CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 27/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Lançamento do Projeto Educa Mais Viçosa!

A quarta-feira começou com muitas novidades para a educação!

Na manhã de hoje (27), foi a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, realizou o Lançamento do Projeto Educa Mais Viçosa, na Escola Modelo.

O lançamento do Educa Mais Viçosa trata-se de um projeto cujo objetivo é abraçar a diversidade, focando na importância de cuidar dos estudantes através de reforço escolar, bem como ofertar assistência aos alunos com deficiência e outras necessidades especificas.

Ressaltamos ainda que a iniciativa deste projeto partiu da necessidade de ampliar o programa do Governo Estadual "Pacto pela Aprendizagem", o qual surgiu em 2022 com foco na aprendizagem de milhares de estudantes cearenses que não conseguiram ter acesso, totalmente, à escola em razão da pandemia do vírus da Covid-19.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará fazendo mais pela Educação.

#Educação 21/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Mais uma conquista para a educação de Viçosa do Ceará!

Mais uma conquista para a educação de Viçosa do Ceará!

Estamos felizes em anunciar que a 3ª etapa da entrega dos kits escolares já começou, beneficiando mais de 11.500 alunos da nossa rede municipal de ensino infantil, fundamental e do EJA.

Cada kit contém materiais essenciais para o aprendizado de nossos estudantes, incluindo:

Kit geométrico

Apontador

Borracha

Cola

Canetas

Lápis

Squeeze

Tesoura

Corretivo

Estojo

Mochila

Agenda

Caderno

Com esses recursos, queremos fortalecer ainda mais o ensino em nossa cidade e garantir que nossos alunos tenham as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso acadêmico. Juntos, construímos um futuro brilhante para Viçosa do Ceará!

#Educação 13/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Atendimentos realizados no mês de fevereiro no NAEE

Na Prefeitura de Viçosa do Ceará, estamos comprometidos com a inclusão e o bem-estar de todos os nossos cidadãos! Em fevereiro, o NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado) alcançou um marco incrível: mais de mil atendimentos foram realizados!

Com uma equipe dedicada de psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais, foram proporcionados 1194 atendimentos, garantindo apoio e orientação fundamentais para nossos alunos com necessidades especiais.

Parabenizamos toda a equipe pelo comprometimento e dedicação em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos. Juntos, seguimos construindo uma Viçosa do Ceará mais acolhedora para todos os seus cidadãos.

#Educação 08/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro de Alinhamento dos Gestores Escolares

Aconteceu, na manhã do dia 07 de março, o Encontro de Alinhamento dos Gestores Escolares com os responsáveis pelo Sistema G&T.

O momento teve como objetivo disponibilizar aos gestores as instruções necessárias para que todos possam utilizar as ferramentas pedagógicas e administrativas do referindo sistema nas Escolas do Ensino Fundamental.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará fazendo mais pela educação!

#Educação 01/03/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Previne

A Prefeitura de Viçosa do Ceará realizou a Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Previne, do Governo do Estado do Ceará, no dia 26 de fevereiro.

A assinatura contou com a presença da Secretária de Educação Willia Maria Oliveira de Andrade.

O Previne é um programa do Ministério Público do Ceará, onde as unidades escolares municipais visam criar comissões que estimulem ações voltadas à cultura da paz, a conscientização e prevenção à violência contra crianças e adolescentes em todas as unidades de ensino municipal.

#Educação 28/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação do Programa InteliGENTES

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, está realizando a formação do Programa InteliGENTES, que traz como foco o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Múltiplas Inteligências.

O Programa InteliGENTES compõe o currículo escolar das Escola Pedro Manoel dos Santos e Escola de Oiticicas nas turmas do Ensino Fundamental II (6º aos 9º anos).

O programa trabalha com o desenvolvimento das competências socioemocionais e as múltiplas inteligências no ensino fundamental. Os objetivos são as questões fundamentais como as nossas emoções, relacionamentos, a família, a ética e o respeito, sobre como nos sentimos, nossa responsabilidade conosco, com o outro e com o mundo. Dentre tantos assuntos trazidos em cada aula, o programa busca promover mudanças de pensamentos, posturas e atitudes.

#Educação 26/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ações de Busca Ativa Escolar no município

O ano de 2024 está só começando, mas é necessário a permanência de todas as crianças e adolescentes na escola.

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e com as Escolas Estaduais e Particulares, promove ações de Busca Ativa Escolar no município, em que a prioridade é garantir acesso e permanência a uma educação de qualidade.

Cada criança tem direito de aprender. Você conhece alguém que esteja fora da escola? Nos ajude procurando a Secretaria Municipal de Educação ou uma unidade escolar mais próxima de sua casa. Juntos, podemos fazer mais pelo futuro das nossas crianças!

#Educação 23/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ontem foi um dia especial para a Educação de Viçosa do Ceará!

Aconteceu nessa quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a entrega dos fardamentos para a Educação Infantil e alunos da Escola em Tempo Integral, na Escola Alice Rodrigues Passos. Este momento reflete o cuidado não apenas com os alunos, mas também com suas famílias, garantindo a todos acesso a uniformes de qualidade.

Essa iniciativa mostra o empenho da gestão municipal em proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento educacional de nossas crianças e jovens.

Juntos, seguimos construindo um futuro brilhante para Viçosa do Ceará!

#Educação 20/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Somos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Empreendemos, criamos e fazemos acontecer, retroceder jamais! Pra frente é que se anda e nós temos um governo que acompanha a gente, um governo inovador e acolhedor, que valoriza o estudante e continua mostrando avanços e resultados significativos.

Somos medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 06 de bronze. Já na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ganhamos 45 medalhas de ouro.

Estamos escrevendo uma história que nos dá orgulho, que nos motiva e nos dá energia para seguir em frente, construindo a cidade que tantos sonhamos.

#Educação 20/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Reforma e Ampliação da Escola Isaac Vieira do Espírito Santo

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará vem dando continuidade em reformas e ampliação das escolas do município.

Uma escola que está sendo beneficiada é a Escola da localidade de Passagem florida, Isaac Vieira do Espírito Santo, que está passando por transformações, garantindo um ambiente mais acolhedor e propício ao aprendizado. Em breve, estará pronta para receber nossos estudantes em tempo integral, proporcionando uma educação de qualidade e mais oportunidades para todos.

Anunciamos ainda que, além da ampliação, as melhorias permitirão a expansão para o oitavo e nono ano, promovendo um ensino mais completo e abrangente.

É a prefeitura trabalhando para dar mais conforto e lazer para os alunos.

#Educação 16/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prestação de contas do FUNDEB

A Prefeitura de Viçosa do Ceará compartilha a prestação de contas do FUNDEB, reforçando nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Estamos dedicados a garantir que os investimentos em educação beneficiem toda a nossa cidade. Juntos, construímos um futuro melhor para nossas crianças e jovens.

#Educação 08/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Em Viçosa do Ceará, estamos dando um passo crucial rumo à excelência educacional!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, segue realizando a aplicação dos diagnósticos nas escolas da nossa rede municipal de ensino.

Essa iniciativa não apenas nos permite entender melhor as necessidades individuais dos nossos alunos, mas também nos capacita a traçar intervenções pedagógicas mais eficazes para promover um aprendizado significativo.

Acreditamos que analisar profundamente o nível de conhecimento de cada estudante é o primeiro passo para construir um ambiente educacional mais justo e acolhedor. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para nossos alunos e para toda a comunidade!

#Educação 02/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Volta às aulas da Educação para Jovens e Adultos

Um novo capítulo se inicia! De volta às aulas da Educação para Jovens e Adultos com corações cheios de determinação e mentes sedentas por conhecimento. Nesta jornada, cada passo é uma vitória, e cada desafio é uma oportunidade de crescimento. Vamos construir juntos o caminho do saber e transformar sonhos em conquistas!

#Educação 02/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2024

Nos dias 29 e 30 de janeiro, foi realizada a Jornada Pedagógica 2024 de Viçosa do Ceará, no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, os palestrantes Fábio Fernandes, André Rocha e o Professor Dr. Casemiro Campos.

A Jornada Pedagógica é de extrema importância para planejarmos o ano letivo, tendo foco na qualidade de ensino e formação de professores da Rede Municipal de Ensino.

#Educação 01/02/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ontem foi um dia importante para a educação em Viçosa do Ceará!

Na manhã da última quarta-feira (31), no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, lançamos oficialmente o NOVO MATERIAL DIDÁTICO da Educação Infantil. Um passo significativo rumo à qualidade e inovação para mais um ano letivo.

O novo material didático reflete o COMPROMISSO da gestão municipal com o investimento em EDUCAÇÃO. Sabemos que oferecer recursos educacionais de qualidade é fundamental para o desenvolvimento integral dos nossos pequenos cidadãos.

Vamos juntos construir um futuro brilhante para nossas crianças.

#Educação 31/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2024

Na manhã e tarde do dia 30 de janeiro, o auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha foi palco de um encontro enriquecedor para os professores da Educação Infantil de Viçosa do Ceará.

Com uma palestra ministrada pelo palestrante André Rocha e de tema "Potencializando as Habilidades Musicais, Corporais e Rítmicas", foi realizada a Jornada Pedagógica 2024 de Viçosa do Ceará.

A gestão municipal reitera seu compromisso com a qualidade de ensino e a constante formação de nossos educadores.

Acreditamos que investir no aprimoramento pedagógico é investir no futuro de nossos alunos e na construção de uma sociedade mais capacitada e inclusiva.

Parabenizamos a todos os participantes pelo empenho e dedicação em fazer da educação em Viçosa do Ceará uma referência de excelência!

#Educação 30/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2024 de Viçosa do Ceará

Na última segunda-feira, 29 de janeiro, foi realizada a Jornada Pedagógica 2024 de Viçosa do Ceará, no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha.

Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, os palestrantes Fábio Fernandes e o Professor Dr. Casemiro Campos

A Jornada Pedagógica é de extrema importância para planejarmos o ano letivo, tendo foco na qualidade de ensino e formação de professores da Rede Municipal de Ensino.

#Educação 30/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Convênio com o Governo do Estado do Ceará que garante o transporte escolar em Viçosa do Ceará

Na última sexta-feira, dia 26 de janeiro, o prefeito Franci Rocha assinou um convênio com o Governo do Estado do Ceará que garante o transporte escolar em Viçosa do Ceará.

O convênio visa proporcionar transporte aos estudantes do Ensino Médio de Viçosa do Ceará.

Acreditamos que a educação é a rota mais segura para a melhoria de vida.

#Educação 25/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I Encontro de Gestores Escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental

No dia 23 de janeiro, o município de Viços do Ceará foi palco do I Encontro de Gestores Escolares da Educação Infantil e Ensino Fundamental! Um evento marcante que reuniu líderes educacionais comprometidos com o desenvolvimento e aprimoramento da educação em nossa comunidade.

Durante o encontro, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e profissionais da educação se reuniram para compartilhar, discutir melhores práticas e traçar estratégias para promover um ambiente de aprendizado ainda mais enriquecedor para nossos alunos. Abordaramos temas relevantes, como inovação pedagógica, inclusão, desafios contemporâneos da educação e a importância do papel do gestor na formação integral dos estudantes.

#Educação 24/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia Internacional da Educação

A Educação é a base para um futuro brilhante, moldando mentes e construindo pontes para o progresso. Em nosso município, investimos no potencial de cada estudante, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Neste Dia Internacional da Educação, honramos nossos educadores dedicados, pais engajados e, acima de tudo, nossos estudantes incríveis. Juntos, construímos o futuro de Viçosa do Ceará através do conhecimento, da compreensão e do amor pelo aprendizado.

#Educação 19/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Desafios e Possibilidades das práticas na Educação Inclusiva

Na sexta-feira, 19 de Janeiro, Viçosa do Ceará teve a honra de receber a renomada psicóloga Mariana da Soledade da Rocha para uma palestra esclarecedora a respeito dos Desafios e Possibilidades das práticas na Educação Inclusiva. Aprofundando-se em temas relevantes, a Dra. Mariana compartilhou insights valiosos sobre os desafios enfrentados no âmbito educacional.

Além disso, enriquecemos nossos conhecimentos com momentos educativos conduzidos pelas experientes psicopedagogas Regina Cláudia da Silva e Alaíde Batista de Oliveira. Juntas, elas destacaram a importância de estratégias colaborativas diante dos desafios variados que permeiam na Educação Inclusiva.

Devido aos diversos desafios educacionais, é crucial pensar em estratégias colaborativas que agreguem valor e avanços ao fazer pedagógico diário nas instituições escolares. A Prefeitura de Viçosa do Ceará está comprometida em trabalhar e investir, visando fortalecer o ambiente educacional e proporcionar experiências enriquecedoras para todos os envolvidos.

#Educação 04/01/2024 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

Nesta quarta-feira (03/12), celebramos a dedicação e o brilhantismo dos alunos da EEF Horácio Fontenele Magalhães na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em uma cerimônia emocionante, entregamos as merecidas premiações, reconhecendo o talento e o esforço desses jovens cientistas. Parabéns a todos os participantes, professores e familiares que contribuíram para o sucesso desta jornada astronômica

#Educação 20/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO C ulminância dos projetos ERER, ENTRE A PELE E A PALAVRA e PACTO PELA APRENDIZAGEM em Viçosa do Ceará

Ontem, 19 de dezembro, celebramos com orgulho a culminância dos projetos ERER, ENTRE A PELE E A PALAVRA e PACTO PELA APRENDIZAGEM em Viçosa do Ceará.

Foi um momento repleto de talento e dedicação, onde os alunos das nossas escolas brilharam ao apresentar os frutos de seus esforços e aprendizados.

Agradecemos a todos que contribuíram para que esse dia fosse especial, fortalecendo os laços da nossa comunidade escolar. Parabéns aos alunos, professores e gestores envolvidos.

Juntos, estamos construindo um futuro educacional promissor para Viçosa do Ceará.

#Educação 16/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Culminância dos Projetos Educar PRF e JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Nessa sexta-feira, 15 de dezembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Culminância dos Projetos Educar PRF e JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O evento aconteceu no Polo Turístico Cultural e Artesanal Igreja do Céu e contou com exposições dos projetos dos alunos.

Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Viçosa do Ceará, a Secretária de Educação de Viçosa do Ceará e secretários de Ubajara e Tianguá, vereadores e Policiais Rodoviários Federais

#Educação 15/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Culminância do Projeto Integrarte

Na tarde desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, aconteceu a Culminância do Projeto Integrarte, que tem como objetivo oportunizar a integração entre escola x comunidade e culminar as ações desenvolvidas durante o ano nas instituições.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, e contou com a participação do Prefeito, dos secretários municipais, vereadores e profissionais da educação.

Na ocasião, foram discutidas as ações realizadas no decorrer do ano de 2023 na educação infantil.

É a Prefeitura trabalhando para melhorar a educação da nossa cidade.

#Educação 13/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Reunião de Gestores e Premiação da Rede Peteca na Escola

Na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, realizou a Reunião de Gestores e Premiação da Rede Peteca na Escola.

O evento teve como objetivo fortalecer as ações desenvolvidas contra o trabalho infantil e valorizar o empenho e dedicação dos profissionais envolvidos.

Agradecemos todos os profissionais que trabalham diariamente em prol de uma educação de qualidade e de uma infância saudável para nossas crianças.

#Educação 04/12/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO O centro de eventos em Fortaleza foi palco de uma premiação especial do Agrinho

Na última quarta-feira (29/12), o centro de eventos em Fortaleza foi palco de uma premiação especial do Agrinho, honrando professores e alunos que brilharam com dedicação e talento!

O Agrinho, programa dedicado à Educação e Promoção Social, reuniu líderes, educadores e autoridades, transformando o evento em uma celebração do poder da aprendizagem.

A presença ilustre do prefeito de Viçosa do Ceará, Franci Rocha, e da nossa Secretária de Educação, Willia Andrade, trouxe ainda mais significado ao evento. Os Supervisores e Gestores das escolas premiadas compartilharam a alegria com autoridades locais, criando um ambiente onde o sucesso e o esforço foram celebrados.

Parabenizamos a todos os envolvidos. Suas conquistas são um reflexo do comprometimento coletivo com a excelência educacional. Que esses momentos de reconhecimento inspirem a jornada, mostrando que o conhecimento e a dedicação são as chaves para um futuro brilhante.

#Educação 29/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação para Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino

No dia 28 de novembro, promovemos uma Formação para Professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, abordando o relevante tema "As relações étnico-raciais no cotidiano escolar e a Avaliação na Educação Infantil".

Esse momento formativo foi mais do que uma oportunidade de aprendizado; foi uma ferramenta estratégica para fortalecer a ligação entre teoria e prática pedagógica. Acreditamos que a formação contínua é essencial para proporcionar uma Educação Infantil de qualidade e equidade.

Agradecemos a todos os educadores pelo comprometimento e dedicação em busca de práticas educacionais mais inclusivas e reflexivas.

#Educação 27/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SPAECE 2023

É com grande entusiasmo que a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, deseja boa sorte a todos os alunos que estão se preparando para o SPAECE 2023, que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro!

Este é o momento em que nossos estudantes irão mostrar todo o seu brilho e dedicação. Pedimos a todos os estudantes que se preparem com empenho, pois cada esforço é uma conquista para o futuro.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação deseja muito sucesso a todos os participantes. Vamos juntos, Viçosa do Ceará, mostrar o quanto somos fortes na educação!

#Educação 24/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 26ª OBA e na 17ª Mobfog da Escola Francisco Roque de Almeida!

Na última quarta-feira (22/11), celebramos com orgulho a entrega de medalhas aos alunos premiados na 26ª OBA e na 17ª Mobfog da Escola Francisco Roque de Almeida!

Foram 45 estudantes que se destacaram, e essa conquista é motivo de grande alegria para toda a população de Viçosa do Ceará.

Parabenizamos cada aluno pelo empenho, dedicação e excelência acadêmica. Essa premiação reflete não apenas o talento individual, mas também o esforço coletivo da escola em promover o aprendizado e o desenvolvimento educacional. Estamos todos muito orgulhosos!

#Educação 17/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia Internacional do Estudante

Hoje, celebramos o Dia Internacional do Estudante em Viçosa do Ceará! Reconhecemos e aplaudimos o empenho, a dedicação e a curiosidade de nossos estudantes, verdadeiros protagonistas do presente e do futuro de nossa cidade.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará parabeniza todos os estudantes por seu compromisso com a aprendizagem e pela busca incessante pelo saber.

Que este Dia do Estudante seja marcado por inspiração, conquistas e a certeza de que cada passo rumo ao conhecimento contribui para o desenvolvimento de nossa comunidade. Parabéns, estudantes de Viçosa!

#Educação 14/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia Nacional da Alfabetização

Hoje celebramos o Dia Nacional da Alfabetização e em Viçosa do Ceará, reafirmamos nosso compromisso com a educação como instrumento de transformação e igualdade. A alfabetização é a base sólida que sustenta os sonhos e as conquistas de cada cidadão.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará parabeniza todos os educadores, alunos e suas famílias por seu esforço contínuo na promoção da leitura e escrita. Juntos, construímos pontes para um futuro mais brilhante e promissor por meio da educação.

#Educação 14/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Metas nacionais no Sistema Presença

A Educação de Viçosa do Ceará conquista um feito extraordinário ao atingir e superar as metas nacionais no Sistema Presença, recebendo reconhecimento do Ministério da Educação.

Nossos educadores, alunos e suas famílias merecem aplausos por esse comprometimento com a excelência na frequência escolar do Bolsa Família.

Este resultado reflete o empenho coletivo em proporcionar uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e o sucesso de nossos estudantes.

Sigamos trabalhando juntos para alcançar ainda mais conquistas e garantir um futuro promissor para nossa comunidade.

#Educação 14/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 25 anos do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA)

Hoje é um dia especial em Viçosa do Ceará!

Celebramos com imensa alegria os 25 anos do Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA). Agradecemos a todos que fizeram parte dessa trajetória de aprendizado e superação.

Na solenidade realizada às 8h, no CEJA, homenageamos não apenas a instituição, mas também os dedicados alunos concluintes do Ensino Fundamental e Médio.

Agradecemos a presença ilustre das autoridades convidadas: Secretária de Educação, Coordenadora Geral da Educação, Supervisora da Sede e Silvia Helena. A participação de todos engrandeceu ainda mais este momento especial.

A entrega dos certificados é mais que um papel, é o reconhecimento do esforço e dedicação de cada estudante que trilhou o caminho da educação.

Que esses 25 anos sejam apenas o começo de uma jornada contínua de sucesso e crescimento para o CEJA. A educação transforma vidas, e vocês são a prova viva disso!

#Educação 12/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia do Diretor Escolar

Hoje é o Dia do Diretor Escolar e em Viçosa do Ceará, queremos expressar nossa profunda gratidão a esses líderes dedicados que moldam o futuro dos nossos estudantes com paixão e comprometimento.

Cada escola é um lar de aprendizado, e os diretores desempenham um papel vital na criação de um ambiente educacional inspirador. A Prefeitura de Viçosa do Ceará parabeniza e agradece a todos os diretores escolares por seu trabalho incansável em prol da educação de qualidade.

Juntos, continuaremos a construir pontes para o conhecimento e a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios do futuro!

#Educação 10/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Atenção, Estudantes de Viçosa do Ceará!

Atenção, Estudantes de Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará irá disponibilizar transporte gratuito para os estudantes que irão fazer a prova do ENEM neste domingo, dia 12 de novembro.

Os ônibus estarão prontos para a saída às 10h30, garantindo que você chegue ao local de prova com tranquilidade.

Confira as localidades de embarque:

• Oiticicas

• Manhoso

• General

• Passagem da Onça

• Juá

• Passagem Florida

• Uruoca

• Padre Vieira

• Macajetuba

• Ingá

• Gavião

• Jaguaribe

• Quatiguaba

• Inharim

• Queimadas

• Vambira

Queremos garantir que todos os nossos estudantes tenham a oportunidade de fazer o ENEM com comodidade e segurança. Boa sorte a todos na prova!

#Educação 18/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Fórum Municipal de Educação de Viçosa do Ceará

Nesta terça-feira, 17 de outubro, foi realizado o Fórum Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, onde contou com apresentações emocionantes de alunos, palestras inspiradoras, a eleição de delegados e muito mais.

Estamos comprometidos em contribuir para a construção do novo Plano Municipal de Educação - PME e o novo Plano Nacional de Educação - PNE para o decênio 2024-2034.

A educação é o epicentro das políticas de Estado para o desenvolvimento da educação nacional, com gestão democrática, inclusão, equidade, diversidade e qualidade social. Juntos, construímos um futuro com qualidade de ensino para todos!

#Educação 15/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia do Professor!

Professores são as luzes que iluminam o caminho do conhecimento, moldam mentes e inspiram corações. Eles desempenham um papel fundamental na construção de um futuro melhor para nossos jovens.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará reconhece e agradece a todos os professores por seu compromisso, paixão e contribuição inestimável para nossa cidade. Feliz Dia dos Professores!

#Educação 11/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seminário de Avaliação Escolar

Viçosa do Ceará se encheu de conhecimento nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, com o Seminário de Avaliação Escolar com o renomado professor Cipriano Carlos Luckesia, no Ginásio Poliesportivo Antônio Honório Passos.

O evento teve como objetivo aprimorar nossas práticas de avaliação escolar, visando uma educação de excelência em nosso município. O Professor Luckesi trouxe valiosos insights para enriquecer o ensino em nossas escolas e promover o crescimento contínuo de nossos alunos.

Esta palestra marcante fez parte da abertura da Semana do Professor, um momento especial para celebrar e reconhecer o incrível trabalho de nossos educadores.

Agradecemos a todos os participantes e ao Professor Cipriano Carlos Luckesi por compartilhar seu conhecimento conosco. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para a educação em Viçosa do Ceará!

#Educação 06/10/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A FECIMUV - Feira de Ciências do Município de Viçosa do Ceará foi um sucesso absoluto!

Na última sexta-feira, 06 de outubro, tivemos a honra de realizar uma grande feira escolar com projetos incríveis que demonstraram a criatividade e a dedicação de nossos estudantes.

Foi um dia repleto de descobertas, aprendizado e inovação, onde a comunidade escolar mostrou seu talento e paixão pela ciência. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar esse evento tão especial.

Parabéns aos jovens cientistas de Viçosa do Ceará!

#Educação 28/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro de Formação para os Gestores, Secretários Escolares e Auxiliares Administrativos

Na manhã da última terça-feira, 26/09, aconteceu o encontro de formação para os gestores, secretários escolares e auxiliares administrativos das escolas que passarão a utilizar o sistema G&T e contou com a presença da assessora educacional Flávia Ferreira.

O mesmo tem como objetivo acompanhar a situação de cada unidade de ensino, obtendo-se relatórios mensais de rendimento, frequência e outras demandas educacionais importantes.

#Educação 22/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação de Gestores na Secretaria de Educação de Viçosa do Ceará

Nesta sexta-feira (22/09), realizamos uma emocionante Formação de Gestores na Secretaria de Educação de Viçosa do Ceará e entrega de prêmios para os alunos destaque dos Jogos Escolares!

Foi um momento enriquecedor, onde nossos dedicados gestores educacionais puderam se aprimorar em suas habilidades e compartilhar conhecimentos valiosos para promover uma educação de excelência em nosso município.

Além disso, tivemos a honra de premiar 2 (dois) alunos que se destacaram nas modalidades dos Jogos Escolares e que disputarão a fase nacional em Brasília, reconhecendo o empenho e compromisso com a educação de Viçosa do Ceará.

Continuaremos trabalhando juntos para oferecer a nossos alunos uma educação de qualidade e prepará-los para um futuro brilhante.

#Educação 06/09/2023 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA Cerimônia de entrega das obras de reforma da Quadra Poliesportiva do Manhoso

Na tarde desta terça-feira, 05 de setembro, celebramos a realização de mais um sonho da nossa comunidade. A tão esperada Cerimônia de entrega das obras de reforma da Quadra Poliesportiva do Manhoso finalmente aconteceu!

Com essa nova estrutura, a prática esportiva ganha um novo espaço aconchegante para reunir nossa juventude e fortalecer o espírito esportivo da nossa cidade.

Vamos continuar trabalhando juntos para fazer de Viçosa um lugar ainda melhor para todos.

#Educação 05/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aprendendo a Cuidar do Nosso Planeta desde Cedo!

Hoje, queremos celebrar e aplaudir a iniciativa brilhante da turma do 7° ano da E.E.F. de Quatiguaba! Eles oficializaram ações ambientais incríveis, como o reaproveitamento da água do bebedouro para nutrir a horta escolar.

Essa ação é fundamental, pois ensina desde cedo a importância de preservar nosso recurso natural mais precioso, a água. Além disso, evita o desperdício e contribui para um ambiente mais sustentável.

Um agradecimento especial ao professor Isac e à professora Liduina, que orientaram e inspiraram esses jovens ambientalistas.

#Educação 04/09/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Recursos Tecnológicos da Giroteca

A E.E.F. Isaac Vieira do Espírito Santo está utilizando os recursos tecnológicos da Giroteca como apoio para trabalhar simulados voltados para SPAECE/ SAEB jogos e aplicativos para o processo de alfabetização, temos um calendário semanal de atendimento às turmas (1° ao 9° anos) na giroteca para melhor assisti-los e despertar o gosto pela Leitura.

É a Prefeitura trabalhando para aprimorar a educação de nossa cidade.

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Participe do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará!

As inscrições estão oficialmente abertas para o Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. Esta é uma oportunidade única de reconhecimento para iniciativas que promovam a cidadania fiscal.

Promovido pela Auditece, com o apoio institucional da Secretaria da Fazenda, este prêmio oferece um total de R$ 19.000 em prêmios em dinheiro para projetos que se destacaram na educação fiscal.

Quem pode participar? Órgãos públicos, entidades privadas, escolas e universidades públicas e privadas, jornalistas e outras pessoas físicas da área de imprensa e tecnologia que tenham desenvolvido projetos ou aplicativos voltados para a educação fiscal.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, disponíveis juntamente com o edital no link da bio. Os grandes vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação em Fortaleza, no dia 25 de outubro.

Não perca essa chance de contribuir para a valorização da cidadania fiscal, representar nossa cidade e ser reconhecido por suas iniciativas!

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação fazendo história em Viçosa do Ceará!

Educação fazendo história em Viçosa do Ceará!

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, tem a satisfação de anunciar uma grande conquista para o nosso município. Alunos da rede municipal de ensino conquistaram medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2022.

Parabenizamos todos os alunos que se esforçaram para conseguir a tão almejada medalha, dentre eles, Iago Emanuel do Nascimento Sousa, da Escola João Paulino, medalhista de ouro; Cleviane da Silva Rocha, medalhista de bronze; Paulo Victor de Lima Rodrigues, medalhista de bronze; e todos os alunos que deram o seu melhor.

É a Prefeitura trabalhando por uma educação de excelência e incentivando os nossos alunos.

#Educação 22/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia do Coordenador Pedagógico

Neste dia especial, rendemos homenagem a todos os coordenadores pedagógicos de Viçosa do Ceará, profissionais incansáveis que desempenham um papel fundamental na educação de nossas crianças e jovens.

Sua dedicação, orientação e paixão pela aprendizagem moldam o futuro de nossa comunidade, inspirando tanto educadores quanto alunos a alcançar o sucesso.

#Educação 16/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Construção do Plano de Educação Ambiental Regional da Ibiapaba

No dia 11 de agosto, última sexta-feira, marcamos presença no primeiro encontro para discutir a Construção do Plano de Educação Ambiental Regional da Ibiapaba. Um momento significativo, que reuniu sete municípios da região.

A meta é utilizar a educação como uma ferramenta transformadora da realidade, promovendo a reflexão crítica e mudanças de comportamento tanto em indivíduos quanto na coletividade, diante dos desafios socioambientais que enfrentamos.

Representando Viçosa do Ceará, estiveram presentes o Analista Ambiental da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, juntamente com profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Compartilhamos nossas experiências, incluindo as ações do SISPEA no município, e aprendemos com outras iniciativas de educação ambiental apresentadas no evento do Consórcio Público de Resíduos Sólidos da Ibiapaba, realizado em São Benedito.

Nossa união e compromisso com a educação ambiental fortalecem nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável e consciente. Juntos, somos agentes de mudança!

#Educação 11/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia do Estudante

Hoje celebramos o Dia do Estudante, uma homenagem a todos os jovens que se dedicam à busca pelo conhecimento e ao aprimoramento pessoal. Em Viçosa do Ceará, valorizamos cada estudante que se esforça para construir um futuro brilhante e contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.

A educação é a base do progresso e do crescimento, e é por isso que investimos continuamente em melhores oportunidades de aprendizado. Parabéns a todos os estudantes viçosenses pelo empenho e dedicação!

#Educação 06/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia dos Profissionais da Educação

Hoje é o Dia dos Profissionais da Educação, aqueles que dedicam suas vidas para construir um futuro brilhante para nossas crianças e jovens. A vocês, educadores e educadoras de Viçosa do Ceará, nossa admiração e gratidão por transformarem sonhos em realidade, por nutrirem mentes e corações com conhecimento e valores.

Vocês são a base sólida de nossa sociedade e merecem todo reconhecimento e respeito. Parabéns pelo seu dia e por sua nobre missão!

#Educação 02/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Seminário formativo para os professores da Rede Pública de Ensino de Viçosa do Ceará

Durante o dia desta quarta-feira, dia 02 de agosto, foi realizado um seminário formativo para os professores da Rede Pública de Ensino de Viçosa do Ceará.

Estiveram presentes também a Secretária de Educação, o Professor Dr. Casemiro Campos, o Prof. Ms. Wilon Moura, a Profa. Ms. Heloísa Cardoso e os demais professores.

O tema do seminário para o retorno do segundo semestre foi "Os desafios para construir uma nova escola".

É a Prefeitura trabalhando para aprimorar a educação de nossa cidade.

#Educação 31/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 30 escolas premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

É com muito orgulho que a Prefeitura de Viçosa do Ceará parabeniza as 30 escolas premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Nossa cidade se enche de alegria e reconhecimento ao saber que, graças ao esforço e dedicação de nossos alunos e educadores, conquistamos nada menos que 714 medalhas nesta olimpíada. Um feito extraordinário que ressalta a excelência de nossa educação e o comprometimento com o ensino de qualidade.

Nossos parabéns também se estendem aos professores, diretores, pais e toda a comunidade escolar que, juntos, contribuíram para esse grandioso resultado. O trabalho em equipe e a dedicação de cada um foram fundamentais nessa conquista.

Parabéns, medalhistas! Estamos radiantes com suas conquistas e torcendo por ainda mais triunfos em sua jornada!

#Educação 11/07/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO I Ciclo de Formação PADIN 2023

Aconteceu, nos dias 28 e 29 de junho, o I Ciclo de Formação PADIN 2023 com o tema: "Aspectos do desenvolvimento Infantil: Como as famílias podem e devem apoiar a criança na primeiríssima infância" e, posteriormente, houve na Secretaria de Educação uma reunião de alinhamento para ações de 2023.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - PADIN, do Governo do Estado Ceará em parceria com a Secretaria de Educação, faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará, que consiste em três pilares: Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender. O PADIN está relacionado, especificamente, ao pilar "Tempo de Crescer".

No município, o programa contempla 80 famílias, tendo visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários para acompanhar e orientar as mães, os pais e os cuidadores das crianças na primeira infância. Portanto, é com muita alegria que a prefeitura de Viçosa do Ceará, em parceria com a Secretaria de Educação, tem o prazer de anunciar a abertura do PADIN 2023.

#Educação 22/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 18 escolas nota Dez no SPAECE 2022

É com grande alegria e satisfação que a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará e a Secretaria Municipal de Educação parabenizam as 18 escolas nota Dez no SPAECE 2022, entre as quais três foram premiadas entre as melhores do Estado do Ceará.

Este resultado é fruto de um trabalho sério e responsável de todos que fazem a Educação acontecer em nosso Município, em especial gestores, professores, alunos e famílias.

Nosso reconhecimento e gratidão a todos que fazem a Educação de Viçosa do Ceará avançar cada vez mais!

#Educação 19/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Mais uma boa notícia para a educação de Viçosa do Ceará!

Nosso município aderiu ao programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma nova política proposta pelo Governo Federal, que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país.

O foco é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental; além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada atuará para a garantia do direito à alfabetização por meio de estratégias de atuação destinadas ao combate às desigualdades de aprendizagem e à melhoria da qualidade da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental, respeitando as singularidades de cada um desses segmentos da educação básica.

As estratégias de implementação do Compromisso serão operacionalizadas por meio de políticas, programas e ações integradas em cinco eixos estruturantes:

a) Governança e Gestão da Política de Alfabetização;

b) Formação de Profissionais da Educação e melhoria das práticas pedagógicas e de gestão;

c) Melhoria e qualificação da infraestrutura física e pedagógica;

d) Sistemas de Avaliação;

e) Reconhecimento e Compartilhamento de Boas Práticas.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando em conjunto com o Governo Federal em prol de uma educação de excelência em nossa cidade.

#Educação 16/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega do Prêmio Peteca

Nesta sexta-feira (16/06), tivemos a honra de receber três prêmios na categoria DESENHO, durante a entrega do Prêmio Peteca, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

A EEF Horácio Fontenele Magalhães conquistou o 1° lugar no grupo 2 em 2021, a EEF Chapeuzinho Vermelho conquistou o 3° lugar no grupo 1 em 2021, e a EEF Pequeno Polegar foi premiada com o 3° lugar no grupo 2 em 2022. Esses trabalhos demonstram o talento, a criatividade e o engajamento de nossos alunos e educadores. Parabenizamos todos os envolvidos!

Essa homenagem encheu nosso município de alegria, pois mais uma vez Viçosa do Ceará é reconhecida em todo o estado. Os desenhos produzidos têm um propósito valioso: sensibilizar a sociedade sobre a temática do Trabalho Infantil. Proteger a infância é garantir um futuro promissor para nossas crianças e adolescentes.

#Educação 15/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Premiação do SPAECE 2022

É com imensa satisfação que anunciamos que três das nossas escolas se destacaram no Spaece 2022, alcançando resultados excepcionais!

As escolas premiadas são:

E.E.F. Josias Vieira da Silva

E.E.I.F. Salustiano da Costa Cardoso

E.E.F. Oiticicas

Essa conquista é fruto do esforço, dedicação e comprometimento de nossos alunos, professores, gestores e toda a comunidade escolar. Estamos extremamente orgulhosos de ver o empenho de todos refletido nos resultados do Spaece.

Essa premiação é um reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido em nossas escolas, fortalecendo a educação de qualidade em Viçosa do Ceará.

#Educação 07/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação Para Gestores Municipais da Educação Infantil

Iniciamos esta quarta-feira, dia 07 de junho, com a Formação Para Gestores Municipais da Educação Infantil.

A Formação aconteceu das 8h30 às 11h30, no Auditório do Viçosa Prev, com o objetivo de salientar o compromisso da gestão com a educação, por meio da abordagem com o tema "Gestão em Ação: cuidando do cuidador e clima favorável ao aprendizado nas relações escolares".

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando para ofertar mais capacitação e uma educação de excelência para nossas crianças.

#Educação 06/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Viçosa do Ceará é NOTA 10 na educação!

Através de um trabalho primordial da equipe de educação do município e do esforço dos alunos, conseguimos cumprir todas as metas necessárias para receber o Selo Unicef. A metas foram:

- 40% de rematrículas escolares;

- Enfrentamento da cultura do fracasso escolar;

- Preenchimento do Indique;

- Práticas de qualidade na educação infantil.

Parabenizamos todos que se empenharam e que fazem a educação de Viçosa do Ceará ser cada dia melhor e mais acolhedora.

#Educação 06/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Canguru de Matemática do Brasil

É com grande alegria que anunciamos as conquistas dos nossos talentosos estudantes na Olimpíada Canguru de Matemática do Brasil. Foram 31 medalhas no total: 10 de ouro, 6 de prata, 8 de bronze e 7 de honra ao mérito.

Essas conquistas são motivo de orgulho para Viçosa do Ceará e evidenciam a qualidade da educação em nosso município. Agradecemos aos professores e familiares pelo apoio constante aos estudantes. Juntos, estamos formando uma nova geração de mentes brilhantes e preparadas!

A Prefeitura parabeniza todos os medalhistas e reafirma o compromisso de investir na educação e no desenvolvimento integral dos jovens!

#Educação 31/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Inauguração do NAEE - Núcleo de Atendimento Educacional Especializado

Nesta quarta-feira (31/05), foi realizada a inauguração do NAEE - Núcleo de Atendimento Educacional Especializado. Esse novo espaço representa um passo importante rumo a uma educação mais inclusiva e respeitosa.

O NAEE será um local de acolhimento, apoio e desenvolvimento, proporcionando oportunidades igualitárias.

Esta grande conquista é resultado do trabalho incansável da prefeitura para que todos os alunos se sintam valorizados, respeitados e confiantes em suas capacidades.

#Educação 30/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

Estamos orgulhosos em informar que a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) está sendo realizada em todas as escolas públicas do nosso município.

A OBMEP é uma competição que estimula o aprendizado e o interesse pela matemática, promovendo desafios e descobertas incríveis.

Desejamos boa sorte a todos os participantes. Que essa experiência seja enriquecedora e motivadora para o estudo da matemática.

#Educação 28/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO "PROJETO EDUCAR PRF"

O PROJETO EDUCAR PRF é uma ação educativa destinada às escolas públicas municipais e tem como objetivo orientar e conscientizar, desde cedo, sobre a importância do papel de todos na promoção de um trânsito seguro.

Este projeto, que 2023 tem a sua segunda edição, acontece por meio da parceria entre Polícia Rodoviária Federal, Gestão Municipal e Secretaria de Educação, que assinaram um termo firmando as ações que serão desenvolvidas pela comunidade escolar e que impactarão, positivamente, todos os munícipes.

Agradecemos a parceria entre a PRF, Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, por demonstrarem respeito e cuidado com todos que trafegam diariamente pelo nosso município.

#Educação 19/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Abertura do Programa Inteligentes nas Escolas de Oiticicas e Pedro Manoel dos Santos

Aconteceu na última quarta-feira, 17 de maio, a abertura do Programa Inteligentes nas Escolas de Oiticicas e Pedro Manoel dos Santos, reafirmando um Pacto de compromisso com a educação socioemocional dos estudantes.

O Programa Inteligentes tem como objetivo maior

o autoconhecimento - pelo reconhecimento das nossas emoções e das formas

como podemos crescer e ser cada dia melhores como pessoa, como amigo, filho e irmão.

O diálogo em sala de aula, direciona a oportunidade de maior aproximação entre os colegas, criando laços de amizade e

companheirismo, construindo um clima de respeito, confiança e muito carinho.

#Educação 19/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro de Alinhamento entre técnicos pedagógicos e supervisores escolares

No dia 04 de maio, aconteceu um Encontro de Alinhamento entre técnicos pedagógicos e supervisores escolares com o objetivo de analisar os resultados do município referente ao Protocolo Paic Integral e traçar estratégias para desenvolver a aprendizagem dos nossos estudantes.

É a Prefeitura trabalhando para levar uma educação de qualidade para todos.

#Educação 17/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro formativo do programa JEPP, em parceria com o SEBRAE

Na última terça-feira (16/05), realizamos o encontro formativo do programa JEPP, em parceria com o SEBRAE.

O programa tem como objetivo promover a Educação Empreendedora aos jovens da Rede Municipal de Ensino, sendo incorporada à base curricular adquirida dos alunos do 9° ano em Tempo Integral.

No encontro, contamos com a presença da consultora do SEBRAE Mona Valeska, professores, coordenadores e representantes da SME.

Juntos, buscamos fortalecer o empreendedorismo e incentivar o desenvolvimento dos nossos jovens.

#Educação 28/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia Internacional da Educação

No Dia Internacional da Educação, vamos parabenizar todos os profissionais e alunos que usam a educação como ferramenta para alcançar grandes objetivos.

A educação gera conhecimento, gera sabedoria, e só um povo sábio pode mudar seu destino.

#Educação 25/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Protocolo Paic Integral

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 17 a 24 a aplicação do Protocolo Paic Integral nas turmas de 2°, 5° e do 9° ano.

O objetivo do Protocolo é avaliar o desempenho da aprendizagem dos estudantes da rede pública municipal, para melhorar a educação do município.

É a Prefeitura trabalhando para levar uma educação de qualidade para todos.

#Educação 17/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO O futuro a gente faz acontecer agora!

Quando se trata de educação, Viçosa do Ceará é nota 10. O município agora conta com 443 alunos inseridos em escola de tempo integral, divididos em 8 escolas.

As escolas são as seguintes:

Monsenhor José Carneiro da Cunha;

Isaac Vieira do Espírito Santo (Passagem Florida);

Pedro Manoel dos Santos (Matão);

João Euclides de Morais (Juá dos Vieiras);

Horácio Fontenele Magalhães (Ingá);

João Gomes Moreira (General Tibúrcio);

João Paulino (Passagem da Onça);

Escola de Oiticicas.

Em breve, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, irá expandir a escola em tempo integral e beneficiar novos alunos, levando uma educação de qualidade para nossas crianças e jovens e mais tranquilidade para os seus pais.

#Educação 14/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação para os novos Cuidadores e Auxiliares de Sala

Aconteceu na manhã do dia 13 de abril, no auditório da E. E. F. Monsenhor José Carneiro da Cunha, uma formação para os novos Cuidadores e Auxiliares de Sala, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissionais do Departamento de Educação Inclusiva.

O momento formativo teve como tema "Cuidador Escolar e Auxiliar de Sala: definindo competências e atribuições" e foi mediado pelo Prof. Me. Wilson Cândido Braga, com o objetivo de enriquecer as práticas de inclusão nas escolas do nosso município.

#Educação 11/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega do fardamento para os alunos da Escola em Tempo Integral Horácio Fontenele Magalhães

Na manhã desta terça-feira, 11 de abril, foi realizada a entrega do fardamento para os alunos da Escola em Tempo Integral Horácio Fontenele Magalhães, na localidade de Ingá.

Ao todo, foram beneficiados 122 alunos da escola. Uma ação da Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, com o objetivo de levar mais conforto e melhor identificação dos alunos.

#Educação 05/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encenação da Via Sacra 2023 na localidade de Passagem Florida

Aconteceu hoje, 05/04, a encenação da Via Sacra 2023 na localidade de Passagem Florida, organizada pelas escolas E.E.F. Isaac Vieira do Espírito Santo e Proinfância Santa Terezinha. O evento já se tornou tradição na comunidade.

Contamos com a presença de toda a comunidade escolar, demais comunidades vizinhas, irmãs da Área Missionária São Sebastião e representantes da Secretaria de Educação.

A "Via Dolorosa" é essencialmente um exercício de piedade, devoção e fé, um caminho que nos permite seguir os passos que Jesus percorreu e morreu por todos nós.

#Educação 01/04/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Ciclo Formativo para professores da Educação Infantil de Viçosa do Ceará

Nos dias 30 e 31 de março, aconteceu o Ciclo Formativo para professores da Educação Infantil de Viçosa do Ceará.

A formação de professores aconteceu no Auditório Monsenhor José Carneiro da Cunha e teve como tema "Jogos e brincadeiras para a estimulação das múltiplas inteligências", com o objetivo de enriquecer as práticas pedagógicas nas escolas.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará trabalhando pela qualidade da educação do nosso município.

#Educação 31/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de Materiais Escolares e Materiais de Apoio para as Avaliações Externas

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, está empenhada em garantir qualidade do ensino para todos os estudantes do município.

Desta forma, realizou no dia 03/03, a entrega de materiais escolares e materiais de apoio para as avaliações externas, incluindo os livros do programa Aprova Brasil.

Esses materiais são fundamentais para o bom desempenho dos nossos alunos nas avaliações, além de auxiliarem no desenvolvimento do aprendizado durante todo o ano letivo.

#Educação 31/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1º Encontro Municipal de Fortalecimento da Rede de Apoio ao Autismo

Na última terça-feira, dia 28 de março, aconteceu o 1º Encontro Municipal de Fortalecimento da Rede de Apoio ao Autismo, no Teatro Pedro II.

Na ocasião, foi realizado o cadastro para a Carteirinha do Autismo, a assinatura do Projeto de Lei que institui a Semana do Autismo, o lançamento do NAEE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado), a palestra com o tema "Autismo e estratégias de intervenção", com o Professor Mestre Wilson Cândido Braga e muito mais.

A ação foi uma iniciativa da Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cidadania e Promoção Social e Secretaria de Saúde, e teve como objetivo a conscientizar da população sobre o autismo e a inclusão dessas pessoas em nossa sociedade, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 02 de abril.

#Educação 25/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Semana de formação continuada dos professores da rede pública

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, em parceria com as editoras Moderna, FTD e Ideal, finalizou nos dias 23 e 24 de março a semana de formação continuada dos professores da rede pública.

Com o tema "Planejamento e Avaliação no cotidiano escolar", nossos profissionais da Educação têm refletido estratégias com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará incentivando a formação continuada dos nossos professores.

#Educação 23/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Semana de formação continuada dos professores da rede pública

Durante a semana de 20 a 22 de março a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, em parceria com as editoras Moderna, FTD e Ideal, está realizando a semana de formação continuada dos professores da rede pública.

Com o tema "Planejamento e Avaliação no cotidiano escolar", nossos profissionais da Educação têm refletido estratégias com vistas ao aperfeiçoamento da prática pedagógica.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará incentivando a formação continuada dos nossos professores.

#Educação 04/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega de materiais escolares e materiais de apoio para as avaliações externas

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, está empenhada em garantir qualidade do ensino para todos os estudantes do município.

Desta forma, realizou nesta sexta-feira (03/03), a entrega de materiais escolares e materiais de apoio para as avaliações externas, incluindo os livros do programa Aprova Brasil.

Esses materiais são fundamentais para o bom desempenho dos nossos alunos nas avaliações, além de auxiliarem no desenvolvimento do aprendizado durante todo o ano letivo.

#Educação 04/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Mais cuidado e proteção para nossas crianças e adolescentes!

Na última terça-feira (28/03), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio do prefeito Franci Rocha, assinou o acordo de cooperação para a execução do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Projeto MPT na Escola -2023).

Na ocasião estiveram presentes a secretária de educação Willia Andrade e a coordenadora do projeto no município, Luciana Carneiro.

Este projeto visa promover uma cultura de proteção à infância e à adolescência, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico de maneira sustentável e justa.

#Educação 27/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Educação Física escolar: um novo jeito de ensinar

Aconteceu, nos dias 23 e 24 de fevereiro, a formação voltada aos professores que lecionam o componente curricular de Educação Física nas Escolas Públicas Municipais.

O momento formativo teve como tema "Educação Física escolar: um novo jeito de ensinar" e foi mediado pelo professor Eduardo Carlos Lima dos Santos, da Editora Peter Rohl, que proporcionou aos professores da rede novas metodologias, alinhando teoria e prática para o desenvolvimento integral dos nossos educandos.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, investindo na Educação viçosense.

#Educação 16/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Nacional de Ciências 2022 (ONC)

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, gostaria de parabenizar os alunos da rede municipal do município.

8 alunos viçosenses foram premiados na Olimpíada Nacional de Ciências 2022 (ONC) e contemplados com uma bolsa de iniciação científica júnior, no valor de R$ 2.200,00. São eles: Dafne Araújo Brito, Emilly Silva Oliveira, Ana Clara Silva Madeira, Selomite Suê Araújo Silva, Sávio Lucas Silva Santos, Amilly Layne Silva, Lucas Davi Araújo Silva e Antônio Aryan de Morais.

Isso demonstra que o ensino de nossa cidade está cada vez melhor, graças ao empenho dos nossos alunos e o trabalho primoroso dos nossos educadores e de toda a equipe da educação de Viçosa do Ceará.

#Educação 16/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E os investimentos na Educação Pública de Viçosa do Ceará não param!

E os investimentos na Educação Pública de Viçosa do Ceará não param! A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, adquiriu duas Girotecas para uso dos nossos estudantes. A Giroteca é uma tecnologia educacional moderna que consiste em uma biblioteca móvel que pode ser instalada em diversos espaços para o acesso da comunidade escolar.

Ela possui os seguintes itens:

2.000 livros impressos com gêneros diversos e atuais;

2.000 mil livros digitalizados;

52 bibliotecas interativas;

01 Datashow;

01 tela projetora 1.50 x 1.50;

01 TV 32 polegadas;

01 impressora jato de tinta ida;

01 Notebook;

04 computadores de mesa;

40 tablets;

01 mesa tecnológica com 1.40 cm de diâmetro;

4 estações virtuais de trabalho;

08 cadeiras;

01 mapoteca.

Inicialmente, as atividades pedagógicas com as Girotecas ocorrerão nas escolas EEF Monsenhor José Carneiro da Cunha, na sede e EEF Isaac Viiera do Espírito Santo, na localidade de Passagem Florida. O intuito é expandir esse projeto para que mais escolas possam ter acesso a essa ferramenta educacional.

Com mais esse recurso, garantiremos que nossas crianças e adolescentes tenham acesso aos diversos tipos de conhecimento e, assim, possamos continuar construindo uma Educação de qualidade em nosso município.

#Educação 15/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Encontro de alinhamento dos gestores escolares para as ações do mês de março

Aconteceu, na manhã de hoje, 15/02, o encontro de alinhamento dos gestores escolares para as ações do mês de março.

Na ocasião, foram entregues os equipamentos do Programa Educação Conectada, materiais pedagógicos para uso dos estudantes e professores nas aulas práticas de Educação Física, bem como os kits e uniformes esportivos.

Estiveram presentes na cerimônia, o Prefeito municipal, Franci Rocha, a Secretária de Educação, Willia Andrade e os demais secretarios e servidores que compõem a Prefeitura Municipal.

É a Prefeitura de Viçosa do Ceará investindo na Educação de nossas crianças e adolescentes.

#Educação 10/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega do Fardamento Escolar

Nesta sexta-feira (10/02), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, realizou a entrega do fardamento escolar, livros de apoio aos alunos do ensino fundamental e materiais didáticos às crianças da educação infantil.

O objetivo é garantir que nossos estudantes possam ter um ano letivo de muita aprendizagem, para que nossa educação continuem avançando.

#Educação 08/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO "Projeto de Inclusão Digital e Educação"

Aconteceu, na tarde do dia 7 de fevereiro, na Escola de Ensino Fundamental Francisco Sales Rodrigues, em delgada, a Solenidade de entrega de certificados para os profissionais da Educação dos projetos Pacto pela aprendizagem, Tempo de aprender e Bolsistas do CIEE, que finalizaram o Curso de Informática do "Projeto de Inclusão Digital e Educação".

A solenidade contou com a presença do Secretário de Logística e Estratégia Administrativa Filho Miranda, a Coordenadora Pedagógica Geral do município Maria de Lourdes Fontenele, representando a Secretária de Educação, as formadoras da SME Ydalba e Kátia, além da presença de todos os gestores da região do Cinturão Verde e um gestor da escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, escolas estas que tiveram parte dos seus profissionais beneficiados com este projeto.

Esse é um incentivo da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, para seus profissionais garantindo para os mesmos uma melhoria e qualificação na sua profissão.

É a Prefeitura trabalhando por uma educação cada vez melhor!

#Educação 27/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2023

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, realizou nos dias 26 e 27 de janeiro a Jornada Pedagógica 2023.

Durante o evento, foram realizadas palestras diversas, momentos de reflexão, reuniões com gestores, apresentação de materiais que serão entregues aos alunos, como os kits escolares para as crianças das creches e pré-escolas do município e dos livros para os estudantes do Ensino Fundamental, além da entrega de impressoras e computadores às escolas do município.

A Jornada Pedagógica teve como objetivo promover reflexões sobre as políticas e propostas pedagógicas para garantir a qualidade da Educação municipal, com foco na Equidade e na Inclusão.

Agradecemos a todos os profissionais da educação que participaram desse evento de grande importância para a Educação de nosso Município.

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Jornada Pedagógica 2023, com o tema: "Educação e Inclusão: pensando a equidade e o socioemocional no cotidiano escolar"

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, realizará a Jornada Pedagógica 2023, com o tema: "Educação e Inclusão: pensando a equidade e o socioemocional no cotidiano escolar".

Serão realizadas diversas atividades destinadas aos gestores e professores das escolas públicas municipais.

A Jornada Pedagógica acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha.

#Educação 02/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Atenção, população viçosense!

As escolas públicas de Viçosa do Ceará, estão com matrículas abertas para alunos da educação infantil e ensino fundamental.

Todas as instituições de educação contam com uma equipe de professores preparada para oferecer o melhor ensino para os alunos.

Dessa forma, você que deseja fazer parte de nossas instituições, as matrículas já estão sendo realizadas, não perca a oportunidade de concluir seus estudos.

#Educação 28/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE PSE (Programa Saúde na Escola)

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará promove o programa PSE (Programa Saúde na Escola) que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

.

Com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!

#Educação 20/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Oficina Pedagógica, com o tema DESCOMPLICANDO O INGLÊS

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, realizou nesta última terça-feira 19 de abril, a primeira oficina do Projeto Oficina Pedagógica, com o tema DESCOMPLICANDO O INGLÊS.

.

A proposta surgiu através de diálogos com o corpo docente do município, onde apontaram a suas necessidades. Dessa forma, o encontro aconteceu com professores das turmas de 4° e 5° anos da Rede Municipal de Ensino.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 13/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Coleção de livros da Educação de Jovens e Adultos na Escola de Santa Bárbara

#educacao| Aconteceu na noite de ontem, 12 de abril, a entrega da coleção de livros da Educação de Jovens e Adultos na Escola de Santa Bárbara, na localidade Baixa Grande. Estiveram presentes no evento o Prefeito Franci Rocha, a Secretária de Educação Willia Andrade, a Coordenadora da EJA, a Supervisora da região, as Gestoras da Escola, Professor, Alunos e Lideranças Comunitárias.

A coleção EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A CAMINHO DO CONHECIMENTO consiste em um material didático que está estruturado em 04 (quatro) volumes (livros) do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Atendendo ao que está estabelecido pela BNCC, o objetivo principal do material é aprimorar e ampliar os conhecimentos dos alunos contemplados.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 01/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

#educação| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Educação realizou na tarde desta sexta-feira (01), no Auditório da Escola Monsenhor Carneiro a formação do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).Parceria entre Secretaria Municipal de Educação e SEBRAE!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 31/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Projeto de lei nº 010/2022 que trata do reajuste salarial dos professores municipais

O Prefeito de Viçosa do Ceará encaminhou à Câmara Municipal no dia 28 de março de 2022 o projeto de lei nº 010/2022 que trata do reajuste salarial dos professores municipais na porcentagem de 33,24%, percentual igual ao reajuste concedido pelo governo federal, os novos valores ficarão conforme abaixo:

• Os professores de Classe A receberão salário de R$ 1.922,81 (mil novecentos e vinte e dois reais e oitenta e um centavos) valor equivalente ao Piso Nacional.

• Os professores Classe B receberão salário de R$ 2.312,28 (dois mil, trezentos e doze reais e vinte e oito centavos), onde ficará 20,25% acima do piso nacional.

• Os professores Classe C receberão salário de R$ 2.718,40 (dois mil, setecentos e dezoito reais e quarenta centavos), onde ficará 41,37% acima do piso nacional.

O reajuste foi proposto de forma linear para todos os professores municipais, que inclusive já recebiam o salário maior que o piso nacional.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 21/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Curso on-line para Professores

#educacao| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Educação informa aos Professores sobre Curso on-line para professores, na plataforma da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Para mais informações acesse o link:

https://www.escrevendoofuturo.org.br

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 18/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto Educar PRF

Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, o Prefeito Franci Rocha recebeu a equipe da Polícia Rodoviária Federal e a Secretária Municipal de Educação juntamente com a equipe técnica para apresentar o Projeto Educar PRF.

.

Onde será firmada uma parceria entre a Educação Municipal e a Polícia Rodoviária Federal do Ceará.

.

Na oportunidade, foi apresentada a metodologia que contribuirá na organização e direcionamento das ações desenvolvidas no projeto.

.

Essa é mais uma ação da gestão municipal em parceria com a Secretaria de Educação do município de Viçosa do Ceará.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 15/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Visita da Equipe Educacional do município de Ibiapina

#educacao| Educação de Viçosa é modelo na Serra da Ibiapaba

A Secretaria de Educação recebeu a visita da Equipe Educacional do município de Ibiapina, para conhecer os projetos e propostas pedagógicas desenvolvidas na Educação do nosso Município.

O encontro foi motivado pela qualidade dos projetos e programas desenvolvidos e dos excelentes resultados alcançados.

Agradecemos à Secretaria Municipal de Educação de Ibiapina pela parceria firmada, experiências compartilhadas e o fortalecimento de vínculos.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 08/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Entrega dos livros da Coleção Avaliação

Aconteceu na última segunda-feira (07),nas escolas da Rede Municipal de Viçosa do Ceará a entrega dos livros da Coleção Avaliação, adquiridos com recursos próprios do Município para os alunos e professores das turmas de 2°, 5° e 9° anos.

Na ocasião, foram entregues também os blocos de atividades complementares do Projeto Minha Escola Virtual.

O Governo Municipal em parceira com a Secretaria de Educação não têm medido esforços para atuar na recuperação da aprendizagem dos nossos alunos. Agradecemos a parceria firmada com todos que têm contribuído para o sucesso de nossas ações.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 24/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Projeto Minha Escola Vitural - Aprendendo em Rede

Na manhã do dia 24 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, recebeu a visita de membros da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Carnaubal para conhecerem o Projeto Minha Escola Vitural - Aprendendo em Rede.

.

Na ocasião foi apresentada toda a logística por trás das câmeras para que os vídeos e os materiais estruturados cheguem até aos nossos alunos.

Agradecemos a Secretária Ana Claudia e a Gestão Municipal de Carnaubal pelo reconhecimento e parceria firmada.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 21/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Prêmio Peteca 2021

Prêmio Peteca 2021- A aluna da Escola Horácio Fontenele Magalhães, recebeu a premiação de 1º lugar nacional na modalidade desenho, com o tema: Estudo e aprendizagem profissional são a chave para a realização dos sonhos. Temos orgulho dos nossos alunos viçosenses!!! ??????

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 18/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF na cidade de Viçosa do Ceará

Aconteceu nesta sexta-feira (18), o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF na cidade de Viçosa do Ceará. O evento teve como objetivo discutir o planejamento participativo de políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes do município.

.

Participaram do referido Fórum o Senhor Prefeito Francisco João Cardoso Filho, o Vice-Prefeito Francisco das Chagas Rodrigues de Carvalho e os Secretários de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Turismo e Meio Ambiente e diversos profissionais.

.

O evento também contou com a participação de representantes do CMDCA, adolescentes do NUCA, Conselho Tutelar, Conselhos, Associações, Grupos de Convivência e Sociedade Civil.

Foi uma manhã de muito estudo e planejamento.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, compromisso com o povo!!!

#Educação 27/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Brasil na Escola

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará juntamente da secretaria de Educação em parceria com o Governo Federal, através do Programa Brasil na Escola, realizou a entrega dos materiais de consumo e custeio referente a 1º etapa do programa, que proporcionem a elevação na qualidade do ensino e maximizem o atingimento das metas do Plano Nacional de Educação, sobretudo das metas 2 e 7, as quais tratam, respectivamente, da permanência e das aprendizagens para o Ensino Fundamental.

As escolas contempladas pelo programa são:

E.E.F. Horácio Fontenele Magalhães

E.E.I.F. Monsenhor Carneiro

E.E.I.F. Antônio Carneiro Magalhães

E.E.I.F. João dos Anjos Fontenele

E.E.F. João Paulino

E.E.F. João Paulino de Oliveira

E.E.I.F. Antônio Ângelo dos Santos

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 21/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Reunião para assinatura de convênio com a Faculdade Ibiapaba- FACIBI

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (20), uma reunião para assinatura de convênio com a Faculdade Ibiapaba- FACIBI, com o objetivo de cooperação recíproca entre as partes, visando o desenvolvimento de parceria entre as convenientes, através de atividades acadêmicas e/ou profissionais, realizando o aperfeiçoamento e a capacitação dos servidores.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 21/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Normatização do pagamento de abono aos profissionais da educação básica (magistério) do ensino municipal

Na manhã desta sexta-feira 21 de janeiro de 2022, foi assinado pelo Prefeito de Viçosa do Ceará o decreto municipal nº 016/2022 que dispõe sobre a normatização do pagamento de abono aos profissionais da educação básica (magistério) do ensino municipal.

.

De acordo com o referido decreto será rateado entre os profissionais do magistério o valor global de R$ 15.837.727,53 (quinze milhões, oitocentos e trinta e sete mil, setecentos e vinte e sete reais e cinquenta e três centavos), distribuindo de forma proporcional à remuneração e a carga horaria trabalhada de cada profissional do magistério .

.

O abono será creditado nas contas dos profissionais até o final do mês de janeiro de 2022.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 21/01/2022 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA Reforma e ampliação da Proinfância Francisco Arruda de Araújo

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Infraestrutura realiza a reforma e ampliação da Proinfância Francisco Arruda de Araújo, que tem um belíssimo papel na sociedade local, com o objetivo de ensinar as crianças, por isso a importância de reforma e ampliação desse espaço para o bem-estar dos alunos do Distrito de Manhoso, para que tenham uma educação de qualidade!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 20/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 16° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP 2021.

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Educação, vem parabenizar os alunos viçosenses pelo destaque na 16° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP 2021.

-01 medalha de Prata

-30 menções honrosas

.

Nos orgulhamos do esforço e dedicação de nossos alunos viçosenses ! Parabéns! É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará prezando por uma educação de qualidade!

#Educação 06/01/2022 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA Reforma e ampliação da E.E.F João Euclides de Morais

#infraestrutura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Infraestrutura realiza a reforma e ampliação da E.E.F João Euclides de Morais, com recursos próprios do Município.

.

Prezando pelo bem estar dos alunos do Distrito de Juá dos Vieiras, para que tenham uma educação de qualidade!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 05/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Miguel Domingos de Sousa

#infraestrutura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através da Secretaria de Infraestrutura realiza a reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Miguel Domingos de Sousa, com recursos próprios do Município.

.

O Centro de Educação infantil tem um belíssimo papel na sociedade, com o objetivo de ensinar nossas crianças, por isso a importância de reforma e ampliação desse espaço para o bem-estar dos alunos do Distrito de Juá dos Vieiras, para que tenham uma educação de qualidade!

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 28/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Cerimonial de Premiações da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará,

A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta manhã terça-feira, (28), na Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, o cerimonial de Premiações da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, que tem objetivo incentivar o maior número de alunos a participação nas olimpíadas externas, nos concursos, projetos e atividades que explorem as potencialidades dos nossos alunos, bem como o reconhecimento às escolas e professores.

.

As categorias foram:

Concurso de redação em comemoração ao dia do estudante;

Premiação Agrinho 2021;

Entrega de equipamento Tecnológico Escola Conectada

Bonificação Escola Nota 10

Premiação dos alunos e escolas participantes das olimpíadas externas: OBA e ONEE;

Reconhecimento às escolas participantes do Ceará Cientifico;

Reconhecimento às escolas participantes do Programa Saúde na Escola.

.

Parabenizamos aos alunos, professores e as Escolas pela dedicação, esforço e principalmente pelos resultados obtidos.

.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 22/12/2021 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA Reforma e ampliação do CEI Francisco Raimundo de Brito no distrito de Passagem da Onça

#infraestrutura| A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está realizando a reforma e ampliação do CEI Francisco Raimundo de Brito no distrito de Passagem da Onça.

.

Obra realizada com recursos próprios do Município e que tem o objetivo de proporcionar uma melhor estrutura dentro dos padrões de uma educação de qualidade.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!!!

#Educação 13/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS PREMIADOS NO I CONCURSO DE REDAÇÃO DO DIA DO ESTUDANTE

A Secretaria de Educação parabeniza aos alunos premiados no I Concurso de Redação alusivo ao Dia do Estudante, que trazia como tema: Como ser aluno em tempos de pandemia? A todos que participaram, ficam nossos agradecimentos pelos excelentes textos apresentados.

#Educação 09/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

#educação| A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realiza a primeira entrega de produtos da Agricultura Familiar para abastecer as Escolas no retorno às aulas presenciais.

#educação #vicosadoceara #compromisoetrabalho

#Educação 06/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2021

#educação |A Secretaria Municipal de Educação parabeniza aos alunos e Escolas por mais essa conquista! Onde se sobressaíram 08 medalhistas!

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2021, um evento técnico / científico, é um projeto piloto organizado pelas concessionárias de energia Coelba, Enel, RGE Sul e EDP, através do programa de eficiência energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a ser implementado nos estados da Bahia, Ceará, área de abrangência da EDP no Espírito Santo e área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul, responsáveis por sua execução. 02 ouro

03 prata

03 bronze

Parabéns às Escolas:

E.E.F. HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES - 01 OURO, 01 PRATA, 01 BRONZE.

E.E.F. SANTA BÁRBARA - 01 PRATA, 01 BRONZE.

E.E.F. JOÃO GOMES MOREIRA- 01 OURO.

E.E.F. JOÃO EUFRÁSIO DE OLIVEIRA - O1 PRATA

E.E.F. PEDRO MANOEL DOS SANTOS - 01 BRONZE

#Educação 06/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 142 alunos aprovados para a 2° fase da ONC - Olimpíada Nacional de Ciências

#educação| A Educação do Município continua em destaque! 142 alunos aprovados para a 2° fase da ONC - Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada tem como objetivo, despertar e estimular o interesse pelo estudo das Ciências Naturais.

É a educação de Viçosa do Ceará avançando cada vez mais!

#educação #vicosadoceara #compromissoetrabalho

#Educação 02/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aplicação do Protocolo Mais Paic - AVI (Avaliação de Impacto da Pandemia)

A Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, realizou no mês de junho e agosto, a aplicação do Protocolo Mais Paic - AVI (Avaliação de Impacto da Pandemia) sobre as aprendizagens. A avaliação foi realizada com as turmas de 5º ano (anos iniciais) e 9º anos (anos finais), seguindo o formato de Amostragem, através do sistema SISEDU, de forma presencialmente.

Agradecemos a participação de todos os estudantes, o empenho e dedicação de todos os envolvidos para a realização de forma segura, deste processo de avaliação.

#Educação 01/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), realizou o abastecimento de merendas escolares para a Rede de Escolas do Município de Viçosa do Ceará.

#Educação 30/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Escrevendo o Futuro

O Programa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que contribui para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza aos professores, Alunos e Escolas que se sobressaíram na Etapa Municipal:

Categoria: Poema

Escola: EEF.ISAAC VIEIRA DO ESPIRITO SANTO.

Escola: HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES EEF.

Categoria: Memórias literárias

Escola: ISAAC VIEIRA DO ESPIRITO SANTO EEF.

Escola: HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES EEF.

Categoria: Crônica

Escola: PEQUENO POLEGAR EEF.

Escola: JOAO FIRMINO DE SOUSA EEF.

#Educação 20/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO II Seminário Regional de Gestores Municipal de Educação

#educação| Participaram na manhã do dia 18 de agosto representantes da Secretária de Educação de Viçosa do Ceará, do II Seminário Regional de Gestores Municipal de Educação. Na ocasião, foram abordadas as temáticas: Avaliação do Impacto da Pandemia e Orientações para implantação do Ensino Híbrido e do Retorno Presencial.

#educação #Vicosadoceara #Compromissoetrabalho

#Educação 19/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aplicação dos Protocolos Mais Paic nas turmas de 2º e 3º anos

#educação |Nas datas de 18 e 19 de agosto, aconteceu nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, a Aplicação dos Protocolos Mais Paic nas turmas de 2º e 3º anos, para medir e acompanhar os níveis de proficiências, bem como diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Participarão desse processo de avaliação 43 escolas municipais, sendo 46 turmas de 2º ano e 43 turmas do 3º ano.

Agradecemos toda a equipe empenhada na organização e realização dessas provas.

#educação #Vicosadoceara #compromissoetrabalho #paic

#Educação 17/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 4° Encontro do Curso de Formação de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Viçosa do Ceará

#educação| Aconteceu hoje, o 4° Encontro do Curso de Formação de Gestores da Rede Municipal de Ensino de Viçosa do Ceará, com o Professor Dr. Casemiro Campos. Na ocasião, foram abordados temas pertinentes à ação pedagógica e administrativa da Gestão Escolar, fortalecendo assim, as estratégias de ensino, acompanhamento e qualidade da Educação no Município.

É a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará!

#educação #vicosadoceara #Compromissoetrabalho

#Educação 16/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MINHA ESCOLA VIRTUAL: APRENDENDO EM REDE

#educação | Aconteceu hoje, 16 de Agosto, o encontro de alinhamento entre a Secretaria Municipal de Educação e os professores que compõem o projeto MINHA ESCOLA VIRTUAL: APRENDENDO EM REDE. Esse projeto é mais uma ação que visa fomentar a aprendizagem dos estudantes da rede pública, fortalecendo os laços entre escola e alunos. Em breve, mais detalhes dessa ação serão divulgados.

#Educação 10/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022

É com satisfação que celebramos a pré-seleção da aluna Jennifer Rayla Costa Passos, estudante do 9º ano da EEF Horácio Fontenele Magalhães, para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022. Essa Olimpíada visa fomentar o conhecimento dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, oferecendo além de premiações, o desenvolvimento do conhecimento científico. Desejamos sucesso e parabenizamos a sua dedicação aos estudos!

#Educação 10/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Tema “Como ser aluno em tempos de pandemia?”

#educação |A Secretaria Municipal de Educação realiza neste mês de agosto o I Concurso de Redação em alusão ao dia do Estudante. O referido concurso tem como tema "Como ser aluno em tempos de pandemia?". Visamos com esta ação, conhecer o percurso de nossos estudantes nesses tempos de aulas remotas.

Querido aluno da rede municipal de ensino, não fique fora dessa! Envie seu texto para sua escola!

#educação #vicosadoceara #Compromissoetrabalho #redação

#Educação 09/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Formação para as merendeiras e zeladores das escolas públicas

#educação | A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta manhã, a formação para as merendeiras e zeladores das escolas públicas, visando à apresentação dos protocolos sanitários para o retorno responsável e seguro das atividades escolares no município.

#educação #Vicosadoceara #Compromissoetrabalho

#Educação 09/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Provas da 1° Fase da ONC ( Olimpíada Nacional de Ciências)

A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as escolas participantes, realizaram nos dias 05 e 06, as Provas da 1° Fase da ONC ( Olimpíada Nacional de Ciências). A ONC é um evento técnico/ científico destinado também aos alunos de 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental; que objetiva: despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos, contribuir para a qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A Secretaria de Educação deseja sucesso aos alunos participantes.

#Educação 30/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Plano de retomada das aulas para o segundo semestre do ano letivo de 2021.

#educação | A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, vem trabalhando de forma cautelosa o plano de retomada das aulas para o segundo semestre do ano letivo de 2021.

O retorno das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, 02 de agosto, ainda de forma remota e quando houver possibilidade voltará presencialmente tornando dessa forma híbrido. Seguindo sempre à risca as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação às normas de prevenção do novo Coronavírus.

#Educação 06/07/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Escolas contempladas com o programa Brasil na Escola na categoria apoio técnico-financeiro

#educacao| O Município de Viçosa do Ceará, teve 07 escolas contempladas com o programa Brasil na Escola na categoria apoio técnico-financeiro.

#educacao #vicosadoceara #Compromissoetrabalho #brasilnaescola

#Educação 29/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Programa Inteligentes

#educação| Aconteceu na EEF Pedro Manuel dos Santos - Sítio Matão, uma Ação do Programa Inteligentes.

Nosso encontro teve como foco o acolhimento e direcionamento do Psicólogo mediando um momento com representação de alunos, professores, gestores, pais e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

A interação com a comunidade foi de grande valia e proveito.

#educação #vicosadoceara #Compromissoetrabalho

#Educação 24/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BRASIL NA ESCOLA: APRENDER É FUNDAMENTAL

#educação | O Governo Municipal de Viçosa do Ceará aderiu ao programa BRASIL NA ESCOLA: APRENDER É FUNDAMENTAL.

O Projeto visa fomentar estratégias e inovações para assegurar a permanência e a aprendizagem de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental.

#Educação 18/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Alunos selecionados na etapa municipal no Projeto Peteca 2021

#educação | Alunos selecionados na etapa municipal no Projeto Peteca 2021. Alunos que com muita criatividade e empenho produziram caprichosamente suas atividades.

#Educação 14/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO LIVE de lançamento do Selo Unicef 2021 a 2024

#educação | LIVE de lançamento do Selo Unicef 2021 a 2024.

A Prefeitura de Viçosa do Ceará tem a honra de convidá-los a acompanhar a Live de Lançamento do Selo Unicef. A transmissão vai ser dia 15 de junho, ao vivo pelo canal do YouTube Unicef Brasil, às 10:00h.

#vicosadoceara #educação #compromissoetrabalho #unicef

#Educação 04/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Cronograma de entrega dos Kits de merenda escolar

#educacao | Cronograma de entrega dos Kits de merenda escolar.

Atenção: Cada Instituição de Ensino divulgará o seu cronograma de entrega com o horário de cada turma de acordo com as datas.

#educacao #merendaescolar #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Educação 20/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Implantação do Diário Online

#educação| Hoje, 20 de maio, a Secretaria Municipal de Educação realizou a Implantação do Diário Online, atendendo todas as escolas do Ensino Fundamental II. Essa ferramenta tem como objetivo otimizar o trabalho do Professor.

#educação #Compromissoetrabalho #otimização #professores #vicosadoceara

#Educação 17/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Material Estruturado do Mais Paic

#educacao | Viçosa do Ceará começa a receber o material Estruturado do Mais Paic em parceria com o Governo Estadual e a Associação Nova Escola, visando o fortalecimento do ensino e da aprendizagem desde os primeiros anos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Nessa primeira remessa, recebemos o material do 1° ano do ensino fundamental, que integrará os materiais didáticos pedagógicos já adotados pelo município.

#educação #maispaic #materialdidatico #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Educação 15/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Aquisição em parceria com a Editora Moderna da Coleção Aprova Brasil

#educação | O Governo Municipal de Viçosa do Ceará, realizou a aquisição em parceria com a Editora Moderna da Coleção Aprova Brasil para as turmas de 2°, 5° e 9° anos. Visando intensificar a preparação para as turmas avaliadas e possibilitando que chegue aos alunos do município material didático pedagógico de qualidade para complementar as aulas remotas. A Secretaria de Educação está motivada a proporcionar aos alunos uma Educação de qualidade e intensificar os resultados no ensino do município.

#Educação 03/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação através do Programa MaisPaic

#educação| Na tarde dessa segunda - feira, 03 de maio de 2021, a Secretaria de Educação através do Programa MaisPaic , realiza Encontro do PADIN ( Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil), com a Supervisora do Projeto e as ADIs(Agentes de Desenvolvimento Infantil ), para entrega de Kits de EPIs e Materiais Pedagógicos e planejamento para desenvolver as atividades com as Famílias que foram atendidas pelo Projeto.

#educação #Compromissoetrabalho #vicosadoceara #programamaiapaic #padin

#Educação 28/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Nota Informativa!!!

#atenção| Nota Informativa!!!

#Educação 13/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO II Webconferência de Formação aos Gestores

#educação | Nesta manhã do dia 13 de abril de 2021, aconteceu a II Webconferência de Formação aos Gestores, mediada pelo Professor Dr. Casemiro Campos. Tendo como foco e discussão o tema: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR.

A Secretaria de Educação de Viçosa do Ceará objetiva inovar e fortalecer o desenvolvimento educacional em sua totalidade.

#educação #reuniao #webconferencia #compromissoetrabalho #vicosadoceara

#Educação 05/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS KITS DE MERENDA ESCOLAR

CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS KITS DE MERENDA ESCOLAR DE ACORDO COM A LEI FEDERAL 13.987, DECRETO MUNICIPAL 074/2020, PORTARIA 193/2021, DE 29 DE MARÇO DE 2021 E RESOLUÇÃO Nº 01 DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E ENTREGA DO BLOCO 3 DE ATIVIDADES REMOTAS DE ACORDO COM O DECRETO 044/2021.

#Educação 06/02/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RETORNO DAS ATIVIDADES ESCOLARES - REMOTAS

Senhores pais, professores, alunos, funcionários e toda comunidade escolar é com imensa alegria que os saudamos e calorosamente lhes convidamos a iniciar esse novo ano letivo!

Quão importante é sua parceria para o sucesso do desenvolvimento educacional do nosso município, vossos filhos são o reflexo de suas ações e atitudes.

Somos gratos e reafirmamos nosso compromisso e esperança, renovando nossa fé para novas conquistas.

Nesse momento, o retorno das aulas ocorrerá de forma remota, objetivando maior segurança aos nossos alunos, professores e comunidade em geral, devido o aumento de casos da Covid-19.

O Governo Municipal de Viçosa do Ceará e a Secretaria de Educação agradecem a compreensão e o empenho de todos.

#Educação 03/02/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PALESTRA SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Palestra sobre os Desafios da Gestão Escolar com o professor Casemiro Campos.

#Educação 19/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REUNIÃO E PLANEJAMENTO ANUAL

#educacao| Nesta manhã, 19 de janeiro, aconteceu a reunião na Secretaria de Educação do nosso município, com os Gestores da Rede Pública Municipal de Ensino para o planejamento anual 2021 em conformidade com as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará (OCPC).

#educacao #planejamento #reuniao #compromissoetrabalho

#Educação 16/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENEM

Fique atento! Estudantes devem seguir o horário de Brasília. A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará deseja a todos uma excelente prova!

#compromissoetrabalho #enem #educacao

#Educação 16/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENEM

#educacao| Boa Sorte a todos os alunos do nosso município!

#educacao #enem #maiseducacao

#Educação 15/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Transporte Escolar - Viçosa do Ceará no ENEM

Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará disponibiliza transporte escolar para alunos que irão participar da prova do Enem 2021. Mais um compromisso com a educação do nosso município.

#Educação 15/01/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MATRÍCULAS ABERTAS

Prepare-se para voltar as aulas! Matrículas abertas!

#educacao #ensino #maiseducacao #CompromissoeTrabalho

#Educação 31/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Suspensão de atividades presenciais nas escolas públicas do Município de Viçosa do Ceará

#Educação 31/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Nomeação dos membros do Conselho Municipal de Educação - CME

#Educação 08/01/2020 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL PROMOVE O III INTEGRARTE Durante o mês de dezembro de 2019 a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, através da Educação Infantil, promoveu o III Integrarte. O evento tem o intuito principal de promover a integração entre escola e comunidade, além de divulgar e valorizar as ações desenvolvidas nessas Instituições Educacionais ao longo do ano de 2019.
Nesse projeto contamos com a participação das 38 Instituições de Ensino Infantil, contemplando o total de 2.645 alunos. O evento, que aconteceu em todas as regiões deste município, contou com o apoio incondicional do Prefeito José Firmino de Arruda, Primeira Dama Sílvia Helena, Secretário de Educação José Luciano Alexandre Mendes, Coordenadora Valquíria Vasconcelos e de toda a equipe de supervisão que tornaram possível a realização desse projeto idealizado pela equipe de Educação Infantil e executado por todos que fazem a Educação de Viçosa do Ceará.
#Educação 19/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Proinfância Nossa Senhora de Fátima promove III Integrarte. Na tarde do dia 17 de dezembro, aconteceu no Proinfância Nossa Senhora de Fátima, o III INTEGRARTE da Educação Infantil. Evento esse que promove a Integração entre Escola e Comunidade.

O evento recebeu a presença do Secretário de Educação, o senhor José Luciano Alexandre Mendes, da Coordenadora Geral Pedagógica, a senhora Valquíria Vasconcelos, a Supervisora da Educação Infantil da sede, a senhora Maria do Socorro Frota, a Secretária de Ação Social, Dra. Daniela Rufino, supervisores da Educação Infantil e pais das crianças, que prestigiaram o evento.

Na ocasião, todos os presentes prestigiaram as apresentações feitas pelas crianças, como também as atividades realizadas durante todo o ano letivo, que foram expostas nas salas de aula.

O Proinfância Nossa Senhora de Fátima, parabeniza a todos os funcionários, especialmente as professoras que se empenharam ao máximo para a realização desse momento.
#Educação 19/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE INCLUSÃO DIGITAL Aconteceu nesta manhã de quinta-feira (19) de Dezembro, na E.E.F. Francisco Sales Rodrigues no Sítio Delgada, a Cerimônia de encerramento e entrega de Certificados da 4ª Turma do Curso de Informática do Projeto de Inclusão Digital promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e realizado na referida escola. Os Cursos vem sendo ministrados desde 2018 pelo Prof. Assis, atendendo alunos da escola e de várias comunidades, a Gestão Unidos pelo Povo, através do Prefeito Zé Firmino, vem investindo e apoiando ações como esta em nosso município.
#Educação 12/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO EM VIÇOSA DO CEARÁ O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ceará) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e Secretaria de Educação do Município, realizou nesta quarta-feira, 11 de Dezembro, palestras e dinâmicas do Projeto Itinerante de Educação de Trânsito, para alunos da Rede Municipal de Ensino. As ações contemplaram alunos dos turnos manhã e tarde da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José carneiro da Cunha.
A Diretora da Escola Willia Andrade participou da ação, além de agentes de trânsito, professores e alunos. Para Willia, este trabalho é fundamental para a formação cidadã de crianças e adolescentes, futuros motoristas.
O Projeto Itinerante de Educação de Trânsito é realizado pelo Detran - CE, através da base móvel. Em Viçosa do Ceará, o projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal, visando garantir um trânsito mais seguro através da educação dos jovens.
O Diretor de Trânsito e Tráfego do DEMUTRAN/Viçosa do Ceará, Ricardo Alexandre Magalhães Vasconcelos, explica que o DEMUTRAN está sempre apoiando estes trabalhos educativos, como forma de priorizar a segurança de condutores, através da conscientização desde a infância.
#Educação 05/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FEIRA AFRO-INDÍGENA REALIZADA NA ESCOLA MANOEL JOSÉ DA SILVA EM PADRE VIEIRA. Nesta quarta-feira, 04 de dezembro, a Rua em frente a Escola de Ensino Fundamental Manoel José da Silva em Padre Vieira esteve mais colorida e alegre com a II Feira Cultural Afro-Indígena, realizada pela referida Unidade Escolar.

A II Feira Cultural Afro-Indígena contou com exposição de trabalhos, artesanato, culinária, feira livre, desfile e apresentações culturais com a participação de alunos, professores, núcleo gestor e comunidade.

A Feira Cultural Afro-indígena apresentou diversos trabalhos artísticos, literários e científicos, produzidos pelos estudantes, com as temáticas indígena e africanidades. O objetivo da Feira foi trabalhar as questões étnico-raciais com os estudantes e mostrar para a comunidade escolar a importância da efetivação da política de Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

O evento foi prestigiado pela comunidade local, técnicos, supervisores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.
#Educação 05/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ SUPERA MÉDIA NACIONAL (4,7) E ESTADUAL (4,1) DO IOEB. VIÇOSA DO CEARÁ, se destaca com a nota 5,3 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O indicador avaliou 4.909 municípios em todo o País, analisando as oportunidades de educação de qualidade para crianças e adolescentes. O nosso Município está posicionado em 11º lugar dos 30 melhores do Estado, superando a Média Nacional e Estadual.
Uma Gestão comprometida favorece a bons resultados! Parabenizamos aos professores, alunos, gestão escolar e a todos os envolvidos no processo educacional.
Secretário José Luciano Mendes.
#Educação 04/12/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ E EQUIPE DE FORMADORES MAISPAIC CULMINAM O CICLO DE FORMAÇÕES ... SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ E EQUIPE DE FORMADORES MAISPAIC CULMINAM O CICLO DE FORMAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II NO FINAL DO MÊS DE NOVEMBRO.

Em parceria com a Editora Moderna a Formação do MAISPAIC foi direcionada para os professores da rede municipal, primando pelo dinamismo, inovação e conhecimento, para que sejam aplicados em sala de aula, despertando cada dia mais o interesse dos alunos e o deleite pela aprendizagem.

Agradecemos o empenho e a dedicação dos nossos professores pelo trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo.
Desejamos a todos: Boas Festas e Feliz Natal!!
#Educação 28/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório do CTASP, a formação de professores da Educação Infantil. O evento foi conduzido pela Formadora Regional do Paic, Tatiana Diniz, pela Formadora Municipal, Valquíria Vasconcelos e pela equipe que compõe a Educação Infantil de Viçosa do Ceará, com o apoio da Editora Lunna e da Secretaria Municipal de educação.
Essas formações fazem parte do processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores e têm como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez melhor aos alunos.
#Educação 27/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ NO PÓDIO DO PROGRAMA AGRINHO 2019. Aconteceu dia 22 de novembro de 2019 a Premiação do Programa Agrinho, sendo que as Escolas: E.E.F. Francisco Roque de Almeida - Assemim e E.E.F. Francisco Sales Rodrigues - Delgada se destacaram na categoria REDAÇÃO 8º e 9º Anos. Viçosa do Ceará ocupou o pódio no 2º e 4º lugares das escolas citadas acima no Estado do Ceará.
A aluna Diêice Kelvia da Silva Cardoso - 9º Ano, premiada com 01 televisor e seu professor Airton Araújo dos Santos também premiado com 01 televisor. A aluna Ana Lívia Oliveira Siqueira - 8º Ano, premiada com uma bicicleta e sua professora Andréa Ramos dos Santos, contemplada com 01 tablet. O Município recebeu placa de menção honrosa pela participação e desenvolvimento do Programa Agrinho 2019.

Destacamos a presença na solenidade do Ilmo Sr. José Luciano Alexandre Mendes, secretário Municipal de Educação, Coordenador Municipal do Programa, Márcio Alves, Supervisora escolar, Ana Lúcia Oliveira, gestores das escolas premiadas, Nazaré Silva Sousa e Flávia Freire. Evidenciamos e agradecemos o compromisso do Exmo. Sr. José Firmino de Arruda, Prefeito Municipal, por não medir esforços para que a Educação se destaque.
Gestão Unidos Pelo Povo
#Educação 14/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS AOS 123 ALUNOS MEDALHISTAS DAS OLIMPÍADAS
#Educação 13/11/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ APOIA FEIRA DO CONHECIMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA
#Educação 23/10/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Prefeitura de Viçosa do Ceará realiza entrega de quatrocentos kits de carteiras escolares para a Educação Infantil
#Educação 27/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA AGRINHO FEIRA DO COOPERATIVISMO MARCOU A CULMINÂNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA E.E.F MANOEL JOSÉ DA SILVA EM PADRE VIEIRA,
#Educação 26/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DA ESCOLA MANOEL JOSÉ DA SILVA BRILHAM NO PALCO DO TEATRO PEDRO II O Teatro Pedro II, no centro de Viçosa do Ceará ficou pequeno para a multidão que esteve presente na noite desta quarta-feira, 25 de Setembro, prestigiando a apresentação de alunos da Escola de Ensino Fundamental Manoel José da Silva (Padre Vieira), dentro do Projeto Educação e Arte Patrimonial, numa realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município.

A peça teatral "RESPEITÁVEL PÚBLICO - O CIRCO MJS", foi prestigiada pelo secretário de Educação Luciano Alexandre, vereadora Neide Brito, supervisores da Secretaria Municipal de Educação, professores, coordenadores, diretores de escolas e comunidade em geral.

O Projeto tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas familiares e comunitárias através da música, teatro e a promoção de vivências lúdicas e recreativas entre todos os envolvidos, principalmente alunos da Rede Municipal de Ensino.
#Educação 25/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA CULMINÂNCIA DO PROGRAMA AGRINHO A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenação do Programa Agrinho, realizou nesta quinta-feira, 25 de setembro, na Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães, na comunidade de Ingá, a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2019.
Foi um momento de muita alegria e socialização, que contou com visitação às tendas, apresentações artísticas culturais, como dança, teatro, poesia, música, entre outras, com o objetivo de expor à população os diferentes trabalhos realizados pela classe estudantil, relacionados ao tema central “Cooperativismo”.
O evento contou com a participação dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos, núcleo gestor e parceiros, e foi prestigiado pelo Secretário de Educação Luciano Alexandre, coordenador municipal do Programa Agrinho Márcio José Alves, Controlador Geral do Município Alex Palermo, vereadores: Neide Pereira e Ednaldo Xavier.
O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR - CE em parceria com as secretarias municipais, sempre abordando temas importantes, como Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Cidadania, que são explorados junto às crianças e adolescentes rurais, por meio das escolas, que são lócus de formação, através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico. A finalidade é enriquecer a qualidade de vida no campo, pela construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural, visando que todos sejam agentes multiplicadores desse processo.
Este ano foram contempladas com o Programa 48 Escolas, 48 Diretores, 35 Coordenadores, 456 Professores e 6310 Alunos.
#Educação 19/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO TEATRAL DA E. E. F. ISAAC VIEIRA DO ESPÍRITO SANTO Na noite dessa quarta-feira 18 de setembro, a E.E.F. Isaac Vieira do Espírito Santo de Passagem Florida, trouxe ao Teatro Pedro II um musical representando a cultura da Região, cujo nome era “Região Juá dos Vieiras, cultura em retalhos”. Resultado do empenho e esforço de toda a comunidade Escolar IVES, bem como a colaboração da E.E.F. João Paulino de Oliveira de Buriti Grande. O espetáculo contou um pouco da cultura de todas as comunidades envolvidas, mostrando uma parte dos frutos que circundam a economia local, através do trabalho agrícola, principal fonte de renda da maioria das famílias. No evento contamos com a presença do Secretário de Educação Sr. Luciano Alexandre, do Secretário de Infraestrutura Sr. Pedro da Silva Brito, Supervisores Escolares, Técnicos da SME, representantes de outras Escolas do Município, pais e um grande público, que vieram prestigiar o evento.
#Educação 19/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Dia "D" da Luta da Pessoa com Deficiência. Ocorreu no Theatro Pedro II tem como Tema: Theatro, Espaço de arte, cultura e Inclusão Social.
A programação teve como lema: “Fortalecer a aliança do cooperativismo na escola e comunidade” e que contou também com a participação dos alunos com NEE (Necessidades Especiais), público da sala de AEE e junto de seus colegas da sala regular, sendo protagonistas de suas aprendizagens mostrando serem capazes de aprender, tornando-se mais autônomo para uma vida em sociedade.

Escolas participantes que tem sala de AEE (75 alunos participantes do evento)

1. E.E.F JOÃO FIRMINO DE SOUSA (1 TURMA - BAIRRO SÃO JOSÉ, Profª Nádia)
2. E.E.F PEQUENO POLEGAR (1 TURMA - CENTRO, Profª Sandra)
3. E.E.F JOSÉ VICTOR FONTENELLE (2 TURMAS - Rua 10 de Novembro, Profªs Socorro Aragão e Rosa Eridam)
4. E.E.F HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES (2TURMAS - INGÁ, Profªs Cleane e Julita)
5. E.E.F FCº VIEIRA JÚNIOR (1 TURMA - GAL TIBÚRCIO, Profª Francinilda)
6. E.E.F JOSIAS VIEIRA DA SILVA (1 TURMA, INHARIM, Profª Angélica)
7. E.E.F QUATIGUABA (1 TURMA, Profª Liberaci)
8. E.E.F MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA (1 TURMA - LOTEAMENTO IGREJA DO CÉU)
9. E.E.F ARCO IRIS (1 TURMA - LOTEAMENTO IGREJA DO CÉU)
10. E.E.F ISAAC VIEIRA DO ESPIRITO SANTO (1 TURMA - PASSAGEM FLORIDA, Profª Ana Maria)
#Educação 17/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ETAPA MUNICIPAL DO CEARÁ CIENTIFICO. Aconteceu na última sexta feira (13) o Ceará Cientifico (FORMULANDO SABERES E DESENVOLVENDO IDEIAS), etapa Municipal onde nossos alunos com a supervisão dos professores, núcleo gestor e apoio da Secretaria Municipal de Educação, trouxeram incríveis resultados, sendo um estímulo para a pesquisa e inovação Cientifica.
#Educação 09/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONVITE - FEIRA DE CIÊNCIAS DE VIÇOSA DO CEARÁ
#Educação 08/09/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO. Aconteceu na manhã deste sábado (07) o Desfile Cívico de 7 de Setembro, realizado pela Prefeitura de Viçosa do Ceará Através da Secretaria Municipal de Educação.
O evento teve a participação de diversas escolas municipais e estadual com seus alunos representando as regiões do nosso Brasil, contou ainda com o desfiles da Guarda do Município, Polícia Militar e Policiais do Raio sendo acompanhado da primeira Dama do Município Silvia Helena, a equipe de secretários e vereadores municipais e um grande publico prestigiando esse grande evento.
#Educação 27/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO PROMOVE DIA FESTIVO EM HOMENAGEM AOS PAIS A Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, localizada na Sede do município, realizou neste sábado, 24 de agosto, um dia festivo em homenagem aos pais pela passagem do seu dia, data comemorada oficialmente no segundo domingo de agosto.
O momento festivo, aconteceu na sede da referida escola que recebeu uma ornamentação especial para melhor receber os pais. Além destes, o evento contou ainda com a participação do Secretário de Educação, Luciano Alexandre, Diretora da Escola, Willia Andrade, professores e demais funcionários da instituição e ensino.

O evento realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, proporcionou a integração e socialização entre os pais que participaram de jogos, brincadeiras, dinâmicas e receberam diversas homenagens conduzidas pelo pelo Núcleo Gestor através de músicas, mensagens, dentre outros.
#Educação 23/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CELEBRA DIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E DO SUPERVISOR ESCOLAR. A Secretaria Municipal da Educação - SME de Viçosa do Ceará, neste 22 de agosto, celebrou o Dia do Coordenador Pedagógico e do Supervisor Escolar com um momento de confraternização destes profissionais na Sede da SME com a presença do Secretário de Educação José Luciano Alexandre.
Na ocasião o secretário parabenizou os profissionais que atuam de forma brilhante e compromissada na Rede Municipal de Ensino.
COORDENADOR ESCOLAR
A figura do coordenador pedagógico teve origem entre as décadas de 1970 e 1980 com a função de supervisão escolar. No entanto, a partir da década de 1990, especialmente com o decreto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a ideia de que o coordenador pedagógico atuava como um fiscal dentro da escola foi substituída pela ideia de que o profissional é responsável, junto ao professor, pelo processo de ensino-aprendizagem.
SUPERVISOR ESCOLAR
O Dia do Supervisor Escolar, também comemorado em 22 de agosto, é uma data muito importante para quem dirige uma escola e para quem frequenta uma. O profissional responsável por supervisionar o ambiente escolar é alguém de confiança, capaz de se entender com as crianças e com os adultos.
#Educação 18/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO FAZ ENTREGA DE UNIFORME PARA EQUIPE DE FUTSAL SUB 17 DA ESCOLA IRMÃ LINS O Secretário Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, esteve na tarde de sexta-feira 16 de agosto, na EEMTI Irmã Lins, fazendo a entrega de uniforme para a equipe de Futsal sub-17, time INVICTO nas seguintes etapas dos JOGOS ESCOLARES 2019: MUNICIPAL; REGIONAL da CREDE 05, realizada em Guaraciaba do Norte; e MACRORREGIONAL Sobral. Conseguindo portanto a classificação para a etapa ESTADUAL realizada em Pacatuba nos dias 17 e 18 de agosto.

Os Jogos Escolares do Ceará 2019. A competição é promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado (Sejuv), em parceria com a Secretaria da Educação.

A exemplo dos anos anteriores, em 2019 a prefeitura municipal de Viçosa do Ceará organizou a etapa municipal dos Jogos Escolares do Ceará com total apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O certame ocorre em três etapas (CREDEs, regionais e estadual), que servem como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, nas edições regionais e nacional. Serão duas categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos). E os atletas podem participar de 14 modalidades esportivas, como: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.
#Educação 08/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO TEATRAL DA E.E.F DEP. JANUÁRIO FEITOSA Aconteceu na noite desta Quarta-Feira, (07), no Teatro Pedro II por volta das 19h, a apresentação teatral da E.E.F DEP. JANUÁRIO FEITOSA (Sítio Vambira), com o tema “EDUCAÇÃO E ARTE PATRIMONIAL”.

O evento contou com a presença do Secretário de Educação Luciano Alexandre, Supervisores Escolares, Técnicos da SME, representantes de diversas escolas Municipais e um grande público, que foram prestigiar a apresentação.
Os Alunos narraram uma breve história da cidade de Viçosa do Ceará e fundação da localidade do Sítio Vambira, encerrando com um musical que destacava os direitos da criança e do adolescente.

Contou ainda com a degustação de Produtos produzidos na comunidade da localidade de Vambira.
#Educação 05/08/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SME PROMOVE II CICLO DE FORMAÇÕES MAIS PAIC A Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará realizou na semana de 10 a 19 de Julho do corrente ano, o II Encontro de Professores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, compreendendo os Eixos de Língua Portuguesa, Literatura /Formação do Leitor e Matemática. O referido evento teve como local o Auditório Padre Ascenso Gago, na Igreja do Céu.

A equipe MAIS PAIC esmera-se para acolher os professores e direcionar ideias voltadas á atuação pedagógica em sala de aula. Motivar nossas crianças, cativar nossos jovens é a melhor maneira de consolidar os saberes!
#Educação 30/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETÁRIO EXECUTIVO DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS VISITA VIÇOSA DO CEARÁ O secretário executivo de cooperação com os municípios Marcio Brito (SEDUC), ao lado de técnicos da Secretaria de Educação do Estado - SEDUC visitou o município de Viçosa do Ceará na manhã desta terça-feira, 30 de Julho de 2019.

O objetivo da visita foi ver de perto a experiência bem sucedida do Município de Viçosa do Ceará no Programa PADIM - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil.

Após reunião com o Secretário de Educação, Luciano Alexandre, Supervisão do PADIM, Agentes de Desenvolvimento Infantil e com técnicos da SME, o Secretário Executivo visitou comunidades Viçosenses beneficiadas pelo Programa PADIM.
#Educação 18/07/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA JAGUARIBE II É SHOW NO TEATRO PEDRO II O Teatro Pedro II, no centro de Viçosa do Ceará ficou pequeno para a multidão que esteve presente na noite desta quarta-feira, 17 de Julho, prestigiando a apresentação de alunos da Escola de Ensino Fundamental Jaguaribe II, dentro do Projeto Educação e Arte Patrimonial, numa realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município.
A peça teatral “Viçosa do Ceará e a Lenda do Castelo de Pedras”, o Show de Música e Poesia, foi prestigiado por supervisores da Secretaria Municipal de Educação, professores, coordenadores, diretores de escolas e comunidade em geral.

O Projeto tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas familiares e comunitárias através da música, teatro e a promoção de vivências lúdicas e recreativas entre todos os envolvidos, principalmente alunos da Rede Municipal de Ensino.
#Educação 19/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PRÊMIO ESCOLA NOTA 10 ESCOLA JOSÉ VICTOR FONTENELE CELEBRA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES Aconteceu na tarde desta terça-feira, 18 de Junho, no Teatro Pedro II, uma homenagem da Escola José Victor Fontenele aos alunos da turma do 2.º ano, pela conquista do prêmio Escola Nota 10, na realização do Spaece 2018. A Direção da Escola através das professoras Ana Cléria e Regina Cláudia destaca e agradece a todos que colaboraram pela conquista, como o Prefeito José Firmino de Arruda, secretário de Educação Luciano Alexandre, pelo interesse e zelo como os dois vem tratando a Educação no município. O apoio da supervisora Suiane Mapurunga, dos professores, funcionários e pais de alunos. Para melhorar cada vez mais a qualidade da educação, o município tem investido continuamente na formação de professores, no apoio ao trabalho desenvolvido em sala de aula, na elaboração de novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, tendo como base as melhores referências, com foco na formação integral dos estudantes do ponto de vista cognitivo e socioemocional.
#Educação 11/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES Com o objetivo de estreitar o diálogo e apresentar resultados, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará promoveu uma reunião com gestores escolares. O encontro, realizado na última sexta-feira, 07 de junho, aconteceu no auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha.

Durante a reunião, o secretário municipal de Educação, Luciano Alexandre, apresentou resultados que culminaram com a premiação Escola Nota 10, onde 20 Escolas foram avaliadas como Nota 10.

“A reunião com os gestores foi um momento importante de planejamento para enfrentar os desafios que vêm pela frente. A Secretaria Municipal de Educação é uma grande família, que inclui toda a educação de Viçosa do Ceará. E como família, vamos caminhar juntos rumo ao sucesso da Educação”, pontuou Luciano Alexandre.

A equipe do Programa MAISPAIC abordou formação com Gestores Escolares com o eixo “Aprender Mais” e na oportunidade convidou, Luciana Moreira, Dirigente da CDL em Viçosa do Ceará, para proferir palestra com o objetivo de promover momentos de interação e autoavaliação na perspectiva de ressignificar as práticas de gestão escolar.
#Educação 07/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO EM ALTA! VIÇOSA DO CEARÁ MAIS UMA VEZ ESCOLA NOTA DEZ O Secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, diretores, professores e alunos de escolas municipais, participaram na manhã desta quinta-feira, 06 de Junho, da premiação das Escolas Nota Dez, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Ceará. Na solenidade, o Secretário Luciano Alexandre recebeu das mãos do Governador Camilo Santana, o Prêmio Escola Nota Dez, um reconhecimento pelas 05 (cinco) escolas agraciadas pela premiação.
Em sua décima primeira edição, o Prêmio Escola Nota Dez foi entregue às 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 do 5º ano, além de 37 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental (EF). A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece). Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.
ESCOLAS PREMIADAS - 2°ANO
E. E. F. Francisco Roque de Almeida - Sítio Assemim
E. E. F. João Eufrasio de Oliveira - Sítio Queimadas
E. E. F. José Victor Fontenelle - Sede
E. E. F. João Paulino - Passagem da Onça
E. E. F. Reginaldo Carneiro da Cunha - Olária - Quatiguaba II.
#Educação 04/06/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA FORMAÇÕES MAISPAIC A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através do Prefeito José Firmino de Arruda, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação mediante o secretário José Luciano Alexandre Mendes, iniciou nos dias 27 a 31 de maio, as formações MAISPAIC, que foram direcionadas aos professores do Ensino Fundamental I 1º ano ao 5º ano; priorizando as Disciplinas de Língua Portuguesa, eixo de Literatura e formação do leitor e Matemática.

O Ensino Fundamental II que compreende 6º ao 9º ano, seguiu a mesma dinâmica de formações; além do acréscimo da Disciplina de Ciências.
Foram vivenciadas práticas pedagógicas voltadas ao aprimoramento da ação docente, momentos de interação e compartilhamento de experiências que envolveram os professores, mantendo-os motivados para sua missão. Contamos com o dinamismo do autor, arte educador Sérgio Magalhães que abrilhantou ainda mais a acolhida dos professores no primeiro dia de Formação.

A Gerente Municipal do Programa MAISPAIC Lucilaine Alves da Silva, juntamente com a equipe de Formadores têm excelentes expectativas para alavancar o ensino; junto com a Gestão Municipal, corpo docente e discente, núcleo Gestor e comunidade; no corrente ano de 2019.
#Educação 31/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO PROMOVE FESTA EM HOMENAGEM ÀS MÃES Na tarde de quinta-feira (30 de Maio), a Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, promoveu uma bela festa em homenagem ao dia das mães, com as mães de alunos da escola.

De acordo com a diretora Willia Andrade, todo dia é dia das mães, mas as mesmas têm uma data especial no mês de maio e que é pra ser comemorado. “Queremos chamar a comunidade, chamar as famílias para a escola. Então nesse mês de maio, que é um mês todo dedicado às mães, nós não podíamos deixar passar essa data tão importante, pois sabemos que todo dia é dia das mães. Então deixamos para comemorar no final do mês essa data tão importante”, disse.
#Educação 30/05/2019 SECRETARIA GERAL DE INFRAESTRUTURA DETRAN E DEMUTRAN PROMOVEM PROJETO ITINERANTE DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO EM VIÇOSA DO CEARÁ O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ceará) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e Secretaria de Educação do Município, realizou nesta quarta-feira, 29 de Maio, palestras e dinâmicas do Projeto Itinerante de Educação de Trânsito, para alunos da Rede Municipal de Ensino e blitz educativa na Praça Clóvis Beviláqua, no Centro da cidade.

O Secretário de Educação, Luciano Alexandre, participou da ação, além de agentes de trânsito, professores, pais e alunos. Para Luciano Alexandre, este trabalho é fundamental para a formação cidadã de crianças e adolescentes, futuros motoristas.

O Projeto Itinerante de Educação de Trânsito é realizado pelo Detran - CE, através da base móvel. Em Viçosa do Ceará, o projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal, visando garantir um trânsito mais seguro através da educação dos jovens.

O Comandante da Guarda Municipal de Viçosa do Ceará, Francisco da Silva Pereira, explica que o Demutran está sempre apoiando estes trabalhos educativos, como forma de priorizar a segurança de condutores, através da conscientização desde a infância.

Em 2019, mais uma vez, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através do seu Núcleo de Educação para o Trânsito, realizou uma extensa programação aderindo ao Movimento Maio Amarelo. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a 6ª edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações de trânsito e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. A campanha tem o objetivo de estimular a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
#Educação 28/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ ENTREGA MATERIAL DIDÁTICO DA EDITORA MODERNA A Secretaria da Educação de Viçosa do Ceará promoveu, na manhã desta terça-feira, 28 de maio, no auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, a solenidade de entrega de material didático da Coleção “UERʔ da Editora Moderna para estudantes da Educação Infantil e livros do APROVA BRASIL para alunos do 2.º, 5.º e 9.º Anos do Ensino Fundamental.
A Coleção “UERʔ da Editora Moderna é um material didático de educação infantil, dividido em quatro volumes, com atividades elaboradas a partir de experiências vivenciadas e planejadas para a proposta. Tem o objetivo de propor sequências didáticas, para a construção de uma prática significativa, democrática, inclusiva e sustentável.
O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada, que trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais, estaduais e municipais.
#Educação 09/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO DO PADIN A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, realizou na manhã desta terça-feira, 07 de Maio, a primeira formação do programa PADIN (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) com o objetivo de traçar estratégias para melhor desenvolver o trabalho no município. O programa PADIN tem como objetivo apoiar as famílias na educação e no cuidado de suas crianças pequenas, segue a noção de um cuidar como essencial a vida, propiciando oportunidades para o desenvolvimento integral da criança, visando a formação de sujeitos ativos, criativos e autônomos.
#Educação 06/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IV PARFORMAÇÃO REÚNE PROFESSORES DA ZONA NORTE EM VIÇOSA DO CEARÁ Com o objetivo de lançar a coleção de livros PAFOR/UVA e apresentação das produções científicas dos professores cursistas, a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) promoveu neste sábado, 04 de maio de 2019, no auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, o IV PARFORMAÇÃO - PARTE II. O Encontro foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UVA (PROGRAD) com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Educação - SME.

O PARFORMAÇÃO tem como objetivo debater a formação de professores e sua relação com as práticas educativas escolares. Além de professores e estudantes do PARFOR/UVA, participaram do evento, estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, Geografia, Letras Português, Letras Inglês, Matemática e Pedagogia.

A atuação da UVA juntamente com o PARFOR abrange, atualmente, mais de 15 municípios da Região Norte do Ceará e, desde sua implantação na Universidade, em 2010, já formou milhares de professores da Educação Básica nas modalidades de Primeira e Segunda Licenciaturas.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi instituído pela Portaria Normativa nº 09, de 30 de junho de 2009, do Ministério da Educação (MEC), e é destinado a ofertar cursos superiores gratuitos a professores em exercício em escolas públicas, sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dezembro de 1996.
#Educação 02/05/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS BENEFICIA UNIDADES ESCOLARES RURAIS VIÇOSENSES PROGRAMA CISTERNAS NAS ESCOLAS BENEFICIA UNIDADES ESCOLARES RURAIS VIÇOSENSES Oito Escolas de Viçosa do Ceará estão sendo contempladas com a construção de cisternas do programa cisternas nas escolas, coordenada pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Educação. Além dos alunos, as cisternas visam a atender os moradores das comunidades onde as escolas estão localizadas. A lista de escolas aptas a receber os reservatórios foi feita pelo Ministério da Educação (MEC) a partir de informações dadas pelo município no Censo Escolar. O projeto Cisternas nas Escolas levará cisternas de placas de 52 mil litros para que as unidades de ensino possam guardar água para beber e preparar alimentos, possibilitando que as aulas não precisem ser interrompidas por conta da falta de água nos períodos de estiagem. No entanto, além da construção das tecnologias, o projeto prevê a capacitação de profissionais das escolas, como professores, em cursos de gerenciamento de recursos hídricos e Educação Contextualizada. Estimulando que as escolas trabalhem o conhecimento e valorização das realidades locais e a convivência com Semiárido. ESCOLAS BENEFICIADAS: EEF. CAJUEIRO DO NECO - CAJUEIRO DO NECO; EEF. FRANCISCO MAMEDE DE BRITO - SÍTIO TUCUNS; EEF. DE QUATIGUABA - VILA DE QUATIGUABA; EEF. SALUSTIANO DA COSTA CARDOSO - MACAJETUBA; EEF. EDUVIRGES MARIA DE ARRUDA - MANHOSO; EEF. ANTÔNIO ÂNGELO DOS SANTOS - SÍTIO BOM TEMPO; EEF. PEDRO MANUEL DOS SANTOS - SÍTIO MATÃO; EEF. DO TRAPIÁ - SÍTIO TRAPIÁ.
#Educação 05/04/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEATRO PEDRO II: O SHOW CONTINUA COM ALUNOS DA ESCOLA JOÃO FIRMINO DE SOUSA Teve continuidade na noite desta quinta-feira, 04 de Abril, no Teatro D. Pedro II, no centro de Viçosa do Ceará, o Projeto Educação e Arte Patrimonial, com apresentação de alunos da Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa (bairro São José).

A brilhante apresentação - Show de Talentos, de alunos da Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa foi prestigiada por secretários municipais, vereadores, técnicos, supervisores da Secretaria Municipal de Educação, professores, coordenadores, diretores de escolas e comunidade em geral.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município e tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas familiares e comunitárias através da música, teatro e a promoção de vivências lúdicas e recreativas entre todos os envolvidos, principalmente alunos da Rede Municipal de Ensino.
#Educação 05/04/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO JOGOS ESCOLARES 2019 CHEGAM AO FINAL ESTUDANTES RECEBEM PREMIAÇÃO Foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 05 de abril, a entrega dos troféus e medalhas dos Jogos Escolares 2019 para os dois primeiros colocados em cada modalidade e categoria. A solenidade aconteceu no Ginásio Municipal Antônio Honório Passos e contou com a presença de secretários municipais: José Luciano Alexandre Mendes (Educação), Adriano Silva dos Santos (Administração Geral), Renato Andrade Gurgel (Agricultura e Extensão Rural), Diretores de Escolas, Supervisores, Coordenadores, Professores e Técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
A competição contou com a participação de 1.000 alunos/atletas de 40 escolas públicas e particulares de 10 regiões do município. As disputas aconteceram nas modalidades xadrez, atletismo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia, futsal e handebol. Os jogos foram realizados de 28 de março a 05 de abril.
O secretário municipal de Educação, Luciano Alexandre, parabenizou todos os atletas e organizadores pela realização do evento. “Nestas competições conseguimos tirar grandes lições, como a forte integração entre os atletas, o trabalho em equipe e o respeito entre os competidores, é uma satisfação ver o sucesso deste evento e ver estes jovens que se dedicaram ao máximo nesta competição. Parabenizo todos os participantes”, afirmou Luciano Alexandre.
As equipes campeãs representarão o município na etapa regional dos Jogos Escolares 2019 com início no dia 20 de maio do corrente ano.

JOGOS ESCOLARES 2019 CERIMÔNIA DE ENTREGA DE PREMIAÇÃO

PLANILHA DE CAMPEÕES - CATEGORIAS SUB 14
ORDEM MODALIDADE NAIPE INST ESCOLA ALUNO (A) VENCEDOR (A)
1º Lugar Tênis de mesa Masc. Municipal EEF Issac Vieira do Espírito Santo - João Gabriel
2º Lugar Tênis de mesa Masc. Municipal EEF Quatiguaba - Luis Eduardo
1º Lugar Tênis de mesa Fem. Municipal EEF Quatiguaba - Maisa Lima
1º Lugar Xadrez Masc. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha Fcº - Lucas M. Oliveira
2º Lugar Xadrez Masc. Particular Escola Prof Gladys Bevilaqua - Heitor Damasceno Santos
1º Lugar Xadrez Fem. Municipal EEF Horácio Fontenele Magalhães - Natécia Marques Alves
2º Lugar Xadrez Fem. Municipal EEF Quatiguaba - Selomite Suê Araújo Silva
1º Lugar Atletismo - 1000m Masc. Municipal EEF Quatiguaba - Ismael Rodrigues
2º Lugar Atletismo - 1000m Masc. Particular CTASP - Fcº Lucas Xavier
1º Lugar Atletismo - 1000m Fem. Municipal EEF Quatiguaba - Juliana Sousa
2º Lugar Atletismo - 1000m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Sabrina Brieska
1º Lugar Atletismo - 250m Masc. Particular Escola Prof Gladys Bevilaqua - Andrei Silva
2º Lugar Atletismo - 250m Masc. Municipal EEF José Fontenele Magalhães - João Flávio
1º Lugar Atletismo - 250m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Maira Maria
2º Lugar Atletismo - 250m Fem. Municipal EEF Pequeno Polegar - Samara Teixeira
1º Lugar Atletismo - 75m Masc. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Carlos A. Alves
2º Lugar Atletismo - 75m Masc. Municipal EEF Dep. Januário Feitosa - Leandro
1º Lugar Atletismo - 75m Fem. Municipal EEF Dep. Januário Feitosa - Ana Grasiela
2º Lugar Atletismo - 75m Fem. Municipal EEF João Eufrásio de Oliveira - Ellen Lauane
1º Lugar Voleibol Fem. Municipal EEF Horácio Fontenele Magalhães
1º Lugar Handebol Fem. Municipal EEF José Fontenele Magalhães
1º Lugar Basquetebol Fem. Particular CTASP
1º Lugar Basquetebol Masc. Particular CTASP

1º Lugar Futsal Fem. Municipal EEF Santa Bárbara
2º Lugar Futsal Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha
1º Lugar Futsal Masc. Municipal EEF Pequeno Polegar
2º Lugar Futsal Masc. Municipal EEF João Gomes Moreira

JOGOS ESCOLARES 2019 CERIMÔNIA DE ENTREGA DE PREMIAÇÃO

PLANILHA DE CAMPEÕES - CATEGORIAS SUB 17
ORDEM MODALIDADE NAIPE INST ESCOLA ALUNO(A) VENCEDOR(A

1º Lugar Tênis de mesa Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Rafael
2º Lugar Tênis de mesa Masc. Estadual Escola Profissionalizante Juca Fontenele - Ademar

1º Lugar Tênis de mesa Fem. Municipal EEF Quatiguaba - Karelâne
2º Lugar Tênis de mesa Fem. Estadual EEM Dep. Manoel Rodrigues - Laura

1º Lugar Xadrez Masc. Particular CTASP Fcº Cleber - Rocha da Costa
2º Lugar Xadrez Masc. Municipal EEF Quatiguaba - Isaque Castro de Carvalho

1º Lugar Xadrez Fem. Particular CTASP - Maria Cecília Sousa Dias
2º Lugar Xadrez Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Joyce Letícia Carvalho

1º Lugar Atletismo - 3000m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - João Ítalo
2º Lugar Atletismo - 3000m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Ismael Rodrigues

1º Lugar Atletismo - 3000m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Daniele F. dos Santos

1º Lugar Atletismo - 800m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Vitòria Kenia
2º Lugar Atletismo - 800m Fem. Municipal EEF Quatiguaba Antônia - Taiane

1º Lugar Atletismo - 800m Masc. Estadual EEM Dr Júlio de Carvalho - Helenildo Martins
2º Lugar Atletismo - 800m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Santiago Paiva

1º Lugar Atletismo - 400m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Samile Silva
2º Lugar Atletismo - 400m Fem. Municipal EEF Quatiguaba - Gisele de Araujo

1º Lugar Atletismo - 400m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Fcº Guilherme
2º Lugar Atletismo - 400m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Luan Salen

1º Lugar Atletismo - 200m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Vitòria Kenya
2º Lugar Atletismo - 200m Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha - Ana Carolina

1º Lugar Atletismo - 200m Masc. Municipal EEF Issac Vieira do Espírito Santo - Júlio Carvalho
2º Lugar Atletismo - 200m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Thiago Ferreira

1º Lugar Atletismo - 100m Fem. Estadual EEMTI Irmã Lins - Júlia Stefany
2º Lugar Atletismo - 100m Fem. Municipal EEF Pequeno Polegar - Lorena Emilly

1º Lugar Atletismo - 100m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - João Ítalo
2º Lugar Atletismo - 100m Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins - Fcº Guilherme

1º Lugar Voleibol Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins

1º Lugar Handebol Fem. Particular CTASP

1º Lugar Handebol Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins

1º Lugar Futsal Fem. Municipal EEF Mons. José Carneiro da Cunha
2º Lugar Futsal Fem. Municipal EEF de Oiticicas

1º Lugar Futsal Masc. Estadual EEMTI Irmã Lins
2º Lugar Futsal Masc. Municipal EEF de Oiticicas

1º Lugar Vôlei de Areia Masc Estadual EEMTI Irmã Lins
2º Lugar Vôlei de Areia Masc Municipal EEF Dep. Januário Feitos
#Educação 28/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROJETO EDUCAÇÃO E ARTE PATRIMONIAL LANÇADO NO TEATRO PEDRO II Foi lançado na noite deste 27 de março, no Teatro D. Pedro II, no centro de Viçosa do Ceará, o Projeto Educação e Arte Patrimonial.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Viçosa do Ceará através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município e tem como objetivo resgatar e valorizar as culturas familiares e comunitárias através da música, teatro e a promoção de vivências lúdicas e recreativas entre todos os envolvidos, principalmente alunos da Rede Municipal de Ensino.

A abertura oficial do Projeto foi contemplada com a brilhante apresentação - Show de Talentos, de alunos da Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães (Sítio Ingá), prestigiada por secretários municipais, vereadores, técnicos, supervisores da Secretaria Municipal de Educação, professores, coordenadores, diretores de escolas e comunidade em geral.
#Educação 14/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ INVESTE NO TRANSPORTE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER UNIVERSITÁRIOS
#Educação 10/03/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CERIMONIAL DO DIA CA CULMINÂNCIA DO PROJETO COM: A Escola de E.F Horácio Fontenele Magalhães sempre cumprindo o calendário de datas comemorativas vem trazer o projeto Retrato de Mulher que tem por finalidade valorizar a atuação da mulher no seu papel de mãe, esposa, profissão e coragem.
No decorrer do tempo a mulher tem evoluído em todos os sentidos na história da humanidade. Diante a preocupação de que a Mulher em si, tempos passados eram subordinadas pela sociedade, pelos homens, dessa forma sofreram grandes perdas. Uma figura que trabalha no sustento e bem estar familiar, sempre estava por trás, com salários injustos, muitas vezes sem receber nada, através disso que um dia as mulheres se uniram para seu respeito, direito ao seu trabalho e a vida. E esse dia foi 08 de março de 1910, na Dinamarca, data que marca para homenagear as mulheres.
Além disso, foi vigorada a Lei Maria da Penha, que visa proteger os direitos da Mulher em família, na sociedade. Também em 1932, onde a mulher teve seus direitos trabalhistas garantidos frente a sociedade. Através disso, a nossa escola tem o prazer de trabalhar este tema, que visa informar melhor aos nossos alunos a importância da mulher na sociedade, e seus direitos, como ambiente familiar ou no profissionalismo.
Saiu das prendas domésticas, da submissão e enfrentou os desafios do mundo dos negócios, projetando-se nos esportes, na música, na carreira militar e em quase todas as profissões, derrubando com isso barreiras e tabus que as oprimiam e as rotulavam de diferentes, indefesas e incapazes, ou seja, o famoso sexo frágil.
Pensando nisso, elaboramos este projeto que tem por finalidade valorizar o desempenho feminino tão relevante na sociedade atual.

COM: para iniciar nossas homenagens não poderíamos deixar de receber a mulher que representa da vida espiritual todas as mulheres. Maria. Mulher forte, de fé, que soube enfrentar co muita resignação e silêncio os planos de Deus. Recebamos a imagem da Mulher Maria cantando: Uma entre todas foi a escolhida
Ave Maria e Consagração a Nossa Senhora
#Educação 22/02/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS JOGOS ESCOLARES 2019 Na manhã desta quarta-feira, 21 de fevereiro, o secretário de Educação Luciano Alexandre presidiu reunião preparatória para os Jogos Escolares 2019. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de supervisores e técnicos da SME.
Os Jogos Escolares buscam promover o intercâmbio sociocultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Município, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Os Jogos Escolares do Ceará - 2019 são fomentados e custeados com recursos do Governo do Estado e promovidos pela Secretaria do Esporte do Ceará. A competição contará com diversas modalidades esportivas nas categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.
#Educação 01/02/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMUNICADO SOBRE O FUNDEB COMUNICADO SOBRE O FUNDEB
#Educação 29/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2019 A Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica 2019, com o tema “Construindo os Caminhos da Educação Municipal”. O grande encontro foi aberto na manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, pelo Secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, com atividades entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro.
O evento é voltado aos gestores escolares da Rede Municipal de Ensino e equipe técnica da SME. O evento acontece no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha.

A programação da Jornada Pedagógica consta de oficinas, debates e a elaboração dos planos de ação da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Todas as atividades proporcionarão a reflexão sobre a importância das avaliações internas e externas, como SPAECE e IDEB. Outros assuntos em pauta são a gestão escolar e estratégias de acompanhamento pedagógico.
Luciano Alexandre (secretário da pasta), explica que a Jornada Pedagógica é fundamental para o planejamento do trabalho a ser realizado pelas escolas municipais e Secretaria de Educação ao longo de 2019.
#Educação 21/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AUTORIDADES E FAMILIARES PRESTIGIAM FESTA DO 9º ANO NA ESCOLA MONSENHOR JOSÉ CARNEIRO DA CUNHA Uma noite mágica, com detalhes elaborados, lembranças inesquecíveis e muita arte produzida pelos alunos no encerramento de um ciclo: assim foi marcada a Festa de encerramento do 9º ano, do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José carneiro da Cunha na noite deste 17 de janeiro. A cerimônia teve os aplausos calorosos na entrada dos alunos, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro. O Secretário de Educação Luciano Alexandre falou sobre a alegria em receber todas as famílias para uma celebração como esta, fez um agradecimento especial a toda a equipe da Escola e técnicos da Educação.
Ao longo da cerimônia, os oradores ressaltaram a importância da amizade construída dentro da escola, das emoções compartilhadas, dos aprendizados vividos.
O encerramento teve momentos de muita emoção com apresentações culturais e abraços emocionados.
#Educação 21/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE OITICICAS REALIZA FORMATURA DO 9º ANO A noite do dia 17 de janeiro foi de festa para um grupo de 32 alunos da Escola de Ensino Fundamental de Oiticicas, que participou da festa de formatura pelo encerramento do Ensino Fundamental II.
O Diretor Escolar, José Raimundo de Araújo, participou da solenidade. Ele ressaltou a alegria imensurável dos formandos e familiares. “Os pais estavam agradecidos e com a sensação real de formarem os filhos”, destaca, citando que a conquista é da família inteira, pois muitos pais não tiveram a oportunidade de concluir os estudos.
A Escola preparou uma programação especial para marcar um acontecimento tão importante na vida dos alunos como a colação de grau, que contou com a participação dos pais, comunidade estudantil, professores, técnicos da educação e núcleo gestor.
#Educação 17/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAS DO JUÁ E PADRE VIEIRA EM FESTA COM A REALIZAÇÃO DA FORMATURA DO 9º ANO Escolas dos distritos de Padre Vieira e Juá dos Vieiras realizaram na noite do dia 16 de janeiro de 2019, uma grande festa de Formatura dos concludentes do 9º ano do Ensino Fundamental. O evento, contou com a presença de secretários municipais, vereadores, convidados e padrinhos das turmas.
Com muita elegância, os formandos receberam os seus familiares e convidados para celebrar mais uma conquista. Era visível a alegria e entusiasmo dos estudantes, que neste momento de celebrar a conclusão de mais uma etapa de vida, abrindo novos horizontes e perspectivas.
Os formandos se emocionaram com tamanha realização e organização, tudo como manda a tradição, traje a carácter, juramento, diplomação, valsa, entre outros.
Diretores das escolas participantes, ressaltaram a importância da escola e os pais participarem desta etapa da vida dos jovens concludentes e agradeceram ainda, a confiança e credibilidade depositada na educação oferecida pelas escolas municipais destacando o empenho e dedicação dos professores, coordenadores e colaboradores.
As referidas unidades escolares estão de parabéns pela belíssima realização que ficará marcada para sempre na memória desses jovens estudantes.
#Educação 16/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FESTA DO 9° ANO REÚNE CONCLUDENTES DAS ESCOLAS DA SEDE I A prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na noite de terça-feira, 15 de Janeiro, a festa de formatura dos alunos do 9º ano das Escolas de Ensino Fundamental Alice Rodrigues Passos, Pequeno Polegar e João Firmino de Sousa (Sede I).

A noite festiva aconteceu no auditório Monsenhor Martins da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José carneiro da Cunha.
Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o Secretário de Educação Luciano Alexandre, vereadora Neide Pereira, Diretores das referidas escolas, supervisores, coordenadores, familiares dos concludentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

O Secretário de Educação Luciano Alexandre deixou sua mensagem de motivação aos novos formandos. “Gostaria de dizer que a escola faz o aluno, mas o aluno também faz a escola. Para que haja uma boa educação é preciso que seja oferecida uma boa qualidade educacional aos profissionais e alunos. Lembro que a conclusão do 9º ano é apenas mais uma etapa que foi cumprida mas que muitas outras ainda virão.” Lembrou o Secretário.

Depois da apresentação de cada um dos formandos, foram entregues os certificados de formatura pelas autoridades presentes.
#Educação 16/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA DA HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES REALIZA GRANDE FESTA DE FORMATURA DO 9º ANO A Escola Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães localizada no Sítio Ingá, protagonizou uma bonita festa de colação de grau para os alunos do 9º ano fundamental II na noite deste 15 de Janeiro de 2019. A festa foi realizada na quadra poliesportiva da escola, e contou com a presença de várias personalidades políticas municipais como convidados e padrinhos da turma. Os formandos se emocionaram com tamanha realização e organização, tudo como manda a tradição, traje a carácter, juramento, diplomação, valsa, entre outros. A referida unidade escolar dirigida pela jovem diretora Evódia Rodrigues e toda a sua equipe de profissionais estão de parabéns pela belíssima realização que ficará marcada para sempre na memória desses jovens estudantes.
A mesa das autoridades foi assim composta: Diretora da Escola - Evódia Rodrigues, Secretário de Educação e Patrono - Luciano Alexandre, Supervisora - Rosa Ramos, Sra. Mirian Da Rocha Carneiro(nome da turma), Sr. Francisco Fereira Mendes(Paraninfo), Sr. Antônio Dias da Silva (Padrinho), Professor José Mauricio Pereira de Olivindo, Sra. Rosires Muniz da Silva e Antonio Edilton Silva Fontenele(Coordenadores Pedagógicos).
#Educação 15/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO QUATIGUABA REALIZA FORMATURA DO NONO ANO A noite de Segunda-feira, dia 14, foi de festa para um grupo de alunos da Escola de Ensino Fundamental de Quatiguaba, que participou da festa de formatura pelo encerramento do Ensino Fundamental II. Os alunos concludentes do nono ano, que estiveram presentes na solenidade, tiveram direito a traje de formatura e jantar.
A Coordenadora Imelda Frota, ressalta a alegria imensurável dos formandos e familiares. “Muitos formandos se emocionaram, os pais estavam agradecidos e com a sensação real de formarem os filhos”, destaca, citando que a conquista é da família inteira, pois muitos pais não tiveram a oportunidade de concluir os estudos.
A Solenidade de Formatura foi realizada no Mirante da Lagoa e foi prestigiada por familiares dos concludentes, professores, vereador Edmar Gabriel da Rocha e Técnicos da Secretaria Municipal de educação.
EM TEMPO.
Patrono da Turma: José Luciano Alexandre Mendes
Paraninfa: Imelda Frota Machado
Padrinhos da Turma: Jehorjana Denizia Muniz Aguiar, Luis Eudenes Silva e Cléa Araújo Amaral.
#Educação 11/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DO 9º ANO CELEBRAM A CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO INHARIM Nesta quinta-feira, 10 de janeiro de 2019, os alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Josias Vieira da Silva - Inharim, juntamente com seus familiares e demais membros da comunidade educativa, participaram da festa de Conclusão do Ensino Fundamental. O momento foi muito especial, para os alunos que concluíram o 9º ano, muita emoção e olhares de gratidão.
A mesa de autoridades foi composta pela Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação Maria de Lurdes Fontenele Magalhães, Supervisora da região Imelda Frota, supervisora da Educação Infantil Elisete Oliveira, Coordenadora da Escola do Quatiguaba Monique Passos, Diretor da escola Antônio Custódio Neto e pela coordenadora pedagógica da escola Francineide Rocha de Oliveira Dantas.
As homenagens foram brilhantes e arrancaram lágrimas de todos a cada instante, com destaque para a mensagem do aluno Luiz Carlos da Conceição Araújo, do 9º ano, que dirigiu uma homenagem de gratidão em nome dos formandos, a todos aqueles que ajudaram a construir as sabedorias que possuem hoje.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre formandos, pais, professores e demais convidados e contou com a organização e dedicação de todos que fazem a Secretaria Municipal de Educação e Direção da Escola de Ensino Fundamental Josias Vieira da Silva.
#Educação 07/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES REALIZA FESTA DOS DOUTORES DO ABC Na última sexta feira (04 de janeiro), a Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães (Sítio Ingá), realizou a festa dos Doutores do ABC, que esse ano trouxe um tema ousado e muito divertido, “A Magia das Histórias Infantis”.
A formatura do ABC, um grande símbolo na vida estudantil, reforça um dos compromissos da Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães de inserir seus alunos no mundo letrado. A conclusão da educação infantil significa o ponto de partida para o universo do conhecimento formal, dos livros e das grandes descobertas que marcam a vida das crianças e de suas famílias. É tempo de descoberta e, sobretudo, de celebração.
O Secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre falou da realização do evento, “essas crianças mostraram que são verdadeiramente doutores do ABC. A educação infantil é um orgulho para o nosso sistema de educação municipal. A supervisora Rosa Ramos dos Santos parabenizou a todos os profissionais da Escola pelo excelente trabalho realizado naquela modalidade de ensino.
Participaram do evento membros da direção escolar, professores, pais de alunos, familiares, Técnicos da Educação, Vereadora Neide Pereira e o secretário de educação, Luciano Alexandre.
#Educação 03/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMATURA DO 9º ANO DO EJA Alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa, localizada no bairro São José, reuniram-se para festejar o já tradicional baile de formatura da turma do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos. Ao todo, cerca de 100 pessoas participaram da solenidade, dentre as quais 16 formandos. A festa foi realizada no dia 28 de Dezembro, no Auditório do Colégio Tenente Ângelo de Siqueira Passos e teve como objetivo estimular jovens e adultos de toda a comunidade a prosseguirem com os estudos.
“É uma oportunidade única para confraternizar e passar a mensagem que esta é apenas mais uma etapa de suas vidas. Eles precisam ser encorajados a continuar estudando. A festa foi linda”. comemorou o secretário de Educação Luciano Alexandre.
O evento contou com a colaboração conjunta dos alunos, professores, técnicos da educação e equipe de direção da escola.
#Educação 02/01/2019 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FESTA DOS DOUTORES DO ABC 2018 DA ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO EMOCIONA PÚBLICO PRESENTE Com o tema: “A Bela e a Fera”, foi realizada na noite de quinta-feira, 20 de dezembro, a festa de formatura dos doutores do ABC da Escola Municipal Monsenhor José Carneiro da Cunha. O evento reuniu a direção da Escola, professores da Educação Infantil, técnicos da SME e secretário da pasta Luciano Alexandre.
Acompanhados de seus familiares, pais, avós e amigos, que foram dar todo apoio e incentivo às crianças que comemoravam o início de suas vidas na escola aprendendo a ler, os formandos em ABC participaram da cerimônia cheios de alegria.
#Educação 19/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SEC. DE EDUCAÇÃO E SEC. DE LOGÍSTICA REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADOS PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SEC. DE EDUCAÇÃO E SEC. DE LOGÍSTICA REALIZA ENTREGA DE CERTIFICADOS DE CURSO DE INFORMÁTICA

Aconteceu na manhã deste 19 de dezembro, a entrega de Certificados da segunda turma de Curso Básico em Informática na E.E.F Francisco Sales Rodrigues no Sítio Delgada. Na ocasião estiveram presentes o Sec. de Educação Luciano Alexandre, Sec. de Logística Miranda Filho, Diretora da escola Nazaré Silva, Coordenadores, técnicos da sec. de educação, pais de alunos e concludentes do curso.
A gestão unidos pelo povo vem proporcionando conhecimento tecnológico para os alunos, como também para as pessoas da comunidade local, através de um trabalho sério e compromissado com o povo, a meta do Prefeito José Firmino é contemplar o maior numero de pessoas neste projeto.
#Educação 18/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO PROMOVE FEIRA DE CIÊNCIAS A Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, localizada na Sede do Município, promoveu na tarde deste 17 de dezembro de 2018 a Feira de Ciências. O evento aconteceu nas dependências da própria escola e reuniu alunos, pais de alunos e comunidade escolar.

Além de apresentações culturais e exposição de projetos científicos o evento contou com presença a presença do secretário Luciano Alexandre, além de técnicos da SME. Segundo o secretário de Educação Luciano Alexandre o evento teve como principais objetivos a promoção do desenvolvimento criativo e capacidade investigativa nos estudantes e fortalecer os vínculos entre a Escola e a comunidade, por meio da produção científica de estudantes.
#Educação 14/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ COMEMORA AVANÇOS NO ANO DE 2018 Aconteceu nesta quinta feira, 13 de Dezembro, no teatro D. Pedro II, a Reunião de gestores e a solenidade de Premiação dos Projetos destaques do corrente ano:
* PETECA - Viçosa do Ceará destacou-se como 1º lugar na etapa Estadual, Nível III na Modalidade Poesia; a aluna Maria Gislane Siqueira Silva ( 9º ano), da Escola E.F. Josias Vieira da Silva- Inharim, com as orientações da professora Rita Lima de Vasconcelos.
* 2º lugar na etapa estadual Nível I na modalidade poesia a aluna que se destacou foi Maria Clara Araújo de Oliveira que cursa o 5º ano na Escola de E.F. Crispim Antônio de Oliveira, com as orientações da professora Antônia Cleane Araújo Rodrigues.
* COM-VIDA - a aluna Uilia Sara Alves Félix da Escola de E. F. Eduvirges Maria de Arruda - manhoso, foi classificada com o 1º lugar na etapa regional com o projeto: Plante o Futuro realizado pela escola. Idealizado pela V Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
* Solenidade de Premiação para Escolas e Professores que se destacaram como Escolas Nota 10 em 2017.
A coordenadora do COM-VIDA e PETECA em Viçosa do Ceará, Luciana Carneiro presente no evento, disse está muito feliz em contribui com a melhoria da Educação no Município.
Parabéns à todos os profissionais que fazem a Educação Municipal, extensivo à todos que se empenharam nesses projetos incluindo a Gestão Municipal nas pessoas do Sr. Prefeito José Firmino de Arruda e ao Sr. Secretário de Educação : José Luciano Alexandre Mendes.
#Educação 12/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO II INTEGRARTE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE
#Educação 12/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VÍDEO EDUCADORES DE VIÇOSA DO CEARÁ RECEBEM CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
#Educação 11/12/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCADORES DE VIÇOSA DO CEARÁ RECEBEM CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR Cerca de 131 professores do município de Viçosa do Ceará que participaram do curso de especialização (lato sensu) em Gestão Escolar, realizado neste município receberam na noite deste 10 de Dezembro de 2018 os seus certificados.

Para o secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, os ganhos para a população do município são notórios. “Isso mostra o avanço que estamos tendo através de investimentos na educação”, destaca o secretário.
Para o Prefeito Zé Firmino esse investimento na qualificação de professores aconteceu graças a uma parceria firmada com o Conselho Estadual de Educação.

A solenidade realizada no Auditório Monsenhor Martins da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, contou com as presenças do Assessor do Conselho Estadual de Educação, Professor Doutor Eudásio Silva, Prefeito José Firmino de Arruda, Primeira-Dama Silvia Helena Arruda, Secretário de Educação do Município Luciano Alexandre, Secretário de Finanças Eurico Arruda, Secretário de Administração Adriano Santos, Vereadores e familiares dos concludentes.
#Educação 27/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SPAECE VAI ENVOLVER 3.099 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VIÇOSA DO CEARÁ Teve início nesta terça-feira, 27 de Novembro, a aplicação de provas do Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica (Spaece) para alunos da rede pública municipal de ensino de Viçosa do Ceará. A estimativa é de envolver 3.099 alunos do 2.º, 5º e 9º ano. A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

O Sistema de Avaliação tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e tem servido para a implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais.

Para realizar a avaliação, a Seduc promove em todos os municípios cearenses, o treinamento presencial para aplicadores e supervisores que irão atuar na aplicação das provas do Spaece. O treinamento busca continuamente melhorar a qualidade do processo avaliativo, para assegurar elevado grau de eficácia nas avaliações realizadas.

Em 2018, o Spaece traz uma novidade técnica. Os alunos surdos irão contar com testes em vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os quais compõem, juntamente com os testes ampliados e testes em braile, o conjunto de instrumentos adaptados aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas.
#Educação 24/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AGRINHO PREMIA ALUNOS, PROFESSORES E MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ Uma festa da Cidadania, cercada de muita emoção ,entusiasmo e agradecimentos. Foi assim a solenidade de premiação do Programa Agrinho 2018, que encerrou o ciclo de atividades deste ano, realizada nesta sexta-feira, 23 de Novembro, no Centro de Negócios do Sebrae-Ce,em Fortaleza, com a participação dos 48 municípios e cerca de 500 convidados, entre alunos, professores, coordenadores municipais, prefeitos, patrocinadores, presidentes de Sindicatos rurais e autoridades.
“Agrinho Sai em Defesa da Cidadania”, foi o tema de 2018 e contou com a participação de 1.711 escolas da zona rural, 9.652 professores e 196.987 alunos.

ENTREGA DAS PREMIAÇÕES
Com a música tema da vitória de Airton Sena, buzinaço e muita comemoração os laureados foram anunciados um a um (os alunos e seus professores), subiram ao pódio para receberem seus prêmios. Foram no total 40 alunos, 50 professores e 10 Municípios que receberam a premiação, sendo 10 ganhadores nas seguintes categorias: Desenho(2º e 3º ano), Redações (4º e 5º ano, 6º e 7º ano e 8º e 9 º ano) - 30 alunos e 30 professores, um de Experiência Pedagógica (professor) e um Município Agrinho (Municipios).
Tanto os alunos como os professores recebem prêmios entre motos, bicicletas, televisores, tablet, e ainda, troféus. A Comissão Julgadora dos Concursos, os coordenadores municipais e patrocinadores também recebem troféus que destacam o tema do Programa, bem como os apoiadores. Os 10 municípios escolhidos receberam computadores ou impressoras, que foram sorteadas durante a solenidade entre as próprias escolas que participaram do Programa.

Viçosa do Ceará conquistou as seguintes premiações:
2º Lugar concurso de redação 4º e 5º ano - Aluna Sara Frota Sousa 01 (um) Tv 21 polegadas e professor João Ferreira Hipólito 01(um) tablete - Escola de Ensino Infantil e Fundamental Prefeito Antonio Gomes da Silva;
5º lugar Município Agrinho - recebeu como prêmio 01(um) Computador;
10. Lugar Concurso de Redação - 8º e 9 º ano - Aluna Laisa Kelly Pereira de Carvalho (01 (uma) blicicleta e a Professora da mesma Maria Assunção Ramos Santos (01 (um) tablete - Escoa de Ensino Fundamental Francisco Sales Rodrigues.
#Educação 21/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO PROMOVE REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES E COMEMORA DIA DO DIRETOR Com o objetivo de estreitar o diálogo, planejar e apresentar resultados, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará promoveu nesta quarta-feira, 21 de novembro, uma reunião com gestores escolares. O encontro aconteceu no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha e foi presidido pelo secretário municipal de educação, Luciano Alexandre.

Na abertura da reunião, o secretário municipal de Educação, Luciano Alexandre, deu as boas-vindas aos gestores escolares e parabenizou os diretores pela passagem do dia dedicado a categoria.

Entre os assuntos em pauta, as festividades de final de ano, Aprova Brasil, premiação do Agrinho e Spaece. Também foram repassadas orientações dos trabalhos pedagógicos.

“A reunião com os gestores foi muito proveitosa. Através dela, estreitamos o diálogo com a equipe gestora, fizemos apresentações de dados importantes e, acima de tudo, direcionamos ações para planejamentos voltados ao pedagógico, pois nosso maior foco é o aprendizado e a inclusão dos alunos”, pontuou a secretário Luciano Alexandre.
#Educação 02/11/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR A Prefeitura de Viçosa do Ceará por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou na noite deste 1.º d Novembro, na Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha, uma grande festa em Homenagem do Dia do Professor.

O evento foi de muita alegria e descontração e reuniu professores, coordenadores e demais colaboradores da rede municipal de ensino que celebraram a passagem do Dia do Professor, comemorado em todo país no dia 15 de outubro.

Para o secretário municipal de educação Luciano Alexandre, a confraternização veio com o intuito de celebrar a importância da data e também para agradecer o trabalho dos mestres que com muita dedicação e amor à profissão vêm construindo uma nova educação no Município de Viçosa do Ceará.
''Conseguimos expressivos resultados no IDEB e o trabalho pedagógico nas escolas vem fluindo satisfatoriamente. Esse é o reflexo do compromisso dos nossos professores, sobretudo, com os estudantes viçosenses. Portanto, nada mais justo que comemorar o grande dia''.

O secretário ainda destacou que o perfil das pessoas que atuam na educação, neste século, deve ser de gente entusiasmada pela vida, pelas crianças, adolescentes e jovens e pelas possibilidades de fazer diferenças, mudar, criar e motivar, aprender e ensinar. Por fim, o secretário parabenizou a todos os profissionais da educação que atuam na rede municipal.
#Educação 25/10/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE GESTORES NAS ÁREAS DE GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Aconteceu nos dias 22 e 23 de Outubro no Centro de Educação à Distância, CED, em Sobral, a Formação de Gestores nas áreas da Gestão Escolar e Avaliação Educacional, dando continuidade à pauta da educação básica iniciada no primeiro semestre de 2018, visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Participaram da Formação Secretários de Educação, Gestores Escolares, Técnicos e Gerentes Municipais das Credes 05 e 06, objetivando alcançar a todos os envolvidos, principalmente aos gestores escolares, nos níveis estadual e municipal.

Os temas abordados foram: "Potencialidades das Avaliações Formativa e Somativa" que retrata as funções básicas da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, “Liderança educacional”, entendendo que este desempenha um papel relevante na criação de condições de melhorias dos sistemas de ensino.

O Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE) volta à tona com uma reflexão dos elementos históricos, conceituais e pedagógicos centrados nos protocolos do Programa de Aprendizagem na Idade Certa - MAIS PAIC. Participou do evento, a Gerente Municipal de Viçosa do Ceará , Ana Edinéia Olivindo Araújo Fontenelle.
#Educação 15/10/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ PARABENIZA A TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
#Educação 27/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DO EJA RECEBEM FARDAMENTO ESCOLAR Na noite desta terça-feira, 25 de setembro, o Secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre acompanhado da Coordenadora do EJA no município, Francisca Vieira, esteve nas Escolas do bairro São José, Olaria, Assentamento do Inharim e Queimadas fazendo a entrega do novo fardamento escolar para alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA.

O investimento da administração municipal para a aquisição do fardamento destinado ao ano letivo de 2018 é de R$ R$ 1.111.000,00. Ao todo, serão entregues 12.245 kits de fardamentos para igual número de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. A ação faz parte dos investimentos que visam garantir a melhoria da qualidade de ensino oferecido nas escolas municipais de Viçosa do Ceará.
#Educação 26/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ASSISTA AO VÍDEO DA CULMINÂNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DE VIÇOSA DO CEARÁ Uma semana inteira de atividades, marcou a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2018 nas Escolas da Zona Rural no município de Viçosa do Ceará. Este ano o Agrinho levou mais informações e conhecimentos sobre o tema “Cidadania”, a 6.558 alunos, 442 professores de 66 escolas da zona rural.

A culminância reuniu autoridades municipais, alunos, pais, comunidade, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas da zona rural, e ainda parceiros e sociedade civil, para a socialização das atividades trabalhadas relacionadas ao tema central da edição 2018 do Programa: “Cidadania”.

Foi um evento de muita interação e socialização que contou com visitação e apresentações artística-culturais, como dança, teatro, poesia, música, entre outras, numa certificação do grande trabalho realizado pelas escolas municipais de Viçosa do Ceará no desenvolvimento do Programa.

Participaram da Culminância Geral na Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães (sítio Ingá), no dia 21 de setembro, a primeira-dama Silvia Helena Carneiro Fontenele Arruda; secretário de educação Luciano Alexandre; coordenador municipal do Programa Agrinho Márcio Alves; secretários municipais: Anibal José Souza (Cultura e Turismo), Daniela Rufino (Cidadania e promoção Social), Francisco Sebastião de Miranda Filho(Logística e Estratégia Administrativa), Vereadores, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e sociedade civil.

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.
#Educação 25/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO UMA SEMANA DE ATIVIDADES MARCAM CULMINÂNCIA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS DE VIÇOSA DO CEARÁ Uma semana inteira de atividades, marcou a culminância das ações desenvolvidas pelo Programa Agrinho durante o ano de 2018 nas Escolas da Zona Rural no município de Viçosa do Ceará. Este ano o Agrinho levou mais informações e conhecimentos sobre o tema “Cidadania”, a 6.558 alunos, 442 professores de 66 escolas da zona rural.

A culminância reuniu autoridades municipais, alunos, pais, comunidade, professores, coordenadores pedagógicos, diretores das escolas da zona rural, e ainda parceiros e sociedade civil, para a socialização das atividades trabalhadas relacionadas ao tema central da edição 2018 do Programa: “Cidadania”.

Foi um evento de muita interação e socialização que contou com visitação e apresentações artística-culturais, como dança, teatro, poesia, música, entre outras, numa certificação do grande trabalho realizado pelas escolas municipais de Viçosa do Ceará no desenvolvimento do Programa.

Participaram da Culminância Geral na Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães (sítio Ingá), no dia 21 de setembro, a primeira-dama Silvia Helena Carneiro Fontenele Arruda; secretário de educação Luciano Alexandre; coordenador municipal do Programa Agrinho Márcio Alves; secretários municipais: Anibal José Souza (Cultura e Turismo), Daniela Rufino (Cidadania e promoção Social), Francisco Sebastião de Miranda Filho(Logística e Estratégia Administrativa), Vereadores, supervisores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e sociedade civil.

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.
#Educação 21/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DIA 21 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Educação Inclusiva – Diversidade, sob a Coordenação da Socorro Martins, realizou a mobilização para a sensibilização da comunidade escolar sobre a pessoa com deficiência, e o trabalho desenvolvido pela sala de AEE - Atendimento Educacional especializado. Que ocorre em 14 salas na sede das escolas José Victor Fontenele, Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho, Monsenhor José Carneiro da Cunha, João Firmino de Souza, e na zona rural nas escolas do Quatiguaba, Horácio Fontenele Magalhães, Walter Bezerra de Sá, Josias Vieira da Silva e Isaac Vieira do Espírito Santo .
Iniciaram com apresentações de alunos com exposições dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos.
#Educação 13/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CIDADANIA NA ESCOLA DO CAMPO Culminância do Projeto ECA: Infância e Adolescência Protegidas e Felizes realizada pela turma do 8º Ano e Professor Xavier Alves da E. E. F. Raimundo Ramos de Andrade - Brejo Grande.

Na tarde deste dia 13 de setembro a equipe escolar, alunos, pais e membros da comunidade estiveram presentes nesse evento participando e apreciando um espetáculo com temática circense com o título “O Mágico Agrinho Chega ao Campo em Defesa da Cidadania”, pois trata-se de uma atividade advinda do Programa Agrinho, como fruto de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o município de Viçosa do Ceará.

O Projeto aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Os alunos estudaram o tema durante um mês e meio e neste encerramento deram destaque de forma lúdica aos Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente.
#Educação 12/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ ENTREGA FARDAMENTO ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A Prefeitura de Viçosa do Ceará, através da Secretaria de Educação, iniciou neste 12 de setembro a entrega do novo fardamento escolar para todos os estudantes da rede municipal de ensino, em solenidade realizada no auditório Monsenhor Martins da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José Carneiro da Cunha que contou com as presenças do Prefeito José Firmino de Arruda, Chefe de Gabinete Antônio José Sousa de Morais e do secretário de Educação Luciano Alexandre.

O investimento da administração municipal para a aquisição do fardamento destinado ao ano letivo de 2018 é de R$ R$ 1.111.000,00
De acordo com o Prefeito José Firmino de Arruda, ao todo, serão entregues 12.245 kit’s de fardamentos para igual número de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. “Nós que fazemos a administração Unidos pelo povo estamos muito felizes com a qualidade da farda, tudo foi feito com todo carinho e cuidado que os nossos alunos merecem”, completou o prefeito.

De acordo com o Secretário de Educação, Luciano Alexandre cada kit padronizado é composto por uma blusa, uma calça e um par de tênis. “A ação faz parte dos investimentos que visam garantir a melhoria da qualidade de ensino oferecido nas escolas municipais de Viçosa do Ceará. O fardamento escolar, representa a identidade estudantil do aluno, é a marca e a comprovação de que o poder público está garantindo o direito de crianças, adolescentes e até mesmo de adultos à educação, além de contribuir para elevar a auto-estima do estudante”, acrescentou o secretário.
#Educação 03/09/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ PRESENTE NO ENCONTRO MACRORREGIONAL PARA MOBILIZAÇÃO PARA CONSULTA PÚBLICA DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEARÁ
#Educação 23/08/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE REUNIÃO COM GESTORES ESCOLARES Na manhã desta quinta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará realizou uma reunião com diretores e coordenadores das escolas municipais. O encontro teve como temática o Planejamento Escolar.

Durante a reunião, que ocorreu no Teatro Pedro II, os profissionais da Educação compartilharam experiências e pontuaram ações a serem desenvolvidas no próximo mês de Setembro. O secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre explica que a troca de experiência entre os Gestores tem facilitado o processo da administração dentro da escola.
#Educação 20/07/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO É REALIZADA EM VIÇOSA DO CEARÁ A Prefeitura de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta quinta-feira, 19 de Julho, no Auditório Monsenhor Martins, da Escola Monsenhor Carneiro da Cunha, a III Conferência Municipal de Educação.

O evento teve o objetivo de avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação de Viçosa do Ceará, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais do município.

Após a fala das autoridades aconteceu a exposição do tema da Conferência “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação, e Proposição de Politicas para garantia do direito à Educação de qualidade social, pública, gratuita e laica” que ficou a cargo do Professor Dr. José Marques Aurélio de Souza - Presidente da UNDIME-CE.

Em seguida ouve a divisão de grupos em plenárias por eixo e escolha dos delegados que irão representar o município na Conferencia Estadual de Educação.
Participaram da conferência estudantes, gestores escolares, professores, pais de alunos, conselheiros, sindicatos, representantes das igrejas, representantes da 5ª Crede, vereadores, secretários municipais e representantes da comunidades rurais e urbana.
#Educação 21/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ PRESENTE NO I ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO PROJOVEM CAMPO - EDIÇÃO ESPECIAL EM BRASÍLIA A Secretaria Municipal de Educação de Viçosa do Ceará enviou o Técnico da SME Professor José Eduardo Oliveira representante do Município ao I Encontro de Formação de Gestores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, Projovem Campo - Edição Especial, em Brasília.

Cerca de 50 coordenadores gerais do Programa Nacional de Inclusão de Jovens Campo Saberes da Terra (Projovem Campo) e representantes do Ministério da Educação estão reunidos em Brasília, para discutir ações que possam aumentar a escolaridade de jovens agricultores familiares entre 18 e 29 anos.

O evento com duração de três dias acontece no auditório do Edifício Elci Meireles, prédio anexo ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC, no Setor Bancário Sul.

O objetivo é que os especialistas conheçam o perfil do público do programa e discutam formas de atrair esses jovens para as salas de aula para que eles consigam concluir o ensino fundamental.

Esse encontro é a primeira etapa de formação desses especialistas da área rural. Após a capacitação presencial, eles receberão treinamento a distância. O material a ser utilizado foi elaborado pelo MEC especificamente para essa temática.
#Educação 21/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ARRAIÁ DAS ESTRELAS DO DISTRITO DE JUÁ DOS VIEIRAS Neste dia 20 de Junho, as crianças do CEI Miguel Domingo de Sousa fizeram uma linda festa no II Arraiá das Estrelas do Distrito de Juá dos Vieiras.
O evento contou com a participação do Secretário de Educação José Luciano, supervisoras, técnicos do SME, representantes do Prefeito José Firmino e Primeira-Dama Sívia Helena, além de toda a comunidade local.
Gestão Unidos Pelo Povo!
#Educação 15/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DE CURSOS GRATUITOS Aconteceu na manhã desta sexta-feira, (15), na E.E.F. Francisco Sales Rodrigues localizada no Sítio Delgada, a entrega de Certificados de Conclusão do CURSO DE INFORMÁTICA EM LINUX, promovido pela Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará através das Secretarias de Educação (Luciano Alexandre) e Secretaria de Logística (Miranda Filho). De forma gratuita esse projeto foi idealizado pelo Prof. Assis Lopes juntamente com a Direção e Coordenação da E.E.F. Francisco Sales Rodrigues e teve total apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, onde pode atender vários jovens e adultos da comunidade local. O Prefeito Zé Firmino assume o compromisso de que brevemente esse projeto será implantado nas demais escolas da rede municipal.
Estiveram presentes na Cerimônia, a Primeira Dama do Munícipio, a Sra. Silvia Helena, a Vice-Prefeita, Elizabeth Gomes, Secretários Municipais, Supervisores e membros da Secretaria de Educação do município, pais de alunos e moradores da comunidade local.
#Educação 13/06/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ PRESENTE NA OFICINA DE DISCUSSÃO DO PLANO PLURIANUAL NA IBIAPABA O Município de Viçosa do Ceará esteve presente na oficina de discussão do Plano Plurianual (PPA) promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, neste dia 13 de Junho na cidade de Tianguá.

Participaram da avaliação do Plano Plurianual (PPA) no IFCE em Tianguá, representantes das Secretarias de Cidadania e Promoção Social, Educação e Saúde. A avaliação é necessária após dois anos de vigência do referido instrumento 2016-2019 a fim de verificar o desempenho da ação governamental no primeiro biênio do PPA (2016-2017), frente aos desafios enfrentados.

Participaram do encontro representantes das diversas áreas, sociedade civil e representantes dos 9 municípios da serra da Ibiapaba. As oficinas acontecerão nas 14 regiões de planejamento do Ceará até o dia 29 de junho.
#Educação 28/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Os professores e Coordenadores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Viçosa do Ceará, participaram nesta sexta-feira, 25 de maio, de uma formação com o tema “Afetividade: Condição especial para o desenvolvimento cognitivo, moral e social”.

A capacitação ocorreu no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José carneiro da Cunha e foi ministrada pela Psicopedagoga Lúcia Lima, formadora da FTD.

A Formação foi planejada e organizada pela equipe de coordenadores e supervisores da Educação Infantil da Prefeitura de Viçosa do Ceará e contou com a participação de cerca de 250 profissionais da Educação Infantil.
O prefeito José Firmino de Arruda destaca a importância da parceria do município com a Editora FTD. “A nossa intenção é que os professores, façam de cada escola municipal um ambiente privilegiado onde as crianças cresçam e se desenvolvam integralmente. Por isso firmamos essa parceria com a FTD”. Ressalta o Prefeito.
#Educação 18/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAS DE VIÇOSA DO CEARÁ PREMIADAS PELO GOVERNO DO ESTADO Viçosa do Ceará esteve presente no dia 17 de maio no Centro de Eventos do Ceará em fortaleza, representado por professores, diretores, técnicos da educação e pelo secretário da pasta Luciano Alexandre na festa das escolas nota 10.
Foram premiadas as Escolas de Ensino Fundamental Josias Vieira da Silva - Inharim, João Paulino - Passagem da Onça e Isaac Vieira do Espirito Santo. A premiação é um reconhecimento ao desempenho das escolas públicas de Viçosa do Ceará ao longo do ano letivo de 2017. São escolas destaque em alfabetização, do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental.

O evento foi comandado pelo governador Camilo Santana, que estava acompanhado da vice-governadora, Izolda Cela e do Secretário de Educação, Rogers Mendes, além de outros gestores do Governo. Mas as maiores autoridades, na ocasião, eram os estudantes, mestres e coordenadores, que lutaram, palmo a palmo, para reforçar os próprios índices, superando dificuldades comuns a quem faz da educação a principal bandeira para o desenvolvimento.

Para o Secretário de educação de viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, não há receita pronta. “Foi um trabalho coletivo constante de atividades diárias, planejamento, intervenções pedagógicas, acompanhamento de pais e professores e a motivação”, afirmou o Secretário.

Na cidade de viçosa do Ceará, o esforço foi concentrado, revela a Ana Edneia Olvido, coordenadora do MAIS PAIC no município. “O município recebe a premiação com muita festa. Estamos felizes e intensificando os trabalhos. Nossa meta é duplicar o número de escolas premiadas”.
#Educação 15/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA HORÁCIO FONTENELE MAGALHÃES PROMOVE FESTA PARA HOMENAGEAR AS MÃES O Dia das Mães foi comemorado pela Escola de Ensino Fundamental Horácio Fontenele Magalhães (sitio Ingá), antecipadamente, na quinta-feira dia 10. A festa contou com a participação de Professores, alunos e mães da comunidade e foi prestigiada pelo Secretário de Educação do Município, Luciano Alexandre, Coordenadores, Supervisores e Técnicos da Educação.

O público foi agraciado com diversas apresentações culturais e artísticas. Além disso, a Escola realizou o sorteio de maravilhosos prêmios entre a mães presentes.

O secretário de Educação de Viçosa do Ceará, Luciano Alexandre, se mostrou feliz pela realização do evento, parabenizou as mamães que estavam presentes e agradeceu a todos os servidores envolvidos para a realização do evento.

“É muito importante estarmos reunidos neste momento, porque elas são mães cuidadoras, mães que sabem das dificuldades desse universo, é uma oportunidade de nos reunirmos e agradecer a essas mães por seu cuidado, por seu amor, por isso, não poderíamos deixar passar em branco uma data tão especial”, finalizou a secretário.
#Educação 14/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA EDUVIRGES MARIA DE ARRUDA REALIZA ATIVIDADES NO DIA D DA MATEMÁTICA Neste dia 10 de maio, na Escola Eduvirges Maria de Arruda, localizada no distrito de Manhoso, aconteceu o dia D da Matemática. Ação proposta pela Secretaria Municipal de Educação através do Programa Mais Paic.

Durante toda semana houve por parte dos alunos a confecção de jogos e desafios para serem utilizados no dia D. A culminância aconteceu na quadra do distrito com a exposição do que foi produzido e a realização de gincanas e atividades lúdicas envolvendo os alunos da escola e seus pais.

No momento houve premiação para a turma vencedora. O evento teve total apoio da Prefeitura Municipal na pessoa do prefeito Zé Firmino, Secretário de Educação Luciano Alexandre e Supervisora Escolar, Lilian de Sousa Passos. além do empenho e esforço do núcleo gestor da referida escola.
#Educação 11/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLA MONSENHOR CARNEIRO REALIZA FESTA PARA AS MÃES Com o apoio da Prefeitura Municipal, a Escola de Ensino Fundamental Monsenhor José carneiro da Cunha realizou na tarde desta quinta-feira dia 10, uma festa em homenagem ao dia das Mães. A festa foi realizada pela equipe de funcionários da escola com o apoio da Primeira-dama do Município, Silvia Helena Arruda que se fez presente ao evento.

Durante a festa foram sorteados vários brindes para mães presentes, que foram homenageadas com belíssimas apresentações culturais realizadas pelas crianças e adolescentes alunos da escola.

A Direção da escola, juntamente com o corpo docente, preparou com muito carinho cada detalhe, tanto na decoração como nas apresentações e nas homenagens, o que agradou a todas as mães que participaram do evento.
#Educação 04/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ PARTICIPA DA III CONFERÊNCIA REGIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE Escolas Municipais de Viçosa do Ceará participaram neste dia 3 de maio, na CREDE 5 na cidade de Tianguá a III Conferência Regional Infanto Juvenil pelo meio ambiente.
Com o tema: “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas”, a Conferência reuniu membros das Com-Vida dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte e Ipú.

Cada município apresentou dois projetos selecionados na etapa municipal, dos quais 04 (quatro) foram selecionados para a etapa estadual. Viçosa do Ceará participou com duas escolas: E.E.F. Eduvirges maria de Arruda(Distrito do Manhoso) e E.E.F. José Fontenele Magalhães(Bairro Santa Cecília).

O primeiro lugar ficou para a Escola Eduvirges Maria de Arruda, localizada na Vila Manhoso com o projeto: PLANTE O FUTURO, defendido pelas alunas Uilia Sara Alves Felix e Regilane Silva Bezerra.

A etapa regional teve o objetivo de promover uma reflexão, pesquisa, estudos e estímulo de mobilização de ações no contexto da temática nas escolas e no seu entorno. A Escola Eduvirges Maria de Arruda irá representar o Município de Viçosa do Ceará na Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente que acontecerá em Fortaleza nos dias 16 e 17 de Maio de 2018.

As escolas participantes agradecem ao apoio da prefeitura municipal de Viçosa do Ceará , na pessoa do prefeito José Firmino de Arruda e do secretário de educação, José Luciano Alexandre Mendes e a coordenadora da projeto Com-Vida Luciana Carneiro.
Fique por dentro!
A Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país. É uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O tema de 2018 é: "Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas". De 2003 a 2013 foram realizadas 4 edições da Conferência Nacional e uma internacional.
#Educação 03/05/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA REUNIÃO COM GESTORES MUNICIPAIS A Secretaria de Educação de Viçosa do Ceará reuniu na manhã desta quinta, 03 de maio, gestores das escolas municipais em evento sediado no auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha contando com a participação do secretário da pasta Luciano Alexandre.

Na pauta do encontro foi apresentado informações sobre recursos do FUNDEB e planejamento de atividades para maio de 2018.

Durante o encontro, o secretário de Educação, Luciano Alexandre enfatizou as conquistas e realizações referentes ao primeiro semestre, ressaltando o programa de merenda escolar e aquisição de fardamento escolar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Visando sensibilizar os gestores escolares a intensificar as atividades de consciência da vacina contra a gripe a Secretária de Saúde do Município Cinthya Sá fez uma participação no encontro falando sobre a campanha no município.
#Educação 20/04/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA I MOSTRA DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO Na manhã desta sexta-feira, 20 de Abril, a Praça Clóvis Beviláqua foi palco da culminância da I Mostra do Programa Novo Mais Educação. A programação constou de apresentações artísticas, culturais, esportivas e amostras de atividades dos campos de conhecimento, como letramento (Português e Matemática) trabalhadas no período de oito meses.

Em Viçosa do Ceará, o Programa Novo Mais Educação foi implantado em 15 de Junho de 2017 atendendo 6.346 alunos de 64 Escolas municipais localizadas na zona urbana e rural, com 238 facilitadores, 153 mediadores de língua portuguesa e 155 mediadores de matemática, totalizando 546 monitores com atendimento a 673 turmas. O programa é uma estratégia do Ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

Para o Prefeito Zé Firmino o evento foi um momento muito especial para a Educação de Viçosa do Ceará, uma grande festa comemorada por todos que fazem com que a educação dos viçosenses continue melhorando cada vez mais.

O Programa Novo Mais Educação, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.
O evento foi prestigiado pelo Prefeito Zé Firmino, Vice-prefeita Elizabeth Gomes, Primeira-dama Silvia Helena Arruda, vereadores, secretários municipais, pais de alunos, alunos, professores, diretores, supervisores, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação.
#Educação 26/03/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL COMUNIDADE ESTUDANTIL DO MANHOSO PARTICIPA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2018 A Festa Anual das Árvores 2018 movimentou a comunidade estudantil do Manhoso, que promoveu atividades com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

Dentre as diversas atividades de educação ambiental, destacaram-se as visitas e plantios de mudas de árvores nativas, palestras e apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, exposições, blitz ecológica e apresentações audiovisuais, dentre outras.
#Educação 22/03/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL SECRETARIAS MUNICIPAIS E COMUNIDADE DO QUATIGUABA UNIDOS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI Com objetivo de prevenir casos de dengue foi realizada na manhã desta quarta-feira, 21 de Março, na Vila Quatiguaba, uma Ação Contra a Dengue, iniciativa das Secretarias Municipais: Educação, Saúde, Cidadania e Promoção social em parceria com a Comunidade de Quatiguaba.

A ação com o objetivo de informar e conscientizar os moradores para prevenir a doença e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, contou com a participação de secretários municipais, alunos, pais de alunos, professores e gestores da Escola de Ensino Fundamental de Quatiguaba.

Com camisas padronizadas, faixas e cartazes informativos nas mãos e a consciência de que a dengue precisa de cuidados para ser evitada, membros da comunidade, secretários municipais, professores e alunos saíram em passeata pelas ruas da vila com parada na Quadra Poliesportiva onde aconteceram palestras e apresentação de peça teatral focadas no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Os presentes receberam orientações e saíram conscientes de que: Diferente de outras doenças, a dengue não possui vacina. A prevenção tem que ser feita por ações educativas, nas residências por cada morador. É necessário evitar o acúmulo de água em recipiente - condição que facilita a proliferação do mosquito transmissor do vírus (aedes Aegypti).
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SPAECE 2017 CEARÁ ALCANÇA MELHOR DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM DOS ÚLTIMOS 10 ANOS E VIÇOSA DO CEARÁ ESTÁ NO NÍVEL ADEQUADO
#Educação 26/02/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA ENTREGA MATERIAL DO APROVA BRASIL DO ENSINO FUNDAMENTAL E KIT ESCOLAR PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL O Prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda, juntamente com o Secretário Municipal de Educação, José Luciano Alexandre, entregou na manhã desta Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, o material do Aprova Brasil para as turmas do 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 8.º e 9.º anos e Kit de material escolar(Diarinho, material de apoio, livro datas comemorativas, livro trenzinho de atividades, livro conversando a família, livro cartonados e adesivos e um CD com músicas infantis) e mochila para todos os alunos da Educação Infantil.
A solenidade de entrega simbólica do material escolar aconteceu no Teatro D. Pedro II e foi prestigiada pelos pais dos alunos, professores, supervisores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino.
O secretário de Educação, José Luciano Alexandre, mais uma vez agradeceu o apoio de toda a equipe da Secretaria de Educação, professores e diretores e destacou a celeridade na distribuição. “Este ano, o material está sendo entregue no início das aulas, para que seja ainda mais bem aproveitado pelos alunos”, comentou.
O prefeito José Firmino de Arruda que participou e realizou a entrega de alguns kits junto com a equipe da secretaria de educação, falou da importância desse feito. “Estamos mantendo o compromisso com a Educação, entregando o kit de material escolar para os alunos das nossas escolas. Uma educação de qualidade tem sido prioridade na nossa gestão. Estão acontecendo várias ações, estamos concluindo as obras de reforma e ampliação em algumas escolas municipais, ofertando assim, um ambiente confortável para nossos alunos”, destaca o chefe do executivo municipal.
#Educação 09/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL SE BEBER, NÃO DIRIJA
#Educação 09/02/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DE VIÇOSA DO CEARÁ VOLTAM ÀS AULAS COM MATERIAL DIDÁTICO, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR GARANTIDOS As aulas da rede pública municipal de Viçosa do Ceará tiveram início nesta Quinta-feira, dia 08 de Fevereiro. O Secretário Municipal de Educação José Luciano Alexandre Mendes, informa que o material didático, transporte e alimentação escolar estão garantidos.

Quanto a merenda escolar o Secretário acrescenta que nutricionistas da Educação preparam um cardápio saudável e com qualidade nutricional adequada para cada faixa etária.

Para um bom desempenho das atividades relacionadas ao ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação colocou em prática várias ações necessárias para receber e atender adequadamente esses alunos. Entre elas: aquisição de material didático; capacitação dos professores e organização das salas de aula; revisão e manutenção na frota do transporte escolar.
#Educação 08/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL É IMPORTANTE, FIQUE ATENTO!
#Educação 07/02/2018 SECRETARIA DA CIDADANIA E PROMOÇÃO SOCIAL VEJA AS DICAS PARA CURTIR
#Educação 06/02/2018 SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA CURSO BÁSICO DE ESPANHOL PARA O TURISMO BENEFICIA JOVENS DE VIÇOSA DO CEARÁ A Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (SETUR), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará (Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente) promoveu mais um curso na área de turismo.

Desta vez cerca de 20 jovens participaram do curso Espanhol Básico para o Turismo, com carga horária de 80 horas, tendo como instrutora Maria Eronildes Rocha(SENAC).

O encerramento aconteceu na noite do dia 5 de Fevereiro, na Escola de Ensino Fundamental João Firmino de Sousa no Bairro São José e contou com a presença de Representantes do SENAC/CE, corpo Administrativo da Escola, Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Município Aníbal José de Souza.

O Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Viçosa do Ceará, Aníbal José de Souza explica que a qualificação profissional está sendo realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) de acordo com os objetivos do PRODETUR, que tem como foco o fortalecimento da Política Nacional de Turismo e a consolidação da gestão turística de modo democrático e sustentável, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais ao modelo de desenvolvimento turístico projetado pelo Ministério do Turismo para o país.

O programa visa a geração de emprego e renda, em especial para a população local, além de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao turista.

Em Viçosa do Ceará já foram realizados 06 (seis) cursos, com certificado reconhecido em todo o território nacional, beneficiando 150 (cento e cinquenta) pessoas. Para participar dos cursos basta ser maior de 18 anos e ter Ensino Fundamental completo.
#Educação 05/02/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INFORMA
#Educação 31/01/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO REALIZA ENCONTRO COM DIRETORES E COORDENADORES DE ESCOLAS A Secretaria da Educação de Viçosa do Ceará realizou na manhã desta segunda-feira, dia 29, no auditório Monsenhor Martins, da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha(bairro Igreja do Céu), um encontro com os diretores e coordenadores das escolas municipais. O encontro teve como objetivo alinhar as questões administrativas e ouvir as demandas dos diretores e coordenadores para melhorias nas escolas no ano de 2018.

Durante a reunião, o secretário de Educação de Viçosa do Ceará, José Luciano Alexandre destacou a importância do diálogo e pediu sugestões de melhorias para os diretores. Ainda, falou sobre a força-tarefa que a secretaria tem realizado para levantar as necessidades de todas as escolas e creches da rede municipal.

O secretário afirmou também a necessidade de um trabalho em conjunto para melhorar a aproximação entre escola e comunidade. “É de extrema importância realizar um trabalho em que a comunidade se envolva com as atividades escolares. Essa aproximação faz parte do processo educacional e deve ser fortalecido”, afirmou Alexandre.

EM TEMPO
SEMANA PEDAGÓGICA 2018
De 31 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2018
TEMA: “O desafio de promover a aprendizagem e a avaliação significativas”.
#Educação 29/01/2018 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL PREFEITURA DE VIÇOSA DO CEARÁ PROMOVE CURSO ESPECIALIZADO PARA CONDUTORES DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR Cerca de 30 motoristas seletistas e efetivos do transporte escolar da Rede Municipal de Ensino de Viçosa do Ceará estão participando do Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, definido pela resolução no 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Diretor Geral de Departamento de Transporte do Município, Francisco Vagner Brandão, explica que a qualificação é resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Viçosa do Ceará e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Unidade de Sobral (CE).

O curso está sendo ministrado pelo instrutor da Unidade de Sobral (CE) Hernani Albuquerque, com carga horária de 50 horas e é exclusivo para profissionais da Secretaria de Educação do município.

Para o aluno (Motorista da Educação) Antônio Dias da Silva " a aprendizagem adquirida está suprindo o esperado. Sairei do curso mais atencioso e com o dever de ser mais seguro ao conduzir um veículo de escolares".

O objetivo do SEST SENAT é fazer com que os trabalhadores do setor de transporte tenham qualificação profissional e desenvolvam seus conhecimentos a partir de cursos presenciais e a distância. Os cursos atendem aos mais variados públicos e contemplam temas como: gestão, economia, logística, entre outros.
#Educação 22/01/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ALUNOS DO 9º ANO DA REGIÃO DO MANHOSO RECEBEM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas de Ensino Fundamental Eduvirges Maria de Arruda (Vila Manhoso), Antônio Carneiro Magalhães (Sítio Caraúbas) e Francisco Bruno Aragão (Sítio Boqueirão dos Bitonhos) receberam certificado de conclusão do curso na noite deste 17 de Janeiro de 2018.

O grande momento, vivenciado com muita emoção pelas turmas do ano letivo de 2017, comemorou o encerramento de uma importante etapa da vida estudantil dos jovens e, mais do que isso, marcou o início de novas responsabilidades e um caminho infinito de saberes com a vinda do Ensino Médio.

A noite deu boas vindas aos convidados com o cerimonial de conclusão do Ensino Fundamental, que aconteceu na Quadra Poliesportiva da Vila Manhoso. Após os discursos, cheios de lembranças dos oradores, os alunos prestaram homenagem, que representou, de forma singela, a gratidão pela dedicação de todos os mestres durante os anos que vivenciaram juntos, reafirmando assim, a confiança na Educação do Município de Viçosa do Ceará.

A Solenidade foi prestigiada por autoridades municipais, diretores, professores, pais de alunos, familiares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
#Educação 17/01/2018 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ REALIZA REUNIÃO DA COMISSÃO INTERSETORIAL PRÓ-SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO Foi realizada nesta terça-feira, 16 de Janeiro, às 14h, na Sede da Secretaria de Cidadania e Promoção Social, uma reunião da Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef Município Aprovado, Edição 2017-2020.

A comissão composta por representantes da sociedade civil, do Governo Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como finalidade a coordenação das atividades propostas pelo Unicef.
A reunião teve a seguinte pauta: Apresentação da Comissão Intersetorial Pró- Selo Unicef; Informações sobre os indicadores e atribuições das Secretarias Municipais para obtenção do SELO UNICEF.

O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para a infância e a adolescência.

Os trabalhos foram coordenados pela Articuladora Municipal do Selo Unicef, Maria Luciana Carneiro de Araújo.
#Educação 30/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA REALIZA FORMATURAS DO ABC NA LOCALIDADE DO SÍTIO DELGADA Aconteceu na tarde deste, 29 de Dezembro, na Quadra de Esportes da escola do Sítio Delgada a Formatura do ABC das escolas: Francisco Sales Rodrigues na (Delgada), Salustiano da Costa Cardoso (Macajetuba), Monsenhor Carneiro (Barra), Raimundo Ramos de Andrade (Brejo Grande), e o Deputado Januário Feitosa (Vambira).
#Educação 26/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SME DIVULGA RESULTADO DA ETAPA MUNICIPAL DO PRÊMIO PETECA 2017 Na tarde deste 20 de Dezembro no Auditório da Escola Monsenhor José Carneiro da Cunha, por ocasião da Reunião de Planejamento das Ações Pedagógicas para o Mês de Dezembro com Diretores da rede pública a Secretaria Municipal da Educação (SME) divulgou o resultado dos trabalhos da etapa municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), que faz parte do projeto "Resgate à Infância", de iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com os municípios, através dos órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente.
Como parte do eixo “Educação”, os alunos das escolas municipais, que participam do Peteca, realizaram trabalhos dentro da temática de prevenção e combate ao trabalho infantil.
Confira abaixo o resultado final com os nomes dos alunos e professores premiados na etapa municipal do Prêmio Peteca 2017.

ESQUETE TETRAL
E.E.F. Quatiguaba
Alunos: Emanuel levi Araújo Silva
Felipe Gabriel Sousa Silva
Luis Eduardo Gomes da Silva
Pedro Lucas Amaral Araújo
Sávio Lucas Silva dos Santos
Selomite Sué Araújo Silva
Professora: Lucilva Maria Silva

DESENHO
E.E.F. Pequeno Polegar
Aluno: Jairo Rocha Fontenele
Professora: Neila MARIA Carvalho Magalhães

POESIA
E.E.F. Alice Rodrigues Passos
Aluno: Alessandro Gregório Lima
Professor: Miguel Domingos de Brito Neto

CONTO
E.E.F. Pedro Manoel dos Santos
Aluno: Guilherme Morais Vieira
Professora: Tereza Rocha dos Santos

MÚSICA
E.E.F. Quatiguaba
Alunos: Ana Clara Araújo Amaral
Carlos Daniel Felix de Araújo
Geremias Cândido Rodrigues
Professor: Luiz Eudenes Silva

A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Educação, Luciano Alexandre, vice-prefeita, Elizabeth Gomes, primeira-dama, Sílvia Helena, professores, pais de alunos e alunos.
A Coordenadora do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) em Viçosa do Ceará – Maria Luciana Carneiro Araújo explica que o PETECA é um programa de educação que visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização adolescente.
#Educação 20/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VIÇOSA DO CEARÁ TOMA POSSE PARA MANDATO 2017/2020
#Educação 18/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SARAU LITERÁRIO SARAU LITERÁRIO INTEGRA ALUNOS, PROFESSORES E FAMÍLIA EM MOMENTO CULTURAL NA ESCOLA RAIMUNDO RAMOS DE ANDRADE
#Educação 12/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA PROMOVE O I INTEGRARTE Educação Infantil Valorizando a Integração
#Educação 11/12/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CME ELEGE NOVA PRESIDÊNCIA PARA O BIÊNIO 2017/2020
#Educação 27/11/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NOVO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO LUCIANO ALEXANDRE VISITA ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ Na manhã e tarde desta terça-feira, dia 21, o novo Secretário de Educação de Viçosa do Ceará Luciano Alexandre visitou escolas do Município.
Esteve presente na Escola de Ensino Fundamental Alice Rodrigues Passos no Sítio Tope e na Escola de Ensino Fundamental José Fontenele Magalhães no Bairro Santa Cecília, referidas unidades escolares que fazem parte dos prédios contemplados com reformas e ampliações.
O secretário afirmou a responsabilidade do município com uma educação gratuita e de qualidade, solicitando empenho de todos os que fazem a Educação em Viçosa do Ceará.
#Educação 24/11/2017 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VIÇOSA DO CEARÁ CAMPEÃO NO CONCURSO DE REDAÇÃO AGRINHO 2017 Gritos de alegria e emoção, crianças e adolescentes de escolas da zona rural cearense comemorando juntamente com seus professores a premiação do agrinho 2017, que este ano teve como tema CIDADANIA. Assim foi a solenidade de premiação do Programa AGRINHO, promovida hoje, dia 24 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara – FAEC e parceiros, no auditório do Centro de Negócios do Sebrae em Fortaleza, para a entrega dos prêmios aos ganhadores dos cinco concursos de 2017.
O município de Viçosa do Ceará foi vencedor na categoria “redação 6º e 7º ano”, sendo premiados o Professor Marcos Alves Vieira e a Aluna Raquel Oliveira Araújo (EEF. ISAAC VIEIRA DO ESPIRITO SANTO – PASSAGEM FLORIDA).
“É muito gratificante ter ficado em 1º lugar, agradeço primeiro a Deus e depois a minha escola, Isaac Vieira do Espirito Santo.” Afirmou emocionada a aluna vencedora na categoria “redação 6º-7º ano, Raquel Oliveira Araújo.
A solenidade foi prestigiada pelo Prefeito Zé Firmino, vice-prefeita Elizabeth Gomes, Secretário de Educação Luciano Alexandre, Coordenador do Projeto em Viçosa do Ceará Chaudras Silva Oliveira e Técnicos da secretaria Municipal de Educação.

OS NÚMEROS DO AGRINHO EM 15 ANOS
O AGRINHO tem como missão formar a futura geração de produtores rurais por meio de ações educativas e foi implantado pela primeira vez no Estado do Paraná, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE, que saudou os presentes. O Programa está comemorando 15 anos no Ceará, com os seguintes resultados: 2 milhões e 500 mil alunos beneficiados, 101.997 professores envolvidos, em 17.663 escolas públicas da zona rural. Nestes 15 anos, foram trabalhados cinco temáticas : Meio Ambiente, Saúde, Cidadania, Trabalho e Consumo e Como Viver Bem no semiárido.
www.vicosa.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 10:10:39