra dança, vem pra diversão, vem pra Social Dance!

Nesta quarta-feira (26/04), das 17h30 às 18h30, no CRAS Sede II (antigo Polo), serão realizadas aulas de dança, de todos os estilo e para todas as idades.

Além de ser uma atividade física divertida, a dança também traz inúmeros benefícios para a saúde, como melhoria da coordenação motora, fortalecimento dos músculos e alívio do estresse.

Então não perca essa chance de se exercitar e se divertir ao mesmo tempo. Vem dançar com a gente! ??

#AssistênciaSocial 24/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vale Gás Social

O nosso compromisso em trabalhar pelo melhor da população continua!

Desta vez, no mês de março, foram beneficiadas 2.787 famílias com o Vale Gás Social, garantindo um alívio no orçamento doméstico e uma melhoria na qualidade de vida.

A ação é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, com o objetivo amenizar os impactos causados pela a pandemia da Covid-19 e prover suporte para que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao gás de cozinha e complementar de forma indireta na renda das famílias.

É a prefeitura trabalhando incansavelmente para levar mais dignidade e bem-estar para as famílias viçosenses.

#AssistênciaSocial 23/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de Identidades e um novo agendamento para a solicitação de novas identidades

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, vai realizar a entrega de Identidades e um novo agendamento para a solicitação de novas identidades.

A entrega das identidades será para aqueles que solicitaram em fevereiro e o agendamento para o mês de maio.

A ação acontecerá no dia 28 de abril, a partir das 8h, no Ginásio Municipal (próximo à praça da Igreja Matriz).

Se você vai receber sua identidade ou solicitar uma nova, compareça ao Ginásio levando a certidão de nascimento ou casamento civil para realizar o agendamento.

#AssistênciaSocial 14/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único

Nesta sexta-feira (14/04) foi realizada a emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único, na Escola João Eufrásio de Oliveira, sítio Queimadas.

Na ocasião, foram atendidas cerca de 100 pessoas, garantindo mais dignidade e acesso à direitos para os munícipes.

Esta é uma ação muito importante para a população e, por isso, a prefeitura continuará trabalhando para disponibilizar cada vez mais serviços e benefícios para todos.

#AssistênciaSocial 12/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Os bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família não são de responsabilidade do município

ATENÇÃO!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Cadastro Único, informa que os bloqueios e cancelamentos do Bolsa Família não são de responsabilidade do município.

O Governo Federal lançou um processo de averiguação cadastral de família unipessoal (composta por uma única pessoa), que consiste na verificação das informações registradas no Cadastro Único a partir de dados de outros registros administrativos do Governo Federal, resultando no bloqueio e cancelamento de vários benefícios.

Quem estiver nessa situação e desejar tirar dúvidas deve procurar o CRAS de referência da sua região.

#AssistênciaSocial 11/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Deseja emitir seu RG?

No dia 14 de abril, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizará a emissão de 1ª e 2ª via de RG e atualização e emissão de declaração do Cadastro Único.

Se você que é morador do Sítio Queimadas deseja emitir seus documentos, compareça na escola João Eufrásio de Oliveira, a partir das 8h, na próxima sexta-feira.

A prefeitura atenderá cerca de 100 pessoas, com o objetivo de garantir acesso aos documentos à população. ( Lembrando que os atendimentos são para a comunidade.)

#AssistênciaSocial 04/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Cartão Mais Infância

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, divulga a nova lista de beneficiários do Programa Cartão Mais Infância.

A partir do dia 10 de abril, os novos contemplados devem entrar em contato com o CRAS de referência da sua região para receber o benefício.

O Cartão Mais Infância é uma iniciativa do Governo do Estado que visa garantir a segurança alimentar e nutricional de crianças de até 5 anos e gestantes em situação de vulnerabilidade social.

#Info 04/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Prestação de contas referente ao 1° trimestre de 2023 com os secretários da 10ª Delegacia de Serviço Militar

Nesta terça-feira, 04 de abril, Viçosa do Ceará sediou a reunião de prestação de contas referente ao 1° trimestre de 2023 com os secretários da 10ª Delegacia de Serviço Militar, vinculados ao Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército Brasileiro, sediado no município de Crateús-CE.

O PRM é responsável por coordenar, apoiar e fiscalizar os trabalhos realizados na Junta Militar, e na ocasião, foi realizada uma palestra com instruções para agilizar a emissão de documentos e atuação no sistema de Recrutamento Militar e Mobilização.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos jovens que buscam quitação com o serviço militar obrigatório, mais agilidade e facilidade na obtenção dos documentos necessários.

#Info 03/04/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Eleições de Novos Membros do Conselho Tutelar

Estão abertas as inscrições para as eleições de novos membros do Conselho Tutelar, uma oportunidade única de contribuir para a proteção dos direitos da criança e do adolescente em nosso município.

Se você se preocupa com o bem-estar dos nossos pequenos e jovens, faça sua inscrição de 10 abril a 15 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria da Cidadania e Promoção Social.

O edital completo está disponível em: l1nk.dev/EditaldoConselho.

Junte-se a nós nessa importante missão e ajude a garantir um futuro melhor para as nossas crianças e jovens!

#Info 17/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Viçosa do Ceará foi mais uma vez contemplada com o Vale Gás Social!

A ação é uma parceria do Governo do Estado do Ceará com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, com o objetivo de prover suporte para que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao gás de cozinha.

Confira o cronograma a seguir:

- 20/03:

PADRE VIEIRA 08h/ QUADRA

ASSEMIM 13h/ ESCOLA

- 21/03:

JUÁ DOS VIEIRAS 8h/ CRAS

PASSAGEM FLORIDA 13h/ ESCOLA

- 22/03 MATÃO 08h/ ESCOLA

BURITI GRANDE 10h/ ESCOLA

BAIXA GRANDE 13h/ ESCOLA

- 23/03:

INHARIM 8h/ ESCOLA

QUEIMADAS 13h/ ESCOLA

- 24/03:

OITICICAS 8h/ ESCOLA

JAGUARIBE 13h/ ESCOLA

- 27/03

MANHOSO 8h/QUADRA

SEDE - ESCOLA NORMAL 13h/ PÓLO

- 28/03

MACAJETUBA 8h/ ESCOLA

SERRADOR 13h/ ESCOLA

- 29/03:

VAMBIRA 8h/ESCOLA

SEDE (GINÁSIO) 13h/ GINÁSIO MUNICIPAL

- 30/03:

BUIRA 8h/ ESCOLA BUIRA GRANDE

TOPE 10h/ ESCOLA

TRAPIÁ 13h/ ESCOLA

- 31/03:

PASSAGEM DA ONÇA 8h/ ESCOLA

GENERAL TIBÚRCIO 13h/ ESCOLA

Procure o local mais perto da sua casa e retire o seu tíquete Vale Gás Social.

Confira abaixo o link com os nomes dos beneficiados:

#AssistênciaSocial 16/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1° Encontro de Intergeracionalidade da Melhor Idade

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou o 1° Encontro de Intergeracionalidade da Melhor Idade.

O evento iniciou com um acolhimento musical e café da manhã, seguido de uma dinâmica de socialização e dança, comandada por Adriana Silva. Logo em seguida, Gelson Silva ministrou uma palestra sobre a importância da família para uma vida saudável e feliz. A atividade física com Elaine e o show de talentos animaram a todos antes do delicioso almoço. A tarde foi finalizada com o circuito de brincadeiras com bambolê, corda, bola e bastão.

Foi um dia incrível e repleto de atividades e momentos especiais que, com certeza, ficarão na memória de todos que participaram.

#AssistênciaSocial 14/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1° Encontro de Intergeracionalidade da Melhor Idade

Vem aí o 1° Encontro de Intergeracionalidade da Melhor Idade, um evento oferecido para os nossos idosos com o objetivo de levar qualidade de vida, entretenimento e mais entrosamento para essas pessoas.

O encontro acontecerá no dia 16 de março, no Polo de Convivência Social de Viçosa do Ceará, com a seguinte programação:

- Hora: 8h

Acolhimento: Música e café da manhã, dinâmica de socialização, dançando para se conhecer (Adriana Silva);

- Hora: 9h

Palestra com o tema: A importância da família para uma vida saudável e feliz (Gelson Silva);

- Hora: 9h50

Atividade física (Elaine), Show de talentos e Atividade circuito (bambolê, corda, bola, bastão).

Venha participar você também e viver experiências especiais.

#Info 08/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhada pela Vida e Direitos de Mulheres e Meninas

Nesta quarta-feira (08/03), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, do CRAS Sede, e em parceria com o Movimento Ibiapabano de Mulheres (MIM), realizou a Caminhada pela Vida e Direitos de Mulheres e Meninas.

O objetivo era sensibilizar a comunidade local sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres e meninas, promovendo a conscientização sobre as desigualdades de gênero e a violência contra a mulher, e incentivando a adoção de práticas de respeito e igualdade de gênero em Viçosa do Ceará.

#Info 07/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ATENDIMENTOS NOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DOS CRAS

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, trabalha empenhada em oferecer melhorias e qualidade de vida para a população.

Desta forma, durante o ano de 2022, foram realizados cerca de 906 atendimentos nos CRAS municipais, fruto do trabalho incansável de uma equipe comprometida em atender e acolher cada cidadão com dedicação e responsabilidade.

Nosso compromisso é seguir trabalhando para levar mais dignidade e bem-estar a cada um de nossos munícipes.

#Info 03/03/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Internacional da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, do CRAS Sede, e em parceria com o Movimento Ibiapabano de Mulheres (MIM), irá realizar a Caminhada pela Vida e Direitos de Mulheres e Meninas.

A caminhada será realizada no dia 8 de março, das 8h às 10h, com Concentração na Praça General Tibúrcio.

Vamos juntas na luta pelos direitos das mulheres e meninas. Sua presença é fundamental nessa caminhada pela vida e pela igualdade de direitos!

#Info 27/02/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Você conhece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?

O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência; vítimas de trabalho infantil; jovens e crianças fora da escola; jovens que cumprem medidas socioeducativas; idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais; além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

* Crianças até 6 anos;

* Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;

* Adolescentes de 15 a 17 anos;

* Jovens de 18 a 29 anos;

* Adultos de 30 a 59 anos;

* Pessoas Idosas.

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

#Info 24/02/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO CRAS 2022

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, trabalha diariamente para oferecer melhorias à população e proporcionar mais qualidade de vida aos que mais precisam.

Desta forma, em 2022, foram realizados 7.609 atendimentos nos CRAS do município, resultado do trabalho dedicado e esforçado de toda a equipe envolvida.

Parabenizamos os profissionais dos CRAS pelo excelente trabalho prestado à nossa população. Em 2023, continuamos comprometidos com o povo de Viçosa do Ceará.

#AssistênciaSocial 17/02/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão

Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, recebemos em nosso município o Caminhão do Cidadão, na qual esteve na Igreja Matriz e no Juá dos Vieiras realizando serviços em prol da cidadania.

Na ocasião, foram realizados serviços como: emissão de 1ª e 2ª via do RG, emissão de 1ª via do CPF, emissão de atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho digital, consulta da declaração do NIS e cortes de cabelo.

Esta é uma ação da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, que visa facilitar o acesso de nossa população à documentos essenciais e proporcionar mais dignidade para todos.

#AssistênciaSocial 14/02/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão

Atenção, população viçosense!

No dia 16 de fevereiro o Caminhão do Cidadão estará localizado no Juá dos Vieiras, em frente ao CRAS, das 8h às 16h30.

Através deste caminhão a população terá acesso à serviços como: emissão de 1° e 2° via do RG, emissão de 1° via do CPF, emissão de atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho digital e consulta da declaração do NIS.

Participe e fique em dia com a cidadania!

#AssistênciaSocial 06/02/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão

Atenção, população viçosense!

O Caminhão do Cidadão estará no município de Viçosa do Ceará nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Através deste caminhão a população terá acesso à serviços como: emissão de 1° e 2° via do RG, emissão de 1° via do CPF, emissão de atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho digital e consulta da declaração do NIS.

O caminhão ficará localizado nos dias 14 e 15 na Praça da Igreja Matriz, já no dia 16, no Juá dos Vieiras, em frente ao CRAS, ambos das 8h às 16h30.

Participe e fique em dia com a cidadania!

#AssistênciaSocial 27/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de um carro 0km para o Conselho Tutelar

Na manhã da última quarta-feira, dia 25 de janeiro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou a entrega de um carro 0km para o Conselho Tutelar.

O carro foi adquirido por meio do Edital de Chamamento Público SNDCA nº 01/2021 sendo o município selecionado, cumprindo todos os requisitos.

O carro proporcionará mais conforto e agilidade no atendimento às nossas crianças e adolescentes.

É a Prefeitura trabalhando para ofertar um serviço de excelência à população.

#Info 27/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

No mês de janeiro, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Juá dos Vieiras realizou uma série de reuniões com as equipes das Unidades Básicas de Saúde de Passagem Florida, Juá dos Vieiras e Padre Vieira.

O objetivo principal era fortalecer a rede socioassistencial e iniciar a construção do diagnóstico socioterritorial, a fim de tornar os serviços ofertados mais direcionados e eficazes.

#Info 26/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SOMOS UM MUNICIPIO QUE TRABALHA COM O SOCIAL

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, tem se esforçado para ampliar o acesso à benefícios socioassistenciais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias viçosenses.

O Vale Gás, por exemplo, no ano de 2020 Viçosa do Ceará recebeu 4.059 vouchers, em 2021 recebeu 4.220 e em 2022 recebeu 8.787, ajudando as famílias mais carentes a garantir o abastecimento de gás para cozinhar.

Esse benefício socioassistencial é fundamental para garantir a inclusão social e econômica das pessoas que mais precisam.

#Info 19/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cerimônia para a assinatura de autorização de aumento do salário dos Conselheiros Tutelares

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou uma cerimônia para a assinatura de autorização de aumento do salário dos Conselheiros Tutelares da nossa cidade.

A assinatura aconteceu no Gabinete do Prefeito, no dia 17 de janeiro, e contou com a presença do Prefeito Franci Rocha, da Secretaria de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira e Conselheiros Tutelares do município.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de quatro computadores para melhorar e agilizar o trabalho dos Conselheiros Tutelares em prol de proteger a infância de nossas crianças.

#Info 18/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cursos de Bombeiro Hidráulico e Cabeleireiro

Na última segunda-feira, dia 16 de janeiro, aconteceu a conclusão dos Cursos de Bombeiro Hidráulico e Cabeleireiro, no Polo de Convivência Social de Viçosa do Ceará.

Os cursos iniciaram no dia 06 de dezembro de 2022, com carga horária de 100h/a, e foi realizado através de uma parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará e da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, através do Programa Criando Oportunidades da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado do Ceará.

Participaram do curso cerca de 25 alunos, objetivando mais oportunidade e conhecimento para esses alunos.

#Info 18/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atenção, população viçosense!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa que devido a ajustes no sistema, o dia de pagamento do mês de janeiro de 2023 do Mais Infância Ceará sofrerá mudança.

Assim que a Coordenação Estadual do Programa confirmar a nova data, iremos divulgar.

#Info 05/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cartão Mais Infância Ceará

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, em parceria com o Governo de Estado, beneficiou 2.894 famílias viçosenses com o Cartão Mais Infância Ceará, referente ao ano de 2022.

O programa tem como objetivo auxiliar financeiramente famílias com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social, proporcionando mais dignidade e melhorias na qualidade de vida das famílias beneficiadas.

#Info 03/01/2023 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Mais uma grande conquista para Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Pessoal, realizou a aquisição de um carro 0km para a assistência social do município.

O carro foi adquirido de uma parceria com o Governo do Estado do Ceará e irá auxiliar nos atendimentos às pessoas mais carentes, levando mais eficácia e conforto para o trabalho dos nossos servidores com a população.

#Info 08/12/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em Viçosa do Ceará

Na manhã desta quarta-feira, dia 07 de dezembro, aconteceu a 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em Viçosa do Ceará.

O prefeito e todos os secretários estiveram compondo a mesa de autoridades, juntamente com o presidente do CMDCA e as crianças do NUCA.

O evento teve como tema central "Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade".

A Conferência objetivou definir e deliberar as ações e diretrizes da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com vistas à construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral e reparação dos danos causados pela pandemia da Covid-19 em suas vidas e restituição dos direitos pós-pandemia nas políticas públicas.

É a Prefeitura trabalhando pelas nossas crianças e adolescentes.

#Info 01/12/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 1ª Feira Cultural

Na última terça-feira (29/11), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou a 1ª Feira Cultural de nossa cidade.

Na ocasião, foram realizadas exposições de artesanato, exposições de alimentos, amostra cultural com dança, músicas, aferição de pressão e glicemia, bem como amostra dos trabalhos realizados pelo CRAS no ano de 2022.

Estiveram presentes o prefeito Franci Rocha, a primeira-dama Ana Rocha e a Secretaria de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

Queremos agradecer a todos que participaram deste momento de valorização da cultura de nossa cidade.

#Info 29/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Distribuição do Vale Gás Social

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, irá realizar a distribuição do Vale Gás Social.

O benefício do Vale Gás é destinado às famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional, ou famílias que tenham entre seus integrantes quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

#Info 25/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres

Neste dia 25 de novembro, dia em que é celebrado o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres, a Prefeitura de Viçosa do Ceará vem reforçar a importância dessa luta.

Durante o isolamento social, os números de casos de violência de gênero no Brasil aumentaram, atingindo principalmente mulheres negras.

Por isso, é de fundamental importância que todos estejam atentos aos sinais de violência. O silêncio torna mais forte a agressão. Não seja cúmplice, denuncie.

Ligue 180 ou 190.

#Info 25/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRAS Itinerante no distrito de General Tibúrcio

Com o objetivo de promover a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou mais uma ação do CRAS Itinerante no distrito de General Tibúrcio.

Na ocasião, foram realizadas várias ações que consistem em levar mensalmente os serviços socioassistenciais para as localidades de nossa cidade como: emissão de RG, corte de cabelo, aferição de pressão arterial e glicemia.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para levar mais serviços àqueles que mais precisam.

#Info 18/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRAS Itinerante na localidade do Sítio Ingá

Com o objetivo de promover a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou mais uma atividade do CRAS Itinerante na localidade do Sítio Ingá.

Na ocasião, foram realizadas algumas ações que consistem em levar mensalmente os serviços socioassistenciais para as localidades de nossa cidade como: emissão de RG e corte de cabelo.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para levar mais serviços àqueles que mais precisam.

#Info 11/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atenção, população viçosense!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através do Governo do Estado do Ceará em parceria com Secretaria de Cidadania e Promoção Social, entregará os RGs confeccionados nos dias 09 e 10 de agosto, concedidos pelo Caminhão do Cidadão.

A entrega será nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h, no Polo de Convivência Social, localizado no bairro Escola Normal.

#Info 08/11/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em nosso município

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, convida a população para participar da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em nosso município.

A Conferência vai acontecer no dia 07 de dezembro, de 8h às 15h, no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha.

É de extrema importância a participação de todos em prol dos diretos da criança e do adolescente.

#Info 29/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Encerramento da Campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou na última quinta-feira (27/10) o encerramento da Campanha Outubro Rosa.

Na ocasião, recebemos no Anfiteatro da Praça da Matriz, diversas mulheres de nossa cidade, onde foi realizada uma roda de conversa e um uma noite de muita música e dança.

Queremos agradecer a todos que participaram da Campanha Outubro Rosa, e pedimos para que as mulheres continuem com os cuidados e com a prevenção ao câncer de mama.

#Info 25/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Produção Artesanal de Bolos Confeitado

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na última sexta-feira (21/10) um Curso de Produção Artesanal de Bolos Confeitados.

Na ocasião, estiveram presentes a Primeira-dama Ana Rocha e a Secretária de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

Através do curso, os participantes podem adquirir mais conhecimentos e mais oportunidades de trabalho.

#Info 20/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Conferência Livre dos direitos da criança e do adolescente

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretária de Cidadania e Promoção Social, realizou na última quarta-feira (19/10) uma Conferência Livre dos direitos da criança e do adolescente.

O objetivo é incentivar a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

#Info 17/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Viagem para o grupo de idosos de nossa cidade

Em alusão ao dia do idoso, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Assistência Social, proporcionou uma viagem para o grupo de idosos de nossa cidade.

Os idosos foram levados para a cidade de Ubajara, onde visitaram o Parque Nacional, em seguida foram para uma festinha, na qual contou com forró, lanche e lembrancinhas.

O objetivo era promover a saúde, a autonomia e a integração social dos participantes.

#Info 17/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL O CREAS está localizado no Loteamento Manoel Joana, Bairro da Fátima

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, juntamente com o CREAS, trabalham diariamente para que nossa população tenha seus direitos garantidos.

Desta forma, caso precise de algum serviço ou esteja passando por algum problema que está listado nesta publicação, procure o CREAS, lá irão lhe acolher e buscar a melhor forma para atendê-lo.

O CREAS está localizado no Loteamento Manoel Joana, Bairro da Fátima, com atendimentos de segunda a sexta, das 7:30h às 12h e de 13h30 às 17h.

#Info 14/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Festa das crianças em alusão ao Dia da Criança

No dia 13 de outubro, às 16h, no Anfiteatro da Praça da Matriz, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Pessoal, realizou a festa das crianças em alusão ao Dia da Criança.

Foram ofertados às crianças brincadeiras, lanches, presentes lembrancinhas e muita diversão.

Na ocasião, estiveram presentes os secretários municipais e os munícipes com seus filhos.

Foi um dia de muita alegria e diversão!

#Info 06/10/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Culminância da Campanha Setembro Amarelo, com o tema - A importância de ser feliz!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na última sexta-feira (30/09) a Culminância da Campanha Setembro Amarelo, com o tema - A importância de ser feliz!.

Foi um momento de muita alegria e informação, com participações dos grupos de mulheres da aeróbica "Mulheres em ação", do grupo de mulheres do artesanato "Amor e Integração" e apresentações realizadas pelos grupos de convivências e fortalecimentos de vínculos de diferentes idades.

Queremos agradecer todos que compareceram na culminância e todos que contribuíram com as ações durante todo mês.

#Info 28/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 3 grupos de convivência na quadra do Padre Vieira

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou 3 grupos de convivência na quadra do Padre Vieira, para a melhoria da qualidade de vida dos idosos da comunidade.

A ação foi realizada com foco na temática sobre autocuidado e saúde mental na terceira idade, e contou com a presença do enfermeiro da UBS do Padre Vieira e da psicóloga do CRAS Juá dos Vieiras.

Na ocasião, estiveram presentes a Primeira Dama Ana Rocha e a Secretária de Cidadania de Viçosa do Ceará, Neide Pereira.

É a prefeitura trabalhando para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos.

#Info 26/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ação de levar o CRAS à comunidade

No dia 23 de setembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou uma ação de levar o CRAS à comunidade.

A ação aconteceu na Escola do Matão e contou com diversos serviços oferecidos à população como: emissão de RG, emissão de declaração do CadÚnico, corte de cabelo, verificação de glicemia, aferição de pressão arterial e muito mais.

É a Prefeitura trabalhando mais levar mais serviços e qualidade de vida à população.

#Info 15/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Trabalho de Ornamentação

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou um trabalho de ornamentação da sala utilizada pelo grupo de convivência de 0 a 6 anos de idade, localizada no Polo de Convivência - Bairro Escola Normal.

As salas de convivência são locais de aprendizado e oportunidades e que agora contarão com um novo espaço para desenvolver suas atividades junto a comunidade, proporcionando assim um ambiente mais dinâmico, atrativo e lúdico, essencial para que a criança participe efetivamente de seu aprendizado, que através de jogos e brincadeira aprendam regras básicas de convivência e construam seus conhecimentos através das experiências vivenciadas.

#Info 15/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, valoriza e cuida com muito carinho das crianças viçosenses.

Desta forma, está recebendo diariamente visitadoras do Programa Criança Feliz para realizarem visitas a diversas famílias, com o objetivo de acompanhar e incentivar o desenvolvimento das crianças.

#Info 08/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Aulão de Dança

Na última sexta-feira (02/08) a Prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com o Conselho LGBTQIA+ e apoio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou um Aulão de Dança, na qual reuniu cerca de 200 participantes.

O objetivo desta ação é oferecer mais qualidade de vida e entretenimento para a população através da dança.

#Info 02/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 12º Conferência da Cidadania e Promoção

No dia 26 de agosto, aconteceu em nosso município a 12º Conferência da Cidadania e Promoção, com a posse dos secretários como membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Viçosa do Ceará.

Na ocasião, foram empossados os seguintes secretários:

- Maria Neide Pereira da Silva, Secretária de Assistência Social;

- Willia Maria Oliveira de Andrade, Secretária de Educação;

- Antônio José Sousa de Morais, Secretário de Agricultura;

- Adriano Rocha da Silva, Secretário de Saúde;

- Francisco João Cardoso Filho, Prefeito.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Viçosa do Ceará tem como objetivo proporcionar uma alimentação mais saudável e de qualidade para a população.

#Info 01/09/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Aulão de Dança

Para levar mais entretenimento e também respeito à diversidade, a Prefeitura de Viçosa do Ceará vai realizar nesta sexta-feira (02/09), um Aulão de Dança, com os professores Henrique e Xavier.

Será uma noite para você dançar, aprender e se divertir com os nossos professores. Contaremos também com a presença do Presidente do Conselho LGBTQIA+ de Viçosa do Ceará, Luis Eduardo Fernandes Pereira.

Venha e participe, será nesta sexta-feira (02/09), às 18h, no Anfiteatro da Praça Clóvis Beviláquia.

#Info 31/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Renovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Quadriênio 2022 a 2026

No dia 19 de agosto de 2022, reuniram-se os representantes da classe dos docentes, pais e alunos, poder executivo e sociedade civil, na sala de reuniões da Casa dos Conselheiros de Viçosa do Ceará, para tratar da renovação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Quadriênio 2022 a 2026.

A Assembleia foi conduzida pela Sra. Lilian de Sousa Passos, que ressaltou a importância da participação do CAE como Controle Social na aplicação dos recursos repassados e na alimentação oferecida aos educandos, destacando ainda, que a participação do Conselho é um relevante trabalho social e gratuito.

É a Prefeitura trabalhando pela melhoria e qualidade da alimentação dos nossos alunos.

#Info 25/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Abertura oficial da Semana do Bebê 2022

Na última terça-feira, 23 de agosto, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou a abertura oficial da Semana do Bebê 2022.

A abertura aconteceu às 9h30, no Juá dos Vieiras, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade.

A Semana do Bebé é realizada em parceria com o Selo Unicef e desenvolve diversas ações como entrega de kits enxoval para gestantes, palestras e muito mais.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando por uma infância mais saudável.

#Info 19/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Semana do Bebê, com o tema: "Cuidar da Infância Para Desenvolver no Futuro"

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, irá realizar a Semana do Bebê, com o tema: "Cuidar da Infância Para Desenvolver no Futuro".

O evento será realizado de 23 a 25 de agosto, por diversos locais de nossa cidade.

Essas ações são resultados do compromisso da Prefeitura com a 1ª Infância, proporcionando mais acessibilidade e qualidade de vida.

#Info 19/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ações voltadas à conscientização para a não utilização de drogas

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou diversas ações voltadas à conscientização para a não utilização de drogas.

As ações foram realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, com Fórum, Workshop e Roda de Conversa.

O objetivo dessas ações foi conscientizar, informar e dialogar com a população sobre esse tema que aflige diversas famílias em todo o mundo.

#Info 19/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Capacitação da PAIF e SCFV, no Polo de Atendimento e Convivência

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou nos dias 17 e 18 de agosto, uma Capacitação da PAIF e SCFV, no Polo de Atendimento e Convivência.

O objetivo foi finalizar a capacitação dos profissionais da assistência social para uma melhor qualificação aos técnicos e educadores.

É a Prefeitura trabalhando para que nossa população tenha um atendimento de qualidade.

#Info 18/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Primeira Infância

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, irá realizar diversas ações dedicadas à Primeira Infância.

As ações acontecerão do dia 19 a 31 de agosto, na qual terá muitas brincadeiras e diversão para nossas crianças.

Traga seu filho para se divertir e desenvolver relações interpessoais!

#Info 16/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Viçosa do Ceará vai receber a visita da Van Lilás

Viçosa do Ceará vai receber a visita da Van Lilás, com atendimento voltado para as mulheres viçosenses. O serviço da Van Lilás é oferecido pela Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social.

A Van Lilás conta com uma equipe de profissionais, na qual realizará serviços de atendimento especializado, roda de conversa, encaminhamento para rede de apoio e distribuição de material informativo.

Será no dia 18 de agosto, das 8h às 16, em frente a Praça da Matriz.

Venha participar!

#Info 16/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Fórum, Workshop e Roda de Conversa

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, irá realizar diversas ações voltadas à conscientização para a não utilização de drogas.

As ações serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, com Fórum, Workshop e Roda de Conversa.

Objetivo é conscientizar, informar e dialogar com a população sobre esse tema que aflige diversas famílias em todo o mundo. Participe!

#Info 11/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão

Nos dias 9 e 10 de agosto, recebemos em nossa cidade o Caminhão do Cidadão, para a emissão de 1ª e 2ª via de RG, 1ª via de CPF, emissão de atestado de antecedentes criminais, consulta da declaração do NIS, cortes de cabelo e aferição de pressão e glicemia.

O Caminhão do Cidadão atendeu mais de 300 pessoas durante esses dois dias, levando mais dignidade e acesso à serviços básicos para a população viçosense.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para melhor servir à população.

#Info 10/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Vale Gás

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, divulga a lista dos beneficiários do Vale Gás Social e o cronograma dos locais de entrega do Vale Gás.

#Info 03/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL O Caminhão do Cidadão estará no município de Viçosa do Ceará

Atenção!

O Caminhão do Cidadão estará no município de Viçosa do Ceará nos dias 09 e 10 de agosto.

Através deste caminhão a população terá acesso à serviços como: emissão de 1° e 2° via do RG, emissão de 1° via do CPF, emissão de atestado de antecedentes criminais e consulta da declaração do NIS.

O caminhão ficará localizado na praça General Tibúrcio, das 8h às 16h30. Participe e fique em dia com a cidadania!

#Info 02/08/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha “Agosto Lilás”

Neste mês de agosto, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promove a campanha "Agosto Lilás". Com o tema "Sua atitude salva", o movimento tem como proposta conscientizar a população sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

O mês também comemora o 16º aniversário da Lei Maria da Penha. Instituída em 2006, a lei é referência em todo o mundo no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

#Info 26/07/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Posse aos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) para o biênio 2022/2024

Na sexta-feira (15/07), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) para o biênio 2022/2024.

O COMSEA tem como função fiscalizar, acompanhar, articular e monitorar a convergência de ações destinadas a assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável.

O órgão é composto por representantes da sociedade civil e do governo municipal.

#Info 22/07/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Quase 3 mil atendimentos no CRAS

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, tem o compromisso de cuidar dos que mais precisam, por isso está desenvolvendo um forte trabalho com as famílias do município.

Desta forma, foi possível realizar quase 3 mil atendimentos no CRAS, de janeiro a julho de 2022. Esses resultados são possíveis graças a dedicação da Prefeitura para que nossos munícipes tenham acesso a qualidade de vida e bem-estar.

#Info 19/07/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Colônia de Férias

Os estudos e a diversão no mês das férias continua!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, está realizando uma Colônia de Férias durante o mês de julho, no Pólo de Atendimento e Convivência no Bairro Escola Normal.

Todas as terças e quintas são realizadas diversas atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, pinturas, desenhos, costuras de bonecas, brincadeiras populares, jogos esportivos e outros, e no fim de algumas brincadeira as crianças ainda recebem brindes.

É a Prefeitura proporcionando diversão e aprendizagem para nossas crianças.

#Info 19/07/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ações no CRAS de Caraúbas

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou diversas ações no CRAS de Caraúbas.

Na ocasião, foi realizado o CRAS Itinerante, que consiste em levar mensalmente os serviços socioassistenciais para as localidade de nossa cidade, como: atualização do CadÚnico, emissão de RG, corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia.

É a Prefeitura levando mais dignidade e qualidade de vida para a população!

#Info 08/07/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Seminário de monitoramento dos planos municipais da Primeira Infância

Na última quarta-feira, dia 06 de julho, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou um seminário de monitoramento dos planos municipais da Primeira Infância com os comitês intersetoriais da serra da Ibiapaba.

Na ocasião, foram realizadas avaliações de políticas públicas com o objetivo de melhores e desenvolver estratégias de acordo com a necessidade da população.

É a Prefeitura de Viçosa trabalhando para que nossas crianças tenham acesso à uma infância saudável e feliz.

#Info 25/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Lugar de Criança é na escola

Na manhã deste sábado (25), a Secretaria da Cidadania e Promoção Social, em articulação com a equipe dos CRAS E CREAS promoveu uma campanha em alusão ao dia mundial de combate ao trabalho infantil na Praça General Tiburcio, com o tema "Lugar de Criança é na escola", com intuito de conscientizar a população sobre as consequências do trabalho infantil, além de combater a prática no município, fortalecendo a articulação com a rede de proteção da criança e adolescente.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!

#Info 24/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega dos cartões mais infância para as família cadastradas

O Prefeito Franci Rocha juntamente com a Secretaria de Cidadania e Promoção Social realizaram na manhã desta sexta-feira (24), a entrega dos cartões mais infância para as família cadastradas.

O Cartão Mais Infância é um programa de transferência de renda do Governo do Estado. Um benefício financeiro mensal, destinado às famílias extremamente vulneráveis e que atendam aos critérios do programa.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!

#Info 15/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 15/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Prática de atividades físicas, bem como o ensaio da Quadrilha da Melhor Idade

Na manhã desta quarta-feira (15), o grupo de idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Polo de Convivência Social e Viçosa Social Park, estiveram na Praça do Fórum Desembargadora Águeda Passos para a prática de atividades físicas, bem como o ensaio da Quadrilha da Melhor Idade.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 12/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho - Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT no ano de 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o dia nacional de combate ao trabalho infantil pela lei nº 11.542, de 12 de novembro de 2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo FNPETI em parceria com os fóruns estaduais de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador e suas entidades membros.

O objetivo primordial dessa data é sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir as crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são proprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

AJUDE A ERRADICAR, DENUNCIE

DISQUE 100

CREAS

CONSELHO TUTELAR

#Info 10/06/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Oficina de Artesanato

Na manhã desta sexta-feira(10), a Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou uma oficina de artesanato, no Polo de Convivência Social, no Bairro Escola Normal, onde as famílias da comunidade teve a oportunidade de aprender e se especializar na confecção de bonecas de pano, quadros, flores.

Com isso, as referidas famílias poderão gerar uma nova fonte de renda com a capacitação e aprendizagem de novas habilidades.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 26/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cerimônia de posse dos membros do conselho municipal LGBTQIA+

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social tem a honra de convidar à população para a cerimônia de posse dos membros do conselho municipal LGBTQIA+.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 26/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Solenidade de posse dos membros do conselho municipal LGBTQIA+

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no auditório Padre Ascenso Gago no Polo Cultural e Artesanal Igreja do Céu, a solenidade de posse dos membros do conselho municipal LGBTQIA+.

A ocasião contou com a presença do Prefeito Franci Rocha e da Primeira-dama Ana Vieira, Secretários e demais representantes do Conselho.

O Conselho Municipal LGBTQIA+ tem por objetivo propor e contribuir para a normatização, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas relativas aos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais, Assexuais, e todas as identidades de gênero e orientações sexuais não hétero-cis.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!

#Info 25/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Reunião intersetorial com a presença de representantes da rede socioassitencial

Na última segunda-feira (23), aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social - CREAS, uma reunião intersetorial com a presença de representantes da rede socioassitencial da defesa dos direitos da criança e do adolescente, quais sejam: Creas, Cras, Conselho Tutelar, Secips, CMDCA, Saúde, Educação e CAPS, com intuito de ser realizada a Construção de Fluxo de Atendimento à Criança e/ou Adolescente Vítimas de Violência Sexual para atendimento desse público em Viçosa do Ceará.

A referida reunião faz parte do calendário de Ações referentes ao 18 de maio, que é o mês de combate ao abuso e exploração sexual de Crianças e adolescentes, na ocasião foram apresentados os Serviços atualmente prestados na esfera municipal, discutidos os Marcos Legais referentes à temática e construído o Fluxo Oficial de Atendimento.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!

#Info 25/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL O dia do Desafio

O dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio.

O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas e na manhã desta quarta-feira (25), o grupo de idosos participou dessa ação em prol de melhorar a saúde física e mental.

Os idosos tiveram aula de aeróbica na praça Clóvis Beviláqua, onde se movimentaram, socializaram e se divertiram.

Como também foi realizado no Polo de Atendimento para as crianças do bairro Escola Normal.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará , compromisso com o povo!

#Info 20/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Evento com o Grupo de Idosos na Unidade Básica de Saúde do Manhoso

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de quarta-feira, dia 19 de Maio, um evento com o Grupo de Idosos na Unidade Básica de Saúde do Manhoso, com a realização de palestras educativas e incentivo à prática de atividades físicas- Alongamento e Dança - sendo oferecido um lanche com frutas, como estímulo à alimentação saudável.

Destacamos a parceria de todos os membros da equipe de Saúde da região, em especial ao Dr João Carlos Lucena, médico da equipe e idealizador da ação, e a brilhante participação dos Idosos da Região.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 18/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil

Hoje, 18 de maio dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil, essa data tem o intuito de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

.

Esquecer é permitir lembrar é combater! Disque 100

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!

#Info 17/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Homenagem em alusão ao Dia das Mães no CRAS localizado no distrito de Juá dos Vieiras

Na última quinta-feira(12), A Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou mais uma homenagem em alusão ao Dia das Mães no CRAS localizado no distrito de Juá dos Vieiras..

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 16/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Homenagem ao Dia das Mães no Sítio Barra

Na última sexta-feira(13), A Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou mais uma homenagem ao Dia das Mães no Sítio Barra, direcionada as mãezinhas que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da região.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 16/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL INSCRIÇÕES EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO

INSCRIÇÕES EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA A ELEIÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBTQIA+

Local da Inscrição: Secretaria da Cidadania e Promoção Social - Rua Lamartine Nogueira, S/N Centro - Viçosa do Ceará

Documentos necessários: RG e CPF.

De segunda a sexta das 7h30 às 12:00 ?? horas/ 13:30 as 15:00 horas ??

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 15/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. Se dedica a lutar pelos direitos humanos, por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis. Parabéns a todos os profissionais do nosso Município!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 13/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA A ELEIÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA O CONSELHO MUNICIPAL LGBTQIA+

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA A ELEIÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBTQIA+

A Secretaria da Cidadania e Promoção Social abre inscrição para compor 8 vagas dos representantes da sociedade civil, para o Conselho Municipal LGBTQIA+ instituído pela Lei nº 779/2022 de 26 de abril de 2022.

Local da Inscrição: Secretaria da Cidadania e Promoção Social - Rua Lamartine Nogueira, S/N Centro - Viçosa do Ceará

Documentos necessários: RG e CPF

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 11/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Homenagem às mãezinhas dos grupos de convivência e grupo de convivência crianças da flauta no polo Viçosa Park.

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social realizou uma homenagem às mãezinhas dos grupos de convivência e grupo de convivência crianças da flauta no polo Viçosa Park.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 09/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Homenagem ao dia das mães

Em homenagem ao dia das mães a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, juntamente com a secretaria de Cidadania e Promoção Social realizou a entrega dos kits bebês, conteúdo banheiras e utensílios higiênicos.

.

A entrega desses kits foram feitos pela Primeira-Dama Ana Vieira, Segunda-Dama Livania e a Secretaria Neide Pereira.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 04/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Confeitaria de bolos

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o SENAR, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social ofertou mais um curso de Confeitaria de bolos, dessa vez a localidade beneficiada foi a comunidade do Distrito de Passagem da onça.

.

O referido curso foi ministrado pela instrutora Izabel, dando a comunidade a oportunidade de promover novos meios para obter renda e melhorar o desenvolvimento social da família.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 02/05/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Confeitaria de bolos

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o SENAR, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social ofertou mais um curso de Confeitaria de bolos, dessa vez a localidade beneficiada foi a comunidade do Distrito de Passagem da onça.

.

O referido curso foi ministrado pela instrutora Izabel, dando a comunidade a oportunidade de promover novos meios para obter renda e melhorar o desenvolvimento social da família.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 27/04/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de kits do Programa Criança Feliz

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou nesta última terça-feira (26), a entrega de kits do Programa Criança Feliz.

.

A solenidade de entrega contou com a participação do Prefeito Franci Rocha, da Secretária da Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 19/04/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de novos computadores aos quatro CRAS do município

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou nesta última segunda-feira (18), a entrega de novos computadores aos quatro CRAS do município.

A iniciativa faz parte do Pacto Estadual pelo Fortalecimento das Políticas Públicas da Assistência Social no Ceará, assinado pelo Prefeito Franci Rocha

Na ocasião também foram entregues celulares, com a finalidade de viabilizar o atendimento remoto com os usuários, como também fardamentos as crianças acompanhadas pelas visitadoras do Programa Criança Feliz.

A solenidade de entrega contou com a participação do Prefeito Franci Rocha, da primeira-dama Ana Vieira, da secretária da Cidadania e Promoção Social Neide Pereira e da supervisora do Programa Criança Feliz Raimunda Pierre.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 18/04/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Concessão da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)

No dia 13 de setembro de 2021 foi sancionada a lei nº 14.203, que altera a lei nº12.212/2010, tornando a concessão da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) automática.

#Info 13/04/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Auxílio Brasil

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social comunica que o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil - antigo Bolsa Família já está disponível para consulta.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 06/04/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Foi implementado em Viçosa do Ceará o Programa ACT

Cuidar da infância é cuidar do presente e do futuro do Município. Com esse objetivo, foi implementado em Viçosa do Ceará o Programa ACT com o intuito de promover a parentalidade positiva e a prevenção da violência familiar contra crianças.

.

Nesta segunda-feira (4) foi realizado o I Encontro do Programa ACT em Viçosa do Ceará, que contou com a presença do prefeito e Vice-Prefeito, da secretária de Cidadania e Promoção Social, bem como dos técnicos de assistência social, conselheiros, coordenadores de projetos voltados pra primeira infância, e coordenadora do CMDCA.

.

Nesse momento a Dr. Elisa Altafim, coordenadora internacional do Programa, apresentou o ACT para as autoridades presentes e a coordenadora municipal, a psicóloga Marinalva Lustosa ressaltou sobre a importância do Programa e acerca da sua execução no município.

.

O evento contou ainda com a presença da Karina Fasson, representante da Fundação Maria Cecilia Vidigal, uma das parceiras na execução do Programa.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 31/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial da Alimentação

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), uma ação da Secretaria de Cidadania e Promoção social, uma palestra ministrada pela Nutricionista, voltada ao Dia Mundial da Alimentação, para o grupo de Idosos.

.

Orientando sobre a importância de manter bons hábitos alimentares que resulta em boa qualidade de vida e na prevenção de doenças.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 30/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Visita Técnica da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)

#social Nos dias 29 e 30, as técnicas da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado, Ívia Paula e Cleide Rocha acompanharam todas as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

.

Com intuito de compartilhar e conhecer as ações que o município faz no âmbito da política de assistência social, pra que os referidos equipamentos tenham o melhor padrão possível, desde o aspecto físico do prédio até a equipe, passando pelos serviços ofertados.

.

Não é uma ação de fiscalização, é uma ação de apoio técnico e orientação, objetivando visar quais são as dificuldades, potencialidades e os resultados que estão acontecendo.

Na ocasião as técnicas, junto com a Secretária da Cidadania e Promoção Social, Neide Pereira, reuniram-se com o Prefeito para relatar e intensificar o objetivo da visita, dando total apoio e se comprometendo em potencializar as ações.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 29/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Certificação Prata do Governo do Estado pela aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância

Na última Segunda-feira (28), o município de Viçosa do Ceará foi reverenciado com a Certificação Prata do Governo do Estado pela aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância, durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consecutivo Intersetorial das Politicas de Desenvolvimento Infantil no Ceará, em Fortaleza - CE.

A elaboração do referido Plano foi realizado pela Supervisora do Programa Criança Feliz, Raimunda Pierre e pela Técnica de Gestão Trícia Brasil.

O evento contou com a participação da Primeira-Dama do Ceará, Onélia Santana, da Secretária da SPS Socorro França, da Superintendente do Instituto da Infância Luzia Laffite e da Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará, Iêda Castro.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 28/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Caminhão do Cidadão no Município

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social receberá o Caminhão do Cidadão no Município, nos dias 04 e 05 de abril. Em atendimento a solicitação feita pelo Prefeito Franci Rocha ao Governo do Estado.

Através deste caminhão a população terá acesso à serviços como: emissão de RG, emissão de CPF, folha corrida, impressão de declaração do NIS e orientação da CTPS digital.

O caminhão ficará localizado na Praça Matriz de Viçosa do Ceará. Os atendimentos são por ordem de chegada, com início às 8h.

Participe e fique em dia com a cidadania!

Acesse o link abaixo e fique por dentro da documentação necessária e outras informações:

http://www.vicosa.ce.gov.br/arquivos/2257/OUTROS%20DOCUMENTOS__2022_0000001.pdf

#Info 27/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Polo de Atendimento e Convivência após a reforma e ampliação no bairro Escola Normal

Aconteceu na noite deste último sábado (26), a solenidade de entrega do Polo de Atendimento e Convivência após a reforma e ampliação no bairro Escola Normal.

.

Um grande momento pois com a entrega deste patrimônio, a comunidade só tem a ganhar, com os serviços que o Polo de Convivência tem a oferecer, como cursos, palestras, orientações a comunidade, lazer entre outros serviços à comunidade.

.

A ocasião contou com a presença do Excelentíssimo Prefeito Franci Rocha, da Primeira-Dama Ana Cardoso, do Vice-Prefeito Shill, da Segunda- Dama Livania , Líder Político Zé Firmino e sua esposa Silvinha Arruda, Vereadores, Secretários e a comunidade local.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 17/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Panificação

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou mais um Curso de Panificação no distrito de General Tibúrcio com o apoio de FAEC, SENAR, SINRURAL.

.

Na ocasião esteve presente o Prefeito Franci Rocha, Primeira-Dama Ana Rocha, o Secretário de Administração Geral Adriano Silva e a Secretária de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

.

O referido curso tem como finalidade dar a esses cidadãos oportunidades de promover novos meios para obter renda e melhorar o desenvolvimento social da família.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 11/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Manhã de beleza no Viçosa Social Park em alusão ao Dia Internacional da Mulher

#social| Aconteceu na última terça-feira (08) uma manhã de beleza no Viçosa Social Park em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com mulheres que compõem os Grupos do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV).

A ocasião contou com a presença da Primeira-Dama Ana Rocha e da Segunda-Dama Livania Alves e da Secretaria de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 10/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ação Comemorativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher

#social| Aconteceu na ultima quarta-feira (09), no Crás Juá dos Vieiras a ação comemorativa em alusão ao dia Internacional da mulher, homenageando as mulheres que compõem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz (PBF) e beneficiárias do Programa Mais Infância Ceará.

Estando presente neste grande momento a Primeira-Dama Ana Rocha, Segunda-Dama Livania e Secretária de Cidadania e Promoção Social Neide Pereira.

.

É a Prefeitura Municipal Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 10/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Confeitaria

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social em parceria com o Governo do Estado com intermédio do Instituto Maria da Hora, realizou qualificação em Curso de Confeitaria para mulheres chefes de famílias, da comunidade de Cacimbão e regiões vizinhas.

.

O referido curso foi ministrado pela instrutora Eliane Oliveira,

este curso tem como finalidade dar a essas mulheres oportunidades de promover novos meios para obter renda e melhorar o desenvolvimento social da família.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 09/03/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL REUNIÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO

#social| A Junta de Serviço Militar de Viçosa do Ceará, recebeu na manhã desta quarta-feira (09), que tem como secretários, Gilvan Reis e Daniel Sousa, o Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização 10-003/ 40º BI- Batalhão de Infantaria de Crateús-CE, o Sr. Érico Machado Flores - 1º Ten. do Exército Brasileiro e seu auxiliar o subtenente Naziel Machado Carneiro Júnior.

.

Com a finalidade de realizar a inspeção das condições da Junta de Serviço Militar do Município, a referida visita é feita anualmente.

.

Na ocasião, foi realizado uma reunião onde junto a Secretaria da Cidadania e Promoção Social Neide Pereira, o Sr. Érico enfatizou a IMPORTÂNCIA da realização do Alistamento Militar e o engajamento entre Gestão Municipal e Junta Militar para a conscientização dessa obrigatoriedade.

.

Onde no período compreendido entre 2 de Janeiro até 30 de Junho, o alistamento é obrigatório, para o cidadão do sexo masculino que completa 18 anos no período supracitado.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 25/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Marchinha da Melhor Idade do Grupo de Idosos do SCFV

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), no Social Park a Marchinha da Melhor Idade do Grupo de Idosos do SCFV.

.

Está ação tem como objetivo proporcionar interação social e melhorar na qualidade de vida da terceira idade.

.

A dança tem um papel importante para a saúde além do processo de socialização , inter-relacionamento, reencontrar amigos, como forma de encarar essa fase como uma boa idade.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 22/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Implantação de uma brinquedocreche no CEB Nossa Senhora das Vitórias (Anexo do Bairro Santa Cecília).

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos- SPS do Governo do Ceará, realizou a implantação de uma brinquedocreche no CEB Nossa Senhora das Vitórias (Anexo do Bairro Santa Cecília).

.

A iniciativa consiste na instalação de um espaço lúdico para crianças da Primeira Infância, com o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil.

.

A brinquedocreche integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar.

.

O espaço possui brinquedos, como gira-gira, gangorras, balanço, casinha, túnel, travinha e tapete de EVA.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!!

#AssistênciaSocial 22/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social realizou mais uma ação da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

.

A iniciativa busca promover a reflexão entre jovens e as famílias sobre o impacto da gravidez dos 15 aos 19 anos.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 17/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Adesão ao Pacto pelo fortalecimento das Políticas de Assistência Social

O Prefeito Franci Rocha, assinou o termo de adesão ao Pacto pelo fortalecimento das Políticas de Assistência Social. O Pacto trará uma série de investimentos nas políticas para o fortalecimento da Secretaria de Cidadania e Promoção Social .

.

O pacto traz uma série de benefícios, equipamentos de trabalho que serão entregues ao Município, onde às equipes que fazem a assistência social garantirá atendimento de qualidade para a população de Viçosa do Ceará.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 17/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Ação dos Grupos de Convivência

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social promoveu um momento com os idosos do Município, uma ação dos Grupos de Convivência.

.

Um trabalho que estimula a autoestima e saúde física dos cidadãos da terceira idade.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 14/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Culminância do curso de Panificação no Sítio Matão

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na última quinta-feira (10), uma culminância do curso de Panificação no Sítio Matão em parceria com a FAEC, SENAC, SINRURAL e a Prefeitura.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!!

#Info 14/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha de prevenção na Gravidez de adolescentes

A Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, esteve na tarde desta última sexta-feira (11), no Sítio Barra com mais uma palestra com a Psicóloga Isabele sobre a Campanha de prevenção na Gravidez de adolescentes, contribuindo assim na conscientização e cuidados que a família deverá ter com seus adolescentes!!!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará !!!

#Info 14/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Solenidade de posse de mais um funcionário para a Secretaria de Cidadania e Promoção Social

Aconteceu na última sexta-feira (11), a solenidade de posse de mais um funcionário para a Secretaria de Cidadania e Promoção Social, a Nutricionista Thaline Dias, que irá compor o quadro de funcionários para atender a população de Viçosa do Ceará.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 12/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cartão Mais Infância Ceará

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social comunica às famílias beneficiadas pelo Cartão Mais Infância Ceará que o pagamento referente ao mês de fevereiro de 2022 estará disponível a partir do dia 15 de fevereiro.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 10/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Culminância do curso de Panificação no distrito do Juá dos Vieiras

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realzou na tarde desta quinta-feira (10), uma culminância do curso de Panificação no distrito do Juá dos Vieiras .

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#AssistênciaSocial 09/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Palestras nas Escolas do Município com tema: Os efeitos da gravidez na adolescência e o impacto social

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social realizou na manhã desta quarta-feira (09), palestras nas Escolas do Município com tema: Os efeitos da gravidez na adolescência e o impacto social, ministrada pela Psicóloga Isabele Azevedo do CRAS Juá.

.

A palestra ocorre em consonância com a semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência instituída pela lei 13.798/19 que visa "reduzir os índices de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência decorrentes da iniciação sexual precoce".

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 08/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Curso de Confeitaria

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social vem por meio deste informar que o Curso de Confeitaria continua a todo vapor com aulas teóricas da Instrutora Eliane, pelo Instituto Maria Da Hora, parceria com a Gestão compromisso com o povo.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 04/02/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Focinho Feliz

Atenção!!!! A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social informa a população que o Projeto Focinho Feliz está concorrendo a uma emenda parlamentar por votação popular.

.

Ajudem nessa votação, acesse o link e procure a categoria causa animal e vote no projeto Focinho Feliz.

.

Com a contemplação do projeto receberão recursos para implantação de atendimento e reabilitação da população de cães abandonados e maltratados.

.

Atenção: Prazo de votação até o dia 10/02/2022

.

Nos ajudem nessa causa!!!

#Info 31/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Programa Auxílio Brasil

Atenção!!! Comunicamos as famílias do Programa Auxílio Brasil a fim de evitar fraudes.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#AssistênciaSocial 28/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Apresentação do curso de Confeitaria pelo Instituto Maria Da Hora

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e promoção Social na tarde desta última quinta-feira, teve a honra de fazer apresentação do curso de Confeitaria pelo Instituto Maria Da Hora, com a presença da Secretária Neide Pereira e a Intrutora Eliane Oliveira, com o Objetivo de promover qualificação e emprego e renda para a equipe de vários participantes!!!!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará juntamente com Social cuidando do Cidadão!!!!

#Info 27/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Palestra com Dr. Eduardo Advogado do CREAS de Viçosa

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, em nome da Secretaria da Cidadania e Promoção Social promoveu uma palestra com Dr. Eduardo Advogado do CREAS de Viçosa, onde em Homenagem ao mês dos Aposentados esclareceu dúvidas, sobre os Direitos e cuidados dos mesmos, com a presença da Séc. da Assistência Social Neide Pereira.

.

É a Ação Social cuidando do Cidadão!!!

#AssistênciaSocial 24/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Roda de conversa com grupo de mulheres no Sítio Barra, em alusão ao Janeiro Branco.

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou nessa última sexta-feira (21), uma roda de conversa com grupo de mulheres no Sítio Barra, em alusão ao Janeiro Branco.

.

O intuito foi de promover a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, tanto em nível individual como coletivo, bem como ampliar o conhecimento acerca do tema e seus determinantes.

.

A condução foi realizada pela psicóloga Marinalva Lustosa e contou com a presença da Secretária de Cidadania e Promoção social, Neide Pereira.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!

#AssistênciaSocial 19/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do vale gás e cartão cesta básica dos faltosos

Acontecerá no dia 20 de janeiro a entrega do vale gás e cartão cesta básica dos faltosos.

Local : Secretaria da Cidadania e Promoção Social .

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Info 07/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Prevenção ao Câncer de Boca

A equipe de saúde bucal do Município de Viçosa do Ceará, realizou na manhã desta sexta-feira (07), junto a Secretaria de Cidadania e Promoção Social, atividades com idosos do grupo. Na ocasião, foi realizada palestra educativa sobre a prevenção ao câncer de boca, bem como orientações sobre a higienização e cuidados com próteses dentárias. Com a unidade Odontológica Móvel presente no local, os idosos também realizaram o exame bucal preventivo. A ação contou também com a distribuição de kits de higiene bucal, o evento foi realizado com muita animação e alegria dos participantes.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#AssistênciaSocial 06/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do auxílio cesta básica e auxílio vale gás, referente ao 8º lote/ faltosos.

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na manhã desta quarta-feira (06), no Ginásio Municipal de Viçosa do Ceará, a entrega do auxílio cesta básica e auxílio vale gás, referente ao 8º lote/ faltosos.

.

Um programa do Governo do Estado para beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#AssistênciaSocial 05/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL AUXÍLIO BRASIL

#social| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, divulga que serão 1.425 famílias beneficiadas com o Auxílio Brasil. O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família em 2022.

.

Para maiores informações entre em contato através do telefone da Secretaria de Cidadania e Promoção Social

(88) 36321278.

#Info 04/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRONOGRAMA DE ENTREGA DO VALE GÁS E CARTÕES CESTA BÁSICA

CRONOGRAMA DE ENTREGA DO VALE GÁS E CARTÕES CESTA BÁSICA

#Info 04/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL LISTAGEM DOS BENEFICIÁRIOS - PROJETO: CONCESSÃO DE VALE GÁS

CONFIRA A LISTAGEM DOS BENEFICIÁRIOS - PROJETO: CONCESSÃO DE VALE GÁS

#Info 04/01/2022 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO CESTA BÁSICA

Confira a listagem dos beneficiários do auxílio cesta básica referente ao 8º lote e aos faltosos referente ao 1º-7º nos links a seguir!

#AssistênciaSocial 24/12/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Almoço de Natal em Família

#social| A Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na manhã desta sexta-feira (24), o quinto Almoço de Natal em Família. O evento contou com a entrega de presentes para as crianças dos grupos de convivência do CRAS sede e de todos os distritos.

.

Natal é o momento de celebrarmos o amor. É a época do ano em que nossos corações estão mais receptivos e harmoniosos e nossas esperanças são renovadas, é momento de solidariedade e humanidade. Feliz Natal e um Próspero Ano Novo! Boas Festas!!!

#AssistênciaSocial 24/12/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL O Natal do grupo de convivência do polo Escola Normal

#social| A Secretaria de Cidadania e Promoção Social, realizou na manhã desta sexta-feira (24), O natal do grupo de convivência do polo Escola Normal.

.

Natal é a época do ano em que nossos corações estão mais receptivos e harmoniosos e nossas esperanças são renovadas.

.

Feliz Natal é um Próspero Ano Novo! Boas Festas!!!

#AssistênciaSocial 22/12/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Confraternização de Natal para os idosos no Polo de Atendimento

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, promoveu uma Confraternização de Natal para os idosos no Polo de Atendimento, com o objetivo de garantir um momento de lazer e interação social aos idosos.

A referida ocasião contou com a presença do Prefeito Franci Rocha, da Primeira-Dama Ana Rocha, Vice-Prefeito Shill e da Segunda dama Livania. O evento contou com atividades de dança, palestra ministrada pelo Psicólogo Jardan Leal e encerrou com almoço.

As atividades realizadas contribuem para evitar o isolamento social e mantêm os idosos ativos, criativos e integrados.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Info 01/09/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Capacitação Regional dos conselheiros tutelares

#cidadania| Nesta terça feira, 01 de setembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará sediou um encontro de capacitação Regional dos conselheiros tutelares, o evento foi realizado no Auditório da Escola Monsenhor Carneiro da Cunha sob a organização da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social, estiveram presentes conselheiros tutelares de 14 municípios da Região Norte e da Serra da Ibiapaba, a mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades: Juíza: Dra. Josilene de Carvalho Sousa, Defensor Público Dr. Tharcilo Evangelista Fernandes de Souza, Secretária de Assistência Social Neide Pereira, Secretário de Administração Geral Adriano Silva dos Santos, Chefe de Gabinete Renato Gurgel, Presidente do Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente Luciana Carneiro, Eulógio Neto Presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares do Ceará e Karla Karoline representante do conselho tutelar de Viçosa do Ceará

#cidadania #vicosadoceara #compromissoetrabalho

#Info 30/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega de Kits Enxovais

Nesta segunda-feira 30 de agosto, foi realizado o encerramento do mês da Primeira Infância, com a entrega de Kits Enxovais em parceria com a Escola Manoel José da Silva no distrito de Padre Vieira. Estando presente Imelda Frota - Supervisora da Região, Ivoneide Brito - Ex vereadora e Neide Pereira - Secretária da Cidadania e Promoção Social, fazendo as entregas dos referentes kits para as gestantes.

#Info 26/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval

Nesta manhã de quinta-feira(26/08) foi realizado mais um evento alusivo ao mês da Primeira Infância, desta vez no CRAS Juá dos Vieiras, na ocasião foi realizada uma acolhida com as gestantes acompanhadas pelo CRAS e Programa Criança Feliz e a entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval, que foi realizado pela Secretária de Assistência Social Neide Pereira, o evento foi encerrado com um delicioso lanche.

#Info 24/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval

Nesta manhã de terça-feira (24/08) foi realizado mais um evento alusivo ao mês da Primeira Infância, desta vez no CRAS Quatiguaba, na ocasião foi realizada uma acolhida com as gestantes acompanhadas pelo CRAS e Programa Criança Feliz e a entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval, que foi realizado pela Secretária de Assistência Social Neide Pereira, o evento foi encerrado com um delicioso lanche.

#AssistênciaSocial 20/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL BENEFÍCIO EVENTUAL AUXÍLIO NATALIDADE

BENEFÍCIO EVENTUAL AUXÍLIO NATALIDADE. O que é: Concessão de um kit enxoval previsto na Lei Federal N° 8.742/1993, alterada pela Lei N° 12.435/2011, a Lei Municipal N° 532/2009 e Decreto Municipal 027/2009. A quem se Destina: Gestantes inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, com renda per-capta de 1/4 do salário mínimo, com no mínimo 4 consultas de pré-natal. Onde procurar: A gestante deve procurar o CRAS mais próximo de sua residência e fazer o requerimento do Benefício com o(a) assistente social ou psicólogo (a), levando xerox do NIS, RG, CPF, Comprovante de endereço e cartão do pré-natal.

#Info 20/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval

Nesta manhã de quinta feira (19/08) foi realizado mais um evento alusivo ao mês da Primeira Infância, desta vez no CRAS Passagem da Onça, o momento teve a presença da Segunda Dama, Dra. Almerinda Fontenelle, foi realizada uma acolhida as gestantes acompanhadas pelo CRAS e Programa Criança Feliz e a entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval, que foi realizado pela Segunda Dama e a Secretária de Assistência Social Neide Pereira, o evento foi encerrado com um delicioso lanche.

#AssistênciaSocial 19/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A violência doméstica contra as mulheres é CRIME

"Agosto Lilás" é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, fomentada através da Lei Estadual nº 4.969/2016, com a finalidade de compelir a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, tornar público os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência que perpassa os caminhos da informação, do acolhimento, da escuta qualificada, do acesso a serviços de qualidade, da não culpabilização ou estigmatização e de muito diálogo, bem como, os mecanismos de denúncia existentes.

A violência doméstica contra as mulheres é CRIME. Não se cale. Denuncie.

#AssistênciaSocial 18/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval

#social| Nesta manhã de quarta feira (18/08) foi realizado mais um evento alusivo ao mês da Primeira Infância no CRAS Sede, o momento teve a presença do Prefeito José Firmino e da Primeira Dama Silvia Helena, na programação aconteceu uma palestra com a Psicóloga Roberta Lima de Sousa para as gestantes acompanhadas pelo CRAS e Programa Criança Feliz e a entrega do Benefício Eventual Auxílio Natalidade - kit enxoval, que foi realizado pelo prefeito, a primeira dama e a Secretária de Assistência Social Neide Pereira, houve também um delicioso lanche e lembrancinhas para as gestantes.

#social #vicosadoceara #Compromissoetrabalho #promocaosocial

#covid19 17/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha da Vacinação Solidária

#vacinaçãosolidaria| Na última sexta-feira (13), foi entregue as primeiras cestas básicas montadas com os alimentos doados na Campanha da Vacinação Solidária, nesse primeiro momento foi atingido a marca de 10 cestas básicas, ou seja, 10 famílias em situação de vulnerabilidade social foram contempladas, vale ressaltar que todos os alimentos foram inspecionados para a comprovação da qualidade em que se encontravam.

Essa ação vai continuar, e para que mais famílias sejam contempladas, o Município conta com a sensibilidade da população para que, no ato da vacinação, as pessoas possam levar VOLUNTARIAMENTE alimentos da cesta básica ou produtos de higiene.

#vicosadoceara #vacinacãocovid #vacinaçãosolidaria #Compromissoetrabalho

#Info 17/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL TARDE RECREATIVA EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

No dia 16 de agosto a equipe do Programa Criança Feliz realizou uma tarde recreativa na Praça Mais infância do Polo Turístico Igreja do Céu, o evento foi voltado para crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores, houve bastante brincadeiras, pinturas, contação de histórias, personagens infantis, lanche e orientações aos pais sobre os cuidados com as crianças. A prefeitura de Viçosa do Ceará investe na Primeira Infância, valoriza e incentiva a parentalidade positiva.

#social #infancia #Vicosadoceara #Compromissoetrabalho

#Info 14/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Mês da Primeira Infância

#criançafeliz | No mês de agosto se comemora o mês da Primeira Infância, A Secretaria da Cidadania e Promoção Social, através do Programa Criança Feliz, irá realizar uma tarde de atividades lúdicas para crianças e famílias na Praça Mais Infância da Igreja do Céu, dia 16/08/2021, a partir das 16h. Venham e tragam suas crianças.

#AssistênciaSocial 11/08/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cronograma do mês da Primeira Infância

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa o cronograma do mês da Primeira Infância.

#social #Vicosadoceara #Compromissoetrabalho #primeirainfancia

#Info 29/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Encerramento da capacitação de 40 horas do Programa Criança Feliz

Hoje, 29 de julho, aconteceu no CRAS Sede o encerramento da capacitação de 40 horas do Programa Criança Feliz, a equipe da Secretaria da Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará recebeu a equipe da gestão e Programa Criança Feliz de Ubajara para troca de conhecimentos e experiências, foi um momento muito rico e descontraído, com dinâmicas de grupo, Quiz e estudos de caso para os (as) Visitadores (as), ao final houve a certificação da Capacitação do GVD - Guia de Visitas Domiciliares do Programa Criança Feliz.

#Info 28/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Comemoração ao Dia do Agricultor

A equipe do Polo de Convivência Social do Bairro Escola Normal realizou uma reunião em comemoração ao Dia do Agricultor, o evento contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Maria Neide Pereira da Silva, o Secretário de Agricultura Antônio José Sousa de Morais e alguns convidados, nesta ocasião foram apresentados os projetos realizados pela Secretaria de Agricultura e sugeridas algumas ações para inclusão desse público nas atividades do Polo de Convivência Social.

#Info 21/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Entrega dos cartões do “Auxílio Cesta Básica”

A Secretária da Cidadania e Promoção Social, Neide Pereira, nesta quarta-feira (21) deu início a entrega dos cartões do "Auxílio Cesta Básica" para alguns dos beneficiários que foram contemplados, o referido programa criado pelo Governo do Estado do Ceará beneficiará vendedores ambulantes, feirantes, mototaxistas, motoristas de transporte escolar alternativo, taxistas, bugueiros, motoristas de aplicativos, guias de turismo e despachantes documentalistas.

• Foram beneficiados nesse primeiro momento:

- Antônio F. Magalhães - Taxista

- Eliesio F. Magalhães - Mototaxista

- Luciano Fernandes Pereira - Feirante

- Margarida M. O. Sales - Ambulante

Informamos aos demais beneficiários contemplados que as entregas dos cartões serão realizadas nas suas respectivas residências para sua maior segurança e de sua família pelos servidores que efetuaram os seus cadastros no tempo da inscrição.

Até o momento o município de Viçosa do Ceará recebeu três lotes de cartões para serem entregues aos beneficiários e aguarda os próximos lotes

#Info 20/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ GANHA BRINQUEDOPRAÇA E ACADEMIA AO AR LIVRE

As crianças de Viçosa do Ceará, estão sendo contempladas com uma brinquedopraça e a população em geral com uma academia ao ar livre.

A brinquedopraça e a academia são espaços de integração familiar e social, criadas pelo Governo do Estado para a melhoria da saúde e do bem-estar social da população e em Viçosa do Ceará foram construídos no Polo Turístico Igreja do Céu numa parceria do Governo do estado e Prefeitura Municipal.

Os equipamentos foram inaugurados nesta terça-feira (20), às 16h, com a solenidade de maneira virtual presidida pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana com a participação do prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino, primeira-dama do município, Sílvia Helena Carneiro Arruda e Secretaria da Cidadania e Promoção Social, Neide Pereira.

#Info 16/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 11° Conferência Municipal de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social de Viçosa do Ceará realizou a 11° Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: "Assistência Social direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social". Foi um momento muito rico de debates e propostas para a efetivação da Política de Assistência Social em Viçosa do Ceará, participaram 50% de pessoas ligadas ao poder público e 50 % de pessoas da sociedade civil, principalmente as familias atendidas pelos serviços da Assistência Social, como também teve a presença de algumas autoridades. A palestra magna foi conduzida pela técnica do Estado, a Assistente Social Alice Leite. O evento contou com a participação de 90 pessoas, foi realizado no Viçosa Social Park e todas as medidas de segurança foram respeitadas.

#Info 06/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 11º Conferência Municipal de Assistência Social de Viçosa do Ceará

#assistenciasocial | No dia 16 de julho vai acontecer a 11º Conferência Municipal de Assistência Social de Viçosa do Ceará. Palestrante: Alice Leite Barbosa da Costa.

#Info 05/07/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL GVD - Guia de visita domiciliar

#social| Dia 02 de julho, a Secretaria da Cidadania e Promoção Social deu início a capacitação sobre o GVD - Guia de visita domiciliar, para as Visitadoras do Programa Criança Feliz, o curso que terá a duração de 40 horas tem como objetivo capacitar as Visitadoras para a realização das visitas que é um dos pilares do programa, conhecer melhor o Marco Regulatório de Proteção a Criança e ao Adolescente, bem como formular estratégias de desenvolvimento da criança na Primeira Infância. A Secretária de Assistência Social Neide Pereira fez a abertura do curso, as aulas teóricas e práticas serão ministradas pela coordenadora do Programa, Mary Ruth, a Supervisora Raimunda Pierre e a Coordenadora do CRAS Sede Rosy Anny Carneiro, as profissionais foram capacitadas pela Equipe do Governo do Estado para serem multiplicadoras do Curso GVD.

#Info 29/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL BENEFÍCIO AUXÍLIO CESTA BÁSICA

O Auxílio Cesta Básica será pago por meio de um cartão de alimentação, no valor de R$ 200 (duzentos reais), pago em duas parcelas de R$ 100 (cem reais).

#Info 25/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Planejamento com a equipe do Programa Criança Feliz no CRAS sede

#educação | Neste dia 25 de junho foi realizado o planejamento com a equipe do Programa Criança Feliz no CRAS sede, aproveitando esse momento a equipe realizou sua comemoração junina regada a comidas típicas e cumprindo as normas de proteção ao corona vírus. A Secretária da Cidadania e Promoção Social, Maria Neide Pereira da Silva, participou desse momento para prestigiar o trabalho da equipe.

#Info 22/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Conferência Municipal de Assistência Social

Em, 16 de julho, de 2021 o município de Viçosa do Ceará realizará sua Conferência Municipal de Assistência Social. Afinal, o que é essa conferência?

É o espaço onde a sociedade, juntamente com o poder público ( Governamental) pode debater sobre a Política de Assistência Social em seu território, avaliar e fortalecer as ações que já são realizadas, além de propor novos caminhos. Um dos espaços onde os usuários dessa política podem contribuir para consolidar ou ampliar os direitos socioassistenciais.

Clique no link abaixo:

https://abre.ai/cUJV

#Info 17/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PRESTAÇÃO DE CONTAS E CAPACITAÇÃO DE SECRETÁRIOS DAS JUNTAS DE SERVIÇO MILITAR DA REGIÃO DA IBIAPABA

#cidadania | PRESTAÇÃO DE CONTAS E CAPACITAÇÃO DE SECRETÁRIOS DAS JUNTAS DE SERVIÇO MILITAR DA REGIÃO DA IBIAPABA

No dia 16 de junho de 2021, sob o comando do chefe do PRM 10-003/ 40º BI- Batalhão de Infantaria de Crateús-CE, o Sr. Érico Machado Flores - 1º Ten. do Exército Brasileiro, juntamente com sua equipe realizou no Auditório Pe. Ascenso Gago, localizado no Polo Turístico da Igreja do Céu, a prestação de contas referente ao 1º Semestre do corrente ano e capacitação de novos secretários de juntas do serviço militar de diversos municípios da região da Serra da Ibiapaba, jurisdicionados pelo PRM de Crateús-CE.

Durante o período, foram ministradas instruções teóricas e práticas no sistema de alistamento militar online (SERMILWEB) a fim de habilitar os novos secretários ao exercício de suas funções em seus municípios, permitindo o aprimoramento e a padronização de procedimentos para agilizar e proporcionar um atendimento de qualidade aos cidadãos que procuram a Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação militar.

Ressaltamos ainda que todas as instruções foram realizadas respeitando todas as medidas de enfrentamento ao COVID-19.

#Info 15/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha Criança Não Trabalha!

Campanha Criança Não Trabalha! Hoje a campanha foi realizada no distrito de Juá dos Vieiras. Viçosa Unida contra o trabalho infantil.

#Info 13/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil

#diadecombateaotrabalhoinfantil | Dia 12 de Junho - Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria da Cidadania e Promoção Social em parceria com a Secretaria de Educação realizaram uma exposição de arte sobre o tema "Criança não Trabalha" , a ação fez parte da Campanha Criança não trabalha, Viçosa unida contra o Trabalho Infantil. A organização e realização da Campanha foi iniciativa das Equipes dos CRAS, CREAS, NUCA PETECA e Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará.

#Info 12/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data tem o objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento.

#Info 02/06/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Criança Não Trabalha!

Campanha Criança Não Trabalha!

Viçosa unida contra o trabalho infantil.

#Info 28/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Planejamento mensal do Programa Criança Feliz

Na manhã de hoje, 28 de maio, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social- CRAS Sede, o planejamento mensal do Programa Criança Feliz, na ocasião a Secretária da Cidadania e Promoção Social, Maria Neide Pereira da Silva realizou a entrega dos kits de trabalho para as visitadoras do Programa, contendo material didático, material de expediente e Itens de EPI - Equipamentos de Proteção Individual. O Programa Criança Feliz vem sendo desenvolvido com muita responsabilidade, seu objetivo é fortalecer as competências familiares e assegurar os direitos das gestantes e o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância.

#programacriancafeliz #kits #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 19/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Sopa da Cidadania

#cidadania | Sopa da Cidadania. Segurança alimentar e Nutricional para quem precisa. Saiba mais sobre este projeto.

#Info 18/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18 de Maio dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater! Denuncie disque 100!

#combate #compromissoetrabalho # vicosadoceara #criancas #adolescentes

#Info 15/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Dia do Assistente Social

Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia do Assistente Social. Essa data tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Profissionais que batalham pelo bem-estar coletivo e que merecem todo o nosso respeito. Parabéns a todos os/as Assistentes Sociais do nosso município.

#Info 13/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Proteja nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.

#exploraçãosexual | Não feche os olhos. Proteja nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual. Denuncie. Disque 100.

#Info 12/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados

#cidadania| Atendimentos realizados no mês de abril pela Secretaria de Cidadania e Promoção Social do Município de Viçosa do Ceará.

#cidadaniaeacaosocial #Compromissoetrabalho #atendimentos #vicosadoceara

#Info 11/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

#atenção| Segue a diferença entre Abuso e Exploração Sexual, fiquem atentos a algum desses casos denuncie. Não se calem! Violência sexual é crime!

#atencao #combate #violenciasexual #Compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 10/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Projeto Vale Gás

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que nesse segundo lote serão entregues 2.110 vales, os vales serão entregues apenas para as pessoas que constam na relação enviada pelo Governo do Estado, com iniciais da letra "L" até a Letra "Z". Os beneficiários irão receber o vale gás na sua residência, a partir de quinta feira, dia 13 de maio. A entrega será realizada por servidores do Município, cumprindo os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde de prevenção ao Corona Vírus, COVID 19. Esteja com seus documentos em mãos, Carteira de Identidade, CPF e Cartão do Bolsa Família.

Atenção: O vale gás é intransferível, ou seja, só será entregue para os beneficiários que constam na lista do Governo do Estado.

#Info 07/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Planejamento da mobilização da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Hoje 07 de maio, aconteceu uma reunião de planejamento da mobilização da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

#cidadaniaPromocaoSocial #Compromissoetrabalho #vicosadoceara #abusoeexploracaosexual

#Info 06/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Auxílio Cesta Básica do Governo do Estado do Ceará

A Prefeitura de Viçosa do Ceará divulga a inscrição do Auxílio Cesta Básica do Governo do Estado do Ceará

Serão beneficiados com o Auxílio Cesta Básica no valor de R$ 200,00, beneficiários com idade igual ou maior de 18 anos residentes no Estado do Ceará que tiveram sua renda diminuída em razão da pandemia.

Para se inscrever no auxílio cesta básica é preciso apresentar:

Documento de identidade;

Comprovante de residência ou declaração que substitua o comprovante;

Folhas da Carteira de Trabalho que mostrem não ter nenhum registro atual;

Comprovação do exercício em uma das atividades relacionadas abaixo:

Trabalhadores de transporte alternativo e escolar;

Ambulantes e feirantes;

Mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos;

Bugueiros;

Guias de turismo; e,

Despachantes documentalistas de trânsito.

A comprovação pode ser feita mediante declaração de órgão público ou sindicato/associação profissional, por documento em que é autorizado/permitido o exercício da atividade por órgão competente ou através de outro meio idôneo de prova, tais como fotos e declarações de contratantes.

A SPS informou que não receberão inscrições no auxílio cesta básica de trabalhadores que:

Receberem benefício previdenciário ou assistencial;

Receberem seguro-desemprego, programa de transferência de renda federal, podendo ter recebido o Auxílio Emergencial e o Programa Bolsa Família;

Exerçam cargo, emprego ou função pública; e

Tenham recebido os auxílios estaduais da Secult e Setur.

As inscrições ficarão abertas até o dia 14 de maio de 2021 no site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS)

Acesse o Link e se inscreva: https://cadastroauxilio.sps.ce.gov.br/

#Info 05/05/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Campanha Diga Não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

#DigaNão| Campanha Diga Não ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em nosso País há um serviço de denúncia desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que é o Disque 100, para esses casos. Esse canal recebe, monitora e encaminha denúncias de violência contra menores de idade. O serviço do Disque 100 funciona de domingo a domingo, das 8 às 22 horas e as denúncias podem ser feitas anonimamente. A discagem é gratuita e direta.

#diganao #denuncie #abusosexualinfantil #compromissoetrabalho #viçosadoceará

#Info 13/04/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)

Saiba o que significa Beneficio de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Benefício de um salário mínimo mensal pago a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não tem condições de se manter e nem de ser mantido por sua família.

O requerimento é realizado por profissionais do Cras mediante apresentação dos documentos pessoais do requerente e do seu grupo familiar, comprovante de residência, declaração de inclusão no Cadastro Único e no caso de pessoas com deficiência o laudo ou o atestado médico.

O requerimento é realizado através do portal "MEU INSS" sujeito a análise dos documentos, perícia médica e avaliação social.

#bpc #beneficio #cidadania #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 13/04/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS)

Conheça a diferença entre Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

#cidadania #promocao #social #cras #creas #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 10/04/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimentos realizados no mês de março

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa a população sobre os atendimentos realizados no mês de março.

#cidadaniaepromocaosocial #atendimentos #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 08/04/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Contatos para atendimentos à população.

Atenção!!! A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, disponibiliza os contatos para atendimentos à população.

#cidadaniaepromocaosocial #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 03/04/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Vale Gás - Viçosa do Ceará

Confira a lista dos beneficiários do Vale Gás em Viçosa do Ceará.

#AssistênciaSocial 09/02/2021 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SECRETARIA DA CIDADANIA REALIZA ENCONTRO COM PROFISSIONAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social promoveu na manhã desta terça-feira, 09 de fevereiro, encontro com Coordenadores, Assistentes Sociais, Psicólogos e Orientadores Sociais dos Centros de Referência da Assistência Social- CRAS's. Programa Bolsa Família e Gestão do Cadastro Único foram os temas abordados no evento que aconteceu no Viçosa Social Park, na Sede do Município. A secretária da Cidadania e Promoção Social Neide Pereira coordenou o encontro.

#Info 15/07/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA DE VIÇOSA DO CEARÁ

Com o objetivo de evitar aglomerações e otimizar as medidas de distanciamento social para desacelerar a proliferação da COVID-19, a Loteria Viçosa em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa que a partir da próximo sábado, dia 18 de julho de 2020, à Casa Lotérica do município seguirá a seguinte logística de atendimento para o pagamento do benefício:

O pagamento será realizado de forma agendada, com horário marcado, seguindo o cronograma de acordo com as terminações do NIS dos beneficiários do município.

Os horários agendados estão seguindo a ordem alfabética. Iremos disponibilizar o link com todas as informações abaixo. De acordo com a identificação do NIS.

Será respeitado o atendimento preferencial à gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência física ou Transtorno do Espectro Autista, desde que estes compareçam no dia e horário agendados para seu atendimento.

Aos demais usuários dos estabelecimentos lotéricos será disponibilizado um caixa exclusivo para pagamentos de contas e outros serviços específicos.

Por conta do grande número de beneficiários e pra evitarmos aglomerações para pegar senhas, optamos por este modelo de atendimento.

Agradecemos a compreensão de todos. Nesse momento difícil, é necessário prezarmos à saúde, evitando a proliferação do vírus. Pedimos a todos da sede e distritos que se dirijam apenas no horário agendado.

Loteria Viçosa.

#AssistênciaSocial 05/07/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRONOGRAMA DE ENTREGA DO VALE GÁS E CHAMADA DOS FALTOSOS 1º LOTE, 2º LOTE E 3º LOTE

#Info 12/06/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará Divulga o Cronograma de Atendimento do Vale Gás

O Programa Vale Gás é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará que irá beneficiar 4.059 famílias em três etapas. Neste 3º Lote serão beneficiadas 1.353 famílias viçosenses, selecionadas através do Programa Bolsa Família e Cartão Mais Infância Ceará, a partir da letra M até a letra Z. Trata-se de um apoio as famílias em situação de extrema vulnerabilidade, moradoras da zona urbana e rural do município com a concessão de vale gás durante o período de emergência gerado pela pandemia do novo Corona vírus, COVID 19.

Fiquem atentos ao cronograma de atendimento nas regiões, que ocorrerá a partir do dia 16 de junho de 2020, terça feira.

#Info 12/06/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atenção Beneficiários do Programa Bolsa Família de Viçosa do Ceará

Com o objetivo de evitar aglomerações e otimizar as medidas de distanciamento social para desacelerar a proliferação da COVID-19, a Loteria Viçosa em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, informa que a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de junho de 2020, à Casa Lotérica do município seguirá a seguinte logística de atendimento para o pagamento do benefício:

O pagamento será realizado de forma agendada, com horário marcado, seguindo o cronograma de acordo com as terminações do NIS dos beneficiários do município. Sendo 02 (dois) para cada final de NIS, conforme cronograma.

Os horários agendados estão seguindo a ordem alfabética. Iremos disponibilizar o link com todas as informações abaixo. De acordo com a identificação do NIS.

Será respeitado o atendimento preferencial à gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, idosos, pessoas com deficiência física ou Transtorno do Espectro Autista, desde que estes compareçam no dia e horário agendados para seu atendimento.

Aos demais usuários dos estabelecimentos lotéricos será disponibilizado um caixa exclusivo para pagamentos de contas e outros serviços específicos.

Por conta do grande número de beneficiários e pra evitarmos aglomerações para pegar senhas, optamos por este modelo de atendimento.

Agradecemos a compreensão de todos. Nesse momento difícil, é necessário prezarmos à saúde, evitando a proliferação do vírus. Pedimos a todos da sede e distritos que se dirijam apenas no horário agendado.

Loteria Viçosa.

#Info 01/06/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará Divulga o Cronograma de Atendimento do 2º Lote do Programa Vale Gás

A prefeitura de Viçosa do Ceará em parceria com o Governo do Estado do Ceará irá realizar mais uma entrega do benefício vale gás para as famílias do Programa Bolsa Família e do Cartão Mais Infância, selecionadas pelo Governo do Estado. No 2º Lote do Programa vale gás serão beneficiadas 1.353 famílias viçosenses, com iniciais "Fr" até a letra "M", nessa entrega os atendimentos serão divididos em mais regiões no intuito de que sejam respeitadas todas as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde para prevenção do corona vírus, COVID 19, sendo obrigatório o uso de máscaras, a higienização das mãos com álcool 70%, mantida a distância entre as pessoas e evitando aglomeração.

É importante que o beneficiário compareça com os documentos de identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS e comprovante de endereço, observando a data e o local de acordo com o cronograma a seguir.

#Info 31/05/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA DIVULGA A LISTA DO 2º LOTE DO PROGRAMA VALE GÁS

O Programa Vale Gás é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará que irá beneficiar 4.059 famílias em três etapas. Neste 2º Lote serão beneficiadas 1.353 famílias viçosenses, selecionadas através do Programa Bolsa Família e Cartão Mais Infância Ceará. Trata-se de um apoio as famílias em situação de extrema vulnerabilidade, moradoras da zona urbana e rural do município com a concessão de vale gás durante o período de emergência gerado pela pandemia do novo Corona vírus, COVID 19.

Fiquem atentos, pois em breve será publicado o cronograma de atendimento nas regiões, que ocorrerá a partir do dia 02 de junho de 2020.

#Info 25/05/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CHAMADA DOS FALTOSOS VALE GÁS - 1º LOTE

#Info 12/05/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Cronograma de Entrega do Vale-Gás do Governo do Estado em Viçosa do Ceará

#AssistênciaSocial 08/05/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA DIVULGA A LISTA DO 1º LOTE DO PROGRAMA VALE GÁS

O Programa Vale Gás é uma Parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, que irá beneficiar 4.059 Famílias em três etapas, nesta primeira etapa serão beneficiadas 1.353 Famílias viçosenses, selecionadas através do Programa Bolsa Família e Cartão Mais Infância Ceará. Trata-se de um apoio às famílias em situação de extrema vulnerabilidade, moradoras da zona urbana e rural do município com a concessão de vale gás, durante o período de emergência gerado pela pandemia do novo Coronavírus, COVID 19.

#Comunicado 05/05/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Casa Lotérica - Cronograma de distribuição de senhas

#Info 25/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Informativo - Covid 19

#Info 17/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Informações sobre o Auxílio Emergencial COVID 19

#Info 15/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A CAIXA iniciará, nesta semana, novas etapas de disponibilização do Auxílio Emergencial

#Info 14/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Disponibilização de serviços

#Info 14/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Suporte e Orientação a respeito do cadastro do Auxílio Emergencial

#Info 13/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Suporte e Orientação a respeito do cadastro do Auxílio Emergencial

#Info 11/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Suporte e Orientação a respeito do cadastro do Auxílio Emergencial

#Info 08/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Atendimento do cadastro do Auxílio Emergencial do Governo Federal

#Info 07/04/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Auxílio Emergencial - Saiba as regras e quem tem direito a receber

#Recomendação 24/03/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL Recomendação aos Beneficiários do Bolsa Família e do Cartão Mais Infância

#Info 16/03/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE QUALIFICAÇÃO DE JOVENS COM CURSO DE MECÂNICA DE MOTOS

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o Governo do Estado, através do Projeto Criando Oportunidades ofereceu Curso de Mecânica de Motos, realizado de 03 de fevereiro a 13 de março de 2020, no Polo de Convivência Social.

O curso foi ministrado para 18 jovens, que saíram aptos para desenvolverem as atividades de Mecânica de Motos, contribuindo assim para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, bem como oportunizando a geração de renda.

#Mulher 08/03/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES É COMEMORADO COM MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através de suas Secretarias Municipais comemorou com uma Missa em Ação de Graças na manhã do dia 08 de março o DIA INTERNACIONAL DA MULHER na Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção com a celebração do Padre Anchieta e a participação da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha.

Estiveram presente um grande número de mulheres, a primeira-dama do Município a Sra. Sílvia Helena, Secretários Municipais e Vereadores.

Ao final da celebração as mulheres foram agraciadas com rosas e um lanche.

O dia INTERNACIONAL DA MULHER é uma data histórica que representa a luta das mulheres pela garantia de direitos em nossa sociedade. Desta forma a gestão unidos pelo povo reconhece e valoriza a participação feminina em suas ações nas mais diversas áreas.

#Mulher 05/03/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONVITE, MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

#Info 17/02/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL E SENAR REALIZA CURSO DE CONFEITARIA NO DISTRITO DE MANHOSO.

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com SENAR, através da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social, ofertou mais um Curso de Confeitaria, dessa vez a localidade beneficiada foi a Vila de Manhoso. O referido curso teve duração de 4 dias, de 11 a 14 de fevereiro de 2020, capacitando 20 moradoras da localidade, dando a elas a oportunidade de promover novos métodos para arrecadar renda e melhorar o desenvolvimento social da família.

#DiaD 31/01/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL NUCA promove o Dia D do Esporte Seguro e Inclusivo em Viçosa do Ceará. Considerando que as atividades esportivas como prática social auxiliam as nossas crianças e adolescentes a compreenderem valores sociais importantes como a empatia, o respeito e interação a Prefeitura de Viçosa do ceará, através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes -NUCA, realizou o Dia ‘D’ do Esporte Seguro e Inclusivo, o evento aconteceu nesta quarta-feira, (29) e teve como parceiros as Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e Diretoria de Esporte, que é uma das ações realizadas em cumprimento a uma das metas do selo Unicef.
O evento proporcionou, simultaneamente, várias modalidades esportivas e uma séria de recreação para as crianças, adolescentes, pessoas da comunidade e idosos ambas desenvolvidas e acompanhadas por profissionais de educação física nas áreas de saúde, assistência e educação do município.
Isso tornou-se possível através da participação em atividades educativas e da inclusão esportiva.
#Info 27/01/2020 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ENTREGA DE CAPACETES
#Natal 21/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL NATAL DE LUZ COM A CHEGADA DO PAPAI NOEL ENCANTA OS VIÇOSENSES A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cidadania e Promoção Social realizou nesta sexta feira dia 20 a abertura oficial do Natal de Luz com apresentações culturais e a chegada do Papai Noel.
A programação contou com a participação do Teatro Infantil do CEB Nossa Senhora das Vitórias e com o Musical O Nascimento do Messias da Escola Municipal Horácio Fontenele Magalhães encantando a multidão que compareceu para prestigiar o evento.
A programação continua até o dia 23 de dezembro com diversas apresentações.
Confira a programação de hoje sábado 21 de dezembro:
Feira de Artesanato
18:30h Coral dos Idosos da Secretaria da Cidadania e Promoção Social
19h Musical de Natal Sopro de Esperança Projeto Pão da Vida
Chegada do Papai Noel.
#Info 17/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL E SENAR PROMOVEM CURSO DE PANIFICAÇÃO EM OITICICAS A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou nos dias 10 a 13 de dezembro em Oiticicas o Curso de Panificação, com famílias do distrito. O curso possibilitou um aprendizado da confecção artesanal de massas para a produção de pães, salgados e pizzas. A aluna Flávia dos Santos Sousa Miranda, afirma que “Esse curso de panificação foi de grande importância para a nossa comunidade de Oiticicas, estava faltando curso de tamanha importância. Quero agradecer ao Senar, ao Prefeito José Firmino e a Secretaria de Ação Social e a Secretaria de Educação por essa oportunidade.” Este curso é uma ação da Secretaria da Cidadania e Promoção Social através do Programa Acessuas Trabalho que identificou o perfil de interesse das famílias em participar de cursos de qualificação, incentivando a oferta de novas oportunidades para as famílias através de geração de renda e trabalho.
#Capacitação 17/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE QUALIFICAÇÃO PARA AS FAMÍLIAS COM CURSO DE CONFEITARIA. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em parceria com o Governo do Estado através do Projeto Criando Oportunidades, está qualificando famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará que reúne chefes de famílias cadastradas no CadÚnico. A primeira turma com participantes da sede e cinturão verde do município teve início em 18 de novembro com o curso de confeitaria, doces e salgados para eventos. Para a aluna Miriam Pereira ¨foi um curso de grande importância que aprimorou a prática da confeitaria e aumento o meu conhecimento sobre a mesma que era um grande sonho e que esta feliz e agradecida a Prefeitura Municipal pela oportunidade¨. O projeto contribui para a geração de emprego, trabalho e renda das famílias mais vulneráveis.
#AssistênciaSocial 16/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA CARAVANA DA CIDADANIA NO DISTRITO DE OITICICAS A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através das suas secretarias municipais, realizou em 11 de Dezembro um conjunto de ações na comunidade de Oiticicas. a Secretaria de Cidadania e Promoção Social levou a caravana da cidadania com serviços de confecção de RG, carteira de trabalho, corte de cabelo masculino e feminino, manicure, oficina de artesanatos e recreação. a Secretaria de Saúde, disponibilizou atendimentos com a equipe do núcleo de apoio a saúde da família (NASF), dentre eles psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, educador físico, médico e um enfermeiro fazendo acompanhamento da criança na puericultura. os atendimentos foram realizados no salão paroquial e posto de saúde. esta ação itinerante faz parte do direcionamento dos serviços ofertados pela prefeitura para as comunidades.
#CMDCA 16/12/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, promoveu nos dias 09 a 13 de dezembro o curso de capacitação para Conselheiro Tutelar realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS. Participaram da capacitação conselheiros tutelares eleitos e suplentes para o exercício de 2020 a 2024, fazendo parte da programação os representantes que compõem o SGD Sistema de Garantia de Direitos da Infância também participaram da capacitação como forma de ação estratégica entre os diversos setores que garantem a defesa e proteção da Infância entre eles representantes dos Conselhos de Direitos Municipais, Polícia Civil e Militar. A capacitação dos Conselheiros Tutelares é um pré-requisito para assumir ao cargo que tem como data a posse no dia 10 de Janeiro de 2020.
#AssistênciaSocial 22/11/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM O CEDECA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO Os cinco conselheiros tutelares eleitos participaram no dia 20 de novembro, em Fortaleza, juntamente com a presidente do CMDCA de Viçosa do Ceará a Sra. Daniela Rufino de um encontro estadual com representantes do Ministério Público do Estado do Ceará e CEDECA Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O encontro teve o objetivo de reunir todos os Conselheiros Tutelares eleitos no dia 06 de outubro em todos os municípios cearenses para ser dado início a um processo de capacitação continuada com o foco no fortalecimento da representatividade do Conselho Tutelar em todo o Estado com o princípio fundamental da proteção da infância e da adolescência.
Estiveram presentes no encontro a Secretária Estadual da SPS a Sra. Socorro França, o Promotor de Justiça Dr. Hugo Mendonça entre outras autoridades que abordaram diversos temas.
#AssistênciaSocial 21/11/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ENCONTRO DE IDOSOS DE VIÇOSA E UBAJARA NA IGREJA DO CÉU A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou uma manhã de convivência com os idosos atendidos no Polo de Convivência Social e Viçosa Social Park onde receberam a visita dos grupos de idosos atendidos pela Prefeitura Municipal de Ubajara. A programação contou com participação da Primeira-Dama Sílvia Helena Arruda que recebeu os visitantes acompanhados do Prefeito Municipal de Ubajara Rene Vasconcelos e sua esposa. Os idosos receberam atendimento dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com os profissionais do SAD, participaram de um café da manhã, almoço, atividades físicas e muito forró pé de serra.
#AssistênciaSocial 24/10/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENCONTROS COM AS FAMÍLIAS DO CARTÃO MAIS INFÂNCIA CEARÁ. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social em parceria com o Governo do Estado tem realizado um conjunto de reuniões nas mais diversas localidades do Município com as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará - CMIC. Os encontros têm como objetivo o cumprimento de uma das condicionalidades assumidas com as famílias beneficiárias do Programa em participar das ações oferecidas pela Assistência Social do Município. O Município de Viçosa do Ceará possui atualmente 1.317 famílias beneficiárias do cartão que fortalecem sua renda financeira com o valor mensal de R$85,00 por família com crianças de 0 a 6 anos, de baixa renda, selecionadas pelo perfil de vulnerabilidade social dentro do CADUNICO. Em fortalecimento ao programa cursos de capacitação profissional serão disponibilizados para as famílias a partir do mês de novembro, iniciando pelo Curso de Confeitaria com vagas abertas na Sede da Secretaria da Cidadania e Promoção Social até o dia 31 de outubro. Os interessados devem apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e NIS, não ter vinculo empregatício e ser beneficiária do CMIC.
#DiaD 12/10/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA UMA LINDA FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através de suas Secretarias Municipais realizou uma linda festa nesta sexta feira (11) na Praça Clóvis Beviláqua como encerramento da SEMANA DA CRIANÇA realizada nas Creches, Escolas Municipais e Projetos Sociais.

O evento contou com a presença da Primeira Dama do Município a Sra. Sílvia Helena Arruda, que recebeu o carinho das crianças e de seus Pais.

A programação foi realizada com o Show do Palhaço Cocota e a Turma da Alegria com mágicas e músicas para o público infantil além de muitos brinquedos, brincadeiras, pintura de rosto, oficina de slime, distribuição de refrigerante com cachorro quente, pipocas, picolés e guloseimas.

Dezenas de profissionais da educação infantil e dos projetos sociais colaboraram com o evento mostrando a importância da infância nesta data.
#AssistênciaSocial 11/10/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DIA DO IDOSO É COMEMORADO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM VIÇOSA DO CEARÁ. A Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou na manhã de terça-feira (01/10) uma festa em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. O evento aconteceu em um Sítio (cedido pela proprietária e colaborada do Grupo da Terceira Idade) e contou com a presença de dezenas de participantes da terceira idade, que aproveitaram várias atrações, entre elas, danças, poesias, apresentações artísticas e culturais e sorteio de brindes, bem como de um almoço dedicado ao dia comemorativo.
A Primeira-dama de Viçosa do Ceará, Sílvia Helena Carneiro Fontenele Arruda, prestigiou o evento e na ocasião afirmou que a realização desse projeto tem por finalidade a valorização do pessoal da chamada terceira idade. “Nosso objetivo é dar melhores condições para os idosos, sobretudo no que diz respeito à saúde de cada um deles. Nesta ocasião, o que mais importa para nós e ver o quanto cada um deles estão felizes”, disse Sílvia Helena.
#Info 07/10/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL RESULTADO FINAL: PROCESSO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES
#AssistênciaSocial 03/10/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA E SENAR REALIZAM CURSO DE BOLOS CONFEITADOS NO DISTRITO DE MANHOSO. A prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Ação Social em parceria com o SENAR realizou mais um Curso de Bolos Confeitados.
Além de bolos confeitados foi possível a seus participantes aprenderem técnicas para fazer trunfas e copcakes. O curso realizado no distrito de Manhoso com duração de 3 dias.
#AssistênciaSocial 19/09/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL INCLUSÃO: CRIANÇAS AUTISTAS ATENDIDAS PELO CRAS GANHAM EMISSÃO DE RG. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social tem disponibilizado às crianças autistas atendidas no Cras o acesso a identificação civil com a emissão da primeira via de RG.
A iniciativa é destaque na forma de inclusão e prioridade às crianças que possuem o Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Possibilitando assim a forma de inclusão cidadã a este público que é atendido pela assistência social do município.
A emissão do documento é uma parceira entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado através do setor de Perícia Forense do Estado do Ceará pela Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas.
Este ano a Secretaria da Cidadania e Promoção Social disponibilizou também o acesso a emissão de RG para 385 alunos do 9°ano da rede pública municipal de ensino.
"Estamos trabalhando para que diminua a espera da emissão e recebimento do documento. Tendo em vista que toda a população do município procura o serviço, mas temos priorizado alguns públicos, e dado total atenção ao atendimento diário que é feito na Secretaria para a melhor satisfação da população" afirmou a Secretária da Cidadania e Promoção Social Sra. Daniela Rufino.
#AssistênciaSocial 10/09/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA A X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL . Dezenas de pessoas participaram da X Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”. O evento foi realizado nesta segunda-feira, 09 de Setembro de 2019 no auditório Padre Ascenso Gago - Igreja do Céu.

A Conferência, uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania e Promoção Social e do Conselho Municipal de Assistência Social CMAS. O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

A programação constou de explanação do Plano Decenal 2016 a 2026, que trata sobre os desafios e possibilidades para assistência social em tempos de crise, abordando os eixos a luz do controle social, financiamento público da política de assistência social proteção social do SUAS e sua relação com o sistema de justiça, bem como o SUAS e a previdência social, debates, trabalhos em grupos, plenária de aprovação das propostas debatidas pelos grupos, escolha e eleição dos delegados e delegadas que representarão Viçosa do Ceará na XIII Conferência Estadual de Assistência Social.
#AssistênciaSocial 05/09/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL UNIDADE ITINERANTE CHEGA A VIÇOSA DO CEARÁ COM SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E PROTEÇÃO ÀS MULHERES. Para combater e prevenir a violência contra as mulheres, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), numa parceria com a Prefeitura Municipal (Secretarias da Cidadania e Promoção Social; Saúde e Educação.), chega a Viçosa do Ceará com os serviços de acolhimento, prevenção e orientação.

Estacionada na Praça da Matriz a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, começa nesta segunda-feira, 02 de Setembro, os atendimentos e encaminhamentos. No dia 03 de Setembro a unidade segue para a Vila de General Tibúrcio e no dia 04 na Vila do Manhoso.

Dentre os serviços ofertados na unidade móvel estão atendimento da assistente social e da psicóloga; roda de conversa; acolhimento; encaminhamentos para órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), dentre outros.

Além destes serviços, há sempre oferta de ações de saúde, como aferição de pressão, verificação de taxa de glicose e serviços da assistência social, como atualização e cadastro do NIS e do Bolsa Família.

Como parte da Programação da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município de Viçosa do Ceará, na sexta-feira, 30 de Agosto, aconteceu no CREAM, uma capacitação para profissionais das áreas da Saúde e Ação Social, contando também com a participação de mulheres que fazem parte do Legislativo Municipal.
#AssistênciaSocial 28/08/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL FIQUE LIGADO! ENCONTRO DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO CARTÃO MAIS INFÂNCIA
#Mulher 27/08/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL UNIDADE MÓVEL DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
#AssistênciaSocial 27/08/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL X - CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
#Convite 07/08/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONVITE - 11 DE AGOSTO DIA DOS PAIS
#AssistênciaSocial 07/08/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ATIVIDADES DO CONSELHO TUTELAR JULHO DE 2019
#Info 15/07/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL RELAÇÃO FINAL DE CANDIDATOS DEFERIDOS - PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES EDITAL Nº 001/2019 de 05 de abril de 2019
#AssistênciaSocial 30/05/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PROJETOS SOCIAIS MOBILIZAM A POPULAÇÃO NO DIA DO DESAFIO 2019
#AssistênciaSocial 11/04/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA E CMDI REALIZAM A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram nesta quinta-feira, 11, a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO com o tema: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das politicas públicas.

Esteve presente no evento a Sra. Luciana Marinho Conselheira Estadual do CEDI, a Primeira Dama a Sra. Sílvia Helena Arruda, Secretários Municipais, vereadora Neide Pereira, a Presidente do CMDI a Sra. Helenilda Vitorino, e cerca de 300 participantes entres eles idosos que participam dos projetos sociais da Secretaria da Cidadania e Promoção Social - SECIPS.

Atualmente a Prefeitura possui um convênio com o Ministério dos Direitos Humanos através do Projeto de Artesanato desenvolvido no Polo de Convivência Social e também faz parte do Programa EBAPI - Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PROCESSO DE ESCOLHA PARA CONSELHEIROS TUTELARES
#AssistênciaSocial 21/03/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE ESCOLINHA DE FUTEBOL
#FÉ 20/03/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SÃO JOSÉ É REVERENCIADO EM VIÇOSA DO CEARÁ A última novena dos festejos de São José em Viçosa do Ceará foi prestigiada por secretários e servidores municipais. A capela de São José ficou pequena para o grande número de fiéis e devotos de São José. Boa parte das ruas do bairro São José ficou completamente intransitável em virtude de centenas de veículos vindos das diversas comunidades e demais bairros da cidade trazendo devotos do Padroeiro do Ceará.
Nesta terça-feira, 19 de março, é celebrado o Dia de São José. Para os agricultores nordestinos, chover até esta data é sinal de que o período será favorável para o plantio e uma lavoura farta. Segundo os católicos, São José foi o patriarca da transição do Antigo para o Novo Testamento e o guardião providente da Sagrada Família, visto que a este grande santo, Deus confiou Suas maiores riquezas: Jesus Menino e a Virgem Maria.
#AssistênciaSocial 15/03/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL LEI MARIA DA PENHA NA PAUTA DO ENCONTRO DE MULHERES NA ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO Com o tema: EMPODERAMENTO FEMININO A LUZ DAS GARANTIAS DA LEI MARIA DA PENHA, foi realizado na manhã, dia 12 de Março, no auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, o ENCONTRO DE MULHERES. A iniciativa foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão da Mulher Advogada - Serra da Ibiapaba.
O evento foi prestigiado pela Primeira-dama de Viçosa do Ceará, Sra. Silvia Helena Arruda, vereadoras, professoras, técnicas da educação e secretários municipais.
PALESTRANTES:
LORENA CUNHA - PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER - OAB/IBIAPABA;
KAREN SOARES - VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DA MULHER - OAB/IBIAPABA;
LORENA FONTENELE - MEMBRO DA COMISSÃO DA MULHER - OAB/IBIAPABA;
ISABELA FERNANDES - MEMBRO DA COMISSÃO DA MULHER - OAB/IBIAPABA;
COORDENAÇÃO DO ENCONTRO: DANIELA RUFINO - SECRETÁRIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DE VIÇOSA DO CEARÁ.
#AssistênciaSocial 08/03/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL A PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ, PARABENIZA E HOMENAGEIA TODAS AS MULHERES DO NOSSO MUNICÍPIO!
#AssistênciaSocial 28/02/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA E SENAR REALIZAM CURSOS PARA FAMÍLIAS VIÇOSENSES
#AssistênciaSocial 13/02/2019 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CERCA DE MIL E TREZENTAS FAMÍLIAS VIÇOSENSES SERÃO BENEFICIADAS COM O PROGRAMA MAIS INFÂNCIA CEARÁ
#AssistênciaSocial 13/12/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL GOVERNO DO ESTADO RECONHECE AS AÇÕES DE VIÇOSA DO CEARÁ NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL O Governo do Estado através da STDS junto a Coordenadoria da proteção social especial / Célula de atenção à média complexidade, homenageou e certificou as ações realizadas no município de Viçosa do Ceará na execução de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI. O Programa no município é executado pela Secretaria da Cidadania e Promoção Social através do CREAS que possui um Comitê Municipal intersetorial que planeja e acompanha as ações nas mais diversas áreas. As ações consistem em diagnóstico, capacitações, oficinas de produção para as famílias e atividades lúdicas para as crianças, como também conscientização da sociedade através de blitz socioeducativas, panfletagem nos comércios e feiras, além de eventos nas praças e mobilização nas escolas como forma de disseminar os prejuízos que causam o trabalho infantil ao desenvolvimento de crianças e adolescentes que muitas vezes são afastados da Escola para a realização de atividades laborais. “Uma parte da sociedade ainda tem a cultura de achar que colocando as crianças para trabalhar elas serão adultos de responsabilidade, e isso é um engano pois o trabalho na infância compromete o desenvolvimento psicológico das crianças e pra isso precisamos garantir como cidadãos e como gestores que elas tenham frequência escolar e espaços de convivência saudável na família e na comunidade”. Afirmou o Prefeito José Firmino de Arruda.
#AssistênciaSocial 29/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ CERTIFICADA PELO MDS COMO AMIGA DA PESSOA IDOSA O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), o programa será executado pelos municípios e supervisionado pelo Governo dos Estados. Nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a secretária da Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará, dra. Daniela Rufino, participou a convite do MDS, do lançamento da EBAPI em Brasília, representando o Prefeito José Firmino, que aderiu à Estratégia.
Estiveram presentes no seminário cerca de 300 gestores de diversos municípios do país, e na oportunidade o município de Viçosa do Ceará foi certificado “Amigo da Pessoa Idosa”.

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é uma iniciativa interministerial e interinstitucional que une esforços setoriais e especializados, tais como o Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, Ministério dos Direitos Humanos - MDH, Ministério da Saúde - MS, Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial de Saúde - OPAS/OMS e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.
O objetivo da EBAPI é propor a comunidades e cidades o desenvolvimento de ações que promovam o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.

Seu objetivo é a integração de políticas destinadas à população idosa.
O caráter multidimensional da EBAPI garante uma diversidade de ações que farão diferença na vida das pessoas idosas em todas as localidades.
Destaque para os grupos de idosos que acontecem nas mais diversas localidades do município de Viçosa do Ceará, incentivo dado pelo Governo Municipal em apoiar e investir na qualidade de vida da população.
#AssistênciaSocial 26/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL REUNIÃO DE GESTORES E ARTICULADORES DO SELO UNICEF 2017-2020 Nesta sexta-feira, dia 23, foi realizada em Fortaleza uma reunião organizada pela coordenação estadual do SELO UNICEF município aprovado Edição 2017-2020, com a participação de gestores municipais e articuladores do Selo.

A reunião teve como objetivo principal apresentar de forma detalhada as áreas relacionadas a articulação intersetorial do plano de Busca Ativa Escolar, Esporte Inclusivo além de indicadores relacionados a área da saúde.

O Município de Viçosa do Ceará esteve representado pela Secretária da Cidadania e Promoção Social, Daniela Rufino e a Articuladora do Selo Unicef no Município, Luciana Carneiro.

A metodologia apresentada segue sendo executada no município em uma rede de parcerias que contam com a participação central do CMDCA Conselho Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão Intersetorial Pro Selo Unicef.
De acordo com o técnico Rui Aguiar a intenção é de que a equipe do Selo Unicef Estadual possa estar mais próximo dos municípios assim como foi já realizada a certificação de forma presencial com o envolvimento de toda a população em especial as crianças e adolescentes onde hoje contamos com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA que funciona no Viçosa Social Park e desenvolve as ações de participação direta dos jovens na metodologia do Selo.
#AssistênciaSocial 26/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PROGRAMA CRIANÇA FELIZ SECIPS SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL
GOVERNO UNIDOS PELO POVO
#AssistênciaSocial 05/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA MÊS DE ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou durante todo o mês de outubro diversas atividades comemorativas em alusão ao Dia Nacional das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Foram executadas diversas oficinas lúdicas nos Projetos Sociais que contaram com a participação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tanto da Sede do município quanto dos distritos e localidades, alcançando cerca de 300 crianças. As atividades foram pautadas na ludicidade, no brincar, na cultura e esporte como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade, proteção social que visam respeitar este ciclo da vida pelo cumprimento dos direitos das crianças, desenvolvendo seus talentos e habilidades.
#AssistênciaSocial 05/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SENAR E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Cozinha de massas foi o assunto abordado no curso de “Pães Caseiros”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

A iniciativa conta com apoio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social e do Sindicato Rural. As capacitações aconteceram no mês de outubro e beneficiaram 30 inscritos no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social do município. Na capacitação os participantes aprendem as técnicas de confecção de pães em diversos tipos de massas, higienização, conscientização de comercialização dos produtos, ampliando a perspectiva da renda familiar. Os cursos aconteceram no distrito de Quatiguaba, realizado no CRAS daquela localidade e no Bairro Escola Normal, realizado no Polo de Convivência Social. Cada turma contou com a duração de 40 horas. Os cursos aconteceram em 5 dias em cada localidade, sendo os dois primeiros dias para a teoria e os demais para a prática.

Para a Secretária da Cidadania e Promoção Social, Dra. Daniela Rufino, “a realização deste curso é uma conquista para Viçosa do Ceará. Há muito tempo estávamos pleiteando a realização do curso, pois na cidade falta mão-de-obra qualificada na área e o curso pode dar uma nova fonte de renda”. Nas turmas que somaram 30 alunos, alguns já atuam na área alimentícia e outros ainda não conheciam o ofício.
#AssistênciaSocial 01/11/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.
#AssistênciaSocial 03/10/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL OFERECE EQUOTERAPIA PARA CRIANÇAS AUTISTAS Na manhã desta quarta-feira, dia 03, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, deu início às atividades de equoterapia para as crianças autistas acompanhadas pelos programas sociais. Segundo o Terapeuta Ocupacional responsável pela condução da atividade equoterápica, Leyvison de Brito Braga: “A equoterapia é um método terapêutico e socioeducacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de socialização e ressocialização, saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais”. Este serviço possui o apoio do empresário Shil Rodrigues, que disponibilizou o cavalo para a execução das ações. O compromisso da gestão Unidos pelo Povo tem sido de ofertar de forma eficiente e inovadora uma atenção a todas os públicos que são atendidos pelos programas sociais, dentre eles as crianças com necessidades especiais e suas famílias.
#AssistênciaSocial 03/10/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PROJETOS SOCIAIS COMEMORAM A SEMANA DA PESSOA IDOSA A semana do dia 27/09 a 03/10 foi marcada por um calendário especial de festividades e comemorações alusivas ao dia da pessoa idosa, celebrado internacionalmente no dia primeiro de outubro. A programação contou com passeios, encontros, presentes e lembrancinhas, atividades essas organizadas pelos projetos sociais da sede e dos distritos através dos CRAS com o apoio especial da primeira-dama Sílvia Helena Arruda. Atualmente a Secretaria da Cidadania e Promoção Social mantém uma média de 15 grupos totalizando cerca de 300 idosos em seus projetos.

Esse trabalho é reconhecido como referência nacional, recebendo um incentivo através do Ministério dos Direitos Humanos, através da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Tendo também a participação direta do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - CMDI de Viçosa do Ceará.
#AssistênciaSocial 03/09/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL E CMDCA REALIZAM 1° FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF 2017-2020 Na tarde desta quinta-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e a Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2017-2020, momento em que os cidadãos e cidadãs participaram efetivamente das definições de prioridades nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
A abertura do evento ficou por conta de uma rica apresentação cultural dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA. Compuseram a mesa de abertura do evento, a primeira-dama do município, a Sra. Sílvia Helena Arruda; a Secretária da Cidadania e Promoção Social, Dra. Daniela Rufino; o Diácono da Paróquia de Viçosa do Ceará, Adriano Rocha; a Articuladora Municipal do Selo Unicef, Luciana Carneiro; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Sra. Ilma Passos; representando a Câmara de Vereadores, a Vereadora Neide Pereira; a representante do Poder Judiciário, a Srta. Rita Dalila; os adolescentes Francisco Víctor da Silva e Maria Rutiele Pereira Félix, representando o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA de Viçosa do Ceará.

Estiveram presentes, ainda, secretários da gestão municipal; representação do Conselho Tutelar; técnicos profissionais das políticas de assistência social, educação e saúde; demais conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e demais componentes do NUCA municipal. Segundo a Primeira-dama, Sra. Sílvia Helena, “ É neste espaço que a comunidade sugere e discute as melhores soluções para as principais dificuldades e garante que estas propostas façam parte da estratégia de implementação das ações do Selo UNICEF”
#AssistênciaSocial 23/08/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ SEDIA OFICINA REGIONAL DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS do estado do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou nos dias 21 e 22 de agosto a OFICINA REGIONAL DE FORTALECIMENTO À METODOLOGIA DO CDC, POLÍTICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Estiveram presentes no encontro a secretária municipal da Cidadania e Promoção Social, doutora Daniela Rufino, a coordenadora municipal do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, a socióloga Nayana Albuquerque, a supervisora municipal do Programa Criança Feliz, a assistente social Denise Alves, a supervisora municipal do PADIN, Elisete Ferreira, a técnica da CREDE 5, Rosilda Sales, e as técnicas estaduais Elizabeth Rodrigues, Keren Hapuk e Iracema Lima. Além de supervisores do Programa Criança Feliz, Supervisores do PADIN e coordenadores dos CRAS dos nove municípios que compõem a serra da Ibiapaba.

Para a secretária da Cidadania e Promoção Social, “investir no desenvolvimento na primeira infância é fundamental para beneficiar tanto a criança quanto toda a sociedade, prevenindo assim problemas futuros”. Em Viçosa do Ceará o programa atende atualmente mais de 200 crianças e suas famílias, excedendo a meta proposta pelo governo, dado o sucesso das ações do programa.
#AssistênciaSocial 23/08/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL OITICICAS RECEBE O ENCONTRO 60+ DO CRAS SEDE Na manhã desta quinta-feira (23) foi realizado na comunidade de Oiticicas o primeiro encontro dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV 60+ do CRAS SEDE. Na ocasião foram reunidos os grupos dos SCFV ofertados na localidade de Oiticicas, os grupos do Polo de Convivência Social do Bairro Escola Normal e os grupos do Viçosa Social Park em uma recepção calorosa em ritmo dançante e coreografado por Romário Gomes, orientador social, ao som de forró pé de serra, que é desenvolvido nos próprios grupos de SCFV, aconteceu a escolha do rei e da rainha dos 60+ sob jure da mesa, onde esteve composta por, dentre outros, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - CMDI, a senhora Helenilda Vitorino. Todo o evento foi idealizado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará a partir da Secretaria da Cidadania e Promoção Social que preza pelo bem estar social, caracterizando-se por ser um espaço de convivência e valorização da terceira idade, ofertando acesso ao lazer, integração e inserção das atividades de modo descentralizado.
#AssistênciaSocial 22/08/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA OS JOGOS PARA A JUVENTUDE Em comemoração ao Dia da Juventude, celebrado internacionalmente no dia 12 de agosto, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social a partir dos seus projetos sociais, realizou nos dias 16 e 17 de agosto, no campo society do Viçosa Social Park, o Primeiro “Jogos Para a Juventude”. O torneio contou com a participação dos jovens integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Polo de Convivência Social do Bairro Escola Normal, do Viçosa Social Park (Bairro São José), dos jovens que compõem o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Viçosa do Ceará e dos adolescentes do Bairro Santa Cecília. A prática do esporte é extremamente importante para auxiliar na qualidade de vida da criança e do adolescente. O Governo Unidos Pelo Povo tem incentivado a prática esportiva, pois o esporte traz benefícios, sobretudo emocionais, e os jovens poderão testar as suas capacidades motoras, emocionais e benefícios sociais, aprendendo os limites e os comportamentos importantes na convivência social com outros jovens, abrindo porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação e o convívio, e desenvolve aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, seja ele o parceiro, o adversário ou o educador social.
#AssistênciaSocial 20/07/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PROJETOS SOCIAIS AGITAM O MÊS DE JULHO, FÉRIAS É NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA DO CEARÁ A Secretaria da Cidadania e Promoção Social através dos seus quatro Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e Projetos Sociais da Sede, distritos e localidades, realiza durante todo o mês de julho, a segunda edição da “Colônia de Férias no Social”, atividade integrante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Cerca de mil crianças e jovens entre 0 a 17 anos, integrantes dos projetos sociais participam das atividades. A colônia de férias visa contribuir para a formação da cidadania e incentivar a prática esportiva. Também proporciona a produção de valores como liderança, trabalho em equipe, respeito às regras e solidariedade. Na ocasião, estão sendo desenvolvidas atividades recreativas, envolvendo o contato com a natureza, arte, esporte, cultura e lazer, de forma lúdica, que fornecem aos participantes novas experiências e aprendizagens. Dentre as ações, destacam-se as visitas ao Estádio Municipal, a área recreativa do Viçosa Social Park, além de diversas outras atividades.
#AssistênciaSocial 13/07/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRAS NA PRAÇA EM QUATIGUABA - FÉRIAS É NA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VIÇOSA DO CEARÁ A Secretaria da Cidadania e Promoção Social SECIPS através do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Quatiguaba realizou nesta quinta-feira (12) o Cras na Praça do Distrito de Quatiguaba.

Foram realizadas atividades socioeducativas, de cultura, esporte e lazer para as famílias da comunidade.

O CRAS na Praça tem como objetivo divulgar os serviços ofertados pelo CRAS, além de despertar a reflexão da população para as diversas problemáticas sociais e familiares das comunidades entre elas o Trabalho Infantil que foi abordado pelas crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV.

O CRAS na Praça deste mês de Julho na SECIPS faz parte também da programação de férias escolares que tem mobilizado diversas ações recreativas em seus projetos sociais.
#AssistênciaSocial 12/07/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DADOS QUANTITATIVOS, SEMESTRE 2018.1
#Convite 11/07/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SONORA BRASIL CONVITE DIA 19/07/2018 ÀS 19:30h - Teatro Dom Pedro II

O SONORA BRASIL é um projeto temático do Departamento Nacional do SESC que traz a Viçosa do Ceará, com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente a Banda JOSEFENSE, uma das mais antigas de Santa Catarina que desenvolve um repertório variado, transitando por arranjos e adaptações de música popular e erudita.
#AssistênciaSocial 10/07/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL JUNHO VIOLETA, A PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA CAMPANHA EM COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A data, instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa. Com a ideia de estender as ações para todo o mês, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará a partir da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, através da esquipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social lançou a campanha Junho Violeta, com o tema “Violetas contra a Violência” e lema “Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa”. Palestras, debates e reuniões foram realizadas em todo o município com o objetivo de chamar a atenção da população à necessidade de estar atento a um problema que cresce a cada ano.

Mais do que tratar os idosos com dignidade e respeito, é preciso denunciar casos de violência às autoridades competentes.
#AssistênciaSocial 21/06/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ SEDIA ENCONTRO REGIONAL DE APOIO TÉCNICO DA STDS Com a participação de 40 municípios das regiões da Serra da Ibiapaba, Sertão de Sobral e Litoral norte, o município de Viçosa do Ceará sediou durante os dias 19 e 20 de junho, no auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, a Oficina Regional de Apoio Técnico, que teve como objetivo assessorar os municípios sobre a Vigilância Socioassistencial com foco no Censo SUAS 2018 e no Mapa de Riscos Pessoal e Social- CEMARIS/2018.

A oficina é de iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social (SECIPS) e teve como público alvo gestores das Secretarias de Assistência Social e técnicos de gestão.
Abrindo o evento, a secretária da Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará, doutora Daniela Rufino, enalteceu a questão do investimento na vigilância socioassistencial, no desenvolvimento social e no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No primeiro dia, gestores e técnicos debateram sobre a vigilância socioassistencial, sua implantação, objetivos, quais os principais instrumentos e pontes de informação para o setor, e esclareceram dúvidas sobre o preenchimento do Censo Suas/2018. Durante o segundo dia de oficina, os participantes trataram sobre o CEMARIS/2018.

Os participantes ressaltaram a importância de poder participar da oficina, de conhecer a realidade de outros municípios, o que segundo eles, acrescentou muito conhecimento, aprendizado e troca de experiência com os demais profissionais.

Estiveram presentes na ocasião, representantes da gestão do SUAS do estado do Ceará, as técnicas Delza Alencar e Roseli Ferreira (Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social).
#AssistênciaSocial 15/06/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DAS AÇÕES EM COMBATE AO TRABALHO INFANTIL A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social (SECIPS) teve a honra de realizar o II Encontro Municipal de Monitoramento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Estiveram presentes no evento as técnicas da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado (STDS) Cleide Rocha e Rosania Campos, que na oportunidade realizaram, também, monitoramento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

O objetivo do evento foi discutir e monitorar a agenda de metas do Plano Municipal de Enfrentamento do Trabalho Infantil e as ações integradas dos municípios aqui presentes, com a participação do município de São Benedito. O encontro faz parte da agenda de ações referentes ao mês alusivo ao combate ao trabalho infantil.

Em 2017, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) reconheceu o Ceará como referência no combate à erradicação infantil no País. Os avanços na prevenção e erradicação em Viçosa do Ceará são decorrentes das constantes buscas ativas e uma série de ações estratégicas que a SECIPS vem desenvolvendo, através do PETI. O Programa articula esforços Intersetoriais e dos entes federados para a identificação e atendimento dos casos de trabalho infantil.
#AssistênciaSocial 15/06/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL 15 DE JUNHO DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 15 de junho, um encontro especial com os idosos integrantes dos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sede do município. O dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. E, na oportunidade, foram realizadas atividades de educação física com o público idoso sob os cuidados do Educador Físico Carlos Eduardo e de orientadores sociais, e ainda contou-se com a participação dos idosos integrantes do Projeto Autonomia, Arte e Renda do Polo de Convivência Social, que no ensejo puderam produzir bonecas e tapetes e ainda expor suas produções ao público.

A ação faz parte do Mês de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (Junho Violeta) e chamou atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que é celebrado em 15 de junho.

Durante a ação educativa, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social entregou panfletos orientando sobre os serviços ofertados pelo CREAS, como por exemplo: defesa dos direitos dos idosos, ao respeito e atendimento de suas necessidades básicas. A Secretária da Cidadania e Promoção Social, Daniela Rufino, participou da atividade. Ela destacou a importância da valorização a Terceira Idade: “O prefeito José Firmino tem a preocupação de cuidar dos idosos com um olhar especial. O Município quer valorizar essas pessoas, que têm muita experiência e conhecimento de vida. Vamos trabalhar com a conscientização, valorização e respeito com as pessoas da terceira idade e também com a educação inclusiva”, disse a secretária.

Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito. É dever de todos prevenir e denunciar a ameaça ou violação dos direitos do idoso.
#AssistênciaSocial 12/06/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CREAS REALIZA CAMPANHA SOBRE A ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social (SECIPS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma panfletagem no centro comercial da cidade como parte da Campanha do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) para alertar a população e sobretudo os comerciantes locais sobre a necessidade de se discutir a questão e também de desenvolver ações para retirar crianças e adolescentes menores de 16 anos do trabalho precoce.

Foi pensando em reduzir o índice de trabalho infantil e em conscientizar a população sobre a causa que a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) se reuniu hoje no centro da cidade para fazer a panfletagem.
#AssistênciaSocial 11/06/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA REALIZA O LANÇAMENTO DO ID JOVEM Na sexta feira, 08 de junho, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou o Lançamento do Programa ID Jovem, que aconteceu no auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha - Igreja do Céu.

O evento teve a participação de alunos e professores das Escolas de Ensino Médio Dr. Júlio de Carvalho, Irmã Lins, Deputado Manoel Rodrigues, Juca Fontenelle e Colégio Tenente Ângelo de Siqueira Passos. A abertura do evento ficou por conta da Banda Terra de Ninguém, formada por jovens que na oportunidade puderam apresentar o melhor do pop rock ao público presente.

Ressaltando que o objetivo do evento foi apresentar aos jovens A Identidade Jovem ou simplesmente ID Jovem que é um documento que possibilita o acesso a vários benefícios, como por exemplo o desconto de 50% em eventos artísticos - culturais e esportivos, além da gratuidade em viagens interestadual. O ID jovem é destinado aos jovens de 15 a 29 anos que pertencem às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. Os interessados em emitir o documento do ID Jovem podem procurar a Secretaria da Cidadania e Promoção Social -SECIPS localizada na Rua Lamartine Nogueira - Centro ou o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS mais próximo.

A Secretária da Cidadania e Promoção Social, Dra. Daniela Rufino, falou sobre a grande importância do programa para os jovens Viçosenses para terem garantidos direitos ao acesso à cultura, lazer e transporte, e que a secretaria sempre está à disposição seja em qualquer um dos equipamentos para dar o suporte ao jovem na emissão do documento.
Estava presente também o Coordenador do Cadastro Único, Antônio José, que juntamente com a Secretária realizaram o encerramento do evento agradecendo a participação dos jovens e a parceria das escolas.
#AssistênciaSocial 28/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CRAS QUATIGUABA - CAPACITAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA A Prefeitura de Viçosa do Ceará em parceria com o Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará - PROARES, por meio da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, está realizando uma capacitação para a equipe que atuará no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Quatiguaba, ministrada pela CONSULTSOCIAL para inicio das atividades a partir de segunda feira dia 28 de maio.

O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O CRAS tem como público prioritário em suas ações os beneficiários dos programas da assistência social, como por exemplo, o Programa Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros benefícios da Assistência Social como o PAIF, SCFV e o Primeira Infância no SUAS além de ofertar espaços de convivência social, cultural, esportiva e de lazer.

A formação está sendo realizada no período de 21 a 25 de maio de 2018 no horário de 08: às 17:00 horas, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida a comunidade do Quatiguaba, descentralizando as ações e serviços que antes aconteciam no CRAS da Sede do município
#AssistênciaSocial 18/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PODER EXECUTIVO, JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
#AssistênciaSocial 14/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
#AssistênciaSocial 14/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DIA DO ASSISTENTE SOCIAL
#AssistênciaSocial 11/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL NO JUÁ DOS VIEIRAS EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEM FESTA PARA HOMENAGEAR AS MÃES
#AssistênciaSocial 10/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CMDCA PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Com o intuito de planejar a programação para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, órgãos envolvidos na campanha se reuniram na tarde desta quarta-feira dia 09, na Sede da Secretaria da Cidadania e Promoção Social. Para a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daniela Rufino da Cunha a reunião preparatória permitiu criar uma sintonia entre os diversos órgãos, bem como discutir e planejar as ações que serão desenvolvidas no Dia 18 de Maio em Viçosa do Ceará. “Estamos comprometidos nessa campanha, de modo a discutir com a sociedade civil e a rede socioassistencial a melhor forma de combater o abuso e exploração sexual de crianças, com a perspectiva de que nossa rede seja fortalecida cada vez mais”, afirma Daniela Rufino.

FIQUE POR DENTRO!

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.
#AssistênciaSocial 08/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SEMANA DO BEBÊ COMEÇA EM VIÇOSA DO CEARÁ COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO Teve início nesta segunda-feira, 07 de Maio, a Semana do Bebê em Viçosa do Ceará com uma vasta programação se estendendo até o próximo domingo dia 13.

Abrindo a programação, profissionais da Secretaria da Cidadania e Promoção Social e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizaram blitz educativa na manhã desta segunda-feira, na Praça General Tibúrcio e Mercado Central, no Centro da Cidade. Palestras sobre aleitamento materno e pré-natal foram ministradas por profissionais da Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e Creche Pro-infância Santa Terezinha na Passagem Florida.

A Semana do Bebê está acontecendo através de parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cidadania e Promoção Social. O objetivo é criar um olhar de cuidado dos profissionais destas três áreas envolvidas e da sociedade de um modo geral para esta que é considerada a fase mais importante que define o resto da vida da pessoa.
#AssistênciaSocial 08/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ADOÇÃO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM VIÇOSA DO CEARÁ A Promotoria de Justiça da Comarca de Viçosa do Ceará em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e com a Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou, nesta terça-feira dia 8, uma audiência pública para tratar sobre o tema “Adoção”.

Na ocasião, foi distribuído material informativo e foram tratados assuntos dentro da temática, tais como o cadastro municipal de adotantes, o procedimento para entrega de criança recém-nascida pelos pais que não quiserem se responsabilizar por sua criação, entre outros.

Nesta terça-feira, também aconteceu uma roda de conversa entre representantes do Ministério Público (MP) do Estado do Ceará, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar de Viçosa do Ceará para tratar sobre as ações desenvolvidas no SUAS para crianças e adolescentes deste município.

A audiência pública teve a finalidade de esclarecimento para que as pessoas entendam primeiro que a adoção direta, feita por fora do cadastro, quando a criança sai direto da família biológica para a família adotiva, ela é uma adoção que muitas vezes dá certo e muitas vezes dá errado, porque coloca a criança e também a família em uma situação de grande risco e grande vulnerabilidade.

O evento aconteceu no auditório Monsenhor Martins da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha e foi conduzido pela Dra. Laura Theresa dos Santos de Sousa, promotora de Justiça de Viçosa do Ceará e Dra. Gabriela Costa, técnica do Ministério Público.

E contou com a participação da representante do DR. Moisés Brisamar, Juiz de Direito de Viçosa do Ceará, Senhorita Rita Dalila Alves; da secretária da Cidadania e Promoção Social, Daniela Rufino; Secretário de Educação, José Luciano Alexandre Mendes; Secretário de Administração Geral, Adriano Silva dos Santos; Secretária de Saúde, Fatima Cinthya Sá Pitombeira da Cunha; Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Aníbal José de Souza; Secretário Geral de Infraestrutura, Pedro da Silva Brito; representantes do Legislativo Municipal, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de entidades relacionadas, casais interessados em adotar e sociedade civil em geral.
#Info 04/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PARTIU MUDAR
#Convite 03/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONVITE DIA DAS MÃES
#AssistênciaSocial 03/05/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL TODOS JUNTOS PELA PRIMEIRA INFÂNCIA
#AssistênciaSocial 23/04/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL COMUNIDADE DO BOM TEMPO RECEBE O CRAS NA PRAÇA O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Passagem da Onça - realizou na manhã desta segunda-feira 23, o evento "CRAS na Praça" na comunidade Bom Tempo.

O evento teve por objetivo proporcionar à população local um momento de integração social e fortalecimento comunitário, ofertando serviços, tais como:
Atividades realizadas pela equipe NASF e UBS (Passagem da Onça), informações sobre o Cadúnico e Bolsa Família, agendamento para emissão de RG, Pintura em rosto, Pintura em desenhos, Serviços de cabeleireiro e manicure, Brincadeiras diversas, Pula-pula, Entrega das blusas do SCFV do grupo de Idosos da localidade, atendimentos individualizados da equipe CRAS, dentre outros.

Foram contemplados com o evento, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e público em geral, favorecendo o acesso aos serviços socioassistencias e a garantia de direitos.

O CRAS na Praça, evento realizado pela Secretaria da Cidadania e Promoção Social, contou com a parceria da Secretaria de Saúde por meio das agentes comunitários de saúde, equipe NASF, e da Unidade Básica de Saúde - Passagem da Onça, da Secretaria de Educação por meio do espaço e profissionais da Escola Antônio Ângelo dos Santos.
Como também contamos com a participação dos voluntários: Sr. Diego (cabeleireiro da Passagem da Onça) e Sr. Kauã (cabeleireiro da Lagoa do Barro e participante do curso de cabeleireiro promovido pela SECIPS) e Sra. Onizia (manicure).
Uma ação conjunta de descentralização dos serviços chegando nas comunidades mais distantes que não possuíam atenção socioassistencias uma marca da gestão do Prefeito Zé Firmino que inova e realização ações cada vez mais perto da população.
#AssistênciaSocial 18/04/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PADRE VIEIRA RECEBE O CRAS NA PRAÇA O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Juá dos Vieiras, promoveu na manhã do dia 18 de Abril no Distrito de Padre Vieira o evento CRAS NA PRAÇA. Uma ação que levou atividades recreativas, agendamento para expedição de RG, serviços e informação do CADÚNICO, expedição de CPF, orientação nutricional e aferição de pressão.

Uma iniciativa promovida dentro da política de descentralização dos serviços da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, em parceria com a Secretaria de Educação (CEI de Padre Vieira e E.E.F José Manoel da Silva).
#AssistênciaSocial 17/04/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL ITINERANTE COM CRAS NA COMUNIDADE DE TUCUNS O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Passagem da Onça - realizou na manhã desta terça-feira, 17 de Abril, o evento “CRAS na Praça” na comunidade de Tucuns.

O evento teve por objetivo proporcionar à população local um momento de integração social e fortalecimento comunitário. Foram ofertados diversos serviços, tais como: Informações sobre saúde, Informações sobre o Cadúnico e Bolsa Família, agendamento para emissão de RG, Pintura em rosto, Pintura em desenhos, Serviço de cabeleireiro e manicure, Brincadeiras, Pula-pula, Entrega das blusas do SCFV do grupo de Idosos da localidade, dentre outros.

Foram contemplados com o evento, crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e público em geral, favorecendo o acesso aos serviços socioassistenciais e a garantia de direitos. O CRAS na Praça, evento realizado pela Secretaria da Cidadania e Promoção Social, contou com a parceria da Secretaria de Saúde por meio das agentes comunitárias de saúde da região, da Secretaria de Educação por meio do espaço e profissionais da escola Francisco Mamede de Brito, e dos voluntários: Sr. Diego ( cabeleireiro da Passagem da Onça), Sr. Kauã (cabeleireiro da Lagoa do Barro e participante do curso de cabeleireiro promovido pela SECIPS) e Sra. Onizia (manicure).
#AssistênciaSocial 13/04/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PADRE ANCHIETA CELEBRA A PÁSCOA COM OS IDOSOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Na manhã desta sexta feira 13 os Grupos de Idosos da Sede da Secretaria da Cidadania e Promoção Social receberam a visita do Pároco José de Anchieta Aguiar que celebrou a Páscoa com os Idosos e funcionários que atendem os grupos no Viçosa Social Park e Polo de Convivência Social.

A celebração foi marcada de muita emoção onde o Padre Anchieta recebeu o carinho dos Idosos e falou da importância dessa fase nas famílias e na sociedade. Em seguida houve uma confraternização com um café da manhã com os idosos e os profissionais que atendem os grupos.

A Prefeitura Municipal atende mais de 250 idosos em grupos de convivência social em todo o Município estimulando a participação dos idosos ao convívio social saudável.
#Educação 26/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL COMUNIDADE ESTUDANTIL DO MANHOSO PARTICIPA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2018 A Festa Anual das Árvores 2018 movimentou a comunidade estudantil do Manhoso, que promoveu atividades com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacaram-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, palestras e apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, exposições, blitz ecológica e apresentações audiovisuais, dentre outras.
#MeioAmbiente 22/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL FESTA ANUAL DAS ÁRVORES TEM VASTA PROGRAMAÇÃO EM VIÇOSA DO CEARÁ A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria Geral de Infraestrutura, Secretaria da Cidadania e Promoção Social e Secretaria de Agricultura, realiza, no período de 19 a 23 de março, a Festa Anual das Árvores 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. As atividades de abertura contaram com rodas de conversa, produção de mudas nas escolas com a reutilização de materiais recicláveis. A Festa Anual da Árvores 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”.
A Festa Anual das Árvores é uma campanha educativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacam-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, oficinas educativas, palestras, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, blitz ecológica, dentre outras.
O encerramento da Festa Anual das Árvores 2018 será amanhã, dia 23 de Março, na Escola Edvirgens Maria de Arruda, Vila Manhoso e contará com: Culminância de Encerramento; Exposição de produtos derivados da carnaúba; Apresentações artísticas sobre o tema.
A carnaúba, árvore símbolo do Estado do Ceará (Decreto nº 27.413/2004), foi escolhida para ser homenageada porque está ameaçada pelos desmatamentos e pela presença da planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis).
#AssistênciaSocial 15/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VISITA DE MONITORAMENTO DA TÉCNICA DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO GOVERNO DO ESTADO O Município de Viçosa do Ceará recebeu a visita de monitoramento da Técnica da Proteção Social Básica do Governo do Estado - STDS, sra. Alba Abreu, durante os dias 12, 13 e 14 de março.

A sra. Alba Abreu visitou os Centros de Referência da Assistência Social - CRAS Sede, Passagem da Onça e Juá dos Vieiras, realizando reuniões com as equipes, orientando e monitorando os serviços: Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias - PAIF, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e Pfor-R - Programa para Resultados.

A Prefeitura Municipal de Viçosa, através do Prefeito Zé Firmino, vem investindo nesses serviços, os CRAS contam com equipes completas de Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionista, Educador Físico e orientadores sociais, além da equipe de apoio como agentes administrativos, auxiliares de serviços gerais, motoristas e agentes patrimoniais. Nos CRAS também funcionam os postos de atendimento do CadÚnico e Programa Bolsa Família.
O equipamento social possui atualmente estrutura para realizar o acompanhamento integral das famílias, garantindo o acesso aos seus direitos.

"Nós do Estado reconhecemos que a Assistência Social do Município de Viçosa do Ceará é uma referência" afirmou a sra. Alba Abreu.
#AssistênciaSocial 14/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ SEDIA ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS do estado do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social, realizou no dia 14 de março o ENCONTRO REGIONAL PARA OS VISITADORES DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS - CRIANÇA FELIZ.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do encontro, a primeira-dama Silvia Helena Carneiro Arruda, o vereador Neves, secretários municipais, representantes do comitê gestor do programa criança feliz no município e a secretária municipal doutora Daniela Rufino.

Representando o governo do estado, a Doutora Silvana Simões, coordenadora estadual do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança feliz e equipe técnica. Além de visitadores do programa dos nove municípios que compõem a serra da Ibiapaba. Para a primeira-dama Silvia Helena, “Investir no desenvolvimento na primeira infância é fundamental para beneficiar tanto a criança quanto toda a sociedade, prevenindo assim problemas futuros”. Em Viçosa do Ceará o programa atende atualmente mais de 200 crianças e suas famílias, excedendo a meta proposta pelo governo, dado o sucesso das ações do programa.
#AssistênciaSocial 13/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ CREDENCIADA PARA PARTICIPAR DO SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SAN O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA de Viçosa do Ceará, recebeu nesta, segunda feira, 12 de março, a visita da Técnica da Coordenadoria da Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Ceará, Dra.Iracema de Oliveira Lima, a mesma parabenizou a Gestão Municipal através do trabalho do Prefeito José Firmino e ressaltou que o município de Viçosa do Ceará cumpriu todos os critérios em relação ao Marco Regulatório para inclusão no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizando uma oficina sobre a Segurança Alimentar para os conselheiros e credenciando o município no SISAN, com isso o município fica habilitado a participar de editais para ser contemplado com programas e serviços de SAN.
#Capacitação 12/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA REALIZA A ENTREGA DE CERTIFICADOS DOS CURSOS DE CABELEIREIRO E COSTURA A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal da Cidadania e Promoção Social realizou a entrega dos Certificados de 75 participantes dos cursos de Corte e Costura e Cabeleireiro para as turmas que aconteceram nos bairros Escola Normal e Santa Cecília.

O evento aconteceu no Polo de Convivência Social e contou com a presença dos representantes da empresa Acert e as instrutoras que qualificaram os participantes dos cursos.

Além das famílias beneficiadas foram ofertadas oficinas lúdicas com crianças e adolescentes com construção de brinquedos, materiais em EVA e reciclados como forma de investimento nas ações do Programa AEPETI, incentivando a possibilidade para que as famílias possam adquirir um novo empreendimento e aumento da sua renda financeira.

De acordo com a instrutora de cabeleireiro Vanda Ribeiro o incentivo da Prefeitura Municipal é de extrema importância principalmente para as mulheres pois as mesmas podem ganhar seu próprio dinheiro sem grande investimento com essa oportunidade. Já o Diretor da Empresa Acert o Sr. Elmar Marques destacou que a Prefeitura Municipal com esta iniciativa tem a preocupação de dar oportunidade para as pessoas as tratando como pessoas e não como números.

A aluna do curso de Corte e Costura Naiana Silva destacou a oportunidade da Prefeitura como uma das melhores que já teve pois conseguiu aprender uma profissão e pode ter seu próprio negócio.

Drª. Daniela Rufino em nome da Primeira Dama Silvinha informou aos participantes a instalação permanente da oficina de Corte e Costura no Polo de Convivência Social e a aquisição em breve de novos equipamentos para que os participantes dos cursos possam ter um local de confecção de seus produtos e contínuo aprendizado.
#Mulher 12/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL EQUIPE “ESQUADRÃO ROSA” CAMPEà DO TORNEIO DE FUTSAL PRIMEIRA-DAMA SILVINHA A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da equipe técnica esportiva da Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou o 1° TORNEIO DE FUTSAL FEMININO PRIMEIRA DAMA SILVINHA compondo a programação da SEMANA DA MULHER.

Na sexta feira, dia 09, o Ginásio Municipal Antônio Honório Passos foi o cenário para a disputa da grande final.

Participaram do Torneio os times de Oiticicas, do Polo de Convivência Social, Juventus, Esquadrão Rosa, BEN e o Internacional.

Disputando o terceiro colocado, os times BEN e Juventus. BEN ficou em 3° colocado, e a Grande Final entre os times do Esquadrão Rosa e Internacional, ficando o time do Esquadrão Rosa como Campeão do Torneio.

Estiveram presentes na grande festa da Final, Secretários Municipais, Vereadora Judite Fontenele e a Primeira Dama Sílvia Helena Carneiro Arruda que fez a entrega da premiação das atletas juntamente com a Secretária Municipal Drª. Daniela Rufino. Em seguida, como momento de confraternização entre as equipes, houve uma comemoração com as atletas em uma pizzaria.
#AssistênciaSocial 09/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL DIA DE BELEZA PARA AS MULHERES NO VIÇOSA SOCIAL PARK A Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou um Dia de Beleza no Viçosa Social Park fazendo parte da programação da Semana da Mulher.

A programação foi realizada com corte de cabelo, escova, maquiagem, massagem corporal, ginástica e hidroginástica além de um café da manhã para as mulheres participantes dos Projetos Sociais atendidos no local.
#Mulher 09/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através de suas Secretarias, promoveu na noite de 8 de Março a Missa de Ação de Graças pelo transcurso do Dia Internacional da Mulher. A primeira-dama do Município, Silvia Helena Arruda, parabenizou todas as mulheres, sobretudo as servidoras do Município.

A missa foi celebrada pelo padre Antônio Justino do Nascimento, Pároco de Viçosa do Ceará, que também ressaltou os vários papéis desempenhados pela mulher na sociedade.

A comemoração contou com diversas autoridades, além de outras representações da sociedade. Secretários Municipais, dentre diversas servidoras municipais se fizeram presentes na cerimônia.

A Primeira-dama, Silvia Helena, enalteceu o momento, “Foi emocionante receber parte das mulheres de Viçosa do Ceará, que aqui estiveram muito bem representadas. Agradecer ao padre Justino pela linda celebração com colocações oportunas para a ocasião. Momentos como este nos motivam ainda mais para nos dedicarmos à defesa da mulher”.
#AssistênciaSocial 08/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CREAS REALIZA BLITZ DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Viçosa do Ceará realizou nesta manhã uma Blitz no semáforo da Praça General Tibúrcio para chamar a atenção da população e conscientizar sobre o combate a violência contra a Mulher.
O CREAS é responsável pelo acompanhamento dos casos de denúncia e atendimento às vitimas dos diversos tipos de violência contra a Mulher e fica localizado no loteamento Manoel Joana na entrada da Cidade e possui equipe técnica especializada com advogado, assistente social, psicóloga, pedagoga e orientadoras sociais que realizam os mais diversos tipos de atendimentos à população.
#AssistênciaSocial 08/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ENTREGA DE CERTIFICADOS DO CURSO DE CABELEIREIRO PARA AS MULHERES DOS DISTRITOS DE GENERAL E JUÁ DOS VIEIRAS Na tarde desta terça feira dia 06 a Secretaria da Cidadania e Promoção Social através do Programa AEPETI realizou a entrega dos certificados do Curso de Cabeleireiro nos Distritos de General e Juá ação que faz parte da Programação da Semana da Mulher.

Os eventos foram organizados pelos CRAS de cada região e contou com uma programação de homenagem às Mulheres e incentivo ao empreendedorismo fortalecendo o aumento do ganho da renda familiar.

Estiveram presentes na entrega dos certificados a Vereadora Judite Fontenele, Irmã Helena Conselheira do CMAS, Sra. Mary Rute Secretaria Executiva e Drª. Daniela Rufino Secretaria da Ação Social.
#Audiência 08/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DA MULHER NO FÓRUM DE VIÇOSA DO CEARÁ Na manhã do dia 08 de março Dia Internacional da Mulher foi realizado pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria da Cidadania e Promoção Social em parceira com o Fórum uma Audiência Pública onde representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo debateram a problemática da violência contra a Mulher e o lançamento do Programa Viçosa Mulher.

Na ocasião estiveram presentes o Exmo. Sr. Juiz de Direito Moisés Brisamar, Dr. Hygo Cavalcante Promotor de Justiça, a Primeira Dama a Sra. Sílvia Helena Carneiro Arruda, a Secretária Municipal Dra. Daniela Rufino, o Tenente Comandante o Sr. Antonio Marcos, a Comandante da Guarda Civil Municipal Sueli Miranda, as Vereadoras Judite Fontenele e Neide Pereira, Conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Profissionais da Secretaria da Cidadania e Promoção Social e do Fórum, Profissionais do CREAS e mulheres atendidas nos Projetos Sociais.
#Mulher 06/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CAFÉ DA MANHA PARA AS MULHERES DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA ABRE A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA MULHER A Prefeitura Municipal através das suas Secretarias Municipais realizam a SEMANA DA MULHER.
Nesta segunda feira a Secretaria da Cidadania e Promoção Social promoveu um Café da Manhã para as Mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Na ocasião as mulheres tiveram uma palestra com a Drª. Genéva Castro Assistente Social do Programa e com o Advogado do CREAS Dr.. Eduardo Carvalho que abordaram o tema sobre a violência contra a Mulher.
A programação segue durante toda a semana.
#Convite 26/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONVITE - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
#Festa 15/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CARNAVAL 2018, BAILINHO INFANTIL
#Festa 15/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ CLASSIFICADA PARA O PRÊMIO PROGREDIR OFERTA DE NOVOS CURSOS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
#Festa 11/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA O TRADICIONAL CARNAVAL DA TERCEIRA IDADE A Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou na tarde do dia 10 de Fevereiro o mais tradicional carnaval da terceira idade com o Cortejo pelo centro histórico da sede do Município com a Banda Municipal de Música.

Muitos idosos participantes dos Projetos Sociais compareceram para participar da festa, além dos turistas que ao som das famosas marchinhas de carnaval completaram a festa.

O evento contou com a realização do Polo de Convivência Social do Bairro Escola Normal, CRAS Sede, CREAS além da estrutura de apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Guarda Municipal de Trânsito.

Hoje a programação será voltada ao público infantil a partir das 17hs ao lado do Teatro Municipal.
#Festa 11/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITO ZÉ FIRMINO ABRE VIÇOSA FOLIA 2018 E É APLAUDIDO POR MILHARES DE FOLIÕES O sábado de carnaval foi de muita diversão em Viçosa do Ceará. No final da tarde ao lado do Teatro D. Pedro II aconteceu o Carnaval Social com cortejo da terceira idade. Ao som de marchinhas e frevo, o pessoal da melhor idade fez a festa ao lado de turistas e visitantes que também caíram na folia.
A noite no corredor da folia montado na Avenida Vereador Sebastião Nogueira com Lamartine Nogueira a animação ficou por conta de três grandes atrações. A primeira a subir no palco do Viçosa Folia 2018 foi LaninhoXé Bacana, seguido de Pedro e Benício e Laninha Show.

O Prefeito Zé Firmino ao lado da primeira-dama Sílvia Helena e de Secretários Municipais deu as boas-vindas aos turistas, visitantes e foliões que aplaudiram o Gestor Municipal pelo resgate do Carnaval.
#Educação 09/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SE BEBER, NÃO DIRIJA
#Educação 08/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL É IMPORTANTE, FIQUE ATENTO!
#Educação 07/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VEJA AS DICAS PARA CURTIR
#Festa 06/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CORTEJO TERCEIRA IDADE
#Festa 06/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL BAILINHO INFANTIL
#AssistênciaSocial 18/01/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA CRAS NA PRAÇA NO JUÁ DOS VEIRAS Na manhã do dia 17 a Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou mais um evento no CRAS do Distrito de Juá dos Vieiras o CRAS na Praça.

Uma ação integrada dos programas socioassistenciais mantidos pela Secretaria em parceria com os demais serviços da comunidade como a Escola e o Posto de Saúde. Foram realizadas atividades físicas, verificação de pressão arterial, aplicação de vacina, campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, brincadeiras, pintura de rosto, desenhos, coral, corte de cabelo, palestra do Programa Bolsa Família com um café da manhã ao som de forro pé de serra.

Para o Prefeito Zé Firmino ações como esta possibilitam um contato direto com a população facilitando os mais diversos tipos de atendimento nas mais diversas áreas.
#AssistênciaSocial 26/12/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL FAMÍLIAS DO BAIRRO ESCOLA NORMAL E SANTA CECÍLIA GANHAM CURSOS DE CORTE E COSTURA E CABELEIREIRO A Secretaria da Cidadania e Promoção Social através do Programa de Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil AEPETI está realizando as Oficinas de Capacitação das famílias atendidas no Bairro Escola Normal e Santa Cecília conforme diagnóstico realizado no Município observando o maior número de famílias em vulnerabilidade social.
Junto a capacitação das famílias as crianças também participam de oficinas de criatividade com EVA e construção de brinquedos.
A previsão é de oferta de novas vagas para os próximos meses estimulando às famílias a se capacitarem e ao aumento da renda.
#AssistênciaSocial 26/12/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ALMOÇO DE NATAL COM AS FAMÍLIAS ATENDIDAS NOS PROJETOS SOCIAIS A Secretaria da Cidadania e Promoção Social realizou hoje no Polo de Convivência Social do Bairro Escola Normal e SIC Serviço de Integração da Cidadania uma Confraternização Natalina com as famílias atendidas nestes Projetos através de seus grupos de crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
Além destes Projetos foram realizadas nas mais diversas comunidades ações de sensibilização do período Natalino em Olaria, Macajetuba, Juá dos Vieiras, Passagem da Onça, General Tibúrcio, UBari e outros.

A Primeira Dama esteve presente e conversou com as pessoas reforçando o compromisso do Prefeito Zé Firmino com a assistência social em todo o Município.
#AssistênciaSocial 22/12/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PRIMEIRA-DAMA PARTICIPA DE CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL DO GRUPO DA TERCEIRA IDADE
#Festa 18/12/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL CONVITE DE NATAL 2017
#Transparência 11/12/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VIÇOSA DO CEARÁ RUMO AO SELO UNICEF 2017-2020
#Saúde 27/11/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESTADO E PREFEITURA PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS Com o objetivo de capacitar manipuladores de alimentos e coordenadores pedagógicos em práticas de higiene dos alimentos para que estes possam ser multiplicadores junto ao público infantil, o Governo do Estado (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS/PROARES II) com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará está realizando de 27 de Novembro a 1. de Dezembro do corrente ano, oficina Práticas Alimentares Saudáveis nos Centros de Educação Infantil.

Ao todo 33 pessoas entre Coordenadores de CEIs, Merendeiras, Supervisoras e Nutricionistas da Merenda Escolar estão participando da oficina tendo à frente a Instrutora Ivonilza Paula da Silva no Colégio Tenente Ângelo de Siqueira Passos.

A coordenadora do PROARES em Viçosa do Ceará, Trícia Brasil, explica que as ações fazem parte das estratégias colaborativas e conjuntas entre as Políticas de Assistência Social, Educação e Segurança Alimentar e Nutricional, voltadas para os Centros de Educação Infantil -CEIs, implantados em 32 municípios do Estado do Ceará, contemplados no PROARES II.
#Melhoria 19/11/2017 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL PREFEITO ZÉ FIRMINO INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO D’ÁGUA EM SANTO AMARO Aconteceu na manhã deste Domingo(19) a inauguração do Sistema de abastecimento d'água da Comunidade de Santo Amaro com as presenças do prefeito Zé Firmino, vice prefeita Elizabeth Gomes, primeira dama Silvia Helena, vereadores, secretários municipais e a comunidade.

O investimento permitiu um aumento da qualidade de água a ser ofertada aos agricultores e, desta forma, contribuindo para a significativa melhoria da qualidade de vida dos agricultores e suas famílias.

Nesta comunidade, dezenas de famílias passam a contar com água de qualidade. A ação foi comemorada pelos moradores, que agradeceram ao Prefeito Zé Firmino pela concretização da obra, um sonho antigo da comunidade.
www.vicosa.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 21:40:40