CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 12/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE 1ª chamada do cadastro reserva do Termo de Adesão do Agente Jovem Ambiental

A lista dos selecionados para a 1ª chamada do cadastro reserva do Termo de Adesão do Agente Jovem Ambiental já está disponível! Confira se o seu nome está na lista e garanta sua participação.

Datas para comparecimento:

15 a 19 de abril, a partir das 8h às 12h

Local: Secretaria Municipal de Educação

Documentos necessários:CPF e RG (Para menores de idade, é necessário estar acompanhado pelo responsável, com RG)

Parabéns aos selecionados e não deixem de participar desse importante projeto em prol do meio ambiente!

#MeioAmbiente 08/04/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Festa Anual das Árvores 2024

No último sábado (06/04), celebramos o encerramento da Festa Anual das Árvores 2024 em Viçosa do Ceará, com o tema "O Combate aos Incêndios Florestais". Uma ação fundamental para preservar nossa natureza!

Durante o evento, realizamos uma distribuição de mudas nativas em estilo drive-thru. Essa iniciativa fortalece nosso compromisso com o meio ambiente e incentiva o plantio consciente em nossa cidade.

Juntos, cuidamos do presente e garantimos um futuro verde e sustentável para todos!

#Info 31/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Festa anual das árvores de Viçosa do Ceará

Este ano, a festa anual das árvores de Viçosa do Ceará traz um tema de extrema relevância: "Ceará Sem Fogo - Todos juntos contra os incêndios florestais".

É hora de unir forças em prol da preservação ambiental e da proteção das nossas florestas. Estamos comprometidos em conscientizar e mobilizar toda a população para combater os incêndios florestais.

A programação deste ano promete momentos de aprendizado, engajamento e diversão para toda a família. Desde palestras educativas sobre prevenção de incêndios até atividades práticas de reflorestamento, há oportunidades para todos contribuírem para um Ceará mais verde e seguro.

Venha fazer parte dessa celebração em prol da natureza!

#Info 22/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Cadeia Produtiva da Cachaça na Serra Grande

Nessa quinta-feira, 21 de março, foi realizada uma reunião com o tema "Cadeia Produtiva da Cachaça na Serra Grande", em Viçosa do Ceará.

A reunião teve como objetivo abordar desafios e oportunidades na cadeia produtiva de cachaça na Serra Grande, e contou com a participação de produtores, empresários, donos de revendas e responsáveis técnicos.

Agradecemos o apoio do Ministério da Agricultura, da ACACE, do Agrolito e do Sistema FAEC SENAR.

#Info 22/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega do fardamento do Programa AJA - Agente Jovem Ambiental

Na última quinta-feira, dia 21 de março, foi realizada a entrega do fardamento do Programa AJA - Agente Jovem Ambiental, uma realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação e do Turismo e Meio Ambiente.

Na ocasião, foram beneficiados com novos fardamentos 70 agentes, onde também foi comemorado os 3 anos do programa em Viçosa do Ceará.

É a Prefeitura trabalhando mais pelo Meio Ambiente.

#Info 18/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega de aproximadamente 11 toneladas de pneus para a empresa de reciclagem Recicle Pneus

A exemplo do que vem fazendo desde o início do ano passado, a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, em parceria com o Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Serra da Ibiapaba (CPMRS-SI), realizou nesta Sexta -Feira, dia 15 de Março de 2024, a entrega de aproximadamente 11 toneladas de pneus para a empresa de reciclagem Recicle Pneus.

Esse tipo de ação nos dá a certeza de uma destinação ambientalmente adequada para esse tipo de resíduo sólido, evitando assim a poluição do Meio Ambiente e a prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, vetor de diversas arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana) haja vista que pneus descartados de maneira irregular podem se tornar criadouro do transmissor.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará trabalhando com respeito ao nosso Meio Ambiente e por mais qualidade de vida para todos.

#Info 18/03/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Foram plantadas algumas mudas do Pau Brasil

Em homenagem aos 40 anos de fundação do Bairro São José da cidade de Viçosa do Ceará, foram plantadas nesta manhã do dia 18 de março de 2024 algumas mudas do Pau Brasil, simbolizando a data festiva.

As mudas foram plantadas pelos alunos e professores da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Juca Fontenele e da Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa, além da participação dos moradores do bairro e do líder comunitário, Sr. Francisco Giovanni Andrade Leal.

Parabenizamos a todos que participaram dessa ação em prol da valorização do nosso querido bairro e do meio ambiente.

#Info 04/02/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Boqueirão dos Augustos

Na manhã deste domingo, 04 de fevereiro, aconteceu a grande inauguração do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Boqueirão dos Augustos.

A inauguração contou com a presença do prefeito, secretários municipais, vereadores e população em geral.

O sistema de abastecimento de água era uma obra muito aguardada pela população, que agora terá água de qualidade para uma vida com mais dignidade e qualidade de vida.

#Info 31/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção, Agricultores e Produtores!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, informa que foi prorrogado o prazo para o pagamento do boleto Garantia Safra, com vencimento agora no dia 15 de fevereiro.

Procure a Secretaria de Agricultura no Mercado Central para pegar o seu boleto e não perder os benefícios do programa.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para fortalecer a nossa agricultura.

#Agricultura 30/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Boqueirão dos Augustos

Participe desse grande momento para nossa cidade!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará vai realizar a inauguração do Sistema de Abastecimento de Água da localidade de Boqueirão dos Augustos.

Será no dia 04 de fevereiro, às 8h, no terreiro do Expedito, em frente à igreja.

Venha participar e festejar conosco essa grande realização para toda a região.

#Agricultura 24/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Remineralizarão de solos, fertilidade e nutrição de plantas

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viçosa do Ceará foi sede de uma palestra técnica, realizada nesta terça-feira (23), com o tema "Remineralizarão de solos, fertilidade e nutrição de plantas", com informações importantes para serem praticadas no campo e assim plantar a semente de um futuro mais saudável para todos nós.

O palestrante da vez foi o Antônio Bizão, Mestre em fertilidade do solo, consultor nacional de remineralizarão de solos; Facilitador Ernilton de Sousa, consultor técnico agrolito e especialista em agronegócio.

A Palestra foi uma ação da Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, com o objetivo de levar mais conhecimento para os nossos agricultores.

#Info 17/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção, agricultores de Viçosa do Ceará!

Atenção, agricultores de Viçosa do Ceará!

Fiquem atentos à importante informação: o boleto do Programa Garantia-Safra estará disponível até o dia 30 de janeiro. Para garantir seus benefícios, é fundamental retirar o boleto na Secretaria de Agricultura, munidos do CPF do casal.

Contamos com a colaboração de todos para assegurar o apoio necessário aos nossos agricultores. Juntos, fortalecemos o setor e contribuímos para o desenvolvimento de Viçosa do Ceará.

#Info 12/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, realizou no dia 11 de janeiro uma reunião sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), tratando da implantação, via Consórcio, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (SISBI-POA e SISBI-POV).

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Viçosa do Ceará, prefeitos das cidades de Tianguá, Guaraciaba do Norte, Carnaubal e Croatá, Superintendente do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Ibiapaba, Presidente da agência Líder Ibiapaba e secretários municipais.

A reunião aconteceu no gabinete da Prefeitura de Viçosa do Ceará. Foi um importante momento para o nosso município e para toda a região da Ibiapaba.

#Info 11/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE AgroBR em Viçosa do Ceará!

No dia 10 de janeiro, realizamos com êxito a apresentação do AgroBR em Viçosa do Ceará! O evento foi um marco, proporcionando valiosas informações sobre como expandir horizontes e levar os negócios agrícolas locais para novos clientes e realidades.

Agradecemos a todos que participaram dessa iniciativa e contribuíram para fortalecer ainda mais o agronegócio em nossa cidade.

#Info 10/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega dos boletos do Programa Garantia Safra

Nessa última terça-feira, 9 de janeiro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, também realizou a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra para os beneficiados do nosso município.

A entrega dos boletos se torna um momento crucial para que os agricultores possam efetuar os pagamentos necessários e garantir o acesso aos benefícios do Garantia Safra.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará reitera o seu comprometimento com a agricultura local e com incentivo e apoio para os nossos agricultores.

#Info 05/01/2024 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Retire seu Boleto do Programa Garantia Safra em Viçosa do Ceará!

Retire seu Boleto do Programa Garantia Safra em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará informa que os Boletos do Programa Garantia Safra já estão disponíveis para retirada. Compareça no dia 9 de janeiro, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria de Agricultura, no Mercado Central e retire o seu.

Para retirar, é necessário apresentar o CPF do casal. Não perca essa oportunidade de garantir o benefício para a sua safra. Contamos com a sua presença e colaboração para o sucesso deste importante programa agrícola.

#Info 11/12/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Boqueirão do São Gonçalo

A construção do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Boqueirão do São Gonçalo está em pleno andamento. Esta é uma conquista significativa para a comunidade, proporcionando, em breve, acesso regular e seguro à água potável.

Esta obra é fruto do nosso compromisso contínuo com o bem-estar da população. Estamos dedicados a garantir serviços públicos de qualidade e a melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.

#Info 27/11/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atendimentos do INSS

A Prefeitura de Viçosa do Ceará se orgulha de colaborar com os atendimentos do INSS, proporcionando suporte essencial aos nossos cidadãos.

Estamos comprometidos em facilitar o acesso aos serviços previdenciários e promover o bem-estar em nossa cidade.

Confira os atendimentos realizados no mês de outubro na Sala do INSS.

#Info 09/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inauguração e Entregas

Na noite deste sábado, dia 07 de outubro, aconteceu uma grande celebração para o município.

Foram entregues o Sistema de Abastecimento de Água, um marco para a nossa cidade, proporcionando água de qualidade para todos os moradores, 6 Ambulâncias 0km, 9 Spin 0km, 1 equipamento de sinalização viárias para melhorar o tráfego da nossa cidade.

As entregas são fruto de uma gestão comprometida com o bem-estar e qualidade de vida dos viçosenses.

#Agricultura 22/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Garantia Safra!

Atenção, agricultores e agricultoras, é hora de se preparar para mais uma temporada de Garantia Safra!

No período de 26 de setembro a 19 de outubro de 2023. Será nas escolas ou quadras das localidades, de acordo com o calendário de atendimento. A partir das 7h30.

Não perca esta oportunidade de garantir o seguro que protege a comunidade agrícola e contribui para enfrentar os desafios do clima e manter a segurança alimentar de sua família.

Confira os documentos necessários e venha realizar o seu cadastro:

1. DAP ou CAF ativo (em dia);

2. CPF e RG do casal;

3. Comprovante de residência atualizado;

4. Documento do terreno onde trabalha (exemplos: Posse, Incra, ITR, CAR, Escritura);

5. CNIS atualizado do casal.

#Info 19/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa Garantia Safra 2023/2024

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI), em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDS), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, EMATERCE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou uma reunião de planejamento para recadastramento e cadastramento do Programa Garantia Safra 2023/2024, para alinhamento, esclarecer critérios do programa e demais informações.

O principal objetivo do programa é garantir a sobrevivência dos agricultores familiares em casos de perda de safra em regiões específicas. Essas perdas podem ser causadas por motivos variados, como períodos de estiagem ou excesso de chuvas que comprometam a produção.

#Info 13/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Dia do Agrônomo

Hoje é o Dia do Agrônomo, e queremos homenagear esses profissionais que desempenham um papel fundamental em nosso município!

Os agrônomos de Viçosa do Ceará são responsáveis por promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento da nossa região.

Agradecemos pelo comprometimento em tornar nossa agricultura cada vez mais produtiva e consciente.

Parabéns, agrônomos!

#Agricultura 06/09/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Projeto de Implantação das casas de semente e sobre a distribuição de sementes no município de Viçosa do Ceará

Na manhã desta quarta-feira, 06 de setembro, foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito para tratar sobre o projeto de implantação das casas de semente e sobre a distribuição de sementes no município de Viçosa do Ceará.

Estiveram presentes o Prefeito Franci Rocha, o Secretário de Finanças Eurico Arruda, o Secretário de Agricultura Antônio José, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o representante da COCEPAT, empresa parceira no projeto.

O projeto tem como objetivo a garantia da oferta permanente e segura de sementes para o fortalecimento da agricultura local.

#Info 04/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE A Feira de Animais estará em novo endereço

A Prefeitura Municipal de Viçosa Do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural informa que a feira de animais estará em novo endereço a partir do dia 12 de agosto.

O novo endereço será na Rua 8 Loteamento Conviver 1, bairro Santa Bárbara.

#Agricultura 01/08/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Ciclo de Palestras para falar da importância do solo e suas propriedades para Agricultura

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura em parceria com as empresas Agropecuária Oliveira, empresa Omnia, em alusão a semana da agricultura familiar, realizaram um ciclo de palestras para falar da importância do solo e suas propriedades para agricultura.

Na ocasião foi apresentado a linha de produtos orgânicos da empresa Omnia e os resultados dos mesmos para a cana de açúcar. Essa palestra foi conferida na propriedade do sr. Orlando proprietário da Agropecuária Oliveira no sítio Tranqueira, no dia 26, estiveram presentes técnicos da SEAGRI, do Senar, Sindicato dos trabalhadores Rurais e produtores de cana.

No dia 27 pela manhã a mesma palestra aconteceu na região do Lambedouro e a tarde na propriedade do sr. Ivan no sítio Uruca. Ambas, contaram com a presença de técnicos e produtores de cana. Essas atividades em campo favoreceram na prática, observar potencias e fragilidades do solo, da cultura e esclarecer algumas dúvidas relativas a atividade.

#Agricultura 29/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Hoje, 29 de julho, a partir das 15h, terá uma roda de conversa sobre produção, comercialização e consumo consciente.

Estaremos ao lado do Teatro Pedro II, trazendo uma programação diversificada para toda a população.

Venha celebrar a cultura e desfrutar de momentos festivos. Sua presença é fundamental.

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Hoje, 28 de julho, a partir das 15h, terá uma roda de conversa sobre coleta seletiva e como organizar as comunidades, facilitada por Helton Lopes, e também uma roda de conversa sobre sementes crioulas, facilitada por Xico Antônio.

Estaremos ao lado do Teatro Pedro II, trazendo uma programação diversificada para toda a população.

Venha celebrar a cultura e desfrutar de momentos festivos. Sua presença é fundamental.

#Agricultura 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Feira Regional de Economia Popular Solidária

A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem a satisfação de convidar a todos para a Feira Regional de Economia Popular Solidária, que acontece ao lado do Theatro Pedro II.

Além das diversas opções de produtos e artesanato produzidos com carinho e criatividade por nossos empreendedores locais, teremos a honra de receber a atração Dramistas e Grupo Xoteando.

Venham prestigiar a Feira, conhecer nossos empreendedores, se encantar com as melodias, dançar ao ritmo das apresentações e desfrutar de momentos únicos no Festival Mi!

#Info 28/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Dia do Agricultor

Hoje é o dia de homenagear aqueles que trabalham incansavelmente para cultivar a nossa terra e garantir alimentos frescos em nossas mesas.

Agricultores, vocês são os verdadeiros heróis do campo, dedicando-se com amor e dedicação para alimentar nossa cidade.

Agradecemos por sua força, coragem e resiliência diante dos desafios. Vocês são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de Viçosa do Ceará.

#Info 27/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Hoje, 27 de julho, a partir das 15h, daremos início a abertura oficial com uma roda de conversa sobre economia popular solidária e sustentabilidade econômica, facilitada por Izabel Forte.

Estaremos ao lado do Teatro Pedro II, trazendo uma programação diversificada para toda a população.

Venha celebrar a cultura e desfrutar de momentos festivos. Sua presença é fundamental.

#Info 27/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Feira Regional de Economia Popular Solidária!

Hoje é o grande dia!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem a satisfação de convidar a todos para a Feira Regional de Economia Popular Solidária, que acontecerá a partir das 19h, ao lado do Theatro Pedro II.

Além das diversas opções de produtos e artesanato produzidos com carinho e criatividade por nossos empreendedores locais, teremos a honra de receber uma atração cultural imperdível: Francine Maria, jovem talentosa da Serra da Ibiapaba, que encantou o Brasil no Programa de TV, The Voice Brasil, da rede Globo.

Venham prestigiar a Feira, conhecer nossos empreendedores e se encantar com a voz marcante de Francine Maria!

#Agricultura 27/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Formação Técnica voltada para nossos queridos agricultores familiares!

No dia 25 de julho, em parceria com o Governo do Estado e EMATERCE, a Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou uma Formação Técnica voltada para nossos queridos agricultores familiares!

Neste evento especial, promovemos a fabricação de insumos orgânicos, proporcionando conhecimentos valiosos que impulsionarão o desenvolvimento sustentável de nossas propriedades rurais e fortalecerão nossa agricultura familiar.

Valorizar a produção orgânica é investir no futuro do nosso município e garantir um ambiente mais saudável para todos! Além disso, a parceria com o Governo do Estado e a EMATERCE reforça o compromisso com o crescimento e a prosperidade de nossa região.

Agradecemos a todos os agricultores familiares que participaram e se dedicaram a aprender e aprimorar suas práticas agrícolas. Juntos, continuaremos construindo uma Viçosa do Ceará mais sustentável e próspera!

#Agricultura 25/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 8h às 12h, estaremos ao lado do Teatro Pedro II, trazendo uma programação diversificada para toda a população.

Teremos oficinas temáticas, intercâmbio de sementes crioulas, produtos da agricultura familiar, agroecológicos, artesanatos e apresentações culturais.

Venha celebrar a cultura e desfrutar de momentos festivos. Sua presença é fundamental.

#Agricultura 25/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Dia Internacional da Agricultura Familiar

Hoje, 25 de julho, é uma data muito especial para reconhecer e valorizar a importância da agricultura familiar em nossa região. São nossos agricultores familiares que cultivam a terra com amor, dedicação e conhecimento transmitido de geração em geração.

Nossos campos são a fonte de alimento saudável e de qualidade que chega às nossas mesas diariamente. Além disso, a agricultura familiar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Viçosa do Ceará, gerando emprego e renda, fortalecendo a economia local e preservando nossas tradições.

Neste dia especial, queremos expressar nossa gratidão a todos os agricultores familiares que, com trabalho árduo e comprometimento, contribuem para o crescimento e o progresso de nossa cidade.

Juntos, valorizamos a agricultura familiar e construímos um futuro melhor para todos!

#Info 21/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Venha participar da Feira Regional de Economia Popular Solidária em Viçosa do Ceará!

Nos dias 27, 28 e 29 de julho, a partir das 16h, estaremos ao lado do Theatro Pedro II, trazendo uma programação diversificada para toda a população.

Teremos oficinas temáticas, intercâmbio de sementes crioulas, produtos da agricultura familiar, agroecológicos, artesanatos e apresentações culturais.

Venha celebrar a cultura e desfrutar de momentos festivos. Sua presença é fundamental.

#Info 21/07/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Tecnologia alternativa de produção de alimentos e geração de renda para agricultores familiares em Viçosa do Ceará.

Mandallas: Tecnologia alternativa de produção de alimentos e geração de renda para agricultores familiares em Viçosa do Ceará.

Projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará/SEAGRI, Ematerce Local e Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA.

A Secretaria de Agricultura/SEAGRI de Viçosa do Ceará está desenvolvendo um ciclo de formação com as famílias beneficiárias e que estão sob sua responsabilidade a Assistência Técnica, que consiste na confecção de biofertilizantes, compostagem e escala de produção.

A ideia é formar na prática os mandaleiros de Viçosa para potencializar a produção sem uso de agroquímicos e produzir alimentos diversificados e saudáveis. Já estamos pelo Assentamento Buriti Grande, Assemim e na próxima semana será na região de Oiticicas.

#Info 28/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega oficial do Plano de Ação do Arranjo Produtivo Local da Cachaça

Na última segunda-feira (26/06), tivemos um importante marco para o desenvolvimento econômico de Viçosa do Ceará: a entrega oficial do Plano de Ação do Arranjo Produtivo Local da Cachaça.

O evento foi realizado com a presença do Secretário do Agronegócio da SDE Silvio Carlos, do Secretário de Agricultura Antônio José, do Secretário de Turismo Gilton Barreto da Prefeitura de Viçosa do Ceará, e da diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente, além de técnicos e produtores da região.

Essa iniciativa faz parte do programa "Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais", promovido pela ADECE e SDE, e operacionalizado pelo instituto CENTEC, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Estamos comprometidos em impulsionar o setor da cachaça em nossa cidade, valorizando os produtores locais e fomentando o turismo rural. Com o plano de ação, poderemos traçar estratégias e ações concretas para fortalecer ainda mais o Arranjo Produtivo Local da Cachaça.

#Info 27/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega oficial das Cartas de Concessão de Benefícios Previdenciários

Na última sexta-feira (23/06), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural e da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, realizou a entrega oficial das Cartas de Concessão de Benefícios Previdenciários para os nossos valorosos agricultores e agricultoras, e também foi entregue 135 certidões de isenção.

Parabenizamos a todos os agraciados e reafirmamos nosso compromisso em fortalecer o setor agrícola em Viçosa do Ceará, promovendo mais oportunidades e qualidade de vida para nossos agricultores.

#Agricultura 23/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Agricultores e Agricultoras de Viçosa do Ceará destacam-se no PEC Nordeste 2023

Agricultores e Agricultoras de Viçosa do Ceará destacam-se no PEC Nordeste 2023 com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI), promoveu a Caravana de Agricultores/as para participação da edição do PEC Nordeste 2023, no período de 15 a 17 de junho - Centro de Eventos de Fortaleza.

O PEC Nordeste proporcionou uma vitrine para os produtos agrícolas de Viçosa do Ceará, graças à exposição e comercialização promovidas dos diversos espaços do evento. Os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de apresentar e vender seus produtos, que variavam desde a renomada cachaça até o mel, petas, óleo de coco babaçu e derivados da banana, entre outros itens característicos da região.

A cachaça de Viçosa do Ceará, em particular, ganhou destaque no evento deste ano, com uma área exclusiva dedicada à exposição de sete marcas locais - Espaço ATEG Festival da Cachaça. Os produtores de cachaça contam com a parceria do Programa Ateg/SENAR e da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI), que têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e apoio aos agricultores locais.

Viçosa do Ceará tem se destacado nos eventos do PEC Nordeste, sempre com uma presença expressiva de agricultores e uma notável comercialização de seus produtos nos espaços de exposição e feira do evento. O apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará tem impulsionado o crescimento e o reconhecimento da produção agrícola da região, fortalecendo a economia local e promovendo a valorização dos agricultores/as de Viçosa do Ceará.

#Info 11/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Visita de campo para demonstração e implementação de maquinário agrícola de pequeno porte

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, juntamente com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, Banco do Nordeste, Cocepat, Ematerce, Cyclo Energy e Geragri estiveram presentes hoje no sítio do senhor Erineudo, em Vambira, para uma visita de campo para demonstração e implementação de maquinário agrícola de pequeno porte.

Estes maquinários são de grande importância para a agricultura familiar pois, além de facilitar e acelerar o processo de plantio e colheita, ainda tem um custo de adesão menor, possibilitando maior facilidade na adesão dos agricultores.

#Info 05/06/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega de Certidões Ambientais

Nas últimas sextas-feiras, 26 de maio e 02 de junho, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da SETUMA, realizou a entrega de certidões ambientais, proporcionando aos familiares do município acesso a crédito subsidiado.

Em apenas 15 dias, mais de 100 famílias foram beneficiadas e agora poderão receber imediatamente seus empréstimos, somando um montante próximo de R$ 700.000,00.

Essa parceria entre a Prefeitura, os bancos de fomento e os agricultores, tem contribuído de forma significativa para o aumento da produção agrícola local, gerando mais empregos e renda em Viçosa do Ceará, especialmente para o homem e a mulher do campo.

#Info 26/05/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção, criadores de Viçosa do Ceará!

Ainda dá tempo de proteger o seu rebanho contra a Febre Aftosa. A vacinação vai até o dia 31 de maio.

Não deixe de cumprir essa importante medida preventiva para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais. Além disso, ao vacinar, você contribui para a manutenção da qualidade e segurança da pecuária em nosso município.

Evite complicações e ajude a preservar a saúde animal em Viçosa do Ceará!

#Agricultura 18/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa AgroBR

No dia 14/abril (sexta), ocorreu no Auditório do Viçosa Prev o evento de apresentação do Programa AgroBR, uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

O programa tem como objetivo central o apoio aos produtores rurais nas diversas etapas internacionalização (exportação) dos produtos agropecuários do Brasil.

O evento contou com a mobilização e participação de mais de 60 produtores rurais da região, nas mais diversas cadeias produtivas do setor agropecuário local.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI) é parceria da iniciativa no apoio na mobilização e identificação de produtos e produtores rurais com potencial para alavancar seus negócios para mercados internacionais.

O evento ainda contou com os parceiros do Sistema Faec/SENAR, Sebrae, Sindicato Rural, Banco do Nordeste, além da participação de organizações representantes de produtores (associações e cooperativas de produtores).

Para o Prefeito de Viçosa do Ceará, Franci Rocha "Nossa cidade é conhecida por sua rica produção agrícola, com produtos de alta qualidade que atendem às exigências do mercado internacional. Esperamos que com a parceria entre a CNA, Apex-Brasil e demais parceiros, através do programa AgroBR, possamos ter a oportunidade de expandir ainda mais a nossa produção e levar o nome de Viçosa do Ceará para além das nossas fronteiras. Estamos trabalhando para fortalecer o setor agropecuário local, oferecendo incentivos, assistência técnica, elaboração de projetos (crédito agrícola) para que os produtores possam investir em tecnologia e inovação, garantindo assim produtos ainda mais competitivos".

O Secretário de Agricultura (SEAGRI) Antonio José acredita "que a exportação de produtos agropecuários é fundamental para o desenvolvimento econômico de nossa cidade e do nosso país como um todo. Temos todo o interesse e coragem para apoiar nossos produtores rurais de Viçosa do Ceará sejam reconhecidos como uma referência na produção e exportação de produtos agrícolas de qualidade".

#Agricultura 14/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Viçosa e Nutrilite realizam entregas de mudas de Acerola

Nesta segunda-feira (10/04), a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI) e em parceria com empresa Amway Nutrilite do Brasil, realizou as primeiras entregas de mudas de Acerola aos produtores de Viçosa do Ceará. As mudas serão utilizadas na implantação dos pomares orgânicos de Acerola.

Os nove (09)primeiros produtores parceiros a receberem as mudas estão nos Sítios Baixa da Vambira e Macajetuba 1. No total, serão 22 produtores que receberão o apoio técnico, logístico e da gestão das áreas.

Cada produtor recebeu 650 mudas de acerola enxertada, com alto poder produtivo e quantidade de vitamina "C" adequada a comercialização junto à Nutrilite.

Em média, cada produtor irá instalar 01 a 1,5 hectares de cultivo de acerola orgânica.

Nessa primeira etapa, Viçosa do Ceará terá 25 hectares de áreas com Acerola Orgânica, com possibilidade de expansão para mais 25 hectares.

A entrega de mudas de Acerola aos produtores é uma atividade importante para fomentar a produção de frutas e fortalecer a agricultura familiar. A Acerola é uma fruta rica em vitamina C e outras substâncias antioxidantes, o que a torna bastante valorizada no mercado de alimentos saudáveis.

Toda produção tem venda certa à Nutrilite, gerando emprego e renda para o município.

#Info 12/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inauguração da Cachaçaria Cana Torta

SEAGRI e SETUMA participam da inauguração da Cachaçaria Cana Torta

No último dia 08 de abril (sábado), foi celebrada a inauguração da Cachaçaria Cana Torta, um empreendimento que tem como objetivo valorizar a produção local e fomentar o turismo na região.

Localizada no Sítio Uruoca, zona rural de Viçosa do Ceará, a cachaçaria é um espaço que combina tradição e modernidade, oferecendo ao público uma experiência única de degustação de cachaças artesanais.

O evento de inauguração contou com a participação das Secretarias de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI); e de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (SETUMA), que dão o seu apoio ao empreendimento.

Durante a cerimônia, os presentes puderam conhecer as instalações da cacharia, exposição dos produtos e aprender sobre todo o processo de produção da cachaça artesanal, assim como a degustação de diferentes tipos de cachaça.

A inauguração da Cachaçaria Cana Torta representa um importante passo para a valorização da cultura local e para o desenvolvimento econômico da região.

A Cachaçaria é mais uma prova da riqueza e diversidade de Viçosa do Ceará, fortalecendo o turismo local e a valorização dos produtos locais com geração de emprego e renda aos agricultores e produtores familiares.

Ao final do evento, o proprietário da Cachaçaria, Sr. Victor de Morais agradeçeu ao apoio técnico e gerencial que tem recebido dos parceiros.

A Prefeitura de Viçosa, através de suas Secretarias, apoia esses empreendimentos com assistência técnica, produtiva e gerencial em parceria com o SENAR Ceará, através do Projeto ATeG - assistência técnica e gerencial às agroindústrias de cachaça de Viçosa do Ceará

#Info 11/04/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE 1ª Vivência em Apicultura

SEAGRI participa de evento de apoio aos apicultores de Viçosa do Ceará

No domingo (02/abril), aconteceu a "1ª Vivência em Apicultura", na localidade de Lagoa Seca (Oiticicas).

O evento contou com parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI) e teve como objetivo incentivar os/as agricultores/as da região sobre o manejo e a prática da criação de abelhas africanizadas ("italiana") para produção e comercialização de mel.

No eventos teve a troca de experiências entre apicultores experientes que já atuam na atividade junto aos agricultores/as que se interessam em iniciar seu apiário (local de instalação das colméias).

Na vivência, foram demonstradas as principais técnicas, insumos e equipamentos utilizados na criação de abelhas do tipo "apis" (apicultura).

O evento teve também como colaboradores: STTR de Viçosa do Ceará; Agropecuária Oliveira; Vivendas Oiticicas; Associação dos Apicultures de Viçosa do Ceará (AAVIC); Sinrural de Viçosa do Ceará; Banco do Nordeste; Ben Natural; Serraria São Francisco; Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviço e Assistência Técnica (COOCEPAT); e a Cooperativa de Produtores Rurais de Viçosa do Ceará (COOPERAVIC).

No final do evento, foram sorteados brindes dos parceiros para os participantes e servido um almoço coletivo.

"A partir dessa iniciativa, espera-se que novos agricultures possam se estimular na atividade de apicultura, diversificando a sua produção e renda aliado com preservação do meio ambiente", pontuou Antônio José - Secretário da SEAGRI.

#Info 10/03/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviços e Assistência Técnica

Nesta sexta-feira (10/03), a Cocepat, em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, realizou a inauguração do seu novo escritório.

Estiveram presentes o Prefeito Franci Rocha, secretário de Agricultura e Extensão Rural Antônio José, o secretário de Administração Adriano Silva, técnicos da SEAGRI, técnicos do SENAR e cooperados da Cocepat.

A Cocepat é uma cooperativa que realiza projetos rurais para potencializar o desenvolvimento sustentável do agronegócio de pequenos, médios e grandes produtores da região. Além disso, presta assessoria técnica especializada para auxiliar todas as etapas de construção de propostas de crédito.

#Info 17/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Segunda etapa do curso do Projeto Mandalla Mais Infância

No dia 14 de fevereiro, às 9h, no Sítio Chapada/Queimadas, aconteceu a segunda etapa do curso do Projeto Mandalla Mais Infância, uma parceria da Prefeitura de Viçosa do Ceará com o Governo do Estado do Ceará.

O Projeto de Produção Integrada - Mandalla Mais Infância é um processo de desenvolvimento holístico, sistêmico e ambiental, de integração permacultural, que busca a qualidade de vida, aliada à produtividade econômica e ao equilíbrio ambiental. Ele atende famílias de agricultores do sertão do Ceará e traz a proposta orgânica de autossuficiência alimentar das mais diversificadas culturas vegetais e animais.

#Agricultura 06/02/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa Garantia Safra

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, comunica aos agricultores que os boletos referentes ao Programa Garantia Safra já estão disponíveis para pagamento.

Para retirar o boleto, procure a Secretaria de Agricultura, localizada no Mercado Central, até o dia 09 de fevereiro.

#Info 16/01/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção, Agricultor!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, informa que os boletos do Programa Garantia Safra já estão disponíveis a partir de hoje, dia 16 de janeiro.

Procure a Secretaria de Agricultura e retire o seu, no horário de 7h30 às 12h e 13h às 16h. Não esqueça que é necessário levar o CPF do casal.

É a Prefeitura, em parceria com a Ematerce, trabalhando para melhorar a vida do agricultor.

#Info 14/11/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Evento de 10 anos do SISAR, na comunidade da Barra

Foi realizado na última sexta-feira, 11 de novembro, o evento de 10 anos do SISAR, na comunidade da Barra.

Na ocasião, foram realizadas ações como corte de cabelo, manicures, apresentações culturais com artistas circenses, pula pula, pintura facial, presença dos personagens vivos Mickey e Minnie, sorteio de brindes e muito mais.

Estiveram presentes o representante do Sisar Solivan Camelo, o operador do Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade, Edvar Carvalho e a Presidente da Associação, Ana Maria.

#Info 26/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Programa Garantia Safra

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura, realizou na última terça-feira (25/10) na localidade do Inharim, os atendimentos para o cadastro e recadastramento do Programa Garantia Safra.

O programa tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Ao todo foram beneficiadas 250 pessoas, nas quais poderão disfrutar do programa para que tenham mais dignidade e qualidade de vida.

#Info 20/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Atenção, Agricultor!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, informa que os atendimentos das localidades de Queimadas e Cacimbinha foram adiados para o dia 25 de outubro.

Confira o cronograma e compareça no local e horário de sua localidade.

É a Prefeitura trabalhando pelos nossos agricultores.

#Info 07/10/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Garantia Safra

Atenção, agricultor!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura, informa que o período de cadastro para o Garantia Safra iniciou.

O período para se cadastrar é de 10 a 24 de outubro, confira o cronograma de cada localidade e faça o seu cadastro no dia indicado da sua localidade.

É a Prefeitura trabalhando para melhorar a vida dos agricultores de nossa cidade.

#Info 06/09/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Peixamento nos açudes públicos do município

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, realizou na última sexta-feira, 02 de setembro de 2022, o peixamento nos açudes públicos do município, beneficiando os agricultores e pescadores artesanais das diversas localidades.

Os reservatórios que receberam os alevinos foram os Açudes: Padre Vieira, Manhoso, Oiticicas e Passagem da Onça.

A ação teve como objetivo repovoar os reservatórios públicos do município viçosense, visando a distribuição gratuita de alevinos, sobretudo, para a população de baixa renda que vive da pesca artesanal.

#Info 09/08/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Vem aí, o Programa Hora Máquina!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, com objetivo de ajudar os produtores de nossa cidade, irá realizar o Programa Hora Máquina.

Para participar os agricultores devem procurar a Secretaria de Agricultura, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 17h.

Não perca essa oportunidade!

#Info 07/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Campanha de Vacinação contra a febre aftosa

Atenção! Campanha de Vacinação contra a febre aftosa até dia 15 de junho.

.

Mantenha seu rebanho protegido e livre da aftose! É a Prefeitura Municipal, compromisso com o povo!

#Info 02/06/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Curso do Cultivo de Plantas Aromáticas e Medicinais

??A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural realizou no período de 27 a 29 de Abril o curso do cultivo de plantas aromáticas e medicinais, o curso foi realizado no Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará em parceria com o sistema FAEC/SENAR. ??????

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 02/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Campanha de Vacinação contra a febre aftosa

????Atenção! Campanha de Vacinação contra a febre aftosa nos dias 02 a 31 de maio de 2022.

.

Mantenha seu rebanho protegido e livre da aftosa! É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo! ????????

#Info 20/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Cartas de Concessão de Benefícios Previdenciários

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretária de Agricultura e Extensão Rural realizou a entrega oficial de Cartas de Concessão de Benefícios Previdenciários (aposentadoria por idade salário-maternidade e pensão por morte) para agricultores e agricultoras do Município de Viçosa do Ceara.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Info 01/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Solenidade de entrega de 60 Certidões de Isenção Ambiental

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (01), na Secretaria de Agricultura e Extensão Rural a solenidade de entrega de 60 Certidões de Isenção Ambiental.A ocasião tratava-se sobre a autorização de crédito subsidiado para os agricultores familiares de Viçosa do Ceará.

.

Antes de Viçosa ter o seu próprio Órgão Ambiental, esses documentos eram pleiteados na SEMACE, o que demandava bastante tempo para ser expedito, além de ter um custo financeiro para os agricultores.

.

Hoje, a Prefeitura, em parceria com os bancos de fomento do Município, autoriza às famílias residentes na zona rural um recurso médio da ordem de RS 300.000,00 por semana. Com isso, Viçosa do Ceará lidera o ranking entre os Municípios Cearenses no que concerne à liberação de crédito agrícola para os pequenos agricultores do Estado.

.

Essa parceria tem alavancado sobremaneira a nossa economia com a geração de emprego e renda, além de garantir segurança alimentar para o município e outras regiões para onde escoamos também a nossa produção agrícola.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!!

#Info 03/01/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Prorrogado o prazo para emissão e pagamento do boleto do seguro safra 2021/2022.

#agricultura| A prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, informa que foi prorrogado o prazo para emissão e pagamento do boleto do seguro safra 2021/2022.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Obra 30/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Obras de Abastecimento de Água

#infraestrutura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Infraestrutura, informa à população que as obras de abastecimento de água não param.

.

E o sítio São Félix está sendo beneficiado, pois sabemos da importância desse bem precioso que é a água e que a população local precisa e merece!

.

É a prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!

#Obra 30/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Obras de Abastecimento de Água

#infraestrutura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Infra estrutura. Informa à população que os trabalhos de abastecimento de água não param.

.

Os investimentos em melhoria da qualidade de vida são constantes no Município de Viçosa do Ceará.

.

E o sítio Buritizinho está sendo beneficiado, pois sabemos da importância desse bem precioso que é a água e que toda a população local precisa e merece!

#Info 27/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Assinatura do termo de adesão ao fundo Garantia - Safra

#agricultura| Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (27), a assinatura do termo de adesão ao fundo Garantia - Safra que celebra o Município de Viçosa do Ceará perante o Estado do Ceará para o ano agrícola 2021/2022.

.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Prefeitura Municipal, Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento e os próprios agricultores familiares. No Ceará, o programa é executado pela SDA.

.

Na oportunidade, o Prefeito Franci Rocha destacou a importância do Programa Garantia Safra na produção dos agricultores familiares.

.

O Garantia - Safra tem por objetivo assegurar a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

.

Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

#Info 21/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Comunicado Público

#atenção | Comunicado : A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria de Agricultura informa a população e aos feirantes.

#Info 21/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega dos boletos do programa Garantia-Safra 2021-2022

#agricultura| A Secretaria de Agricultura e Extensão Rural comunica aos agricultores que acontecerá a entrega dos boletos do programa Garantia-Safra 2021-2022.

Fique atento a agenda de entrega de acordo com a sua região!

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#AbastecimentoDeÁgua 20/12/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Abastecimento de água do Boqueirão dos Bitônios.

O Prefeito Franci Rocha e o Vice Prefeito Shill estiveram hoje, (20) de dezembro, na retomada da construção que estava paralisada, de abastecimento de água do Boqueirão dos Bitônios. Que visa atender os anseios e necessidades da população local.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Info 22/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inscrições para o Garantia Safra 2021/2022

A Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI) e a Ematerce, informam que estão abertas as inscrições para o Garantia Safra 2021/22.

#Info 22/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Calendário do Garantia Safra 2021/2022

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, informa o calendário do Garantia Safra 2021/22.

#Info 01/09/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Inscrições para o garantia SAFRA 2021/2022

#agricultura| Atenção !!! Agricultores(as) familiares de Viçosa do Ceará, a Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI) e a Ematerce informam que estão abertas as inscrições para o garantia SAFRA 2021/2022.

#agricultura #vicosadoceara #compromissoetrabalho

#Info 05/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE AÇUDES PÚBLICOS DE VIÇOSA DO CEARÁ RECEBEM REPOVOAMENTO DE ALEVINOS

Os açudes públicos do município de Viçosa do Ceará receberam esta semana alevinos do Projeto de Peixamento do Governo Estadual.

O Projeto de Peixamento acontece através de parceria firmada entre o Governo do Estado do Ceará, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), Prefeitura de Viçosa do Ceará, Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão Rural. Ao todo são 40 mil peixes distribuídos no município.

Pela manhã, o Secretário de Agricultura e Extensão Rural de Viçosa do Ceará, Antonio José Sousa de Morais, acompanhou de perto o Peixamento dos açudes e destacou que esse projeto irá beneficiar dezenas de famílias que moram próximas aos açudes.

#Info 03/08/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Capacitação de técnicos para cadastro de imóveis rurais no sistema do INCRA

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI), em parceria com o INCRA, está promovendo a capacitação de técnicos para cadastro de imóveis rurais no sistema do INCRA.

A capacitação acontecerá no período de 03 a 06 de agosto e contará com a participação de técnicos dos municípios de Viçosa do Ceará, Mucambo, Croatá, Coreaú e Frecheirinha.

Ao final da capacitação, o município de Viçosa do Ceará estará habilitado como Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) para prestar os serviços de cadastro e atualização de imóveis no INCRA, gerando o CCIR, documento indispensável para que os proprietários rurais possam transferir (venda, doação etc) seu imóvel e acessar crédito rural.

Assim, os agricultores e produtores rurais de Viçosa do Ceará não necesssitarão ter de recorrer até o INCRA de Fortaleza para acessar esse serviço, podendo buscar junto à Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (SEAGRI - no mercado central), economizando tempo e recursos para emissão do seu CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural).

Mais um serviço da Prefeitura de Viçosa no apoio aos agricultores e produtores rurais de Viçosa do Ceará.

#Info 15/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Dia do Pecuarista

Hoje, 15 de julho, é comemorado o Dia do Pecuarista! Essa data tem como objetivo homenagear os produtores que se dedicam à alimentação, sanidade, reprodução e bem-estar animal, sendo responsáveis por fortalecer e movimentar a economia do país.

#Info 02/07/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Visita da equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral - AMA

Viçosa do Ceará recebeu na manhã deste 1º de Julho a visita da equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral - AMA, através da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação e da Diretoria de Política Ambiental.

Em visita técnica ao Centro Fitoterápico de Viçosa do Ceará, os membros da AMA conheceram o Projeto Farmácia Viva desenvolvido pela Prefeitura Municipal.

A visita técnica foi acompanhada pelo secretário de Agricultura e Extensão Rural do Município, Antônio José Sousa de Morais e técnicos da pasta.

Após conhecer o Projeto Exitoso do Município e realizar coleta de plantas medicinais a equipe da AMA esteve na Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município e no gabinete do Chefe do Executivo Municipal, onde foi recepcionada pelo Prefeito José Firmino de Arruda e pelo secretário de Finanças do município, Eurico José Carneiro Fontenele Arruda, fortalecendo a parceria e o compartilhamento de experiências. Esse momento foi coroado com a entrega do livro "A Natureza em Sobral: biodiversidade e conservação".

#Info 29/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Vacinação da Febre Aftosa

Atenção! Está prorrogada a vacinação da Febre Aftosa. Proteja seu rebanho até o dia 16 de julho.

#Info 26/06/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Secretaria de Agricultura e Extensão Rural está em um novo endereço

#agricultura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará informa que a Secretaria de Agricultura e Extensão Rural está em um novo endereço. Todos os atendimentos da Secretaria estão sendo prestados neste novo endereço.

#Vicosadoceara #agricultura #compromissoetrabalho

#Info 28/05/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE NOVA SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E EXTENSÃO RURAL

#agricultura | Comunicamos a população em geral que a Secretaria de Agricultura e Extensão Rural está funcionando no segundo piso do Mercado Central de Viçosa do Ceará, no centro da cidade.

O atendimento ao público está sendo realizado no horário das 7:30 às 13:30 horas, obedecendo todas as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

#novasede #agricultura #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Info 14/04/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Entrega de cinquenta mil raquetes de PALMA FORRAGEIRA

#agricultura |A Prefeitura De Viçosa do Ceará, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de agricultura, faz entrega de cinquenta mil raquetes de PALMA FORRAGEIRA, para agricultores, que futuramente servirá de aporte forrageira para a pecuária.

#agricultura #Compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Agricultura 16/01/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Boletos do Garantia Safra 2020/2021

#Agricultura | ATENÇÃO Agricultores Viçosenses Boletos do Garantia Safra 2020/2021

#agricultura #garantiaSafra #compromissoetrabalho

#Info 20/03/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE Comunicado - Feira Livre

#Agricultura 18/03/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº 008/2020-SEAGRI - Suspensão de determinadas atividades na feira livre do Município.

#HoraMáquina 12/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA BENEFICIA AGRICULTORES COM O PROGRAMA HORA MÁQUINA
#Agricultura 27/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE DISTRIBUIÇÃO DE ALEVINOS NOS AÇUDES DE VIÇOSA DO CEARÁ Visando o repovoamento dos açudes públicos do nosso município, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Governo do Estado, distribuiu 50.000 alevinos de tilápia na manhã do dia 26.

Foram distribuídos:
15.000 alevinos no açude do Manhoso;
10.000 alevinos no açude de Oiticicas;
10.000 alevinos no açude de Passagem da Onça;
15.000 alevinos no açude do Juá dos Vieiras.

Na oportunidade, alunos do projeto CON-VIDA, da rede pública municipal participaram desta prática de campo, colaborando com esta ação.
#HoraMáquina 14/11/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ INICIA O PROGRAMA HORA MÁQUINA
#AbastecimentoDeÁgua 23/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SÍTIO MATÃO
#Agricultura 08/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SÍTIO OLARIA Aconteceu na manhã deste domingo (08) setembro, a Inauguração do Sistema de Abastecimento de Água no Sítio Olaria. Estão sendo beneficiadas 72 famílias, com água potável de qualidade. A Prefeitura Municipal através da Gestão Unidos pelo Povo vem trabalhando para garantir a população uma melhor qualidade de vida. Há muitos anos a comunidade de Olaria esperava por essa obra de abastecimento de água, pois a escassez dificultava a vida dos moradores da região tendo que buscar água em lugares distantes. Hoje com com a realização dessa obra feita pela prefeitura através da Gestão Unidos pelo Povo, os moradores da região agradecem esse grande feito. Estiveram presentes no evento o Prefeito Zé Firmino, a Primeira Dama Silvia Helena, Vereadores, Empresários, Lideranças comunitárias e um grande público para prestigiar.
#Agricultura 05/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO RECEBEU NA MANHÃ DE HOJE EM SEU GABINETE MORADORES DO TRAPIÁ, SABUGO E MACAJETUBA II Na manhã desta quinta-feira, 05 de setembro, o prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda recebeu em seu Gabinete comitivas de moradores das localidades de Trapiá, Sabugo e Macajetuba II.

Em pauta assuntos relacionados com melhorias para as comunidades Viçosenses, entre elas, abastecimento d’água para as famílias residentes nas referidas localidades.

As comitivas de moradores da zona rural foram recepcionadas pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Antônio José Sousa de Morais. O encontro cumpriu agenda do Prefeito Zé Firmino de ouvir e sempre estar atento às demandas da população.
#Agricultura 04/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO VISITA OBRAS DE PERFURAÇÃO DE POÇO PROFUNDO NO SÍTIO JITÓ!
#Agricultura 31/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA APOIA III CAVALGADA NO DISTRITO DE MANHOSO Neste sábado (31) de agosto, aconteceu a III Cavalgada de Nossa Senhora da Saúde no Distrito de Manhoso, muitos cavaleiros participaram deste momento de confraternização e fé. O evento contou com a presença do Prefeito Zé Firmino, a Primeira Dama Silvia Helena, Secretários municipais e vários cavaleiros simpatizantes desta modalidade que a cada dia cresce no município. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Gestão Unidos pelo Povo, vem apoiando movimentos como Cavalgadas em todo o município.
#Agricultura 25/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO INAUGURA 02 POÇOS E 02 CHAFARIZES NO SÍTIO TRAPIÁ A Prefeitura Municipal através da Gestão Unidos pelo Povo vem trabalhando continuamente em todas as áreas e em todos os lugares do município. Desta vez a comunidade do Sítio Trapiá foi contemplada com 02 Poços Profundos e 02 Chafarizes. O que era sonho agora tornou-se realidade para a população que há vários anos sofria com a escassez de água na região. Tendo como uma das suas prioridades em sua gestão, o Prefeito Zé Firmino, vem trabalhando em várias localidades e atendendo a população com a construção de Poços, Chafarizes e Sistemas de abastecimentos de água no município de Viçosa do Ceará.
#Agricultura 23/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA OS MORADORES DA COMUNIDADE DE OLARIA
#Agricultura 23/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO SE REÚNE COM MORADORES DA LOCALIDADE JITÓ. Na tarde desta quarta-feira, 21 de agosto, o Prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda recebeu em seu Gabinete uma comitiva de moradores da localidade Sítio Jitó.
Em pauta assuntos relacionados com melhorias para a comunidade, entre elas, abastecimento d’água para as dezenas de famílias residentes na referida comunidade.
O encontro cumpriu agenda do Prefeito Zé Firmino de ouvir e sempre estar atento às demandas da população.
#Agricultura 22/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA, SENAR E SINDIRURAL PROMOVEM CURSO MULHERES EM CAMPO Cerca de 20 (vinte) mulheres de diversas localidades rurais de Viçosa do Ceará estão participando a partir de hoje, 21 de Agosto, do Curso Mulheres em Campo.
O curso é promovido pelo SENAR/CEARÁ em parceria com o SINDICATO RURAL e a Prefeitura Municipal (SECRETARIA DE AGRICULTURA E EXTENSÃO RURAL) e tem como objetivo ampliar a participação nos negócios, assumindo ou compartilhando as questões mais frequentes em relação à gestão das propriedades.
A instrutora do curso é Socorro Teixeira. Ela explica que a capacitação tem conteúdo direcionado ao fortalecimento da mulher no campo, estruturado em cinco encontros, abordando os temas de diagnóstico da propriedade rural e características empreendedoras, planejamento, custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização e desenvolvimento pessoal.
#Agricultura 12/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE III CAVALGADA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Aconteceu neste sábado (10), a III Cavalgada em homenagem a Nossa Senhora da Assunção por ocasião dos festejos. O evento contou com a presença do prefeito José Firmino, Primeira Dama Silvia Helena, Vereadores, Secretários Municipais, além da participação de cavaleiros de várias regiões que vieram abrilhantar a festa. Contando com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e realizado pela equipe Tropa de Elite o evento em sua 3ª edição foi um sucesso.

A Prefeitura Municipal através da Gestão Unidos pelo Povo vem incentivando e apoiando a Cultura, o Turismo e eventos desta natureza no município.
#Agricultura 06/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE VIÇOSA DO CEARÁ PRESENTE NO ENCONTRO QUINZENAL DO AGROPACTO EM FORTALEZA. A cidade de Viçosa do Ceará se fez presente no 847º Encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense - AGROPACTO, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 06 de Agosto, no Auditório do Sistema FAEC/SENAR, bairro Jardim América em Fortaleza. Viçosa do Ceará foi representado no encontro pelo Secretário de Agricultura e Extensão Rural, Renato Andrade Gurgel.
Na programação palestra com o tema: Plano Safra - Atuação do Banco do Nordeste do Brasil - BNB no Ceará e Nordeste, tendo como palestrante Rodrigo Bourbon Nava de Oliveira, Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil no Ceará.
O Superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil, apresentou os resultados sobre atuação do Banco do Nordeste no Ceará, e sobre o Plano Safra 2019 e anunciou um novo projeto BNB AGRO Inovação, que permite o produtor adquirir drones, antenas para conexão à internet, energia limpa entre outros equipamentos.
Presentes ainda, a gerente executiva da Superintendência Regional do BNB, gerente da Central de Agronegócio, Leonardo Bruno e os facilitadores do curso de projetista , Almir Ribeiro e Ricardo Mesquita, produtores, presidentes de sindicatos rurais, representantes da ADECE, SEDET, Ematerce, SDA, SENAR-CE, secretários de agricultura de municípios Cearenses, entre outras instituições.
#Agricultura 05/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO JOSÉ FIRMINO INAUGURA MAIS UM POÇO E CHAFARIZ NA LOCALIDADE DO SÍTIO CACIMBÃO Aconteceu neste domingo (04) de agosto, a inauguração de Poço e Chafariz na comunidade do Sítio Cacimbão. O evento contou com a presença do Prefeito José Firmino, a Primeira Dama Silvia Helena, Vereadores, Secretários municipais, Lideranças Comunitárias e os Moradores da localidade.
O presidente da associação comunitária, Sr. Valdimar afirmou “Isso era um sonho para nós, e agora se torna realidade”.
Esse é mais um compromisso da Prefeitura Municipal através da gestão Unidos pelo Povo, garantindo água de qualidade para 42 famílias da região.
#Agricultura 02/08/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE 22 FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM ÁGUA E ENTREGA DE AMBULÂNCIA PARA O PSF DE PASSAGEM DA ONÇA!
#Agricultura 29/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO INAUGURA SISTEMA DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA DA LOCALIDADE PAGÕES
#Planejamento 26/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE INSS PROMOVE MAIS UM ENCONTRO PARA VIABILIZAR ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O MUNICÍPIO Nesta sexta-feira, 26 de Julho de 2019, a Gerência Executiva do INSS de Sobral realizou mais uma reunião em Viçosa do Ceará como parte do Acordo de Cooperação Técnica(ACT) que está sendo firmado entre a Prefeitura Municipal e o referido Órgão. Desta vez o encontro/capacitação foi entre a Equipe do INSS e o Secretário de Agricultura e Extensão Rural do Município Renato Gurgel.
A proposta do INSS tem como principal objetivo permitir que a prefeitura realize, em favor de seus representados, o requerimento de serviços do INSS. Com isso, os servidores vinculados às prefeituras poderão fazer os pedidos de benefício diretamente à prefeitura, sem precisar ir a uma agência do INSS.
A partir deste ACT, a Prefeitura criará um espaço com infraestrutura para atendimento ao público. O INSS vai capacitar os representantes da prefeitura e fornecer acesso ao sistema de benefícios que permitirá digitalizar documentos e protocolar os requerimentos dos segurados. Do mesmo modo, o acesso aos sistemas digitais vai permitir acompanhar a tramitação dos processos pela internet. Requerimentos de serviços oferecidos através do INSS DIGITAL.
#Melhoria 17/07/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE INAUGURAÇÃO DE POÇO E CHAFARIZES A Prefeitura de Viçosa do Ceará está levando água para as famílias residentes na zona rural do município com a perfuração de poços profundos, recuperação e instalação de chafarizes e sistemas de abastecimento em várias comunidades.

O prefeito Zé Firmino acompanhado da Primeira-Dama Silvia Helena, secretários municipais, assessores e vereadores esteve na manhã deste Domingo, 14 de julho na localidade de Tabatinga inaugurando poço profundo e dois chafarizes comunitários, atendendo reivindicação dos moradores que estavam enfrentando dificuldades na área dos recursos hídricos.

Segundo o prefeito Zé Firmino, a situação de água em algumas áreas do município é precária, mas a sua Gestão está fazendo o possível para que a população e os animais não sofram tanto com a falta do liquido precioso.

Diante das inúmeras demandas recebidas, o prefeito pediu paciência ao povo reafirmando que a confiança depositada será retribuída com trabalho e empenho da gestão na certeza que todos esses problemas serão amenizados.
#Agricultura 27/05/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA E SENAR OFERTAM CURSO DE CASQUEAMENTO EM CAVALOS A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural está realizando esta semana (23, 24 e 25 de Maio), no Centro Fitoterápico, o curso de casqueamento de cavalos.
O curso tem o objetivo de capacitar os criadores e cuidadores de cavalos e também incentivar esses profissionais a ter uma renda fixa. A exemplo da importância do alinhamento e do balanceamento em pneus de veículos, o trabalho de casqueamento é fundamental para a saúde dos cavalos.
Cerca de 20 (vinte) alunos estão contando com aulas práticas e teóricas para aparar e nivelar os cascos; de medição da abertura e altura dos talões (parte traseira da pata, em formato de “V”); da correção do contato da pata com o solo; checagem da angulação; e rebaixamento da sola. “A administração do Prefeito Zé Firmino continua com a ideia fixa de apoiar iniciativas e projetos que fomentem a melhoria da vida e a capacitação da nossa população, principalmente de criadores e produtores rurais”, comentou o Secretário Municipal de Agricultura e Extensão Rural Renato Gurgel.
#Agricultura 24/05/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA EMITE DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA A Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, no período de 03 de maio a 14 de junho de 2019, está disponibilizando os serviços de atualização do cadastro de animais e entrega do comprovante (declaração) de vacinação contra febre aftosa.

Os criadores viçosenses devem procurar a equipe técnica da secretaria até o dia 14 de junho para atualizar as informações do rebanho de gado e receber a declaração (comprovação) de vacinação contra febre aftosa.

Para emitir a declaração, os produtores devem apresentar CPF e nota fiscal da vacina.

Na oportunidade, o criador já recebe em mãos a declaração de vacinação.

Importante: o prazo para compra da vacina é até 01 de junho, e para declarar a vacinação é até 14 de junho!

Serviço: Declaração de vacinação contra febre aftosa.

Onde: Secretaria de Agricultura e Extensão Rural (Rua Lamartine Nogueira, 577. Centro. Em frente ao teatro Pedro II)

Quando: - para compra da vacina: 03 de maio a 01 de junho de 2019.
- para receber a declaração de vacinação: até o dia 14 de junho de 2019

Documentação: CPF e nota fiscal de compra da vacina.
#Agricultura 26/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE INTERCÂMBIO PARA APICULTORES DE VIÇOSA DO CEARÁ Na manhã de (25) de Abril de 2019, o Secretário de Agricultura Renato Gurgel juntamente com Apicultores Viçosenses foram ao município de Cocal - Pi, conhecer a cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal - FRUTAMEL. Na visita os apicultores trocaram experiências sobre o modelo de organização, produção, beneficiamento, e comercialização do mel.

“Esta parceria vai além de um novo mercado para os apicultores, ela significa um avanço no desenvolvimento da apicultura do nosso município “ falou o Secretário de Agricultura Renato Gurgel.

O principal encaminhamento foi a sinalização positiva de uma parceria comercial entre a FRUTAMEL e os apicultores de Viçosa.
“Não adianta eu ter o produto e não ter pra quem vender! Agora eu tenho um novo rumo” disse o Sr. Zé Lumé Apicultor do Sítio Ubari.
#Agricultura 18/04/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ APOIA TRADICIONAL FEIRA DA SEMANA SANTA
#Agricultura 14/03/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE REALIZAÇÃO DE OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO NOSSO MUNICÍPIO A prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, vem realizando obras de abastecimento d’água nas comunidades rurais do nosso município, desta vez a comunidade de Mororó, no Distrito de Passagem da Onça, recebeu da gestão do prefeito Zé Firmino, obra de abastecimento d'água, composta por perfuração de poço profundo, instalação de bomba submersa, construção de rede de adução e instalação de dois chafarizes. Esta obra veio beneficiar 13 famílias que moram no Mororó e há anos vem sofrendo com a escassez de água.
#Agricultura 18/12/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA INSTALAÇÕES DE CHAFARIZES NA ZONA RURAL DE VIÇOSA DO CEARÁ Diversas localidades de Viçosa Do Ceará estão recebendo a instalação de sistemas de abastecimento d’água simplificados, como Giral do Lambedouro, Campo do Meio, Sítio São Paulo, Boa Vista, Trapiá e Baixa Grande do Cajueiro do Neco, nestas são aproximadamente 60 famílias beneficiadas.
Antes estas comunidades sofriam com a dificuldade de água, e agora com os chafarizes instalados e funcionando passam a ter água a disposição e com fácil acesso.
#Agricultura 14/12/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE A ÁGUA JORROU EM LAGOA SECA DE BAIXO COM A PERFURAÇÃO DE UM POÇO PROFUNDO Vários poços artesianos foram perfurados para atender as comunidades rurais de Viçosa do Ceará no decorrer de 2018. Neste dia 12 de dezembro mais uma comunidade está sendo beneficiada com a perfuração de um poço profundo, desta vez a localidade de Lagoa Seca de Baixo.
Segundo o secretário de Agricultura e Extensão Rural, Renato Gurgel, o novo sistema de captação de água deve atender cerca de 20 famílias da localidade onde está ocorrendo a perfuração.

Preocupada em amenizar os problemas causados pela estiagem que atinge nossa região, a atual administração municipal espera conseguir recursos para que mais localidades sejam contempladas com este tipo de serviço.
“Dessa vez conseguimos contemplar a comunidade de Lagoa Seca de Baixo e estamos lutando para conseguir mais recursos para que outros lugares sejam beneficiados com poços artesianos e outras medidas”. Destacou o prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda.
#Agricultura 14/12/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE CRÉDITO PARA AGRICULTORES DOS ASSENTAMENTOS FEDERAIS DE VIÇOSA DO CEARÁ Através do acordo de cooperação técnica nº 281/2018, celebrado entre a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e o INCRA, as famílias assentadas de Aratanha, Queimadas, Santo Antônio do Assimim e Passagem das Pedras, serão beneficiadas com créditos de instalação.

Desta forma a Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão Rural elaborou 70 projetos produtivos para o crédito de instalação “fomento mulher”, onde cada família receberá 5 mil reais e pagará apenas 1 mil reais, após 1 ano de carência. Este recurso deverá ser aplicado na implantação do projeto que foi elaborado pela SEAGRI e aprovado pelo INCRA. No total serão R$ 350.000,00 para implantação de projetos produtivos. As famílias do assentamento Aratanha já tiveram seus créditos liberados, e os demais estão em fase de contratação.
#Agricultura 23/10/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ LEVA ABASTECIMENTO D’ÁGUA A LOCALIDADE DE CARRAPATEIRA DE BAIXO
#Agricultura 16/10/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS EM COMUNIDADES RURAIS Com a finalidade de levar água potável e de qualidade aos produtores rurais de Viçosa do Ceará, a atual gestão não tem medido esforços no sentido de intensificar a perfuração de poços artesianos na zona rural, ação que tem contribuído significativamente na qualidade de vida do homem do campo.
Mais cinco comunidades rurais de Viçosa do Ceará foram beneficiadas com perfuração de poços artesianos e instalação de chafarizes. Desta vez foram beneficiadas centenas de famílias das comunidades rurais de Cajueiro do Neco, Carrapateiras, Delgada, Olho D’água do Retiro e Trapiá.

Preocupada em amenizar os problemas causados pela estiagem que atinge diversas regiões, a administração Unidos pelo Povo espera conseguir recursos para que mais localidades sejam contempladas com este tipo de serviço.

“Estamos diariamente buscando parcerias para amenizar os efeitos que a seca sempre provoca em diversas comunidades do nosso município. Dessa vez conseguimos contemplar essas localidades e estamos lutando para conseguir mais recursos para que outros lugares sejam beneficiados com poços artesianos e outras medidas”, destaca o prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda.
#Agricultura 19/09/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE AGUÁ NO BOQUEIRÃO DO ITAGURUSSU A PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ ACABA DE IMPLANTAR O SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DE UM CHAFARIZ NA COMUNIDADE DE BOQUEIRÃO DO ITAGURUSSU.
#Agricultura 28/08/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE DISTRIBUIÇÃO DE PEIXES NOS AÇUDES DOS DISTRITOS DE VIÇOSA DO CEARÁ A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará realizou neste sábado dia 25 de agosto de 2018,
o repovoamento de peixes em açudes do nosso município. Foram distribuídos
75.000 (setenta e cinco mil)Alevinos de Tilápia entre os açudes de: Oiticicas, Jeremias, Manhoso, General Tibúrcio, Passagem da Onça e Juá dos Vieiras.
#Agricultura 28/08/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE AGRICULTURA REALIZA TRABALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural, vem dando continuidade à perfuração de poços em comunidades da zona rural do município. Agora mais recente foi perfurado um poço com instalação de bomba e a construção de um chafariz para atender moradores da comunidade de Baixa Grande, na área do Cinturão Verde.
Segundo o secretário de Agricultura e Extensão Rural de Viçosa do Ceará, Renato Gurgel, o equipamento já está beneficiando cerca de 30 famílias com água de qualidade para beber, cozinhar e tomar banho.
“Já fazia algum tempo que essas famílias vinham sofrendo com a falta de água. Por isso, determinamos que esse poço fosse construído para atender a uma demanda da comunidade que sofria com esse problema antigo da falta de água”, explicou o secretário.
Preocupada em amenizar os problemas causados pela falta d’água que atinge várias localidades do Município, a atual administração municipal espera conseguir recursos para que mais localidades sejam contempladas com este tipo de serviço.
#Agricultura 23/08/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE OBRA DE ABASTECIMENTO D´AGUA NA COMUNIDADE OLHO D’AGUA DO RETIRO A prefeitura de viçosa do ceará inicia obra de bastecimento d´agua na comunidade OLHO D’AGUA DO RETIRO. Este sistema irá beneficiar mais de 15 famílias que há anos aguardam por esta realização. A perfuração do poço profundo está em pleno andamento.
#Agricultura 05/06/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE SÍTIO ARATANHA RECEBE CURSO APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS A comunidade do Sítio Aratanha, recebeu na semana passada o curso gratuito de Aplicação de Defensivos Agrícolas, do SENAR/Ceará (Serviço Nacional de Aprendizagem) na qual 20(vinte) produtores foram treinados para aplicar defensivos agrícolas de forma correta e segura.
A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através do Secretário de Agricultura e Extensão Rural, Renato Gurgel, tem focado em ações para assegurar parcerias que beneficiem os pequenos produtores rurais do município, ofertando capacitação e orientação profissional sobre o uso de defensivos agrícolas de forma precisa e consciente, para que os produtores possam produzir com mais segurança e conhecimento técnico.

O prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda, apoiou a realização do curso e enalteceu o trabalho promovido pelo SENAR/Ceará no estado. “Nós fazemos questão de sermos apoiadores e parceiros na realização dos cursos porque sabemos da importância destas capacitações não apenas para o crescimento dos produtores rurais, mas também para o desenvolvimento do meio rural do nosso município”, destacou o prefeito.

Este foi mais um curso promovido pelo Senar/Ceará em parceria com o Sindicato Rural de Viçosa do Ceará e a Secretaria de Agricultura e Extensão Rural do Município. Com 40 horas-aula, o curso foi conduzido pelo instrutor Jailson.
#Agricultura 16/04/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE LIMPEZA DO AÇUDE JUÁ GARANTE ÁGUA DE QUALIDADE PARA A POPULAÇÃO Com a excelente quadra chuvosa que tem banhado Viçosa do Ceará nos últimos dias, o Açude Juá, um dos mais importantes reservatórios de água do município,localizado no distrito de Juá dos Vieiras, sangrou e trouxe alegria aos moradores da região. O açude recebeu uma grande ação da prefeitura Municipal. Logo nos primeiros dias da sua gestão o Prefeito Zé Firmino promoveu a limpeza e desassoreamento do reservatório e com isso o açude pôde armazenar um maior volume de água das chuvas, liquido precioso que servirá para o consumo humano beneficiando centenas de famílias detoda a comunidade residente na Vila Juá dos Vieiras e adjacências.

Agricultores residentes próximos ao reservatório explicam que desde que foi construído, essa foi a primeira vez que o açude foi limpo, trabalho este realizado pela Gestão do Prefeito Zé Firmino.
Sempre que a chuva banha a região, agricultores se reúnem, sobre a parede do açude, para apreciar a beleza proporcionada pela natureza e comemorar cheios de esperança a concretizaçãode um inverno com fartura.

Além do abastecimento dos domicílios e do lazer nos finais de semana a cheia do açude vai beneficiar o setor agrícola e da piscicultura, fomentando ainda mais o desenvolvimento sustentável do distrito.
#Agricultura 21/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ZÉ FIRMINO E DEPUTADO JOÃO JAIME JUNTO AO ESTADO CONSEGUEM LIBERAÇÃO DE TRATOR PARA DISTRITO DE JUÁ DOS VIERAS O Dia de São José é momento para o povo do Ceará renovar esperanças de mais chuvas e melhorias de vida nos municípios. Para celebrar a data, o Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (19), no Parque de Exposições César Cals, em Fortaleza, o lançamento de investimentos nas áreas de abastecimento d´água, projetos produtivos, além da entrega de tratores a comunidades rurais. Foram entregues 173 planos de negócios com mecanização agrícola do Projeto São José III (tratores e implementos).

Para Viçosa do Ceará foi entregue um trator de pneus e implementos agrícolas para a Associação do Grupo de Pequenos Produtores de Juá dos Vieiras.

Essa conquista é fruto do trabalho do Prefeito José Firmino de Arruda e do Deputado Estadual João Jaime, atentos e preocupados com o aumento da produção agrícola em Viçosa do Ceará, conseguiram junto ao Governo do Estado a liberação de 1 (um) trator de pneus e implementos agrícolas para beneficiar os agricultores de Juá dos Vieiras, que passarão a contar com tal equipamento no preparo do solo e outras atividades agrícolas no dia a dia.

O Presidente da Associação Emanuel de Morais Siqueira, acompanhado do Secretário de Agricultura do Município Renato Andrade Gurgel, do Diretor Geral de Departamento de Agricultura, Pecuária e Piscicultura, Edmilson da Silva Sena e do seu pai Manuel Sousa Siqueira, estiveram presentes no evento.

"Vocês não imaginam como eu estou feliz em estar aqui nesse dia lindo para receber o trator que vai ajudar muito a minha comunidade" Afirmou Emanuel Siqueira.
#Capacitação 08/03/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE SEAGRI PROMOVE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS A Secretaria Municipal de Agricultura e Extensão Rural promoveu no mês de Fevereiro do corrente ano, os cursos de Avicultura, Apicultura e Produção de Pão Artesanal beneficiando 50 (cinquenta) produtores das localidades de Jaguaribe e Ubari.

Os cursos contaram com aulas teóricas e práticas, com encontros presenciais.

O objetivo dos cursos é incentivar, treinar, qualificar e capacitar os produtores, para a busca da melhoria da renda familiar, através das atividades no campo.

No curso de apicultura por exemplo, nas aulas teóricas foi feita uma introdução a respeito da apicultura, mel, própolis, manejo das colméias, manejo do apiário, manejo da florada, alimentação das abelhas africanizadas e noções de segurança e técnicas de equipamentos adequados de trabalho.

Na ocasião os participantes vivenciam um maior contato com as abelhas, observando o comportamento social e a biologia das mesmas.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Extensão Rural, Renato Gurgel, a disponibilização destes cursos tem por finalidade despertar o interesse dos produtores e incentivar as atividades no município, destacando as parcerias com as Associações Comunitárias, SENAR, Sindicato Rural e Prefeitura de Viçosa do Ceará na realização dos cursos de qualificação e capacitação do homem do campo.
#Agricultura 26/01/2018 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ E SENAR REALIZAM CURSO DE FRUTICULTURA IRRIGADA Prosseguindo com o programa de capacitação de agricultores a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Agricultura e Extensão Rural em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ofereceu mais um curso a produtores e trabalhadores rurais do município. Desta vez 15 agricultores que foram beneficiados no ano passado com kit’s de irrigação do distrito de General Tibúrcio participaram do curso Fruticultura Irrigada com uma carga horária de 32 horas, ministrado pelo instrutor do SENAR Jailson.

O Secretário de Agricultura e Extensão Rural de Viçosa do Ceará Renato Gurgel, parabenizou todos os participantes afirmando que a missão da sua pasta é ser instrumento de política pública de apoio ao setor da Agricultura Familiar e abastecimento promovendo o desenvolvimento rural sustentável por meio de ações participativas, valorizando a qualidade de vida e a conservação do meio ambiente.

O curso teve como objetivo desenvolver ações de formação profissional rural voltadas para o homem do campo, contribuindo para a melhoria na qualidade e aumento da produção agrícola.
#Agricultura 26/12/2017 SECRETARIA DE AGRICULTURA, EXTENSÃO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE VIÇOSA REALIZA ENTREGA DE BOLETOS DO GARANTIA SAFRA 2017/2018
www.vicosa.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 12:49:25